O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 05 Nov 2013, 22:14

nilsondaceh escreveu:Então mesmo na estrada, se o ar estiver ligado é normal a temperatura no painel estar mais alta, certo?


Não quando o carro estiver livre em pista aberta, mas em trafico tipo atrás de um carro tentando ultrapassar, ela sobe mais rápido e também em subidas ela sobe mais rápido e demora um pouco mais para baixar. Mas mesmo em pista aberta sem subidas com alguém na sua frente e você meio nervoso hehehheh, ainda assim ela não deve chegar em 90 mesmo sendo 90 normal.

Sobre este normal que o pessoal fala há uma incógnita grande. Na verdade 90 é normal chegar, porem logo baixa para onde ela deve ir que é os 80 a 82 e as vezes em 84. Sobe outra vez e baixa outra vez. SÓ QUE O PESSOAL ENTENDE ERRADO ACHA QUE ELA FICANDO SEMPRE EM 90 E ACEITANDO COMO NORMAL.

Esta variação que informo que chega em 90 e volta para 80, as vezes 82 ou até 84 não está errada, mas ele tem na maioria das vezes andar neste 82. Se ele nunca fizer esta quando quente, então tem algo errado.
Hoje pela manhã, estava observando o meu e observo sempre e com 22graus externo ele ia com 79º. Aqui noto ele nas estrada com e externa de 38 e no painel 82/83 com ar ou sem ar, lógico que atrás de alguém ela subirá e ai ficará com uns 85 a 86.
Imagem

zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Comportamento temperatura - 2.2 16v

por zau » 27 Dez 2013, 09:16

Fala pessoal,

Sou novo por aqui, já tenho alguns meses mas ainda pouco tempo para conhecer as peculiaridades do carro.
Como já contei em outro post, sou o sortudo que conseguiu comprar um Challenge 2001 com apenas 31 mil KM rodados, era o carro de uma pessoa da familia com quem tenho muito contato, no etanto nem tudo são flores, ela não era muito interessada com manutenção e tão pouco seu marido sendo assim o carro estar andando já era excelente.
Antes de me passar o carro, seu pai, meu tio, fez questão de submetê-lo a uma manuteção antes da entrega, meio que presente de pai para filho, rssss, enfim, nessa foi trocado o reservatório de expansão e nessa o sistema de arrefecimento que a muito não via sequer água limpa começou a vazar com o fluido novo, o ponto onde mais vazava era na mangueia superior do radiador e por ser simples a troca eu acabei fazendo eu mesmo e com esse problema sanado ficava somente o vazamento das mangueiras de engate rápido do sistema de AR quente, essas são um pesadelo a parte, primeiro por eu não conseguir desengatar o maldito engate rápido e em Segundo lugar por não existir no Mercado uma das mangueiras, isso pq a GM mudou o formato de uma delas e no meu 2.2 16v ela tem 3 vias sendo que uma pequena adjacencia vai para o corpo de borboleta (não me pergunte o pq).
Como todos o caso já contado, resolvi viajar pois não encontrei a maldita mangueira e durante a viagem ( sim tive que competar com água, acabou vazando mais que na cidade, contrário do que eu esperava) notei que diferente dos meus outros carros (Marea e Focus) o ponteiro de temperatura não ficava fixo ele variava bastante, se movie entre 80 e por vezes passando um pouco dos 90 graus, pensei que pudesse ser por causa do sistema não estar totalmente presurizado devido ao pequeno vazamento do sistema de ar quente ou talvez por causa da Valvula termostática ( acho pouco provável, se fosse VT deveria ficar frio o tempo todo), enfim, viajei, voltei e ontém mesmo resolvi dar um fim a esta saga, fui a uma casa de mangueiras em BH mesmo e mandei fazer um tubo em U para isolar o ar quente até que eu possa aprender a usar o engate NEM tão RÁPIDO e também conseguir comprar a mangueira elefante branco.
Tudo instalado e vamos ao shopping como todo bom mineiro no dia seguinte ao Natal, o shopping em questão fica a cerca de 3/4 km da minha residência e nessa ida noto que o ponteiro ainda varia como durante a viagem mas agora sem a variavel de vazamento pois conferi e não existem pontos de vazamento, pelo menos os antigos foram sanados e não há indicios de novos vazamentos pois como estou usando fluido de arrefecimento, por onde vaza fica a marca e como não encontrei mais nenhum vazamento ficou essa duvida, como se comporta o ponteiro de temperatura em seus carros, eu gostaria de ter uma base de comapração para saber de se devo continuar a busca por solução.


