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Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

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isaaccastanha
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por isaaccastanha » 31 Jan 2018, 09:59

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
isaaccastanha escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, peço desculpas por não ler todas as mensagens para procurar a resposta desejada. Se alguém puder me tirar uma dúvida eu agradeço.

A Ventoinha do meu Vectra ficava ligada toda hora, desde que ligava a chave, quando chovia muito e ficava com o ar frio, limpador de para-brisas e farois. Tudo isso impactava na sobrecarga do comutador que esquentava demais e saia fumaça.
Ontem troquei o sensor do radiador que não é o original, é um de dois plugs 92/87. Quando ligo a chave a ventoinha liga junto, quando o carro pega na partida ela para e aciona e desliga no momento certo.

Tenho algumas dúvidas:
1° É normal ligar a ventoinha quando ligo a chave? mesmo com o motor frio?
2° Existe alguma ordem que os fios devem ser ligados nessa adaptação de 3 para 2 pinos? (no meu caso um fio esta de fora)
3° Essa adaptação compromete o uso do ar condicionado?


1 - não é normal a ventoinha ligar ao ligar a chave, só se o ar tiver ligado que ela liga, caso contrário só no tempo dela.
2 - Sim, um dos fios é o segundo estágio, outro é o primeiro.
3 - sim, compromete e muito, se você ligar o fio do segundo estágio e deixar o outro de fora, ao ser acionada pelo ar e ficar acionada direto o relê não aguenta, derrete o local e você fica sem ventoinhas. Se você ligar o da baixa, o carro sem ar ficará normal, mas ao ligar o ar a temperatura sobe além do normal e talvez antes de estragar o motor, pode estourar uma mangueira do ar que com certeza aumentará a pressão e não tendo flexibilidade, vai estourar. $$$$$$$$$$$$$$$$ mecânico ficará feliz

O seu carro deve usar um cebolão ou sensor MTE 760 ou MTE 763m o que for mais fácil pra você. Qualquer outro que não seja este, comprometerá o motor dele.
Ventoinha ligada direto, como você disse antes, já é o sintoma que queimou o sensor, e quando isto acontecer deve ser trocado imediatamente para não ter um prejuízo maior. Sobre o uso do sensor que você usa hoje, é uma economia burra, porque deixas de gastar de um lado para aumentar os gastos com o motor depois, mais $$$$$$$$$$$ jogado fora.


Olá Almeidão, obrigado pelas dicas. Vou trocar o Cebolão para o correto, mas terei que trocar também o conector, pois provavelmente o antigo dono fez essa adaptação e eliminou o conector.

Uma pergunta fora do assunto: Alguém tem algum tutorial de como trocar o kit reparo da caixa de direção? Tenho coragem pra fazer, só tenho medo de fazer algo errado. Esse é um conhecimento que as pessoas não passam com facilidade.

Obrigado parceiros.

Tuliormaia
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Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Tuliormaia » 31 Jan 2018, 11:29

Pessoal bom dia.
Meu vectra não tem cebolao no radiador nem chicote para mesma, mas a temperatura normal não passa do meio, e um vectra 99 gl alguém saber me dizer se é isso mesmo? Ou tá faltando?

Almeidão
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 31 Jan 2018, 15:46

isaaccastanha escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
isaaccastanha escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, peço desculpas por não ler todas as mensagens para procurar a resposta desejada. Se alguém puder me tirar uma dúvida eu agradeço.

A Ventoinha do meu Vectra ficava ligada toda hora, desde que ligava a chave, quando chovia muito e ficava com o ar frio, limpador de para-brisas e farois. Tudo isso impactava na sobrecarga do comutador que esquentava demais e saia fumaça.
Ontem troquei o sensor do radiador que não é o original, é um de dois plugs 92/87. Quando ligo a chave a ventoinha liga junto, quando o carro pega na partida ela para e aciona e desliga no momento certo.

Tenho algumas dúvidas:
1° É normal ligar a ventoinha quando ligo a chave? mesmo com o motor frio?
2° Existe alguma ordem que os fios devem ser ligados nessa adaptação de 3 para 2 pinos? (no meu caso um fio esta de fora)
3° Essa adaptação compromete o uso do ar condicionado?


