O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por HANK » 29 Jul 2013, 19:59

Almeidão escreveu:Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.

Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.

Sds

Almeidão

Então me tira uma duvida, tenho um Vectra B 2.0 8v.
A temperatura normal dele é 90 (metade de 80 e 100) pelo menos ele fica nessa temperatura com o uso normal, dificilmente vai acima disso.
Porém quando pego uma BR (diariamente) a temperatura vai lá para baixo, chega nos 80. É normal isso no Vectra?
Todos os carros que tive nunca ocorreu isso, só quando estava sem VT, o Palio, o Kadett, só baixava a temperatura na BR quando tava sem a VT (logo que peguei eles).
No Vectra não tem isso, a temperatura vai do 90º até 80º, se isso for normal meu Vectra não esta com problema na VT, pois na BR ele esfria e na cidade trava nos 90º e quando paro o carro aciona a ventoinha.
PS: Se isso for normal, qual o máximo que ele pode chegar no marcador de temperatura antes de causar algum dano.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por JoãodoValle » 30 Jul 2013, 11:46

Jajá precisaremos de um Índice com defeitos sobre Arrefecimento dos Vectras :47:

Avatar do usuário
sidnei cbm
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 294
Registrado em: 03 Mai 2013, 21:45
Nome Completo: SIDNEI DANIEL LOOS
Cidade: SOBRADINHO
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por sidnei cbm » 30 Jul 2013, 13:08

Khan, o Vectra 2.0 97 que tive tinha o mesmo comportamento do seu. Normal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 30 Jul 2013, 17:25

KHAN escreveu:
Almeidão escreveu:Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.

Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.

Sds

Almeidão

Então me tira uma duvida, tenho um Vectra B 2.0 8v.
A temperatura normal dele é 90 (metade de 80 e 100) pelo menos ele fica nessa temperatura com o uso normal, dificilmente vai acima disso.
Porém quando pego uma BR (diariamente) a temperatura vai lá para baixo, chega nos 80. É normal isso no Vectra?
Todos os carros que tive nunca ocorreu isso, só quando estava sem VT, o Palio, o Kadett, só baixava a temperatura na BR quando tava sem a VT (logo que peguei eles).
No Vectra não tem isso, a temperatura vai do 90º até 80º, se isso for normal meu Vectra não esta com problema na VT, pois na BR ele esfria e na cidade trava nos 90º e quando paro o carro aciona a ventoinha.
PS: Se isso for normal, qual o máximo que ele pode chegar no marcador de temperatura antes de causar algum dano.

Abraços


Perfeitamente normal, apesar de que na cidade ele seja mais alto, na estrada ele estando normal estará em 80 e não confunda as coisas, este 80º é enganoso, ou seja na verdade o motor está quase igual quando você está na rua e por estar ele na estrada como 80 é porque o sistema está funcionando perfeito. Este é o motivo que sempre peço a fazer o teste de estrada. Na verdade nem toda agua que circula no radiador entra no bloco porque a velocidade dela é muita e as que não passam por dentro, vai passar no sensor bem mais fria que aquelas que passou dentro do bloco, então o painel lhe avisará este 80º que na verdade não é. Exemplo disto já citei, você chega de viagem com sua temperatura em 80 e pára em qualquer lugar com o carro ligado, em segundos ele sobe para 90. Não é que ele subiu rápido, é que ele está quente e a agua fria que esfriava o sensor já não passa como passava quando estava você andando em alta velocidade.

Bem eu prefiro o meu um pouquinho mais baixo, para isto mudei meu sistema e o primeiro estágio abre em 88 e segundo 91 e tenho sensor que me avisa quando:
1 - furou mangueira e agua baixou
2 - Ventuinha do primeiro estágio não funcionou
3 - ventoinha do segundo estágio não funcionou.

Sobre sua pergunta: Temperatura dele vai normal até 98, passando disto ele já queima a junta ou começa a queimar lhe dando problemas dias depois. O problema é que a temperatura dos carros trabalha no limite, não tem tolerância ou dá certo ou você se ferra. Este é o motivo que mudei a minha isto porque nos dois primeiros casos que informo, se o sensor informar algo errado, estou tranquilo e tenho tempo suficiente para parar o carro e salvar o motor. No terceiro caso eu terei entre 5 a 10 minutos, pouquíssimo tempo, mas se ele estivesse em 96 e eu receberia esta informação, já era.