[]`s
Zau
Diego Franco

zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por zau » 27 Dez 2013, 12:56

E ai pessoal, ninguem sabe dizer se o ponteiro de temperature é fixo ou se ele se movimenta conforme o carro aquece e a ventuinha trabalha?

[]`s
ZAU
Diego Franco

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por QuackMastter » 27 Dez 2013, 14:37

zau escreveu:E ai pessoal, ninguem sabe dizer se o ponteiro de temperature é fixo ou se ele se movimenta conforme o carro aquece e a ventuinha trabalha?

[]`s
ZAU
Diego Franco



Bom, carro frio com uma temperatura,aqueceu muda,estrada uma, parado outra, ar ligado uma ,desligado outra, ligou ventoinha uma desligou outra..
o carro muda a temperatura conforme o que é solicitado do mesmo.

zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por zau » 27 Dez 2013, 15:33

QuackMastter escreveu:
zau escreveu:E ai pessoal, ninguem sabe dizer se o ponteiro de temperature é fixo ou se ele se movimenta conforme o carro aquece e a ventuinha trabalha?

[]`s
ZAU
Diego Franco



Bom, carro frio com uma temperatura,aqueceu muda,estrada uma, parado outra, ar ligado uma ,desligado outra, ligou ventoinha uma desligou outra..
o carro muda a temperatura conforme o que é solicitado do mesmo.


Certo, mas a situação é a seguinte, AC ligado, Estrada e motor quente, o ponteiro fica fixo?
Ps.: como relatei acima, Focus e Marea o ponteiro é fica fixo mesmo com AC ligado, o carro esquenta e quando chega na temperature ideal o pontei fixa e não mexe mais.


[]`s
ZAU
Diego Franco

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por QuackMastter » 27 Dez 2013, 16:12

olha na teoria se nao estou enganado, caso contrario podem me corrigir, teria que ficar a uma determinada temperatura, pois tu nao vai ter nada de anormal, vai andar sempre com as ''mesmas coisas'' ligadas.
o motor quente na estrada e com ac ligado.

DarkStein

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por DarkStein » 27 Dez 2013, 16:24

Negativo!
Motor atinge a temperatura ideal de funcionamento e ali deve ser manter, indiferente se esta andando no deserto ou no polo norte! Isso é funcionalidade da válvula termostática! Ela se abre em uma determinada temperaturar para circular a agua pelo radiador, e se fecha para manter a temperatura ideal do motor! Indiferente de qualquer coisa!

zau
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 15 Set 2013, 15:33
Nome Completo: Diego Franco
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por zau » 27 Dez 2013, 17:10

DarkStein escreveu:Negativo!
Motor atinge a temperatura ideal de funcionamento e ali deve ser manter, indiferente se esta andando no deserto ou no polo norte! Isso é funcionalidade da válvula termostática! Ela se abre em uma determinada temperaturar para circular a agua pelo radiador, e se fecha para manter a temperatura ideal do motor! Indiferente de qualquer coisa!


Pois é Dark, no meu relato eu menciono isso, contudo como viajei com o carro eu observei o comportamento e caso a valvula estivesse travada aberta o carro deveria se manter frio o tempo todo, oq não aconteceu.
Contudo, não sei se é possível, talvez a VT ficar semi travada, ou seja, ficou travada no meio do caminho, entre aberta e fechada.
Enfim, vou comprar um teste de pressão do sistema de arrefecimento para ver como ficou com o Ar quente isolado, se ainda estiver com vazamento preciso corrigir isso antes de mexer na VT senão pode agravar a situação mais ainda.


Ps.: alguém sabe dizer onde fica o sensor de temperature do Vectra? são dois, um para painel e outro para central ou o mesmo sensor atua para ambos?

[]`s
ZAU
Diego Franco

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Almeidão » 27 Dez 2013, 21:35

Sobre a termostática, estando ela perfeita ela abre logo que sai do azul e fecha assim que voltar para o azul, então ela não fecha e abre conforme a temperatura baixa ou sobe porque ele volta para o azul somente depois de muito dempo desligado ou descendo uma serra muito longa engrenado sem acelerar.

Sobre o sensor de temperatura da água ele comanda algo mais que os antigos, ele fica na saida da agua e manda informações para central e ela que comanda a ventoinha e outras coisasas mais. Os antigos tem este sensor também, mas não comanda as ventuinhas que por sua vez são comandadas por cebolões, que fica no radiador.

