por zau »
27 Dez 2013, 09:16
Fala pessoal,
Sou novo por aqui, já tenho alguns meses mas ainda pouco tempo para conhecer as peculiaridades do carro.
Como já contei em outro post, sou o sortudo que conseguiu comprar um Challenge 2001 com apenas 31 mil KM rodados, era o carro de uma pessoa da familia com quem tenho muito contato, no etanto nem tudo são flores, ela não era muito interessada com manutenção e tão pouco seu marido sendo assim o carro estar andando já era excelente.
Antes de me passar o carro, seu pai, meu tio, fez questão de submetê-lo a uma manuteção antes da entrega, meio que presente de pai para filho, rssss, enfim, nessa foi trocado o reservatório de expansão e nessa o sistema de arrefecimento que a muito não via sequer água limpa começou a vazar com o fluido novo, o ponto onde mais vazava era na mangueia superior do radiador e por ser simples a troca eu acabei fazendo eu mesmo e com esse problema sanado ficava somente o vazamento das mangueiras de engate rápido do sistema de AR quente, essas são um pesadelo a parte, primeiro por eu não conseguir desengatar o maldito engate rápido e em Segundo lugar por não existir no Mercado uma das mangueiras, isso pq a GM mudou o formato de uma delas e no meu 2.2 16v ela tem 3 vias sendo que uma pequena adjacencia vai para o corpo de borboleta (não me pergunte o pq).
Como todos o caso já contado, resolvi viajar pois não encontrei a maldita mangueira e durante a viagem ( sim tive que competar com água, acabou vazando mais que na cidade, contrário do que eu esperava) notei que diferente dos meus outros carros (Marea e Focus) o ponteiro de temperatura não ficava fixo ele variava bastante, se movie entre 80 e por vezes passando um pouco dos 90 graus, pensei que pudesse ser por causa do sistema não estar totalmente presurizado devido ao pequeno vazamento do sistema de ar quente ou talvez por causa da Valvula termostática ( acho pouco provável, se fosse VT deveria ficar frio o tempo todo), enfim, viajei, voltei e ontém mesmo resolvi dar um fim a esta saga, fui a uma casa de mangueiras em BH mesmo e mandei fazer um tubo em U para isolar o ar quente até que eu possa aprender a usar o engate NEM tão RÁPIDO e também conseguir comprar a mangueira elefante branco.
Tudo instalado e vamos ao shopping como todo bom mineiro no dia seguinte ao Natal, o shopping em questão fica a cerca de 3/4 km da minha residência e nessa ida noto que o ponteiro ainda varia como durante a viagem mas agora sem a variavel de vazamento pois conferi e não existem pontos de vazamento, pelo menos os antigos foram sanados e não há indicios de novos vazamentos pois como estou usando fluido de arrefecimento, por onde vaza fica a marca e como não encontrei mais nenhum vazamento ficou essa duvida, como se comporta o ponteiro de temperatura em seus carros, eu gostaria de ter uma base de comapração para saber de se devo continuar a busca por solução.
[]`s
Zau
Diego Franco