O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 22 Dez 2017, 10:54

Ricardo, movi sua postagem para este tópico que trata do assunto que você levantou. Recomendo a leitura dele - nem precisa ser desde a primeira página - que você vai encontrar informações sobre o funcionamento do arrefecimento. Daí você poderá ter uma noção do que pode ser o problema, e conforme surgir dúvidas pode ir postando por aqui mesmo.

Agora uma coisa: que mecânico sem noção é esse que acha que colocando uma válvula termostática vai impedir de a temperatura ir às alturas??
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Dez 2017, 20:54

ricardoroxb escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde este e meu primeiro topico no forum então me perdoem qualquer erro futuro , sou o proprietario de um vectra 97 vermelho breton estou com o carro a 1 ano e estava esse tempo todo sem a valvula termostatica , o carro nao fervia apos ir para pintura nao sei o que a galera fez e ele voltou vazando agua acabou que queimou a junta do cabeçote , o mecanico me disse que nao precisava ir para retifica pois nao havia empeno algum que o cabeçote estava plano ... entao terminando o servico o carro ficou filé com a temperatura nao passando dos 85 , quando eu dava uma acelerada mais forte a temperatura chegou a chegar no vermelho rapido e desse dia para cá venho tendo o seguinte problema o carro só trabalha na faixa de 95- 100 c , voltei ao mecanico que fez o cabeçote e perguntei se nao poderia ser ele , ele me disse que talvez seria por que nao estava usando a valvula termostatica e entao me fez colocar a mesma ... nao funcionou acabei trocando bomba dagua , valvula termostatica ( ja foi testada esta abrindo ), radiador , sensor de temperatura da injeção , sensor de temperatura do painel e acebei istalando um kit verao armando com 82 ja no segundo estagio , o mecanico diz que meu carro nao esta fervendo uma vez cheguei la com a temperatura no vermelho e ele me disse que o carro nao estava fervendo pois nao havia muita pressao na mangueira , será isso erro eletrico ? ja testei 2 °sensores de painel os mesmos marcam a mesma temperatura , ja troquei 3 paineis os mesmos marcam as mesmas nao sei mais oq fazer ... acho que o jeito para ter certeza seria instalar um medidor de temperatura aparte o que acham ?


Radiador amigo, este pode ser o problema, ou o sensor errado para as ventoinhas.

Temperatura em rodovias sem ar ligado. Como fica no painel?
Imagem

Adilson Lopes Amorim
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Jan 2016, 08:24
Nome Completo: Adilson Lopes Amorim
Cidade: Japeri
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra b aquecendo quando liga o ar condicionado

por Adilson Lopes Amorim » 30 Dez 2017, 21:24

Meu Vectra 96/97 o ponteiro da temperatura sobe no vermelho se ligar o ar condicionado.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Vectra b aquecendo quando liga o ar condicionado

por Arquiteto » 31 Dez 2017, 04:53


Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 31 Dez 2017, 11:48


Mensagem movida!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

lbcvectra
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Out 2017, 19:04
Nome Completo: Lincoln B Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcvectra » 04 Jan 2018, 13:28

Adilson Lopes Amorim escreveu:Meu Vectra 96/97 o ponteiro da temperatura sobe no vermelho se ligar o ar condicionado.


Olá, Adilson,

Se você ainda não leu este tópico, não deixe de fazê-lo. Meu Vectra B 2002 2.2 8v estava exatamente com o mesmo problema.
Eu troquei praticamente td, mas aparentemente o que deu o melhor resultado foi uma limpeza com água e ar comprimido no condensador do ar condicionado.
O melhor desse procedimento é que ele é muito barato, portanto comece por ele e não deixe de contar o resultado pra gente!
Abraço,
Lincoln


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Genkisama
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Set 2016, 14:47
Nome Completo: anderson santos santana
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Genkisama » 04 Jan 2018, 14:29

Minha experiencia temp me fez experimentar vários aditivo e, tem uns resultados inesperados. sempre gostei dos orgânicos e, usando o paraflur, a ventoinha só armava aos 100°. Outros, ide, exceto os da Acdelco que não experimentei. Achando isso muito alto, fui experimentar o orgânico da Radiex, que por sinal, fede muito no radiador. Resultado: ventoinha arma aos 90° em ponto, nem + nem -. Em movimento, a TEMP se mantêm estáveis em 80 subindo para 90 logo ao parar. Pessoal, conseguir terminar a reforma do vectra mas não sei postar fotos neste site. lembrando que o AT fiz aqui mesmo em casa e gostaria de compartilhar algumas informações.

