O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 06 Ago 2013, 18:01

Eu não arriscaria dizer se o radiador esteja entupido ou não porque não sei como é o uso dele se foi usado aditivo correto e ainda esteja usando. Uma coisa é certa, para quem não usa o aditivo eu já condeno de imediato o radiador que é de alumínio e impossível de não oxidar. Minha casa tinha um cano de alumínio e eu tinha que desentupir a cada ano e saia era muito coisa de dentro dele com apenas 50 cm de comprimento, então imagino um radiador sem uma proteção como não deve estar. E mais se usar o aditivo errado fica pior ainda.

Bem, aqui onde estou eu saberia se está entupido ou não, aliás digo tapado, porque entupido tem como desentupir e tapado já era. Na verdade eu tenho uma mangueira de 1 polegada constante por gravidade, e em um radiador limpo, fiz este teste no meu quando novo, eu coloco esta mangueira de um lado enrolada em um pano e a agua sai por completo do ouro lado. Sendo que em um que eu tinha, eu colocava a mangueira e não conseguia segurar a agua que voltava por não ter saida suficiente.
Outra dica, é que quando ele está tapado, a ventoinha arma e demora desarmar porque a agua não circula como devia para desarmar ela. Com um radiador normal ele em marcha lenta arma e fica armada um 1 minuto quando muito 1:20 minutos e desliga.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Adriano cruz » 07 Ago 2013, 05:55

Almeidão escreveu:Eu não arriscaria dizer se o radiador esteja entupido ou não porque não sei como é o uso dele se foi usado aditivo correto e ainda esteja usando. Uma coisa é certa, para quem não usa o aditivo eu já condeno de imediato o radiador que é de alumínio e impossível de não oxidar. Minha casa tinha um cano de alumínio e eu tinha que desentupir a cada ano e saia era muito coisa de dentro dele com apenas 50 cm de comprimento, então imagino um radiador sem uma proteção como não deve estar. E mais se usar o aditivo errado fica pior ainda.

Bem, aqui onde estou eu saberia se está entupido ou não, aliás digo tapado, porque entupido tem como desentupir e tapado já era. Na verdade eu tenho uma mangueira de 1 polegada constante por gravidade, e em um radiador limpo, fiz este teste no meu quando novo, eu coloco esta mangueira de um lado enrolada em um pano e a agua sai por completo do ouro lado. Sendo que em um que eu tinha, eu colocava a mangueira e não conseguia segurar a agua que voltava por não ter saida suficiente.
Outra dica, é que quando ele está tapado, a ventoinha arma e demora desarmar porque a agua não circula como devia para desarmar ela. Com um radiador normal ele em marcha lenta arma e fica armada um 1 minuto quando muito 1:20 minutos e desliga.


É, concordo, se não foi utilizado aditivo de "qualidade" ou se não se usava nada eu retiraria o radiador e tentaria olhar um pouco a colméia interna, se tivesse oxidada eu nem pensaria 2 vezes em trocar o radiador ou então fazer esse teste que você sugeriu com uma mangueira que eu fiz há muito tempo aqui em casa no meu pra ter certeza se precisaria trocar ou não.

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Tercyo Maia » 26 Ago 2013, 02:19

Almeidão escreveu:Se for radiador entupido só trocando ele mesmo. O problema é que o termo usado entupido está errado nestes caso, porque ali na agua não entra sujeira para entupir o que na verdade acontece é que o alumínio cria um zinabre e ele mesmo tapa e é impossível tirar este zinabre, mas digamos que alguém consiga fazer isto, bem onde o zinabre foi criado o alumínio que poderia der 1 mm de espessura passa a ter este 1mm menos o zinabre que vai sair ou seja muitos não estão vazando ainda porque o zinabre é que está tapando. Este zinabre é parecido aquele zinabre que as vezes você vê em cabos de bateria e certamente você vê que ele já está comido. Só há uma forma de não ter este zinabre é usando o aditivo correto antes dele formar, mas tem que ser o correto porque existem vários em auto peças que são piores que agua pura.

Quando digo que é impossível tirar o zinabre, é fácil expôr porque. Nas aletas onde passa a agua, não passa um estilete quando limpo, então lhe pergunto. Como limpar então?

