O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
it_
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Mai 2014, 10:09
Nome Completo: italo tonini
Cidade: Vitoria
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Mais um superaquecimento resolvido

por it_ » 13 Mai 2014, 10:48

Gostaria de contribuir com mais uma dica, ja conhecida, de superaquecimento. Talvez alguém esteja passando pelo mesmo problema entao vou contar a historia e o desfecho.

Modelo: vectra cd 2.216v aut. ano 03 (obs: o resfriamento do oleo do cambio automatico se da no radiador do carro).

Meu carro começou a elevar a temperatura (acima da marca do meio) de repente, de um dia para o outro. A temperatura subia APENAS com o carro em movimento, tanto em pista livre de br, como em transito. Parado, em marcha lenta, sempre se mantinha no meio. O interessante é que ele nunca chegava no vermelho, apenas bem proximo e logo caia para o meio. Essa oscilaçao dava dia sim as vezes dia nao e era coisa rapida: entre a temperatura subir e descer durava coisa de 4 minutos. As ventoinhas funcionavam ambas perfeitamente e os 2 estagios estavam sendo acionados de acordo com a necessidade (todos os reles ok). O PROBLEMA ACONTECIA INDEPENDENTE DO AR LIGADO OU NAO, isso em nada alterava a situaçao. O carro possui ar digital, entao a mistura de ar condicionado + ar quente pode ser necessaria dependendo da temperatura selecionada. Como o sistema funciona perfeitamente e nao ha vazamentos dentro do carro, essa parte do sistema foi descartada de cara e nao comentarei aqui.

Primeiro item que troquei em casa: valvula termostatica. O problema persistiu. Meu radiador é um original Delphi que troquei ha 1 ano e meio e nao estava entupido. Cabeçote foi refeito ha 1 ano e meio também e nao havia vazamentos nenhum no sistema de arrefecimento.

Segundo item: tampa do radiador, que nao estava segurando nem 1bar de pressao. Botei uma original Gm e o problema persistia.

Terceiro item: verificar obstruçoes no sistema. Nada foi achado, tudo circulando livremente sem obstruçoes (o carro roda com aditivo e troquei o reservatorio de expansao ha 1 ano por um novo original gm, pois o velho tava sujo e o sensor de nivel quebrado).

Quarto item: verificado aterramentos. Nenhnuma falha

Quinto item: verificado sensores de temperatura (do painel e da central). O mecanico andou com o carro e monitorou pelo scanner - quando no painel a temperatura subia, no scanner tambem subia, ou seja, ambos os sensores funcionavam em harmonia. A temperatura informada na central nao era anormal, era compativel (nao lembro qual era).

- CAUSA DO PROBLEMA -

BOMBA DAGUA - acontecia que o seu rotor, que era de plastico, estava girando em falso. O eixo girava, porem o rotor patinava. Nao havia vazamentos como eu disse e nao havia roncos. Foi trocado a bomba dagua e correia dentada + tensor/roletes. Problema resolvido.

Concluindo: por nao apresentar vazamentos, obstruçoes e tambem por nao haver ronco na bomba dagua e os sensores informarem a temperatura correta e, por fim, as ventoinhas funcionando como devem, o problema ficou mais dificil de se achar. Antes de se pensar em junta queimada, problema de igniçao, obstruçoes em escapamento e superaquecimento do oleo do cambio automatico, ficamos bom a bomba dagua, ainda bem!

Mais alguem com historias parecidas, contem aqui. Abraços e obrigado pela atençao
Italo, Vitoria - Es

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Mais um superaquecimento resolvido

por Bruno Cesário » 13 Mai 2014, 11:59

Engraçado...eu não pensaria na bomba d'água porque se a mesma fazia com que o aditivo circulasse em todo sistema sem dificuldade, não teria o pq ser ela com problema.
:52:

it_
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Mai 2014, 10:09
Nome Completo: italo tonini
Cidade: Vitoria
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Mais um superaquecimento resolvido

por it_ » 13 Mai 2014, 12:05

Exato. Porem o rotor ora girava, ora nao. Ele dava falseadas e com o tempo soltou de vez. Antes o problema so dava de vez em quando, depois de 1 semana ele dava toda hora. A agua circulava fraca com ele parado em ml, mas mesmo assim o carro era refrigerado. Ao andar, como o motor produz mais calor, o fluxo nao era suficiente.