1 - não é normal a ventoinha ligar ao ligar a chave, só se o ar tiver ligado que ela liga, caso contrário só no tempo dela.
2 - Sim, um dos fios é o segundo estágio, outro é o primeiro.
3 - sim, compromete e muito, se você ligar o fio do segundo estágio e deixar o outro de fora, ao ser acionada pelo ar e ficar acionada direto o relê não aguenta, derrete o local e você fica sem ventoinhas. Se você ligar o da baixa, o carro sem ar ficará normal, mas ao ligar o ar a temperatura sobe além do normal e talvez antes de estragar o motor, pode estourar uma mangueira do ar que com certeza aumentará a pressão e não tendo flexibilidade, vai estourar. $$$$$$$$$$$$$$$$ mecânico ficará feliz

O seu carro deve usar um cebolão ou sensor MTE 760 ou MTE 763m o que for mais fácil pra você. Qualquer outro que não seja este, comprometerá o motor dele.
Ventoinha ligada direto, como você disse antes, já é o sintoma que queimou o sensor, e quando isto acontecer deve ser trocado imediatamente para não ter um prejuízo maior. Sobre o uso do sensor que você usa hoje, é uma economia burra, porque deixas de gastar de um lado para aumentar os gastos com o motor depois, mais $$$$$$$$$$$ jogado fora.


Olá Almeidão, obrigado pelas dicas. Vou trocar o Cebolão para o correto, mas terei que trocar também o conector, pois provavelmente o antigo dono fez essa adaptação e eliminou o conector.

Uma pergunta fora do assunto: Alguém tem algum tutorial de como trocar o kit reparo da caixa de direção? Tenho coragem pra fazer, só tenho medo de fazer algo errado. Esse é um conhecimento que as pessoas não passam com facilidade.

Obrigado parceiros.


Andes de mais nada, tirar a caixa fora que é dose, é preciso descer o agregado. Acho que o mais complicado é tirar ela fora mesmo.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por isaaccastanha » 31 Jan 2018, 16:20

:61:

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 31 Jan 2018, 16:27

Tuliormaia escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal bom dia.
Meu vectra não tem cebolao no radiador nem chicote para mesma, mas a temperatura normal não passa do meio, e um vectra 99 gl alguém saber me dizer se é isso mesmo? Ou tá faltando?

Os 99 já não vinham com cebolão - é tudo (painel e ventoinhas) controlado pelo sensor que fica no corpo da termostática.
E se não passa do meio está ótimo.

Obs: só não pode ficar travado no mesmo lugar. Tem sempre que oscilar um pouco - mais ou menos entre 1/4 e 1/2 da escala, que seria uns 80° a 90°.
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Vectra b

por Victorhenrikef » 11 Fev 2018, 17:09

Boa tarde galera. Sou novo aqui no grupo, queria q vcs me tirassem uma dúvida. Estou reformando meu vectra e estou trabalhando na parte elétrica, e hj vi q no meu radiador tem dois sensores, tem o cebolao e tem um outro menor em cima, de 2 vias. No de vcs é assim tbm? A ligação dele ta estranha. O antigo dono dele só fez gambiarra, to tentando arrumar aos poucos. Será q vcs poderiam me ajudar? O meu é um vectra cd 97

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 12 Fev 2018, 06:23

Postagem movida para tópico apropriado.

Victor, parece que alguns Vectra B (talvez os primeiros fabricados) utilizam 2 cebolões, assim como o Vectra A. O de 2 pólos comanda apenas o primeiro estágio da ventoinha. Já o segundo, de 3, comanda o funcionamento delas com o uso do ar condicionado. Se quiser, você pode usar apena 1 cebolão de 3 pólos. Use ele em cima deixando um tampão no debaixo, ou mesmo um desses cebolões que vc já tem, mas desligado.

