O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 30 Nov 2017, 20:07

Boa noite ,pessoal , alguém ai usou ,ou pode ser usado um cebolão com menos graus ,para armar ventuinhas mais cedo ? aguardo, boa noite ,com Deus.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 01 Dez 2017, 10:09

Amigo, se você usar um cebolão que arma mais cedo tipo um com 83 graus. Vai acontecer que ela vai armar e não desarmar mais, então a resposta é não. Se você usar um que demora armar, mas o sistema tiver perfeito, ele vai armar mais tarde e desarmar 5 graus menos. Se você usar o correto que é o que indicamos sempre, e o sistema tiver perfeito, ele vai amar na hora certa que é 90 no painel e baixar 5 graus e isto será visualmente sentido no ponteiro, não tão rápido mas se vê ele baixando.

As coisas mudam quando o sistema está ruim, pois as ventoinhas vão armar e mesmo assim a temperatura seguirá subindo e quase sempre elas não desarmam. Uns até empatam, ou seja fica quase que parado no mesmo local

Você pode fazer este teste, ligue o carro, isto sem ar ligado, deixe a temperatura chegar perto do meio, tire o primeiro relê da esquerda que fica na frente da bateria, (esquerda do carro) olhe onde estão os pinos 30 e 87, faça um jump ali que as ventoinhas irão funcionar direto na baixa, ai você dá uma volta na cidade e tire suas conclusões, se tiver subindo ou demorando muito a baixar mesmo com ela ligada é porque algo anda errado com a circulação da água.
Imagem

EdsonCtFilho
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Fev 2017, 10:29
Nome Completo: Edson Cavalcante Teixeira Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por EdsonCtFilho » 01 Dez 2017, 11:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, se você usar um cebolão que arma mais cedo tipo um com 83 graus. Vai acontecer que ela vai armar e não desarmar mais, então a resposta é não. Se você usar um que demora armar, mas o sistema tiver perfeito, ele vai armar mais tarde e desarmar 5 graus menos. Se você usar o correto que é o que indicamos sempre, e o sistema tiver perfeito, ele vai amar na hora certa que é 90 no painel e baixar 5 graus e isto será visualmente sentido no ponteiro, não tão rápido mas se vê ele baixando.

As coisas mudam quando o sistema está ruim, pois as ventoinhas vão armar e mesmo assim a temperatura seguirá subindo e quase sempre elas não desarmam. Uns até empatam, ou seja fica quase que parado no mesmo local

Você pode fazer este teste, ligue o carro, isto sem ar ligado, deixe a temperatura chegar perto do meio, tire o primeiro relê da esquerda que fica na frente da bateria, (esquerda do carro) olhe onde estão os pinos 30 e 87, faça um jump ali que as ventoinhas irão funcionar direto na baixa, ai você dá uma volta na cidade e tire suas conclusões, se tiver subindo ou demorando muito a baixar mesmo com ela ligada é porque algo anda errado com a circulação da água.


Almeidão disse tudo..... :D

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 01 Dez 2017, 23:23

Almeidão escreveu:Ok, Obrigado. Realmente é de palheta.


Olá, Almeidão,
Fiz o teste de estrada sem a válvula termostática. Aproximadamente 40 Km, 25 minutos, AC desligado, velocidade de 80 a 100 Km/h, temperatura ambiente aproximada de 27-30°C, mesmo horário.
A temperatura demorou um pouco a chegar a 90°C, mas depois que chegou não saiu mais até o fim do percurso. A variação foi mínima.
A válvula termostática (refil) que eu tirei era a 327.82 e não 211.82 como você falou no post anterior. Agora fiquei na dúvida, a VT tem q ser 327-82 ou 211-82?

Fotos da VT:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 02 Dez 2017, 06:08

Eu troquei recente a termostática do Astra e na auto-peças peguei essa 327.82, que vem o bico e a válvula. Numa outra vez que troquei a válvula do Vectra comprei somente o refil e era essa 211.82. Acredito eu que a diferença nos códigos seja isso - vir com ou sem o bico. Uma coisa é certa, o 82 se refere à temperatura.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 02 Dez 2017, 18:11

Sim, se for refil, é 211-82, se for completa 327-82. Bem, eu ainda acho que tem problema no radiador, mas lembro que se o cabeçote for rebaixado as coisa mudam. Pode ser o sensor com problema e marcando errado, mas é muito difícil esta peça estragar.
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 02 Dez 2017, 20:56

Almeidão escreveu:Sim, se for refil, é 211-82, se for completa 327-82. Bem, eu ainda acho que tem problema no radiador, mas lembro que se o cabeçote for rebaixado as coisa mudam. Pode ser o sensor com problema e marcando errado, mas é muito difícil esta peça estragar.