Seu relato pela temperatura na estrada se voce estava com o ar ligado ela está perfeitamente normal, porque ao aumentar a pressão do ar, então entra o segundo estágio e leva ela lá pra baixo outra vez e se está indo nos 80 ou 82 e depois mantem um bom espaço em 90, isto com o ar ligado é normal. Seria anormal com o ar ligado ele ficar em 82, isto significaria que ele está com alta pressão no sistema e as ventoinhas do segundo estágio ficaria ligada direto. Ou ao contrário disto se ele ficar direto acima de 90 ai já seria o termostato do ar que não estaria funcionando.

Para ter uma ideia perfeita, preciso da temperatura sem ar ligado em estrada livre assim saberemos como está o sistema de arrefecimento do seu carro como radiador e outras coisas mais.
Sobre colocar o aditivo é necessário tirar tudo que está la dentro. Voce tirou?

Realmente o engate rápido desta mangueira não é tão rápido e ela tem no interior dela ou seja parte pçastico um anel de silicone para vedar no tupo do radiador. As vezes o aluminnio cria um zinabre ali e ela fica brava para sair mesmo.

Para eliminar o Sistema de ar quente é fácil, existe tampões proprio para isto e dois são suficiente. Ok, voce já deu jeito.

Sobre as mangueiras, não é difícil acertar isto não vou lhe informar como, mas informo o que eu fiz no meu. O meu é um 8V 97/8 e originalmente tem uma mangueira só, parece uma arvore cheia de galho só que esta mangueira conforme diz um aqui do forum voce precisa deixar seu rins para comprar ela e eu ainda digo que precisa dar uma coisa que nem todos gostam de dar tamanho é o preço dela. Há um poreém, existe todos os pedaços separados inclusive o tubo plastico e foi isto que fiz, comprei tudo separado e montei no meu carro e quando cheguei nesta do ar quente que não é tão diferente do seu, esta mangueira não alcançava e comprei original. FACIL, FIZ UMA EMENDA e está lá funcionando perfeito.

Não foi fácil tirar a velha, mas eu ia jogar ela fora mesmo, então se necessário fosse eu a cortaria, mas consegui tirar.
Imagem

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por bruno241281 » 28 Dez 2013, 10:09

Creio que seja pertinente, com quanto tempo ou quilometragem entendem que e interessante substituir as mangueiras preventivamente?
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Almeidão » 28 Dez 2013, 13:01

bruno241281 escreveu:Creio que seja pertinente, com quanto tempo ou quilometragem entendem que e interessante substituir as mangueiras preventivamente?


O correto realmente eu não sei mas os carros desregulados com temperatura maior que outros certamnte elas se deteriora mais rápido e as que mais sofrem são duas um na entrada da bomba ela é tipo S, bem chatinha pra trocar e a que sai do motor. Então devem ficar atentos a isto que se a da saida estiver ruim tipo inchada não vá trocar somente ela, troca o S também.

Com o sistema perfeito eu acho que elas duram sem medo uns 10 anos sendo elas originais. Mas não tenho vistro muitos se preocuparem com este sistema não e vejo batante mangueiras inchadas por ai. Se ela perde o formado, troque logo para evitar problemas principalmente as duas que comentei e se possivel uma de retorno que alguns carros tem, ali perto desta em forma de S.

Tem, alguns carros que começam vazar pelas mangueiras e elas não vedam direito etc. Se onde ela entra estiver perfeito, pode ser radiador entupido e assim a pressão aumenta e a tampa do reservatório não dá conta e começa a vazar e nem colocando nova dará jeito.
Imagem

Avatar do usuário
QuackMastter
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jul 2013, 09:39
Nome Completo: Maicon Miglioranza
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por QuackMastter » 28 Dez 2013, 14:17

Almeidão escreveu:
bruno241281 escreveu:Creio que seja pertinente, com quanto tempo ou quilometragem entendem que e interessante substituir as mangueiras preventivamente?


O correto realmente eu não sei mas os carros desregulados com temperatura maior que outros certamnte elas se deteriora mais rápido e as que mais sofrem são duas um na entrada da bomba ela é tipo S, bem chatinha pra trocar e a que sai do motor. Então devem ficar atentos a isto que se a da saida estiver ruim tipo inchada não vá trocar somente ela, troca o S também.

Com o sistema perfeito eu acho que elas duram sem medo uns 10 anos sendo elas originais. Mas não tenho vistro muitos se preocuparem com este sistema não e vejo batante mangueiras inchadas por ai. Se ela perde o formado, troque logo para evitar problemas principalmente as duas que comentei e se possivel uma de retorno que alguns carros tem, ali perto desta em forma de S.