Quanto à ligação, não entendo nada. O Almeidão pode te ajudar...
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 12 Fev 2018, 19:04

Na verdade este segundo cebolão do Vectra B ou de alguns mais antigos, é só para desligar o ar condicionado caso o carro aqueça demais e sendo assim achavam se que poderia proteger o motor. Enganos de uns engenheiros que foi corrigido depois usando um duplo funcional que é idêntico ao MTE 763, neste caso pose se usar também o 760 que muda muito pouco, óbvio que precisa mudar o conector que está ai um retangular e passar a usar um redondo. Ao fazer esta mudança, basta desconectar o que está sozinho ou até mesmo deixar ele ligado, mas usar um MTE 763 ou 760 é necessário para dar mais vida ao motor.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Flavio Nascimento » 22 Ago 2018, 07:47

Almeidão

Você é o cara, tudo que diz tem fundamento. Eu estou passando pelo mesmo problema que o autor do tópico, em rodovias meu carro chega a 100 graus. Percebi que ele está com pequeno vazamento no radiador, vou substituí-lo e estou confiante que vou resolver também o problema de aquecimento em rodovias só com a troca do radiador.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Ago 2018, 11:21

Flavio Nascimento escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão

Você é o cara, tudo que diz tem fundamento. Eu estou passando pelo mesmo problema que o autor do tópico, em rodovias meu carro chega a 100 graus. Percebi que ele está com pequeno vazamento no radiador, vou substituí-lo e estou confiante que vou resolver também o problema de aquecimento em rodovias só com a troca do radiador.


Muito importante comprar o radiador certo, o do Vectra é palheta e tem uns chineses vendendo uns de tubo, não compre de tubo de forma nenhuma. Com certeza, radiador novo, refil termostática MTE 211-82 nova, Cebolão MTE 763 ou 760 e 3 litros de Havoline Extended Life, vidro branco tampa laranja. Logo você virá aqui reclamar que o motor está frio demais.
Usando este aditivo e trocando a cada 2 anos, no máximo 3, você nunca mais estragará o radiador de dentro pra fora.
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Temperatura Vectra 2.0 16v

por Vecao97 » 22 Set 2018, 14:23

Ola,
Gostaria de tirar uma duvida referente a temperatura, meu VCD 1997 2.0 16v, está sem válvula termostática, a temperatura no painel fica assim, andando sem forçar motor no máximo 3 mil RPM, a temperatura fica oscilando entre 90 graus quando arma a ventoinha, e 85 graus ao desarmar, se forço o giro do motor elevando ate os 6,5 mil RPM mantendo um pouco essa rotação, a temperatura vai até os 92~93 graus no painel por ai, e depois de uns KM andando em baixo giro de novo em 3 mil RPM a temperatura vai descendo ate atingir 85 graus. É normal o Vectra passar do meio a temperatura?

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Temperatura Vectra 2.0 16v

por chirola » 22 Set 2018, 18:24

tenho um vcd 97 2.0 16v ele nao chega aos 90 agora 6000 giros ???? a menos de 3mil esta andando acima de 120 kmh se nao lembro a 140 apenas velisca os 3mil giro.
mais nao deveria pasar de 90 mesmo forçando um pouco ele o meu carro as veces do umas puxadas mais nao chega a 90 arma as 2as ventoinhas antes e mantem em aprox 87 graus

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Eliomarpacheco » 25 Set 2018, 21:04

Flavio Nascimento escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão amigos, boa noite.

Você é o cara, tudo que diz tem fundamento. Eu estou passando pelo mesmo problema que o autor do tópico, em rodovias meu carro chega a 100 graus. Percebi que ele está com pequeno vazamento no radiador, vou substituí-lo e estou confiante que vou resolver também o problema de aquecimento em rodovias só com a troca do radiador.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Eliomarpacheco » 25 Set 2018, 21:12

Boa noite, amigos. Sou o Pacheco de SP e estou necessitando da ajuda dos caros. Tenho um Vectra GL 2.2 8v 98/99 e peguei estrada essa semana e o carro do nada chegou 100 graus e tive que parar. Acionei o seguro e levei para o mecânico. Ele me disse que foi problema com a ventoinha. Mas acho que o problema não foi sanado, já que quando ligo o ar-condicionado em dias quentes e com o carro parado a temperatura vai a quase 100. Alguém pode me ajudar do que pode está acontecendo?

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Eliomarpacheco » 25 Set 2018, 21:15

Estou pensando em trocar o radiador, a válvula termostática,bomba d'água e queria saber qual é a marca recomendada para esses itens.