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Adalberto.jr » 12 Jan 2018, 21:05

Genkisama escreveu:Minha experiencia temp me fez experimentar vários aditivo e, tem uns resultados inesperados. sempre gostei dos orgânicos e, usando o paraflur, a ventoinha só armava aos 100°. Outros, ide, exceto os da Acdelco que não experimentei. Achando isso muito alto, fui experimentar o orgânico da Radiex, que por sinal, fede muito no radiador. Resultado: ventoinha arma aos 90° em ponto, nem + nem -. Em movimento, a TEMP se mantêm estáveis em 80 subindo para 90 logo ao parar. Pessoal, conseguir terminar a reforma do vectra mas não sei postar fotos neste site. lembrando que o AT fiz aqui mesmo em casa e gostaria de compartilhar algumas informações.
Acredito, pelo fato da radiex ser menos denso que os outros aditivos. Já tive experiência parecida....

Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 14 Jan 2018, 11:35

Eu não tenho bom conceito sobre Radiex não, há muitos relatos aqui sobre exste produto. Não indico e não o uso por nada, e vários testes feitos foram comprovados problemas com este aditivo.
Sobre a preferência aos ORGÂNICOS, não é uma questão de gostar, nossos carros só podem usar este tipo. ORGÂNICOS sempre, outros são inapropriados aos nossos motores.
Imagem

Piruca
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Jan 2017, 18:41
Nome Completo: Valdecir bondavalli
Cidade: Rio do sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Piruca » 16 Jan 2018, 17:52

Meu vectra 2002 2.2 8v ta aquecendo ja fiz junta ja verifiquei radiador sensor da temperatura bomba nova valvula nova as ventuinhas todas funcionando e ainda aquece mas nao baixa agua. Quando tira a tampa ele joga agua fora o que pode ser?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Jan 2018, 07:24

Primeiro é saber o que é aquecendo.
Termostática Nova: É a correta com 82º? Ele aquece nas ruas ou nas rodovias também? Qual a temperatura nas rodovias?
Aquecimento nas ruas podem ser problemas com as ventoinhas, Aquecimento nas ruas e nas rodovias pode ser radiador ou termostática errada ou estragada.

Sobre o reservatório de expansão, se o carro tiver quente, nem precisa está fervendo, que ao abrir a água pode sair. Nunca se deve abrir com ele quente.

Sobre a verificação do radiador, é impossível verificar esta peça e dar um parecer se ele está bom ou não. Isto porque mesmo quando ruim a água circula e estando 10% ruim já aparece problemas e é impossível detectar nele que esteja 10% ruim.
Minha opinião é que se a termostática for correta, o problema seja o radiador.
Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por leoborgesl » 20 Jan 2018, 17:55

Meu carro trabalha com temperatura entre 80-90°C na cidade, qdo ligo o AC a temperatura se mantem em 90°C e praticamente não abaixa, mas tb não sobe mais do que isso. Qdo desliga o AC volta a trabalhar entre 80-90°C.
Na rodovia, de dia e com sol quente, a situação é praticamente a mesma, a diferença é que ele abaixa pouca coisa (uns88°C) e logo volta para 90°C.
É normal isso?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Jan 2018, 10:34