Eu continuo afirmando que esta peça é impossível reparar e nem vale apena tentar já que você consegue comprar um, por R$ 200,00 e se quiser vida longa a ele, aditivo certo quando novo.

NOTA, há outros problemas que faz o carro esquentar, não vai comprar radiador sem antes saber. Digo isto para aqueles que já testarom o carro sem válvulas e tem certeza que não há vazamentos e mais certo ainda que a junta não esteja queimada.

Almeidão, meu sonho era encontrar um radiador nesse preço 200,00 aqui na minha cidade hehehe

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 26 Ago 2013, 16:39

É? e você acha que minha cidade tem?, eu moro na cidade mais cara do mundo, onde a gasolina é 3 reais e o álcool 2,50 kakakkakka. Mas damos jeito, brigamos e arrumamos preços. Bem, aprendi algo que desconto de 5% pagamento avista não precisa nem me oferecer e descobrir também que para os possíveis compradores sempre tem descontos maiores e principalmente ai pelos dias 25 de cada mês.

achei este e tem mais barato e mais caro e não é para você comprar porque nem conheço esta marca, mas que existe, existe. Detalhe, cambio manual, automático não tenho ideia de preço.


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -usado-_JM]
Imagem

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Tercyo Maia » 26 Ago 2013, 16:56

Aqui na minha cidade a gasolina é 3,09 kkkkkkkkkk
o meu carro é manual, esse radiador que vc mostrou é usado, acho que talvez não compense comprar né?
mas mesmo assim muito obrigado pela atenção!!

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 04 Nov 2013, 10:01

Bom dia pessoal, tenho um vectra GLS 98/99 e eu relatar abaixo parte da minha novela com o carro.
Estava baixando o nível de água misteriosamente até que ferveu no trânsito de SP. O mecânico identificou vazamento nos selos do motor. Substituídos e problema resolvido.
Duas semanas depois, volta a baixar o nível do motor e nada de achar, fui andando assim por um tempo, completando o nível, até que indo pro RJ ele subiu rápido a temperatura, desliguei antes que chegasse no vermelho e identifiquei que era um tubo plástico que fica embaixo do coletor de admissão. Trocado e problema resolvido. Uma semana depois, nivel baixando novamente, começaram a aparecer borras de óleo no reservatório de água e achei um vazamento nas mangueiras do ar quente. Foi trocada a junta do cabeçote, a válvula do ar quente e a bomba de água. De lá pra cá o nível de água está estático, porém as marcações de temperatura estão me enlouquecendo.
Ao retornar da oficina pra troca da junta do cabeçote, verifiquei que o ar não gelava, levei no técnico aqui da cidade e ele verificou que estava sem gás, mas não havia vazamentos. Feita a recarga e ar gelando muito. Daí comecei a reparar que a 2ª velocidade das ventoinhas não entravam com o AR LIGADO. Trocado o pressostato e parece que está OK agora.
Mas as marcações de temperatura continuam me incomodando, com o carro na estrada (média de 100km/h) e AR DESLIGADO, a temperatura oscila entre 80 e 87 graus. Com o carro na cidade, e AR DESLIGADO, a temperatura fica em 90 graus direto, as vezes baixa pra uns 83 graus e sobe de novo pra 90 graus.
Com o AR LIGADO, independente de estar na cidade ou na estrada, em baixa ou alta velocidade, a temperatura fica em 90 graus direto, as vezes sobe pra 93, 94 graus, quando pego uma subida ou coisa assim, daí baixa pra uns 83 de novo, mas logo volta pra 90 graus. É normal que ela fique alta assim (90 graus) com o ar ligado,mesmo na estrada? Pode ser pane em algum relé? (o primeiro relé ao lado dos dois fusíveis que ficam naquela caixa de relés à frente da bateria está com o conector um pouco derretido, mas está fechando contato normal).
Sempre que desligo o carro, a ventoinha para, aí com o carro desligado, uns 2 minutos depois de o carro ter sido desligado ela liga e fica rodando cerca de 10 minutos e desarma. Quando a temperatura dele tá alta, acima de 85 graus e paro com ele no posto pra por GNV por exemplo, ao desligar ele fica com a ventoinha ligada e quando ligo o carro (cerca de 5 minutos após ter desligado), a temperatura sobe lá pra perto dos 100 graus e independente de ter ligado ou não o ar condicionado, o 2º estágio das ventoinhas entra imediatamente e a temperatura baixa pra 83 graus em menos de um minuto e volta pras condições a seguir: com o carro na estrada (média de 100km/h) e AR DESLIGADO, a temperatura oscila entre 80 e 87 graus. Com o carro na cidade, e AR DESLIGADO, a temperatura fica em 90 graus direto, as vezes baixa pra uns 83 graus e sobe de novo pra 90 graus.
Com o AR LIGADO, independente de estar na cidade ou na estrada, em baixa ou alta velocidade, a temperatura fica em 90 graus direto, as vezes sobe pra 93, 94 graus, quando pego uma subida ou coisa assim, daí baixa pra uns 83 de novo, mas logo volta pra 90 graus.
To desconfiado de ser pane ou na válvula termostática e/ou no sensor de temperatura.
O radiador foi limpo no fim do ano passado, quando foi trocada a junta do cabeçote, troquei também o reservatório de expansão e coloquei aditivo RADFLU azul no sistema de água do motor.
Agradeço desde já a todos.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Arquiteto » 04 Nov 2013, 11:09

