KHAN escreveu:Almeidão escreveu:Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.
Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.
Sds
Almeidão
Então me tira uma duvida, tenho um Vectra B 2.0 8v.
A temperatura normal dele é 90 (metade de 80 e 100) pelo menos ele fica nessa temperatura com o uso normal, dificilmente vai acima disso.
Porém quando pego uma BR (diariamente) a temperatura vai lá para baixo, chega nos 80. É normal isso no Vectra?
Todos os carros que tive nunca ocorreu isso, só quando estava sem VT, o Palio, o Kadett, só baixava a temperatura na BR quando tava sem a VT (logo que peguei eles).
No Vectra não tem isso, a temperatura vai do 90º até 80º, se isso for normal meu Vectra não esta com problema na VT, pois na BR ele esfria e na cidade trava nos 90º e quando paro o carro aciona a ventoinha.
PS: Se isso for normal, qual o máximo que ele pode chegar no marcador de temperatura antes de causar algum dano.
Abraços
Perfeitamente normal, apesar de que na cidade ele seja mais alto, na estrada ele estando normal estará em 80 e não confunda as coisas, este 80º é enganoso, ou seja na verdade o motor está quase igual quando você está na rua e por estar ele na estrada como 80 é porque o sistema está funcionando perfeito. Este é o motivo que sempre peço a fazer o teste de estrada. Na verdade nem toda agua que circula no radiador entra no bloco porque a velocidade dela é muita e as que não passam por dentro, vai passar no sensor bem mais fria que aquelas que passou dentro do bloco, então o painel lhe avisará este 80º que na verdade não é. Exemplo disto já citei, você chega de viagem com sua temperatura em 80 e pára em qualquer lugar com o carro ligado, em segundos ele sobe para 90. Não é que ele subiu rápido, é que ele está quente e a agua fria que esfriava o sensor já não passa como passava quando estava você andando em alta velocidade.
Bem eu prefiro o meu um pouquinho mais baixo, para isto mudei meu sistema e o primeiro estágio abre em 88 e segundo 91 e tenho sensor que me avisa quando:
1 - furou mangueira e agua baixou
2 - Ventuinha do primeiro estágio não funcionou
3 - ventoinha do segundo estágio não funcionou.
Sobre sua pergunta: Temperatura dele vai normal até 98, passando disto ele já queima a junta ou começa a queimar lhe dando problemas dias depois. O problema é que a temperatura dos carros trabalha no limite, não tem tolerância ou dá certo ou você se ferra. Este é o motivo que mudei a minha isto porque nos dois primeiros casos que informo, se o sensor informar algo errado, estou tranquilo e tenho tempo suficiente para parar o carro e salvar o motor. No terceiro caso eu terei entre 5 a 10 minutos, pouquíssimo tempo, mas se ele estivesse em 96 e eu receberia esta informação, já era.
Algo mais, os retentores, mangueiras e algumas peças mais são apropriados para alta temperatura isto nós sabemos o que não sabem é que com 5 graus a menos não afeta nada no motor e aumenta sensivelmente a vida útil destas peças e até mesmo do motor.
O sistema que fiz é complicado envolvendo relês de tempo etc, mas tem um cebolão aliás uso ele que faz quase o que meu sistema faz sem adaptação nenhuma, bastando está tudo perfeito tipo radiador e ventoinha. O numero dele é o MTE 760. Se estiver algo errado com válvulas ou radiador entupido não adianta usar ele que não vai resolver nada, mas se estiver certo, será um alívio usar este.
BEM EM UM RESUMO GERAL, O SEU ESTÁ PERFEITO