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro trabalha com temperatura entre 80-90°C na cidade, qdo ligo o AC a temperatura se mantem em 90°C e praticamente não abaixa, mas tb não sobe mais do que isso. Qdo desliga o AC volta a trabalhar entre 80-90°C.
Na rodovia, de dia e com sol quente, a situação é praticamente a mesma, a diferença é que ele abaixa pouca coisa (uns88°C) e logo volta para 90°C.
É normal isso?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Existem várias situações e temperaturas diferentes em locais diferentes também. Sem contar que o sensor dos carros 2000 são diferentes dos cebolões, aliás cebolões tem várias opções enquanto o sensor é único
Da forma que você explica, está totalmente normal, com ar ligado as vezes entra as ventoinhas e baixa 2 graus e volta a subir, isto mostra que está funcionando e que não passa do máximo que é 90º. No caso dos mais antigos que usam cebolão, a temperatura flutua mais, ou seja a temperatura desce um pouco mais quando ligam as ventoinhas, sendo que o máximo é igual aos mais novos,
Em um carro 2000 eu usei um sensor MTE, 5051 e percebi que ele arma mais cedo e fica mais tempo com as ventoinhas ligadas e assim baixando mais a temperatura dele onde o local é crítico, sinceramente não posso dizer com certeza se este sensor é melhor ou não que o outro que estava no carro, mas que o carro fica mais frio com o MTE 4051, eu não tenho duvidas e mesmo eu dando o exemplo acima de baixar 2 graus, deixo claro que não sou tão conhecedor deste sensor para ter certeza no que comentei e possa ser que ele não esteja mais fazendo o serviço correto como deveria fazer e talvez tenha ocorrido isto quando eu coloquei este MTE no carro que eu consertei. Por ser uma peça barata, vale a penas trocar esta peça a cada dois anos ou menos.

Com certeza a temperatura do carro está normal
Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por leoborgesl » 24 Jan 2018, 21:07

Almeidão escreveu:
leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro trabalha com temperatura entre 80-90°C na cidade, qdo ligo o AC a temperatura se mantem em 90°C e praticamente não abaixa, mas tb não sobe mais do que isso. Qdo desliga o AC volta a trabalhar entre 80-90°C.
Na rodovia, de dia e com sol quente, a situação é praticamente a mesma, a diferença é que ele abaixa pouca coisa (uns88°C) e logo volta para 90°C.
É normal isso?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Existem várias situações e temperaturas diferentes em locais diferentes também. Sem contar que o sensor dos carros 2000 são diferentes dos cebolões, aliás cebolões tem várias opções enquanto o sensor é único
Da forma que você explica, está totalmente normal, com ar ligado as vezes entra as ventoinhas e baixa 2 graus e volta a subir, isto mostra que está funcionando e que não passa do máximo que é 90º. No caso dos mais antigos que usam cebolão, a temperatura flutua mais, ou seja a temperatura desce um pouco mais quando ligam as ventoinhas, sendo que o máximo é igual aos mais novos,
Em um carro 2000 eu usei um sensor MTE, 5051 e percebi que ele arma mais cedo e fica mais tempo com as ventoinhas ligadas e assim baixando mais a temperatura dele onde o local é crítico, sinceramente não posso dizer com certeza se este sensor é melhor ou não que o outro que estava no carro, mas que o carro fica mais frio com o MTE 4051, eu não tenho duvidas e mesmo eu dando o exemplo acima de baixar 2 graus, deixo claro que não sou tão conhecedor deste sensor para ter certeza no que comentei e possa ser que ele não esteja mais fazendo o serviço correto como deveria fazer e talvez tenha ocorrido isto quando eu coloquei este MTE no carro que eu consertei. Por ser uma peça barata, vale a penas trocar esta peça a cada dois anos ou menos.

Com certeza a temperatura do carro está normal
Valeu Almeidao!
O sensor que tô usando é o MTE 4051 e troquei a pouco tempo, junto com o aditivo. Geralmente faço essa troca (sensor e aditivo) uma vez por ano.
A sensação é que realmente a temperatura variava no máximo 2 graus pq no ponteiro do painel não se nota quase nada!
Já ouvi relatos que a temperatura desce para próximo de 80°C com o ar ligado na estrada, no meu caso só se for a noite e em época de frio.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 25 Jan 2018, 08:22