esta parte este meio fora dos padroes ...

Quando a temperatura dele tá alta, acima de 85 graus e paro com ele no posto pra por GNV por exemplo, ao desligar ele fica com a ventoinha ligada e quando ligo o carro (cerca de 5 minutos após ter desligado), a temperatura sobe lá pra perto dos 100 graus e independente de ter ligado ou não o ar condicionado, o 2º estágio das ventoinhas entra imediatamente e a temperatura baixa pra 83 graus em menos de um minuto


vc pode trocar o sensor de temperatura do painel e o cebolão ...

seu ar quente esta funcionando ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 04 Nov 2013, 12:16

Esta temperatura na cidade onde ele fica 90 e baixa ara 83 e logo vai pra 90 e baixa outra vez, quer dizer que seu sistema está funcionando bem. Ou seja sobe porque não tem ar frontal e arma a ventuinha e ele desce até os 83 e logo desliga a ventuinha e começará a subir outra vez e ficará assim o dia inteiro dentro da cidade. Na estrada está crítico, se estiver em subida tipo Rio/Petrópolis com o ar ligado estando ele normal não chegará nos 94. E sem ar, chega no máximo 90.
Em estrada livre ele não pode passar de 82 com esta velocidade que voce indicou, terá que varias entre 80 e 82.

Em qualquer situação, estando ela baixa digamos em 82 e voce parar por um quebra molas por exemplo ou entra em um posto de gasolina, imediatamente ela sobe para os 88 a 90 e ligará a ventuinha e vai trazer ela lá para os 82 novamente.

Como voce informa que furou um tampão, certamente seu radiador está sujo e para voce ter esta temperatura que estou lhe falando, só trocando ele e se voce for trocar, use um aditivo apropriado de informações de alguem que usa e que seja realmente confiável. Eu uso Havoline Long Life e recomento este. ESTA PEÇA NÃO TEM COMO LIMPAR, SE ALGUEM DISSER ISTO PRA TI, NÃO ACREDITE. Tem várias marcas boas tipo Visconde é uma dela e tem os originais que pode ser Visconde, Delphi e outras.

Lembro que o aditivo não vai baixar sua temperatura, ele somente vai prolongar a vida util do sistema e com isto a vida util do seu motor.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 04 Nov 2013, 12:50

Arquiteto escreveu:esta parte este meio fora dos padroes ...

Quando a temperatura dele tá alta, acima de 85 graus e paro com ele no posto pra por GNV por exemplo, ao desligar ele fica com a ventoinha ligada e quando ligo o carro (cerca de 5 minutos após ter desligado), a temperatura sobe lá pra perto dos 100 graus e independente de ter ligado ou não o ar condicionado, o 2º estágio das ventoinhas entra imediatamente e a temperatura baixa pra 83 graus em menos de um minuto


vc pode trocar o sensor de temperatura do painel e o cebolão ...

seu ar quente esta funcionando ?