Algo mais, os retentores, mangueiras e algumas peças mais são apropriados para alta temperatura isto nós sabemos o que não sabem é que com 5 graus a menos não afeta nada no motor e aumenta sensivelmente a vida útil destas peças e até mesmo do motor.

O sistema que fiz é complicado envolvendo relês de tempo etc, mas tem um cebolão aliás uso ele que faz quase o que meu sistema faz sem adaptação nenhuma, bastando está tudo perfeito tipo radiador e ventoinha. O numero dele é o MTE 760. Se estiver algo errado com válvulas ou radiador entupido não adianta usar ele que não vai resolver nada, mas se estiver certo, será um alívio usar este.

BEM EM UM RESUMO GERAL, O SEU ESTÁ PERFEITO
Imagem

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por HANK » 30 Jul 2013, 19:59

Almeidão escreveu:...Bem eu prefiro o meu um pouquinho mais baixo, para isto mudei meu sistema e o primeiro estágio abre em 88 e segundo 91 e tenho sensor que me avisa quando:
1 - furou mangueira e agua baixou
2 - Ventuinha do primeiro estágio não funcionou
3 - ventoinha do segundo estágio não funcionou.
...BEM EM UM RESUMO GERAL, O SEU ESTÁ PERFEITO

Interessante

A respeito da temperatura, você trocou o modelo da VT para acionar a uma temperatura mais baixa, refrigerando o motor antes ou teve que fazer alguma modificação.
E a respeito desse sensor, como é e como funciona.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 31 Jul 2013, 08:25

KHAN escreveu:
Almeidão escreveu:...Bem eu prefiro o meu um pouquinho mais baixo, para isto mudei meu sistema e o primeiro estágio abre em 88 e segundo 91 e tenho sensor que me avisa quando:
1 - furou mangueira e agua baixou
2 - Ventuinha do primeiro estágio não funcionou
3 - ventoinha do segundo estágio não funcionou.
...BEM EM UM RESUMO GERAL, O SEU ESTÁ PERFEITO

Interessante

A respeito da temperatura, você trocou o modelo da VT para acionar a uma temperatura mais baixa, refrigerando o motor antes ou teve que fazer alguma modificação.
E a respeito desse sensor, como é e como funciona.

Abraços


Sobre a válvula, depois de muitas queimadas e testes descobrir que a melhor é a MTE série ouro +/- 82º. Aliás todas válvulas para o Vectra, monza e família sendo gasolina tem ser com +/-82 isto jé é de fábrica, porem algumas mesmo tendo esta informação as vezes abre mais tarde então cheguei neste modelo MTE SÉRIE OURO e nunca coloco uma sem antes testar e sempre compro o refil e depois de colocada no bico o teste é simples e informei antes como que é colocando em uma panela de agua e meter no fogo, assim que a agua estiver começando formar bolhas para ferver ela já está toda aberta, logico que começa abrir um pouco antes. Sempre faço uma orelhinha nela para dar um pouco de vazão mesmo quando fria, assim a agua quente vai se misturando aos poucos e quando ela abre o motor não leva aquele choque térmico imediato e isto pode ocorrer mais com ela quando envelhecida. Esta orelhinha que faço seria mais ou menos algo como um furo nela de 8 a 10mm.

RESUMINDO SOBRE A TERMOSTÁTICA, eu não mudei de válvula pela temperatura, a temperatura delas tem que ser esta para o modelo a Gasolina isto é engenharia GM, não engenharia Almeidão, só mudei de válvula porque achei que esta funciona melhor. Outro detalhe, o antigos carros álcool usava uma que é +/-92º e deve ter muitas encalhadas e alguns vendedores nem sabem disto que não serve na gasolina e podem vender este refil simplesmente por ser da família GM e como refil encaixa perfeitamente e ai vem os problemas. Já consertei um Monza de um amigo meu que veio de fábrica com esta válvula errada e ninguém deu jeito na temperatura e a concessionária até propôs a ele trocar radiador etc. Peguei este carro e fiquei com ele um dia e era realmente bem quente bem acima do normal. Resolvi tirar a válvula simplesmente para testar ele sem válvula. Ahhh, assim que tirei já descobri o defeito e veio de fábrica com esta peça que era do Monza a álcool e nela estava lá os 92º, confirmei isto com o ex dono dele e o mesmo disse que vendeu porque ninguém dava jeito na temperatura.