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro trabalha com temperatura entre 80-90°C na cidade, qdo ligo o AC a temperatura se mantem em 90°C e praticamente não abaixa, mas tb não sobe mais do que isso. Qdo desliga o AC volta a trabalhar entre 80-90°C.
Na rodovia, de dia e com sol quente, a situação é praticamente a mesma, a diferença é que ele abaixa pouca coisa (uns88°C) e logo volta para 90°C.
É normal isso?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Existem várias situações e temperaturas diferentes em locais diferentes também. Sem contar que o sensor dos carros 2000 são diferentes dos cebolões, aliás cebolões tem várias opções enquanto o sensor é único
Da forma que você explica, está totalmente normal, com ar ligado as vezes entra as ventoinhas e baixa 2 graus e volta a subir, isto mostra que está funcionando e que não passa do máximo que é 90º. No caso dos mais antigos que usam cebolão, a temperatura flutua mais, ou seja a temperatura desce um pouco mais quando ligam as ventoinhas, sendo que o máximo é igual aos mais novos,
Em um carro 2000 eu usei um sensor MTE, 5051 e percebi que ele arma mais cedo e fica mais tempo com as ventoinhas ligadas e assim baixando mais a temperatura dele onde o local é crítico, sinceramente não posso dizer com certeza se este sensor é melhor ou não que o outro que estava no carro, mas que o carro fica mais frio com o MTE 4051, eu não tenho duvidas e mesmo eu dando o exemplo acima de baixar 2 graus, deixo claro que não sou tão conhecedor deste sensor para ter certeza no que comentei e possa ser que ele não esteja mais fazendo o serviço correto como deveria fazer e talvez tenha ocorrido isto quando eu coloquei este MTE no carro que eu consertei. Por ser uma peça barata, vale a penas trocar esta peça a cada dois anos ou menos.

Com certeza a temperatura do carro está normal
Valeu Almeidao!
O sensor que tô usando é o MTE 4051 e troquei a pouco tempo, junto com o aditivo. Geralmente faço essa troca (sensor e aditivo) uma vez por ano.
A sensação é que realmente a temperatura variava no máximo 2 graus pq no ponteiro do painel não se nota quase nada!
Já ouvi relatos que a temperatura desce para próximo de 80°C com o ar ligado na estrada, no meu caso só se for a noite e em época de frio.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Realmente o comportamento dele com ar ligado muda bem, mas não passando de 90 está dentro do normal. Mas sem o ar ligado nas rodovias independente de temperatura ambiente ela tem que descer, e ficar entre 80 a 83 quando em baixadas. Uma coisa que você tem que observar também é o condensador, este radiador na frente do radiador, se ele ficar concavo e não sei o motivo mas uns ficam concavo com o tempo e ai sim a temperatura vai piorando. No meu carro era tão concavo que o meio encostava no outro radiador e eu tive que trocar e a temperatura mudou muito depois disto, porem o meu sistema já era perfeito, porque não adianta acertar ali se o radiador tiver ruim, o que eu fiz foi só melhorar o que era bom.

Sds
Imagem

andrepozza
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Nov 2017, 20:24
Nome Completo: andre jose pozza
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Dúvidas sobre temperatura.

por andrepozza » 26 Jan 2018, 21:37

estou com um problema no meu Vectra 2.2 8v 2002.andando o centro da cidade noto a temperatura normal um pouco acima do meio.Pegando uma subida e forçando o motor a temperatura sobe quase abaixo do vermelho,tirando o pé ela abaixa rapidamente.já foram trocadas varias peças (bomba da agua/radiador/válvula termostática/os 2 sensores/tampa reservatório,tudo original,antes de trocar as peças passei o pdl 4000 e o primeiro estagio estava acionando a 105 graus,andando por um bom tempo as mangueiras incham bastante.e após trocar as peças continua o mesmo problema.me parece qua apos ventuinha armar ela nao desliga mais.me ajudem to ficando locooo.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Jan 2018, 06:26

Mangueira inchando é sinal de alta pressão no arrefecimento que pode estar sendo causado pela compressão dos cilindros passando para o arrefecimento, ou seja, possibilidade de junta do cabeçote queimada.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 29 Jan 2018, 07:48

andrepozza escreveu:Fuente del Mensaje estou com um problema no meu Vectra 2.2 8v 2002.andando o centro da cidade noto a temperatura normal um pouco acima do meio.Pegando uma subida e forçando o motor a temperatura sobe quase abaixo do vermelho,tirando o pé ela abaixa rapidamente.já foram trocadas varias peças (bomba da agua/radiador/válvula termostática/os 2 sensores/tampa reservatório,tudo original,antes de trocar as peças passei o pdl 4000 e o primeiro estagio estava acionando a 105 graus,andando por um bom tempo as mangueiras incham bastante.e após trocar as peças continua o mesmo problema.me parece qua apos ventuinha armar ela nao desliga mais.me ajudem to ficando locooo.