O ar quente está funcionando perfeitamente amigo, a válvula do ar quente é nova e o ar quente funciona tranquilo. Só mesmo essa subida de temperatura que ele tem com o motor desligado que não me entra na cabeça.

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 04 Nov 2013, 12:53

Almeidão escreveu:Esta temperatura na cidade onde ele fica 90 e baixa ara 83 e logo vai pra 90 e baixa outra vez, quer dizer que seu sistema está funcionando bem. Ou seja sobe porque não tem ar frontal e arma a ventuinha e ele desce até os 83 e logo desliga a ventuinha e começará a subir outra vez e ficará assim o dia inteiro dentro da cidade. Na estrada está crítico, se estiver em subida tipo Rio/Petrópolis com o ar ligado estando ele normal não chegará nos 94. E sem ar, chega no máximo 90.
Em estrada livre ele não pode passar de 82 com esta velocidade que voce indicou, terá que varias entre 80 e 82.

Em qualquer situação, estando ela baixa digamos em 82 e voce parar por um quebra molas por exemplo ou entra em um posto de gasolina, imediatamente ela sobe para os 88 a 90 e ligará a ventuinha e vai trazer ela lá para os 82 novamente.

Como voce informa que furou um tampão, certamente seu radiador está sujo e para voce ter esta temperatura que estou lhe falando, só trocando ele e se voce for trocar, use um aditivo apropriado de informações de alguem que usa e que seja realmente confiável. Eu uso Havoline Long Life e recomento este. ESTA PEÇA NÃO TEM COMO LIMPAR, SE ALGUEM DISSER ISTO PRA TI, NÃO ACREDITE. Tem várias marcas boas tipo Visconde é uma dela e tem os originais que pode ser Visconde, Delphi e outras.

Lembro que o aditivo não vai baixar sua temperatura, ele somente vai prolongar a vida util do sistema e com isto a vida util do seu motor.

Sds

Entendido Almeidão, vou providenciar a substituição do radiador, porém lhe pergunto se há algum motivo aparente para esse subida de temperatura com o motor desligado e se preciso trocar só o radiador ou alguma outra peça.
Agradeço desde já pela atenção.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 04 Nov 2013, 13:44

Eu acho que voce precisa fazer um teste melhor na estrada para que possamos ter certeza sobre a temperatura. Esta subida repentina de temperatura é tolerável quando ela baixa também no momento certo.

Vou te dar um exemplo como deve ser feito este teste e voce procura uma estrada parecida. Tipo Rodovia Ayrton Senna, ali não tem subidas e tem como andar livre. Ande nela ou estrada parecida sem ninguem na sua frente, ali ela deve ficar para estar boa algo de 80 graus no máximo 82. Faça este teste com ar e sem ar pelo menos uma meia hora, lembrando que não pode ter subidas e nem carros na sua frente como obstaculo e procura uma velocidade constante.

Sobre a temperatua com o carro parado, uns fala para ti que isto é normal mas não diz o motivo porque todos acham que tudo que ele tem é normal. MAS NESTE CASO É NORMAL MESMO e vai a explicação. Na verdade seu carro nunca está em 80º na estrada mesmo que no painel esteja marcando 80º. Quando voce está ai algo de 100 km por hora, a bomba dágua aumenta a pressão em digamos 80% e a agua gira mais rápido quando o sistema está perfeito ou seja não entupido e neste caso a agua nem mais está esfriando o motor, na verdade o motor que está esquentando agua porque passa tão rápido que nem consegue aproveitar o quão frio ela esteja. Então na verdade seu carro está com uma temperatura bem mais elevada, mas como a agua que passa ali passa rápido e não consegue a temperatura alta que está o motor, e ao passar pelo sensor que está na saida dela para o radiador certamente vai mostrar o grau que ele sente naquele momento que é a agua rápida passando. No entanto, quando voce para e desliga o carro, o motor vai elevar aquela agua e a temperatura sobe nas alturas, por isto que as vezes chegamos em 80º e paramos em um semafaro e logo ele vai lá para 90. Bem, se ele mostra 82 e está bem alem, imagina uns que mostra 90.