Ah, tá, agora ficou claro! O refil é 211-82 e a válvula completa é 327-82. Quanto ao cabeçote, eu estive pessoalmente na retífica e o cara q cuidou dele me disse q o cabeçote estava original, ou seja, o passe q ele deu foi o primeiro. Ele tb tinha umas partes corroídas q foram preenchidas com solda de alumínio.
O problema do radiador é como testar para ver se está ruim apesar de ser novo em folha. O ideal seria dar um jeito de medir a vazão dele ou, pelo menos, fazer aquele teste q vc fez no vídeo.
Ainda não sei como descascar esse pepino de uma forma mais barata, mas
de qq forma vai dar um trabalho f*[censurado].
Outro dado: ainda não coloquei a válvula termostática de volta e subi de Sāo José dos Campos (minha cidade) para Campos do Jordão, quer dizer, subi uma serra. A temperatura ficou em 90°C a maior parte do tempo. Passou dos 100°C qdo liguei o AC, mas aí era só desligar q a temperatura voltava aos 90/92°C.
Por via das dúvidas vou trocar o sensor 3029 assim q possível tb.
Bom, volto qdo tiver mais alguma novidade e, de novo, agradeço todas as sugestões e dicas. Valeu mesmo!!!
Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 04 Dez 2017, 15:37

Caros colegas vectreiros,
Coloquei a válvula termostática de volta. Até onde eu sei ela está totalmente inocente!
Troquei o sensor MTE 3029 e a indicação da temperatura continuou exatamente a mesma, ou seja, com o o AC ligado o ponteiro lambeu a área vermelha, mas voltou logo. O problema é que dá a impressão que qq hora o ponteiro vai mergulhar nos traços vermelhos e transformar minha junta e meu cabeçote em cinzas.
Quando o mecânico colocou a VT de volta e testou o sistema de arrefecimento chamou minha atenção para a ventoinha que parecia estar muito lenta mesmo no primeiro estágio. Pra mim também pareceu meio lenta, mas minha referência é o meu UNO 95 e a ventoinha dele realmente é mais rápida. Ou, pelo menos, o barulho no 1º estágio é bem maior.
Alguém saberia dizer qual é a rotação correta da ventoinha no 1º e no 2º estágio? Alguém sabe de uma maneira barata de medir essas rotações?
Valeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 04 Dez 2017, 16:24

Amigo, o problema do seu carro não é ventoinha, poderia ser o sensor e não é ele também, então sobrou somente a circulação de água que não favorece a temperatura. Se ele nas rodovias está em 90, com certeza chegará nos 100 quando nas ruas, o mesmo acontece com o meu que nas rodovias é 80 e nas ruas chega nos 90. O problema não é as ventoinhas e nem as rotações delas porque você disse que elas funcionam, mas se água não circula na quantidade que deveria circular elas não darão conta para refrigerar.
A bomba d'água deste carro ou de qualquer carro, estando nas ruas tem força quase zero, por isto que o radiador precisa ser impecável, nas estradas a rotação aumenta e a água circula com mais rapidez , por isto que ainda nas estradas ele se refresca um pouco.

Outro exemplo, se nas estradas ele fosse 80 e nas ruas fossem 100, ai sim o problema poderia ser ventoinhas.
Imagem

Rafabasz
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jul 2017, 10:28
Nome Completo: Rafael Mendonca
Cidade: Miguelopolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Rafabasz » 14 Dez 2017, 21:51

boa noite galera

Meu vectra 98 2.0 cd 16v

Ja troquei radiador , troquei junta de cabeçote . O carro continua aquecendo na rodovia. Detalhe esta sem a VT.
Carro esta trabalhando em 96˚ gostaria de alguma dica. Pq estou perdendo as paciência.
Bomba de oleo ruim faz o carro aquecer ? So falta trocar ela. Bomba dgua é nova tbm .
Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 15 Dez 2017, 07:59

Rafabasz escreveu:Fuente del Mensaje boa noite galera

Meu vectra 98 2.0 cd 16v

Ja troquei radiador , troquei junta de cabeçote . O carro continua aquecendo na rodovia. Detalhe esta sem a VT.
Carro esta trabalhando em 96˚ gostaria de alguma dica. Pq estou perdendo as paciência.
Bomba de oleo ruim faz o carro aquecer ? So falta trocar ela. Bomba dgua é nova tbm .
Abraços


Que radiador você colocou? Se ele for de tubo não resolve o problema. Saber também se ao trocar o radiador que precisa ser novo, se ele apresentou o problema de imediato.
Para saber se é de tubo, basta tirar uma foto de uma parte dele ali perto da ventoinha que saberemos lhe informar.