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 26 Set 2018, 08:38

Radiador pode usar um Visconde - não é o original mas é de boa qualidade. Apenas se certifique de que ele seja de alumínio brasado (galerias achatadas) e não alumínio expandido (tubos redondos).

Válvula termostática pode ser MTE, Whaler... o importante é ser de 82°.

Bomba d'água existem várias - Urba, Nakata, Shadek... mas não existe unanimidade quanto à elas: uns gostam de uma e não das outras e vice-versa.

Mas antes de você trocar tudo isso, já se certificou de que as ventoinhas realmente estão armando e na temperatura correta? Se você ler um pouco desse tópico já irá ter uma boa noção de como pode verificar isso e conferir no seu carro antes de sair trocando peças à toa. Na verdade trocar esses itens não é à toa, mas pode até acontecer de você trocá-los e não ser eles que estavam com mal funcionamento e o problema continuar.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 26 Set 2018, 09:00

Se o seu carro usa cebolão, é importante que você reveja isto também e se for use o MTE 763 ou 760, caso nçao seja cebolão, voce deve trocar o sensor de temperatura da central que é para o seu carro sendo MTE o 4051. Eu uso a termostática MTE 211-82, mas se for wahler e ter certeza que ela seja com 82º, pode ser ela porque é muito boa. E ao fazer isto, nçao esqueça e este eu recomento somente ele, Havloline Extended life, embalagem branca porque é concentrado.
Se o carro atinge 100 graus nas rodovias andando, nunca que o problema seja ventoinhas, neste caso ou é a termostática travada ou o radiador ruim e ainda a bomba com rotor corroído, mas se o rotor chegou neste ponto, com certeza ele não usa aditivo e ai o mais correto é trocar tudo mesmo.
Muita atenção com o que o Ju_Bueno disse sobre o radiador que tem que ser de palheta.

Caso o seu carro use dois cebolões, um é para o ar, este não é necessário mexer, eu comento do cebolão principal e se ele tiver conector quadrado ou retangular, minha dica é ainda trocar este conector por um redondo para usar um dos cebolões que eu indiquei. (É uma dica a qual eu faria)
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jonas caruso » 14 Dez 2018, 15:16

É, troquei meu sensor de temp. Pus um MTE4051 e continua aquecendo.
O que percebi é que a ativação das ventoinhas é normal até os 89º quando a ventoinha interna desarma.
Justamente quando deveria ligar em estagio 2.
Ai fica so a do A/C ligada em estagio 2 e a do radiador(interna) desliga e o carro aquece.
Se eu desligo o carro ela volta a ligar normal.
Luz de injeção ta acendendo.
Vá de Vectra!
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 14 Dez 2018, 19:04

Nesses casos em que fica apenas uma ventoinha funcionando, geralmente há algum problema com relé. Só não sei lhe dizer qual deles verificar...
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Dez 2018, 07:54

jonas caruso escreveu:Fuente del Mensaje É, troquei meu sensor de temp. Pus um MTE4051 e continua aquecendo.
O que percebi é que a ativação das ventoinhas é normal até os 89º quando a ventoinha interna desarma.
Justamente quando deveria ligar em estagio 2.
Ai fica so a do A/C ligada em estagio 2 e a do radiador(interna) desliga e o carro aquece.
Se eu desligo o carro ela volta a ligar normal.
Luz de injeção ta acendendo.


Seu carro usa cebolão no radiador? Bem, vejo um 98/99 e uns destes as vezes tinha, por isto a pergunta

Quando o carro funciona somente uma ventoinha, o problema está na parte elétrica, pode ser o cebolão se tiver, pode ser nos relês, são 3 que trabalham para isto, pode ser nos contatos onde os relês estão, neste caso derretido por excesso de calor, normalmente este excesso é quando estraga o primeiro estágio e passa a funcionar o segundo direto e por falta de conhecimento o proprietário não percebe ai o alojamento dos relês que não suporta este funcionamento direto vão pro saco.
Se for cebolão, tem uma forma mais fácil de testar isto, se for sensor 4051 já é mais difícil de testar para um que não tenha experiencia.

Sds
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