Não é normal andar livre acima de 82, o resto parece certo nas suas informações. Mas faça este teste que lhe falei e posta aqui por favor.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 04 Nov 2013, 14:07

Pode deixar Almeidão, viajo com frequência pela Ayrton Sena, umas 2x por mês, mas vou viajar a trabalho e o carro vai ficar parado aqui. Todos os dias pego a Via Dutra pra ir trabalhar e voltar pra casa, ela tem o trânsito um pouco mais carregado, mas hoje devo ir mais tarde, quando ela tá bem vazia, vou fazer uns testes e te passo os resultados. Sobre o aquecimento instantâneo, imaginei o seguinte: O motor fica quente, principalmente próximo às câmaras de combustão. Quando desligo o motor, a água fica parada em contato com essas superfícies quentes e não circula logicamente, pois a bomba dágua está parada. Ao ligar o carro alguns minutos depois, o calor do motor já aqueceu a água que estava parada dentro do motor. Com a bomba girando, a água muito quente que estava no motor passa pelo sensor de temperatura e faz com que ele indique essa altíssima temperatura que chega a atingir 100 graus no meu caso. Por outro lado, a ventoinha ficou ligada com o carro desligado, logo a água que estava parada dentro do radiador foi resfriada por ela até uma temperatura bem baixa. Quando ligo o carro a bomba joga aquela agua quentíssima que passou pelo sensor para dentro do radiador e aquela fresquinha que estava no radiador vai pra dentro do motor, passa rapidamente pelo sensor e faz com que a temperatura baixe tão rapidamente quanto subiu. Acho que é mais ou menos isso, estou certo? Hoje à noite te passo os dados coletados durante o teste.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 04 Nov 2013, 16:50

É parecido a isto sobre aquecer, mas não é só a agua não ele aquece por inteiro mesmo e não se esqueça que ali onde explode que é em cima dos pistões alcança mas de 800º quando em funcionamento, então não podemos contar com a sorte.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por Ju_Bueno » 04 Nov 2013, 16:53

nilsondaceh escreveu:O motor fica quente, principalmente próximo às câmaras de combustão. Quando desligo o motor, a água fica parada em contato com essas superfícies quentes e não circula logicamente, pois a bomba dágua está parada. Ao ligar o carro alguns minutos depois, o calor do motor já aqueceu a água que estava parada dentro do motor. Com a bomba girando, a água muito quente que estava no motor passa pelo sensor de temperatura e faz com que ele indique essa altíssima temperatura que chega a atingir 100 graus no meu caso. Por outro lado, a ventoinha ficou ligada com o carro desligado, logo a água que estava parada dentro do radiador foi resfriada por ela até uma temperatura bem baixa. Quando ligo o carro a bomba joga aquela agua quentíssima que passou pelo sensor para dentro do radiador e aquela fresquinha que estava no radiador vai pra dentro do motor, passa rapidamente pelo sensor e faz com que a temperatura baixe tão rapidamente quanto subiu.

Já notei que isso acontece no meu também - exceto a ventoinha ficar ligado ao desligar o carro (acho que é o normal no Vectra A). Ao meu ver, vc descreveu e explicou exatamente o que acontece. Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 04 Nov 2013, 20:47