SOBRE O SENSOR: O meu cebolão é o 760, o mais perfeito para o Vectra B, ele abre o primeiro estágio em 95/90 e o segundo estágio 105/100. Lá no painel ele mostra outra coisa, mostra 88 no primeiro estágio e 91 máximo 92 no segundo bem menos do que está nele. O primeiro estágio entra em funcionamento a ventoinha e o segundo estágio aciona a luz caso ele não funcionar. Para isto eu tive que criar outro cebolão para abrir a ventoinha do segundo estágio que funciona um pouquinho mais cedo que o original que está no radiador. Então se a ventoinha não funcionar vai chegar a temperatura acima dos 95 e que é menor como informei e logo tenho este aviso no painel e já que criei espaço para outro cebolão, então criei para mais um que fica ainda um pouquinha mais alto caso o primeiro falhar. Somente por uma fatalidade terei problemas de temperatura.
Como mudei isto? Humm, ai escreveria duas páginas para explicar.

ANTES DE TUDO, CUIDO DO CARRO EM TUDO, e sempre atento ao radiador e monitorando a temperatura dia a dia tendo gravado na mente como ela é no mostrador pra que eu saiba que algo esteja mudando se estiver mudando. Bem depois que troquei o radiador há mais de 6 anos e comecei usar Havoline Long life, ela nunca mais mudou, pelo menos no painel e posso lhe garantir que isto não é ser enjoado é simples demais ter isto anotado, é bem mais simples que se preocupar por exemplo com celular etc. Bem mais simples que participar do Clube do Vectra kakkakakakk

Sds
Imagem

fernando sensulini
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:25
Nome Completo: Fernando Cesar Sensulini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por fernando sensulini » 01 Ago 2013, 20:35

Bom... tive um VCD 97 e posso dizer uma coisa: Vectra é exigente, meticuloso e "metido" quanto a peças. Não adianta você colocar outra marca de peça senão original GM, principalmente se essa peça for algum tipo de sensor ou algo do gênero. Porque? Simples! Dá diferença de leitura pelo módulo. Tem pessoas que dizem... "ah, mas eu comprei a marca tal, que é a mesma que a GM usa"... e teoricamente deveria ser a mesma peça, mesmo funcionamento, mesmo tudo, mas nem sempre é assim. Por isso como regra geral e depois de tanto apanhar, o conselho que dou a todos é: use peças originais GM.

Quanto ao problema do aquecimento, tive um parecido com meu ex VCD. No trânsito urbano, normal: 90 - 92° a ventoinha ligava e baixava pra 87°... perfeito. Na estrada: aquecia até 100° ligava ventoinha baixava pra 92°.

A primeira coisa que troquei foi a bendita da termostática. Não resolveu.
Depois foram os sensores de temperatura. Os dois, o do módulo e o do painel. Não resolveu.
Depois de tudo, troquei todos os relês que integravam o acionamento do sistema de arrefecimento... aproveitei e troquei de novo os sensores de temperatura por originais GM (que eram os únicos componentes que não haviam sido comprados na concessionária até então). Problema resolvido!
Ah... detalhe... passava scanner na injeção e não acusava nada de anormal, nem erros nem nada.

Não estou dizendo que vc tem que trocar tudo como eu fiz, porque afinal de contas, sou extremamente chato com meu carro, e quando aparece um defeitinho mando trocar o conjunto todo por um novo pra ficar tudo sempre zero. O que quero dizer é que você pode ir eliminando possíveis causas que são relativamente "baratas" de se serem solucionadas antes de ir pra um radiador novo, por exemplo. E use peças originais, pra evitar gastos dobrados e dores de cabeça desnecessárias.

Esse radiador que vc disse ter feito limpeza... na boa, coloca um DELPHI novo. Ele custa por volta de $240... Vc disse que tirou a água do carro e percebeu "vestígios de ferrugem, ferro... enfim". Isso para o motor é um veneno. A água ter que circular lá dentro limpinha... só com o aditivo na medida certa. Por falar nisso, até o aditivo use ACDELCO... é o mesmo preço dos outros.

Abs.
Vectra Challenge
Ex VCD 97
Ex Ford Verona 96 1.8 Mi Pandoo EF-4

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por RicardoGLS » 02 Ago 2013, 12:29

fernando sensulini

Existe também um sensor logo abaixo do radiador, aquele que só percebe mais, se vc retirar a grade de frente do parachoque. Pergunto: Se esse sensor tiver com algum problema, ele pode causar alguma variação de temperatura?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 02 Ago 2013, 13:00

fernando sensulini escreveu:Bom... tive um VCD 97 e posso dizer uma coisa: Vectra é exigente, meticuloso e "metido" quanto a peças. Não adianta você colocar outra marca de peça senão original GM, principalmente se essa peça for algum tipo de sensor ou algo do gênero. Porque? Simples! Dá diferença de leitura pelo módulo. Tem pessoas que dizem... "ah, mas eu comprei a marca tal, que é a mesma que a GM usa"... e teoricamente deveria ser a mesma peça, mesmo funcionamento, mesmo tudo, mas nem sempre é assim. Por isso como regra geral e depois de tanto apanhar, o conselho que dou a todos é: use peças originais GM.