Probleminha capcioso hehe

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Mais um superaquecimento resolvido

por Thiago Menezes » 13 Mai 2014, 15:16

Belo comentário, vai servir muito paras os membros que estão passando por esse problema, parabéns e que bom que conseguiu resolver o problema fico feliz :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Mais um superaquecimento resolvido

por Bruno Cesário » 13 Mai 2014, 16:33

Mais um detalhe, talvez as mangueiras estejam boas, mas e se o radiador estiver entupido tbm vai subir a temperatura, e mesmo com ele entupido, não vai interferir na circulação do líquido.
:52:

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Mais um superaquecimento resolvido

por Last_Warrior » 13 Mai 2014, 18:25

Esse problema faz o cara perder os cabelos.

Nada contra, mas só coloco as bombas com rotor todo de metal.

Nesse caso, Unibombas ou Delphi. Tem outras mas não lembro. Até as originais genuínas GM estão vindo de plástico. Não confio, mesmo sendo genuína GM...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

it_
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Mai 2014, 10:09
Nome Completo: italo tonini
Cidade: Vitoria
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Mais um superaquecimento resolvido

por it_ » 15 Mai 2014, 08:22

Compartilho da mesma opiniao. Com o rotor de metal, a chance dele dilatar a ponto de girar livre no eixo como aconteceu comigo é bem menor. O termoplastico com o dilata/esfria nao dura muito.

A bomba utilizada no meu caso foi uma da SKF. Na verdade, nenhuma bomba vem aguentando o tanto que uma bomba que era fabricada ha 10 anos atras durava, ta tenso.

Avatar do usuário
jose luiz monteiro
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Abr 2014, 18:30
Nome Completo: jose luiz monteiro scursoni
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por jose luiz monteiro » 22 Mai 2014, 20:41

SAIO DE CASA POR VOLTA DE 7 HORAS RODO UNS 3KILOMETROS A TEMPERATURA CHEGA A 80 GRAUS NAO PASSA DISSO E NORMAL SUBIR RAPIDO ASSIN

Avatar do usuário
jose luiz monteiro
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Abr 2014, 18:30
Nome Completo: jose luiz monteiro scursoni
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por jose luiz monteiro » 22 Mai 2014, 20:51

TROQUE O RESER DE AGUA MAS NAO A TAMPA NOTEI QUE FICA COM ECDE PRESSAO NAS MANGUEIRAS MAS NAO AQUECE O MOTOR AS VEZES BAIXA AGUA

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por JoãodoValle » 23 Mai 2014, 11:48

jose luiz monteiro escreveu:SAIO DE CASA POR VOLTA DE 7 HORAS RODO UNS 3KILOMETROS A TEMPERATURA CHEGA A 80 GRAUS NAO PASSA DISSO E NORMAL SUBIR RAPIDO ASSIN

Olá, pelo que notei não está subindo "rápido" está "demorando" a subir, lógico, se teu carro tiver válvula termostática e estiver em dia, entenda em dia:

- Aditivo de qualidade,
- Sem vazamentos,
- Sensores de temperatura OK (inclui ponteiro)

jose luiz monteiro escreveu:TROQUE O RESER DE AGUA MAS NAO A TAMPA NOTEI QUE FICA COM ECDE PRESSAO NAS MANGUEIRAS MAS NAO AQUECE O MOTOR AS VEZES BAIXA AGUA

Acho que entendi a seguinte frase "Troquei o reservatório de água mas não a tampa, notei que fica com excesso de pressão nas mangueiras mas não aquece o motor, as vezes baixa água", se for isso mesmo EU acredito que vc está com problema no sensor de temperatura do painel ou mesmo no ponteiro.

A tampa é interessante trocar sim pois ela tem uma válvula de alívio de pressão, que faz o que ela diz fazer.

Água sem aditivo evapora, essa de inchar as mangueiras pode indicar que a temperatura está alta e seu painel informando errado, melhor medir com Opcom ou qualquer outro termômetro afim de aferir se o painel esta correto, acho que pode começar por aí, pois o caminho é longo, podendo chegar até junta de cabeçote queimada.

Boa sorte

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por JoãodoValle » 23 Mai 2014, 11:51

Só um adendo antes de tudo, se tiver frio e seu caminho for livre, sem paradas, semáforos e outros, é normal não esquentar muito mesmo, deixe ele uns 5 minutos ligado e veja se a temperatura sobe parado.