A bomba de óleo tem a função de jogar o óleo para o cabeçote, lubrificar o comando e tudo que pega nele e ao mesmo tempo manter os tuchos carregados para o carro poder funcionar. A falta de óleo poderia fazer o carro esquentar mais, só que por ele ser tucho hidráulico, com certeza ia aparecer problemas piores que o super aquecimento. Então não acredito que seja a bomba de óleo o problema do carro. Ou é radiador ou aquecimento falso por problema elétrico no mostrador.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
maicochristmann2
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Ago 2015, 20:25
Nome Completo: maico christmann
Cidade: Mercedes
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por maicochristmann2 » 15 Dez 2017, 18:07

A tamperatura mostrada no painel é.diferente da real. Ou o painel é exato.

Enviado de meu SM-G925I usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 16 Dez 2017, 06:08

Em quase todos os carros a temperatura real é maior que a mostrada no painel. Uma exceção que tenho conhecimento é o Vectra A.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 17 Dez 2017, 23:08

Olá, Almeidão, Juliano e demais vectreiros praticantes!
Acho que finalmente meu mecânico matou a charada do superaquecimento do meu Vectra.
A última hipótese levantada foi que o evaporador estava sujo demais e por isso não permitia a passagem do volume ideal de ar. Aí ele passou água e ar comprimido no evaporador.
Só que, nos testes que ele fez na oficina com o scanner, o carro continuava aquecendo demais.
Peguei o carro e fui para casa para depois voltar à oficina e trocar o evaporador (o que ainda vou fazer), só que, como num passe de mágica, o carro parou de superaquecer.
Eu andei no trânsito e fui até uma cidade do lado da minha (aprox. 90 Km – 50 km de estrada reta e 40 Km de serra) e o ponteiro cravou nos 90-92ºC e passou disso apenas uma vez, chegou a pouco menos de 100ºC e voltou para 90/92.
Ou seja, aparentemente, meu mecânico consertou o problema “no susto” porque ele continua acreditando que o carro está com defeito.
Eu já avisei a ele que o carro melhorou, mas que, de qualquer forma, vou voltar amanhã ou depois para trocar o evaporador por um novo. Ele me garantiu que se não fosse o evaporador ele não me cobraria mão de obra e nem a peça.
Agora, vejam, por favor, se vocês concordam comigo: meu mecânico fez testes no carro com o scanner, mas com o carro parado. Ele elevou a rotação até 3500 rpm e ficou observando a temperatura subir. O problema é que não faz muito sentido fazer testes a 3500 rpm com o carro estático. Muito provavelmente os engenheiros que fizeram os cálculos do sistema de arrefecimento levaram em conta que, se o carro chegasse a 3500 rpm, estaria em uma velocidade de, sei lá, alguma coisa parecida com 100-120 km/h e o volume de ar passando pelo cofre do motor seria muuuuito maior, assim as ventoinhas teriam uma boa ajuda do vento natural para resfriar o motor ou até nem precisariam entrar em funcionamento.
O evaporador estava mesmo “feio”, com uma aparência enferrujada, mas nem o mecânico nem eu desconfiamos do bicho. Não tinha sujeira facilmente visível. Eu já bati a cabeça na parede umas 10 vezes porque se eu tivesse pensado nisso antes, talvez tivesse gasto um pouco menos. Podia ter feito uma limpeza no evaporador logo de cara e teria economizado um pouco de dor de cabeça. Uma simples limpeza que não custaria nem R$ 1,00!!!
Bom, de qualquer forma, acho que só vou mesmo poder “bater o martelo” mesmo depois de trocar o evaporador e consertar o indicador de temperatura que, de fato, está com defeito e depois de rodar mais um pouco. Mas acho que desta vez, finalmente, a coisa vai. Kkkkk
Abraço,
Lincoln

