Almeidão escreveu:Fuente del Mensajeisaaccastanha escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, peço desculpas por não ler todas as mensagens para procurar a resposta desejada. Se alguém puder me tirar uma dúvida eu agradeço.
A Ventoinha do meu Vectra ficava ligada toda hora, desde que ligava a chave, quando chovia muito e ficava com o ar frio, limpador de para-brisas e farois. Tudo isso impactava na sobrecarga do comutador que esquentava demais e saia fumaça.
Ontem troquei o sensor do radiador que não é o original, é um de dois plugs 92/87. Quando ligo a chave a ventoinha liga junto, quando o carro pega na partida ela para e aciona e desliga no momento certo.
Tenho algumas dúvidas:
1° É normal ligar a ventoinha quando ligo a chave? mesmo com o motor frio?
2° Existe alguma ordem que os fios devem ser ligados nessa adaptação de 3 para 2 pinos? (no meu caso um fio esta de fora)
3° Essa adaptação compromete o uso do ar condicionado?
1 - não é normal a ventoinha ligar ao ligar a chave, só se o ar tiver ligado que ela liga, caso contrário só no tempo dela.
2 - Sim, um dos fios é o segundo estágio, outro é o primeiro.
3 - sim, compromete e muito, se você ligar o fio do segundo estágio e deixar o outro de fora, ao ser acionada pelo ar e ficar acionada direto o relê não aguenta, derrete o local e você fica sem ventoinhas. Se você ligar o da baixa, o carro sem ar ficará normal, mas ao ligar o ar a temperatura sobe além do normal e talvez antes de estragar o motor, pode estourar uma mangueira do ar que com certeza aumentará a pressão e não tendo flexibilidade, vai estourar. $$$$$$$$$$$$$$$$ mecânico ficará feliz
O seu carro deve usar um cebolão ou sensor MTE 760 ou MTE 763m o que for mais fácil pra você. Qualquer outro que não seja este, comprometerá o motor dele.
Ventoinha ligada direto, como você disse antes, já é o sintoma que queimou o sensor, e quando isto acontecer deve ser trocado imediatamente para não ter um prejuízo maior. Sobre o uso do sensor que você usa hoje, é uma economia burra, porque deixas de gastar de um lado para aumentar os gastos com o motor depois, mais $$$$$$$$$$$ jogado fora.
Olá Almeidão, obrigado pelas dicas. Vou trocar o Cebolão para o correto, mas terei que trocar também o conector, pois provavelmente o antigo dono fez essa adaptação e eliminou o conector.
Uma pergunta fora do assunto: Alguém tem algum tutorial de como trocar o kit reparo da caixa de direção? Tenho coragem pra fazer, só tenho medo de fazer algo errado. Esse é um conhecimento que as pessoas não passam com facilidade.
Obrigado parceiros.