Quanto ao problema do aquecimento, tive um parecido com meu ex VCD. No trânsito urbano, normal: 90 - 92° a ventoinha ligava e baixava pra 87°... perfeito. Na estrada: aquecia até 100° ligava ventoinha baixava pra 92°.

A primeira coisa que troquei foi a bendita da termostática. Não resolveu.
Depois foram os sensores de temperatura. Os dois, o do módulo e o do painel. Não resolveu.
Depois de tudo, troquei todos os relês que integravam o acionamento do sistema de arrefecimento... aproveitei e troquei de novo os sensores de temperatura por originais GM (que eram os únicos componentes que não haviam sido comprados na concessionária até então). Problema resolvido!
Ah... detalhe... passava scanner na injeção e não acusava nada de anormal, nem erros nem nada.

Não estou dizendo que vc tem que trocar tudo como eu fiz, porque afinal de contas, sou extremamente chato com meu carro, e quando aparece um defeitinho mando trocar o conjunto todo por um novo pra ficar tudo sempre zero. O que quero dizer é que você pode ir eliminando possíveis causas que são relativamente "baratas" de se serem solucionadas antes de ir pra um radiador novo, por exemplo. E use peças originais, pra evitar gastos dobrados e dores de cabeça desnecessárias.

Esse radiador que vc disse ter feito limpeza... na boa, coloca um DELPHI novo. Ele custa por volta de $240... Vc disse que tirou a água do carro e percebeu "vestígios de ferrugem, ferro... enfim". Isso para o motor é um veneno. A água ter que circular lá dentro limpinha... só com o aditivo na medida certa. Por falar nisso, até o aditivo use ACDELCO... é o mesmo preço dos outros.

Abs.


Eu discordo contigo sobre algumas peças original, não que elas sejam ruins, isto nunca é que tem vários interruptores (cebolões) e várias temperaturas diferente. E lá está que serve no Vectra e que o ômega é igual e Astra etc, e se o vendedor precisa cumprir a meta dele e sabendo que dá no seu carro, pode ter certeza que ele irá para o seu carro. E por este motivo tem uns ai rodando com válvula termostática de carro a álcool e outros com cebolões que abre em 110 graus a outros que abrem em 95 e todos com peças original. Agora, para quem conhece e pode comprar sem duvida nenhuma que é a melhor coisa a fazer seria comprar tudo original e eu sempre procuro isto e tenho comprado mais barato que em auto peças. Porem alguns itens eu uso fora de lá como por exemplo Aditivo Só uso Havoline Long life 3 litros para 5 anos e troco de 2 em 2. Termostática só uso MTE série ouro +/-82º e troco a cada 2 anos. Cebolão só uso MTE 760 e troco só se estragar, porem para estre cebolão funcionar perfeito, o radiador tem que estar limpo e o meu segue limpo desde que troquei e comecei a usar este Aditivo, o radiador é o Visconde muito bom e com aditivo uso agua de poço este que você informa é ótimo também. Na troca do radiador, coloquei uma mangueira de uma polegada com agua constante e a agua saia inteira do outro lado e hoje com mais de 6 anos todo ano ao trocar o aditivo a agua sai igual e no velho jamais consegui segurar a mangueira na entrada porque a agua voltava e todos juravam que era normal. TENHO ISTO FILMADO.

Tudo que escrevo ou escrevi testei por mais de um ano para depois poder expor, foram várias queimadas e mais de 20 cebolões aliás devo ter uns 15 ainda de tudo que é marca e temperatura.

Aditivo, coloquei dentro de um recipiente um Bombril, coloquei meio de agua a mesma que uso e meio de aditivo. Todos os dias eu abria o vidro para entrar oxigênio e fechava. No período de 60 dias tirei o Bombril sem uma oxidação.
Bem, eu informo segue meu uso quem quiser.

Sobre o sensor que o nosso amigo Ricardo GLS está perguntando, se for um atrás do para-choques, este sensor não tem nada a ver com a temperatura do carro e sim com o termômetro que está no relógio e serve para mostra a temperatura ambiente.