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 18 Dez 2017, 08:16

lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Olá, Almeidão, Juliano e demais vectreiros praticantes!
Acho que finalmente meu mecânico matou a charada do superaquecimento do meu Vectra.
A última hipótese levantada foi que o evaporador estava sujo demais e por isso não permitia a passagem do volume ideal de ar. Aí ele passou água e ar comprimido no evaporador.
Só que, nos testes que ele fez na oficina com o scanner, o carro continuava aquecendo demais.
Peguei o carro e fui para casa para depois voltar à oficina e trocar o evaporador (o que ainda vou fazer), só que, como num passe de mágica, o carro parou de superaquecer.
Eu andei no trânsito e fui até uma cidade do lado da minha (aprox. 90 Km – 50 km de estrada reta e 40 Km de serra) e o ponteiro cravou nos 90-92ºC e passou disso apenas uma vez, chegou a pouco menos de 100ºC e voltou para 90/92.
Ou seja, aparentemente, meu mecânico consertou o problema “no susto” porque ele continua acreditando que o carro está com defeito.
Eu já avisei a ele que o carro melhorou, mas que, de qualquer forma, vou voltar amanhã ou depois para trocar o evaporador por um novo. Ele me garantiu que se não fosse o evaporador ele não me cobraria mão de obra e nem a peça.
Agora, vejam, por favor, se vocês concordam comigo: meu mecânico fez testes no carro com o scanner, mas com o carro parado. Ele elevou a rotação até 3500 rpm e ficou observando a temperatura subir. O problema é que não faz muito sentido fazer testes a 3500 rpm com o carro estático. Muito provavelmente os engenheiros que fizeram os cálculos do sistema de arrefecimento levaram em conta que, se o carro chegasse a 3500 rpm, estaria em uma velocidade de, sei lá, alguma coisa parecida com 100-120 km/h e o volume de ar passando pelo cofre do motor seria muuuuito maior, assim as ventoinhas teriam uma boa ajuda do vento natural para resfriar o motor ou até nem precisariam entrar em funcionamento.
O evaporador estava mesmo “feio”, com uma aparência enferrujada, mas nem o mecânico nem eu desconfiamos do bicho. Não tinha sujeira facilmente visível. Eu já bati a cabeça na parede umas 10 vezes porque se eu tivesse pensado nisso antes, talvez tivesse gasto um pouco menos. Podia ter feito uma limpeza no evaporador logo de cara e teria economizado um pouco de dor de cabeça. Uma simples limpeza que não custaria nem R$ 1,00!!!
Bom, de qualquer forma, acho que só vou mesmo poder “bater o martelo” mesmo depois de trocar o evaporador e consertar o indicador de temperatura que, de fato, está com defeito e depois de rodar mais um pouco. Mas acho que desta vez, finalmente, a coisa vai. Kkkkk
Abraço,
Lincoln


Eu já comentei sobre o condensador que com o tempo não sei o motivo que ele fica côncavo ao ponto de no meio encostar no radiador do carro. Eu troquei o meu e nas rodovias era 83 a 84, aliás muito boa esta temperatura e ele passou a ser 80 depois da troca, hoje vejo um vão entre um e outro e a troca nçao foi pela temperatura que com certeza como eu escrevi antes era muito boa e na rua nçao passava de 90. Hoje na cidade não mudou o máximo que ainda é 90, mas com um porém especial, chega em 89, arma as ventoinhas e baixa muito rápido.

Sobre sua tese de nas rodovias, muito vento e ajuda as ventoinhas, esqueça sobre as ventoinhas, nas rodovias elas não ligam estando o radiador perfeito, a não ser que você esteja com o ar ligado. E não é só o vento contante, porque com elas ligadas nas ruas o vento será constante. Tem ai a rotação da bomba de água que com o motor em alta faz ela estará em alta também e com isto aumenta e muito o fluxo da água e isto independe da velocidade que já estando em 80 ou 120 a temperatura será a mesma e deve está ai de 84 para baixo. Se o radiador não tiver bom, a bomba terá a mesma pressão, mas como o sistema trabalha como serpentina, qualquer impedimento da água passar por completo por ele, fará parte dela sair do cabeçote e voltar para o cabeçote sem ser refrigerada.