Tem, alguns carros que começam vazar pelas mangueiras e elas não vedam direito etc. Se onde ela entra estiver perfeito, pode ser radiador entupido e assim a pressão aumenta e a tampa do reservatório não dá conta e começa a vazar e nem colocando nova dará jeito.


Teria alguma foto de mangueira inchada o suficiente para troca?

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por José Leal » 28 Dez 2013, 17:24

Sobre a temperatura do motor, é normal ela variar um pouco. Com o AC desligado, o ponteiro oscila entre 92°C e 88°C. Andando na estrada, o normal é ficar por volta dos 80°C, independente se o AC tá ligado ou não.
Com o AC ligado, a história muda: meu ex-Vectra, andando, ficava em torno dos 90°C e parado, certa vez ficou em 80°C. A ventoinha fica disparada o tempo todo na velocidade baixa e de vez em quando dispara a velocidade alta.

Sobre o ar quente, é um caso a parte. Nos 16V, o sistema é mais complexo e a mangueira dá muitas voltas. O ideal seria vc juntar a mangueira que sai da válvula do ar quente com a que retorna para ela. Essa mangueira de retorno, tem uma ligação que vai para o TBI e dele vai para a conexão de ventilação do motor (onde vai ligada a mangueira fina que sai da tampa de válvulas). Se não me engano, as mangueiras dos modelos 2002 sirvam, pois o que muda é o suporte que vai ao lado do hidrovácuo. Achei um conjunto, número 09158366 na Accioly, pelo valor de R$483,18
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Almeidão » 28 Dez 2013, 17:37

José Leal escreveu:Sobre a temperatura do motor, é normal ela variar um pouco. Com o AC desligado, o ponteiro oscila entre 92°C e 88°C. Andando na estrada, o normal é ficar por volta dos 80°C, independente se o AC tá ligado ou não.
Com o AC ligado, a história muda: meu ex-Vectra, andando, ficava em torno dos 90°C e parado, certa vez ficou em 80°C. A ventoinha fica disparada o tempo todo na velocidade baixa e de vez em quando dispara a velocidade alta.

Sobre o ar quente, é um caso a parte. Nos 16V, o sistema é mais complexo e a mangueira dá muitas voltas. O ideal seria vc juntar a mangueira que sai da válvula do ar quente com a que retorna para ela. Essa mangueira de retorno, tem uma ligação que vai para o TBI e dele vai para a conexão de ventilação do motor (onde vai ligada a mangueira fina que sai da tampa de válvulas). Se não me engano, as mangueiras dos modelos 2002 sirvam, pois o que muda é o suporte que vai ao lado do hidrovácuo. Achei um conjunto, número 09158366 na Accioly, pelo valor de R$483,18


Não Zé, com ar ligado é diferente, se o sistema estiver perfeito ela oxila mais e se ficar em 80 direto é porque está com problema no termostáto do ar condicionado e assim mantem o segundo estágio ligado direto. Bem, se estiver em 80 e o segundo estágio desligado, ai a temperatura está é super boa. Mas não acredito que sem o segundo estágio ligado direto ela fique assim. No máximo se mantem em 88 em estradas livres com o ar ligado.
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por José Leal » 29 Dez 2013, 08:26

Tem um vídeo meu que mostra esse esquema: http://www.youtube.com/watch?v=0X-jXCyjt6M
Imagem
Imagem
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Comportamento temperatura - 2.2 16v