Atualizando algumas informações verificadas agora à noite:
- Trecho do trabalho até a entrada da rodovia Pres Dutra: ar condicionado ligado com o motor totalmente frio e percurso de aproximadamente 4 km em cidade que durou cerca de 9 minutos, temperatura no painel de 79 graus ao acessar a rodovia;
- Trecho de cinco minutos na rodovia à 110km/h com o ar ligado, temperatura estática em 80 graus, sem nenhuma oscilação;
- Trecho de 1 km percorrido em velocidade abaixo de 10 km/h e tempo de aproximadamente 11 minutos, temperatura de 80 graus nos primeiros 5 minutos, depois subiu para 88 graus e estabilizou, tudo com o ar ligado.
- Trecho pós obra de 5 minutos percorrido à 110km/h e temperatura estabilizada em 88 graus com o ar ligado;
- Parada para abastecimento de GNV, motor desligado com temperatura em 85 graus e ligado 7 minutos depois com temperatura de 91 graus, ventoinha armou o segundo estágio logo após ligar o carro e antes de eu ligar o ar condicionado. O ar foi ligado e a ventoinha permaneceu ligada até cair pra 83 graus com o ar ligado, após ficou só o primeiro estágio.
- Trecho urbano de 3 minutos feito com temperatura à 88 graus com ar ligado;
- Trecho de 7 minutos em estrada à 80km/h e temperatura em 88 graus com o ar ligado.
- Parada de 20 minutos com motor desligado à 90 graus;
- Motor ligado com temperatura em 84 graus;
- Trecho urbano feito com ar desligado e temperatura oscilando entre 85 e 90 graus.

Contudo, ontem fiz um trecho de 1h 20min de viagem em que, com o ar ligado a temperatura oscilava entre 92 e 87 graus, isso à 110 km/h em média. Com o ar desligado ela oscilava entre 87 e 80 graus.

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 05 Nov 2013, 08:07

Atualizando:
Deslocamento hoje pela manhã, de casa para o trabalho, sendo:
- Trecho urbano com motor frio, temperatura máxima de 80 graus;
- Trecho de 20km na Rodovia Pres Dutra, feito à 110km/h e temperatura de 80 graus constante;
- Trecho urbano com temperatura inicial em 80 graus ao sair da rodovia e subindo para 90 após 1 minuto rodando no trecho urbano.
*OBS: todo o percurso feito com o AR DESLIGADO.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 05 Nov 2013, 09:38

Não estou vendo diferença nehuma nele a não ser o segundo estágio ligando com o ar desligado. Isto pode ser, que o cebolão esteja estragando o segundo estágio (se é que seu carro tem esta peça). Veja bem pode ser não é certo, o que voce deve observar se isto vai permanecer. Caso ele tenha esta peça e estiver estragando, ele certamente um destes dias vai começar a armar mais cedo ainda até chegar o momento de não armar mais. Bem, isto não vale para o ar ligado que ele pode armar a qualquer momento mesmo antes de atingir a temperatura acima dos 90.

Outra coisa, se voce for trocar este sensor, compre igual, não vai na onda de que outro daria certo. Ele tem um numero e deve ser seguido e se for original, siga a cor do plástico que nele tem.

O resto está perfeito
Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 05 Nov 2013, 09:44

Beleza meu amigo, agradeço a presteza em me ajudar. Uma última dúvida: Na estrada com o ar ligado, é normal ele ficar acima de 82 graus ou em estrada livre ele tem que oscilar entre 80 e 82 graus, estando o ar ligado ou desligado?
Pergunto isso porque sendo leigo no assunto imagino que, com o ar ligado o carro deveria ficar mais frio, pois a ventoinha fica com o primeiro estágio ligado sempre.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvidas sobre temperatura.

por Almeidão » 05 Nov 2013, 10:37

Nada disto, quando o ar está ligado, as ventuinhas estão para tirar calor do radiador do ar que esquenta pra caramba e mais, por não ter uma redução ou seja o ar é ligado direto na polia principal e com isto o motor fica bem mais pesado. Esta redução que digo é não tem uma caixa de velocidades tipo o cambio para amenizar a força.
Então, quando o ar está ligado, praticamente as ventuinhas em baixa são para ele e deixando o segundo estágio para o motor.
Porem quando nas estradas, as ventuinhas mesmo ligadas~e em baixa, não faz o menor efeito já que o ar frontal é maior e ainda mais fresco, ou seja direto. Nas ruas, a ventuinha empurra o ar que está quente para trás e a de trás puxa o ar quente para dentro, este processo faz com que a temperatura fique maior que nas estradas que está sempre entrando ar direto e ainda que ele passe entre os radiadores quentes, porem vem mais fresco.
Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Dúvidas sobre temperatura.

por nilsondaceh » 05 Nov 2013, 18:03

Então mesmo na estrada, se o ar estiver ligado é normal a temperatura no painel estar mais alta, certo?

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 233 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 19:24