Repetindo, assim que as ventoinhas ligam, estando no transito pesado ou carro parado, o vento feito é perfeito como nas rodovias porque elas pegam o radiador quase inteiro, Já nas rodovias devido a para-choques e outros mais, menos de 50% pega o vento direto, porem a água nas ruas quase não circula por não ter pressão na bomba, aliás este teste eu fiz e fiz filme o qual coloco a mão na saída da água e tapo por completo como se não tivesse bomba. Qualquer carro que tenha o sistema perfeito e ligado em marcha lenta deixar as ventoinhas armarem e marcar os minutos até desarmar, depois repete o processo, porém ao armar as ventoinhas, você eleva o giro do motor acelerando o, verás agora que a temperatura baixa muito mai rápido. Este teste deve ser feito já com o carro quente e não na primeira ligada a qual as ventoinha armam bem mais cedo.

De qualquer forma, eu estou aqui parabenizando o seu mecânico, pode dizer isto pra ele, muitos tentam lhe convencer que o que está é o normal dele. Estou surpreso e com certeza ao trocar o condensador vai melhorar e muito.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Dez 2017, 10:13

Que saga heim!! Estou na torcida pra realmente conseguir resolver de vez a questão!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

lbcvectra
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Out 2017, 19:04
Nome Completo: Lincoln B Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcvectra » 20 Dez 2017, 09:18

E ontem o amaldiçoado, lazarento, filho de uma que ronca e fuça voltou a esquentar. Ficou quase uma semana mais ou menos normal, aparentemente pq o meu mecânico passou água e ar comprimido, mas ontem o ponteiro começou a encostar no vermelho qdo ligo o AC de novo.
Durante essa semana tb tive mais uma surpresa. Tive que empurrar o carro depois de umas 36 horas parado. A bateria descarregou. Levei num auto-elétrico e o cara me disse q é alternador, mas não testou se tem fuga de corrente.
Estou pensando seriamente em vender os pneus e dar o carro de brinde.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

lbcvectra
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Out 2017, 19:04
Nome Completo: Lincoln B Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcvectra » 20 Dez 2017, 09:21

Será que valeria à pena levar na concessionária oficial? Eles cobram R$ 300,00 só para fazer o diagnóstico.
Para ter uma ideia, perguntei qto seria uma VT é um radiador. A VT eles cobram uns R$100,00, mas o radiador, q eu paguei R$ 500,00 eles cobrariam R$ 2000,00...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 20 Dez 2017, 10:11

Eu acho que a concessionária não vai levar em conta tudo o que você já trocou e vai querer trocar tudo de novo caso eles não achem o problema logo de cara com 100% de certeza de terem encontrado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

ricardoroxb
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Dez 2016, 07:52
Nome Completo: Ricardo castro de o melo
Cidade: sao pedro da aldeia
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 2.0 8v [97] Temperatura chegando a 100 c

por ricardoroxb » 21 Dez 2017, 15:21

Boa tarde este e meu primeiro topico no forum então me perdoem qualquer erro futuro , sou o proprietario de um vectra 97 vermelho breton estou com o carro a 1 ano e estava esse tempo todo sem a valvula termostatica , o carro nao fervia apos ir para pintura nao sei o que a galera fez e ele voltou vazando agua acabou que queimou a junta do cabeçote , o mecanico me disse que nao precisava ir para retifica pois nao havia empeno algum que o cabeçote estava plano ... entao terminando o servico o carro ficou filé com a temperatura nao passando dos 85 , quando eu dava uma acelerada mais forte a temperatura chegou a chegar no vermelho rapido e desse dia para cá venho tendo o seguinte problema o carro só trabalha na faixa de 95- 100 c , voltei ao mecanico que fez o cabeçote e perguntei se nao poderia ser ele , ele me disse que talvez seria por que nao estava usando a valvula termostatica e entao me fez colocar a mesma ... nao funcionou acabei trocando bomba dagua , valvula termostatica ( ja foi testada esta abrindo ), radiador , sensor de temperatura da injeção , sensor de temperatura do painel e acebei istalando um kit verao armando com 82 ja no segundo estagio , o mecanico diz que meu carro nao esta fervendo uma vez cheguei la com a temperatura no vermelho e ele me disse que o carro nao estava fervendo pois nao havia muita pressao na mangueira , será isso erro eletrico ? ja testei 2 °sensores de painel os mesmos marcam a mesma temperatura , ja troquei 3 paineis os mesmos marcam as mesmas nao sei mais oq fazer ... acho que o jeito para ter certeza seria instalar um medidor de temperatura aparte o que acham ?

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:53