DarkStein

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por DarkStein » 23 Mai 2014, 12:03

JoãodoValle escreveu:- Aditivo de qualidade,


Aditivo não influencia na temperatura CORRETA de funcionamento do motor.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Alcir Andreoni » 23 Mai 2014, 12:31

DarkStein escreveu:Aditivo não influencia na temperatura CORRETA de funcionamento do motor.

Quem disse?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Thiago Menezes » 23 Mai 2014, 13:06

Alcir Andreoni escreveu:
DarkStein escreveu:Aditivo não influencia na temperatura CORRETA de funcionamento do motor.

Quem disse?


Quem disse?? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por JoãodoValle » 23 Mai 2014, 14:08

DarkStein escreveu:
JoãodoValle escreveu:- Aditivo de qualidade,


Aditivo não influencia na temperatura CORRETA de funcionamento do motor.

Leia atentamente de novo e notará que digo Aditivo de qualidade me referindo ao "sistema estar em dia".

E influencia sim na temperatura um sistema com ou sem aditivo, a curto prazo andando sem aditivo logo se forna zibabre por todo sistema, entope radiador, danifica bomba, evapora a água do sistema, ferve água.

Basta acompanhar os tópicos aqui do forum, essa informação está espalhada por todo ele.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 23 Mai 2014, 15:55

Na verdade o aditivo não deixa congelar e não deixa ferver, ou ferve bem acima da temperatura de fervura mas não influencia na temperatura ou seja só por usar aditivo seu carro não vai ficar fresquinho não. òbvio que se um carro sempre usou aditivo correto, ele terá uma boa temperatura de funcionamento porque ele estará com as passagens limpas.

E mesmo ele chegando em alta temperatura fervendo ou não e se tiver aditivo ou não, o motor vai ferrar igual, afinal quente é quente, com ou sem aditivo

E não tem nada pior que a oxidação do aluminio e principalmente onde passa a agua que nem espaço tem para a propria agua. Imagina oxidado?. Um bom aditivo, seu radiador estragará de velho, ou seja vai arrebentar o plástico, entupir nunca.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Thiago Menezes » 23 Mai 2014, 21:03

Mas se o aditivo não deixa congelar (temperatura fria) e não deixa ferver (temperatura quente) ele faz referência a temperatura! Quando eu disse temperatura foi exatamente sobre isso, temperatura do líquido de arrefecimento, sendo que a temperatura será diferente se tiver apenas água no sistema!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por JoãodoValle » 24 Mai 2014, 08:57

Isso ae, logo, nao usar aditivo no geral pode ocasionar fervura do motor

FernandaFurquimWeis
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2014, 22:10
Nome Completo: Fernanda Furquim Weis
Cidade: Paranatinga
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra Esquentando Muiito

por FernandaFurquimWeis » 06 Jun 2014, 10:23

Bom dia, desculpem a demora ,mas é que tinha perdido o nome de Usuario :X
Olhem,achei o defeito eles ligaram a mangueira que sai do reservatório direto no cabeçote,sendo que ela tem que ser ligada num tudo de água, até ai beleza,mas como ele ficou muito tempo esquentando ele acabou queimando a junta do cabeçote,mandei plainar,troquei todas as juntas,troquei mangueiras que estavam mais de meia vida,e o funcionamento dele está horrível,falhando muito,a lenta não funciona,ele fica pipocando,o que pode ser? me ajudem,desde que peguei ele não consegui andar,e me falaram que o vectra é perfeito para viajar,só gostaria de sentir esse gosto.... porque eu ja estou desanimando.
Editado pela última vez por FernandaFurquimWeis em 06 Jun 2014, 10:35, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra Esquentando Muiito

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2014, 10:28

FernandaFurquimWeis escreveu:Bom dia, desculpem a demora ,mas é que tinha perdido o nome de Usuario :X
Olhem,achei o defeito eles ligaram a mangueira que sai do reservatório direto no cabeçote,sendo que ela tem que ser ligada num tudo de água, até ai beleza,mas como ele ficou muito tempo esquentando ele acabou queimando a junta do cabeçote,mandei plainar,troquei todas as juntas,troquei mangueiras que estavam mais de meia vida,e o funcionamento dele está horrível,falhando muito,a lenta não funciona,ele fica pipocando,o que pode ser? me ajudem,desde que peguei ele não consegui andar,e me falaram que o vectra é perfeito para viajar.

Seu carro foi montado fora do ponto de ignição! :52:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 273 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 08:12