Você trocou as peças, mas seguiu as informações aqui.
Termostática, 82 graus, de forma nenhuma usar outra
Se ele usa cebolão, MTE 760 ou 763, de forma nenhum usa outro, se for sensor, MTE 4051
Radiador tem que ser de palheta. OI que você comprou é de palheta ou tubo? ]
Radiador é novo? Esta peça em desmanche passa a nçao ser confiável pelo forma errada de armazenamento.

Agora, vem o que o Ju_Bueno diz, se ele tiver perda de água, pode ser problemas com junta queimada
Imagem

isaaccastanha
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 10 Jul 2017, 16:12
Nome Completo: Isaac Augusto Castanha
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por isaaccastanha » 30 Jan 2018, 10:38

Olá pessoal, peço desculpas por não ler todas as mensagens para procurar a resposta desejada. Se alguém puder me tirar uma dúvida eu agradeço.

A Ventoinha do meu Vectra ficava ligada toda hora, desde que ligava a chave, quando chovia muito e ficava com o ar frio, limpador de para-brisas e farois. Tudo isso impactava na sobrecarga do comutador que esquentava demais e saia fumaça.
Ontem troquei o sensor do radiador que não é o original, é um de dois plugs 92/87. Quando ligo a chave a ventoinha liga junto, quando o carro pega na partida ela para e aciona e desliga no momento certo.

Tenho algumas dúvidas:
1° É normal ligar a ventoinha quando ligo a chave? mesmo com o motor frio?
2° Existe alguma ordem que os fios devem ser ligados nessa adaptação de 3 para 2 pinos? (no meu caso um fio esta de fora)
3° Essa adaptação compromete o uso do ar condicionado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 30 Jan 2018, 15:14

isaaccastanha escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, peço desculpas por não ler todas as mensagens para procurar a resposta desejada. Se alguém puder me tirar uma dúvida eu agradeço.

A Ventoinha do meu Vectra ficava ligada toda hora, desde que ligava a chave, quando chovia muito e ficava com o ar frio, limpador de para-brisas e farois. Tudo isso impactava na sobrecarga do comutador que esquentava demais e saia fumaça.
Ontem troquei o sensor do radiador que não é o original, é um de dois plugs 92/87. Quando ligo a chave a ventoinha liga junto, quando o carro pega na partida ela para e aciona e desliga no momento certo.

Tenho algumas dúvidas:
1° É normal ligar a ventoinha quando ligo a chave? mesmo com o motor frio?
2° Existe alguma ordem que os fios devem ser ligados nessa adaptação de 3 para 2 pinos? (no meu caso um fio esta de fora)
3° Essa adaptação compromete o uso do ar condicionado?


1 - não é normal a ventoinha ligar ao ligar a chave, só se o ar tiver ligado que ela liga, caso contrário só no tempo dela.
2 - Sim, um dos fios é o segundo estágio, outro é o primeiro.
3 - sim, compromete e muito, se você ligar o fio do segundo estágio e deixar o outro de fora, ao ser acionada pelo ar e ficar acionada direto o relê não aguenta, derrete o local e você fica sem ventoinhas. Se você ligar o da baixa, o carro sem ar ficará normal, mas ao ligar o ar a temperatura sobe além do normal e talvez antes de estragar o motor, pode estourar uma mangueira do ar que com certeza aumentará a pressão e não tendo flexibilidade, vai estourar. $$$$$$$$$$$$$$$$ mecânico ficará feliz

O seu carro deve usar um cebolão ou sensor MTE 760 ou MTE 763m o que for mais fácil pra você. Qualquer outro que não seja este, comprometerá o motor dele.
Ventoinha ligada direto, como você disse antes, já é o sintoma que queimou o sensor, e quando isto acontecer deve ser trocado imediatamente para não ter um prejuízo maior. Sobre o uso do sensor que você usa hoje, é uma economia burra, porque deixas de gastar de um lado para aumentar os gastos com o motor depois, mais $$$$$$$$$$$ jogado fora.
Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 166 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:13