Sds
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Adriano cruz » 02 Ago 2013, 16:43

.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Adriano cruz » 02 Ago 2013, 16:49

THIAGO96/97 escreveu:Galera valeu pela dicas... tem tudo a ver, pois quando peguei meu carro a 4 anos atras fui descobrir depois de 3 anos que a VT tava ferrada... foi quando resolvi colocar uma nova... a que estava lá era da marca wahler, ai coloquei da mesma marca... Vou procurar aqui essa mte serie ouro que o almeidão falou...


Valeu galera!!!!!!!! :38: :38: :38: :38: :38: :38:


Pelo catálogo GM a válvula termostática correta para seu carro tem o código: 93239745 que está entre (R$ 65,00- R$95,09), mas se você quiser o conjunto completo o código é: 93239745 que custa (R$ 818,46). É peça correta segundo o catálogo então não tem como errar. Boa sorte.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 02 Ago 2013, 19:29

Em novembro 2012, fui a São Paulo e aproveitei para comprar um llame do trambulador do Astra 2004 porque meu cambio já é com cabos de aço e eu uso o trambulador do Astra. Este trambulador tem uma haste lateral que serve como alavanca onde entra o cabo para trocar as marchas e esta alavanca tem 32MM e tem outro igualzinho porem com esta alavanca em 28mm. Os dois funcionam porem um a alavanca fica mais dura para entrar a marcha o maior fica mais leve e isto é óbvio. Lá em São Paulo em uma concessionária eu pedi um e o vendedor trouxe o menor, eu disse pra ele que este não me serve e que seria o maior que eu uso. Ele disse que não tinha e pesquisou e veio a resposta que não tem mais este modelo. Hoje uso o modelo mais novo do Vectra e é até mais barato.

Resumindo os dois são de Astra e os dois do mesmo ano mas os dois são diferentes. E ai como confiar?.

Tenho os dois usados ainda guardado.

As vezes por falta de conhecimento muitos colocam peças original do carro e ele tem um comportamento diferente depois da troca e a explicação é esta aí a cima.

Sds
Imagem

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 02 Ago 2013, 21:53

Galera hoje troquei a água do radiador a qual eu havia colocado o RAD CLEAN na última sexta-feira... A água saiu da mesm cor do produto, branca, e não consegui visualizar nenhuma sujeira... acrescentei o aditivo AC DELCO e a água de bateria comprada no comercio (água desmineralizada) instalei também a VT original... com o tempo vou postando os resultados...


Valeu...

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 03 Ago 2013, 23:39

Galera hoje, um dia após a troca do água do radiador já percebi algumas mudanças...

1) Percebi o ponteiro da temperatura uns 2 ou 3 graus mais "frio"...
2) Além de o ponteiro da temperatura estar mais frio ele ficou mais estável próximo dos 90ºC 91ºC... Em alguns pontos do trecho que percorri o ponteiro chegou aos 96ºC 97ºC (trecho em aclive, 3º marcha a uns 70 80 km/h, no GNV, em com sol de 30ºC indicando no TID) acho que nesta situação deve ser normal...


Valeu!!!!!!!

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por HANK » 05 Ago 2013, 19:54

THIAGO96/97 escreveu:Galera hoje, um dia após a troca do água do radiador já percebi algumas mudanças...

1) Percebi o ponteiro da temperatura uns 2 ou 3 graus mais "frio"...
2) Além de o ponteiro da temperatura estar mais frio ele ficou mais estável próximo dos 90ºC 91ºC... Em alguns pontos do trecho que percorri o ponteiro chegou aos 96ºC 97ºC (trecho em aclive, 3º marcha a uns 70 80 km/h, no GNV, em com sol de 30ºC indicando no TID) acho que nesta situação deve ser normal...


Valeu!!!!!!!

Aproveitando

Como faço para saber que a minha vt esta funcionando normalmente?

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 06 Ago 2013, 07:54

Liga o carro e sai em com ele observando a temperatura assim que ela sair do azul e se aproximar dos 80º marcado no painel você verá que o ponteiro dará uma baixada e o motivo é que ela abriu. Ou tire ela fora e teste com um recipiente de agua colocando o no fogo com ela dentro.