por Adriano cruz » 29 Dez 2013, 18:55

zau escreveu:Fala pessoal,

Sou novo por aqui, já tenho alguns meses mas ainda pouco tempo para conhecer as peculiaridades do carro.
Como já contei em outro post, sou o sortudo que conseguiu comprar um Challenge 2001 com apenas 31 mil KM rodados, era o carro de uma pessoa da familia com quem tenho muito contato, no etanto nem tudo são flores, ela não era muito interessada com manutenção e tão pouco seu marido sendo assim o carro estar andando já era excelente.
Antes de me passar o carro, seu pai, meu tio, fez questão de submetê-lo a uma manuteção antes da entrega, meio que presente de pai para filho, rssss, enfim, nessa foi trocado o reservatório de expansão e nessa o sistema de arrefecimento que a muito não via sequer água limpa começou a vazar com o fluido novo, o ponto onde mais vazava era na mangueia superior do radiador e por ser simples a troca eu acabei fazendo eu mesmo e com esse problema sanado ficava somente o vazamento das mangueiras de engate rápido do sistema de AR quente, essas são um pesadelo a parte, primeiro por eu não conseguir desengatar o maldito engate rápido e em Segundo lugar por não existir no Mercado uma das mangueiras, isso pq a GM mudou o formato de uma delas e no meu 2.2 16v ela tem 3 vias sendo que uma pequena adjacencia vai para o corpo de borboleta (não me pergunte o pq).
Como todos o caso já contado, resolvi viajar pois não encontrei a maldita mangueira e durante a viagem ( sim tive que competar com água, acabou vazando mais que na cidade, contrário do que eu esperava) notei que diferente dos meus outros carros (Marea e Focus) o ponteiro de temperatura não ficava fixo ele variava bastante, se movie entre 80 e por vezes passando um pouco dos 90 graus, pensei que pudesse ser por causa do sistema não estar totalmente presurizado devido ao pequeno vazamento do sistema de ar quente ou talvez por causa da Valvula termostática ( acho pouco provável, se fosse VT deveria ficar frio o tempo todo), enfim, viajei, voltei e ontém mesmo resolvi dar um fim a esta saga, fui a uma casa de mangueiras em BH mesmo e mandei fazer um tubo em U para isolar o ar quente até que eu possa aprender a usar o engate NEM tão RÁPIDO e também conseguir comprar a mangueira elefante branco.
Tudo instalado e vamos ao shopping como todo bom mineiro no dia seguinte ao Natal, o shopping em questão fica a cerca de 3/4 km da minha residência e nessa ida noto que o ponteiro ainda varia como durante a viagem mas agora sem a variavel de vazamento pois conferi e não existem pontos de vazamento, pelo menos os antigos foram sanados e não há indicios de novos vazamentos pois como estou usando fluido de arrefecimento, por onde vaza fica a marca e como não encontrei mais nenhum vazamento ficou essa duvida, como se comporta o ponteiro de temperatura em seus carros, eu gostaria de ter uma base de comapração para saber de se devo continuar a busca por solução.


[]`s
Zau
Diego Franco


Extremente normal, no meu Challenge 2001 com 181.xxx Km rodados há também há mudanças de temperatura no ponteiro (aumenta e diminui) em diversos estilos de condução, lugares e temperaturas ambientes em que é submetido. Só que o meu motor "depois" que esquenta o ponteiro nunca cai para a faixa azul e nunca mais chegou em 90 graus :88: (isso faz mais de 1 ano) mesmo aqui no calor do nordeste, deve ser culpa do HAVOLINE XLC 50/50 e óleo CASTROL MAGNATEC 5w30 SN 100% sintético KKKKKKKK.

FernandaFurquimWeis
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Abr 2014, 22:10
Nome Completo: Fernanda Furquim Weis
Cidade: Paranatinga
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Vectra Esquentando Muiito

por FernandaFurquimWeis » 22 Abr 2014, 09:17

Bom dia, tenho um vectra CD 2.2 16v , ele esquenta ,chega até o vermelho , e ferve o reservatorio de agua, a principio passei o Haster nele , não acusou nada, abrimos e vimos que estava fora do ponto e que a polia do comando de valvula estava errada pois era do corsa , trocamos,colocamos no ponto,trocamos a polia,o tensor,a bomba d'agua,tampa do reservatorio,sensor de temperatura,ventoinha,junta tampa de valvula, e ainda continua esquentando..... detalhe o radiador é novo,nenhuma mangueira entupida,pois tirei todas passei ar , tanto nas mangueiras quanto nas emendas.... e também notei que eles isolaram a válvula termostatica.... não sei mais o que pode ser, peguei ele mês passado,ate agora não consegui andar com ele, vocês tem alguma ideia ?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vectra Esquentando Muiito

por Ives » 22 Abr 2014, 09:20

Sera q o eixo da bomba dagua nao quebrou dentro e nao esteja circulando a agua? Se td o resto esta ok, so sobra a bomba c defeito....
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra Esquentando Muiito

por Almeidão » 22 Abr 2014, 09:28

Pode ser várias coisas.
1 - Se ele esquentga somente na cidade, pode ser o sensor da IE que não está comandando na hora certa as
ventoinhas.
2 - pode ser as proprias ventoinhas com defeito

3 - alguns relês colado por trabalhar muito quente, ou seja m,antendo ventoinha muito tempo ligada.

Se o problema persist na estrada pode ser:

1 - Radiador, mesmo novo pode estar errado ou de procedencia duvidosa.

2 - Cabeçote plainado além do normal.


Na tampa não pode vazar, troque ela que vai ajudar o diagnóstico.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra Esquentando Muiito

por Alcir Andreoni » 22 Abr 2014, 12:36

O que você chama de "isolar a termostática"?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 164 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 10:59