Só um lembrete para o Thiago, a temperatura ambiente entre 20 e 40 graus não altera nada no mostrador do carro, principalmente em estrada livre. Ou seja pode ser 20 graus que se ele estiver marcando 82 que pra mim é o máximo em estrada livre, se estiver 40 graus ele deve mostrar o mesmo. Entendamos que estrada livre não tem subidas, descidas e sem veículos a frente com velocidade até 120KM.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por RicardoGLS » 06 Ago 2013, 09:58

Almeidão escreveu:Liga o carro e sai em com ele observando a temperatura assim que ela sair do azul e se aproximar dos 80º marcado no painel você verá que o ponteiro dará uma baixada e o motivo é que ela abriu. Ou tire ela fora e teste com um recipiente de agua colocando o no fogo com ela dentro.

Só um lembrete para o Thiago, a temperatura ambiente entre 20 e 40 graus não altera nada no mostrador do carro, principalmente em estrada livre. Ou seja pode ser 20 graus que se ele estiver marcando 82 que pra mim é o máximo em estrada livre, se estiver 40 graus ele deve mostrar o mesmo. Entendamos que estrada livre não tem subidas, descidas e sem veículos a frente com velocidade até 120KM.

Sds


Pois é Almeidão, o meu em BR na reta a 120 km sem o A/C, mantem direto em 90º e 92º e isso a noite! Já com o A/C ligado só fica em 95ºC, Já fiz de tudo e ainda não consigo baixar essa temperatura.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 06 Ago 2013, 10:21

Almeidão eu queria muito ter comprado a VT da MTE que você falou, mas não achei... só encontrava da wahler...

Quando eu estiver com uma moedas sobrando vou trocar só por experiência os sensores da temperatura do painel e o do módulo...

Valeu!!!!!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Adriano cruz » 06 Ago 2013, 15:16

RicardoGLS escreveu:
Almeidão escreveu:Liga o carro e sai em com ele observando a temperatura assim que ela sair do azul e se aproximar dos 80º marcado no painel você verá que o ponteiro dará uma baixada e o motivo é que ela abriu. Ou tire ela fora e teste com um recipiente de agua colocando o no fogo com ela dentro.

Só um lembrete para o Thiago, a temperatura ambiente entre 20 e 40 graus não altera nada no mostrador do carro, principalmente em estrada livre. Ou seja pode ser 20 graus que se ele estiver marcando 82 que pra mim é o máximo em estrada livre, se estiver 40 graus ele deve mostrar o mesmo. Entendamos que estrada livre não tem subidas, descidas e sem veículos a frente com velocidade até 120KM.

Sds


Pois é Almeidão, o meu em BR na reta a 120 km sem o A/C, mantem direto em 90º e 92º e isso a noite! Já com o A/C ligado só fica em 95ºC, Já fiz de tudo e ainda não consigo baixar essa temperatura.


Teu carro tá trabalhando muito quente, o meu fica entre 80~85 em dias normais e +- 75 em dias frios. Tenta lavar o condensador e o radiador com desengraxante que ajuda a trocar melhor o calor. O radiador pode estar com um pouco de entupimento. Será ?

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por RicardoGLS » 06 Ago 2013, 16:10

Adriano cruz escreveu:
RicardoGLS escreveu:
Almeidão escreveu:Liga o carro e sai em com ele observando a temperatura assim que ela sair do azul e se aproximar dos 80º marcado no painel você verá que o ponteiro dará uma baixada e o motivo é que ela abriu. Ou tire ela fora e teste com um recipiente de agua colocando o no fogo com ela dentro.

Só um lembrete para o Thiago, a temperatura ambiente entre 20 e 40 graus não altera nada no mostrador do carro, principalmente em estrada livre. Ou seja pode ser 20 graus que se ele estiver marcando 82 que pra mim é o máximo em estrada livre, se estiver 40 graus ele deve mostrar o mesmo. Entendamos que estrada livre não tem subidas, descidas e sem veículos a frente com velocidade até 120KM.

Sds


Pois é Almeidão, o meu em BR na reta a 120 km sem o A/C, mantem direto em 90º e 92º e isso a noite! Já com o A/C ligado só fica em 95ºC, Já fiz de tudo e ainda não consigo baixar essa temperatura.


Teu carro tá trabalhando muito quente, o meu fica entre 80~85 em dias normais e +- 75 em dias frios. Tenta lavar o condensador e o radiador com desengraxante que ajuda a trocar melhor o calor. O radiador pode estar com um pouco de entupimento. Será ?


Bem Entupido não sei dizer, mas a bomba d'água é nova, com aditivo e água desmineralizada, sensor de temperatura do painel novo, e tb da ECO td bonitinho. Só falta retirar o radiador para limpeza.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 205 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 19:03