O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 24 Jul 2013, 20:04

Galera boa noite!!!!

No último carnaval fiz uma viagem de 280 km do Rj para MG...
Quando eu chagava aos 120/130 KM/h o carro aquecia e se mantinha aquecido até os 98, 99, 100ºC e quando eu reduzia a velocidade a temperatura caia gradativamente...

A 1 ano atrás troquei a valvula termostática (whaler, acho que é esse o nome da marca) fiz a limpeza quimica do radiador com aqueles produtos que se pede para deixar 15 min, troquei o cebolão por um MTE 760, e ao final acrescentei o aditivo paraflu...
Ah, a viagem toda de ida e volta eu estava sempre com o ar ligado. O meu carro também possui GNV...

Na cidade ele ta digamos que normal, chega aos 95, 96ºC e a temperatura cai...

Agora a pergunta é...
Por que esse aquecimento a 120 KM/h?

Meu vecão é um 97 GLS, 2.0, 8v

Aguardo respostas...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 25 Jul 2013, 19:11

Fica meio difícil informar para você o que realmente seja o problema, mas que ele está muito quente, sem dúvida que está. Eu não gosto de usar esta marca de termostática apesar que ela é uma marca muito boa, porem ela abre bem mais tarde que uma que eu gosto de usar. Outra coisa, se ela for com o grau errado, dará este problema.

Poderia falar que seu radiador está sujo, mas para isto precisa estar ele com todas as peças em perfeito funcionamento e de longe não conseguirei lhe ajudar. Posso tentar, e tentarei.

Bem, sobre temperatura, ele na estrada livre, digamos a noite que é melhor testar, ele não pode passar de 82 graus sem ar ligado. O meu não chega em 85 nas rodovias com ar ligado e sendo na rodovia não importa muito a temperatura ambiente. Ontem vim a noite por 2 horas e não saiu do 80.

O teste deve ser feito na Rodovia livre e para testar se o problema é válvula termostática, você precisará andar sem ela e testar, somente para testar nada de eliminar ela. Se ao tirar ela a temperatura ficar onde falei entre 82 e 80, é só trocar ela por outra e se o alojamento dela estiver perfeito, basta trocar o refil e sempre que comprar ela deve estar escrito +/- 82º, caso contrário não funciona perfeito, eu uso MTE série ouro e troco a cada 2 anos. O Refil custa algo de 50 a 70 reais.

Se seu carro não tem problemas no cabeçote e está perfeito porem andando sem a Termostática e ainda a temperatura estiver alta, então amigão só trocando o radiador mesmo porque certamente ele estará corroído por dentro e o zinabre já tapou as passagens dele.

Na rua com ar ligado, e as ventuinhas armando corretamente, digo correto quando arma primeiro estagio e segundo também, ele pode chegar em 92 a 95 e ele entra e leva ela lá para 85 quando desarma outra vez.

Sds
Imagem

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por HANK » 25 Jul 2013, 19:51

Então
Se o problema for so a válvula termostática, o sintoma é justamente o contrário do que THIAGO96/97 ta passando.
Pois a válvula termostática controla o fluxo da agua, após a mesma atingir uma temperatura no motor a válvula abre permitindo que agua quente do motor vá para o radiador e a agua fria (menos quente) venha do radiador para o motor controlando assim a temperatura.
Se a válvula termostática esta com problema, o mais comum é travar aberta (pois se travar fechada o motor ferve em menos de 1 km), quanto mais velocidade mais a temperatura baixa, pois a agua fica circulando direto, logo ela sempre fica fria pois sai do motor e entra no radiador e recebe o vento caindo a temperatura da agua.
O problema é que o motor ve que ele não esta funcionando na temperatura ideal (economia, potencia, etc.) dai ele aumenta a aceleração, quantidade de combustível para tentar chegar a temperatura ideal, mas nunca chega.
Concluindo que o problema ai se for válvula termostática a mesma esta travada, bem pouco semi abertar, permitindo uma circulação de agua entre o motor e o radiador, porém bem pouco, dai quando vc exige muito do motor, ela não libera todo o fluxo da agua, causando o aquecimento, dai tu precisa tirar o pé para o motor reduzir o ritmo, baixar um pouco a temperatura e com o tempo a agua vai reduzindo aos poucos temperatura do motor pois o fluxo dela do motor para o radiador e do radiador para o motor é pouco (insuficiente para o que o motor precisa).
PS: apenas uma dedução com base no que foi falado, faz um teste na VT (eu não sei como funciona a vt do Vectra para falar como testar)

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 26 Jul 2013, 00:01

Galera valeu pela dicas... tem tudo a ver, pois quando peguei meu carro a 4 anos atras fui descobrir depois de 3 anos que a VT tava ferrada... foi quando resolvi colocar uma nova... a que estava lá era da marca wahler, ai coloquei da mesma marca... Vou procurar aqui essa mte serie ouro que o almeidão falou...


Valeu galera!!!!!!!! :38: :38: :38: :38: :38: :38:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 26 Jul 2013, 07:45

KHAN escreveu:Então
Se o problema for so a válvula termostática, o sintoma é justamente o contrário do que THIAGO96/97 ta passando.
Pois a válvula termostática controla o fluxo da agua, após a mesma atingir uma temperatura no motor a válvula abre permitindo que agua quente do motor vá para o radiador e a agua fria (menos quente) venha do radiador para o motor controlando assim a temperatura.
Se a válvula termostática esta com problema, o mais comum é travar aberta (pois se travar fechada o motor ferve em menos de 1 km), quanto mais velocidade mais a temperatura baixa, pois a agua fica circulando direto, logo ela sempre fica fria pois sai do motor e entra no radiador e recebe o vento caindo a temperatura da agua.
O problema é que o motor ve que ele não esta funcionando na temperatura ideal (economia, potencia, etc.) dai ele aumenta a aceleração, quantidade de combustível para tentar chegar a temperatura ideal, mas nunca chega.
Concluindo que o problema ai se for válvula termostática a mesma esta travada, bem pouco semi abertar, permitindo uma circulação de agua entre o motor e o radiador, porém bem pouco, dai quando vc exige muito do motor, ela não libera todo o fluxo da agua, causando o aquecimento, dai tu precisa tirar o pé para o motor reduzir o ritmo, baixar um pouco a temperatura e com o tempo a agua vai reduzindo aos poucos temperatura do motor pois o fluxo dela do motor para o radiador e do radiador para o motor é pouco (insuficiente para o que o motor precisa).
PS: apenas uma dedução com base no que foi falado, faz um teste na VT (eu não sei como funciona a vt do Vectra para falar como testar)

Abraços


Mais ou menos isto, mas não totalmente. Na verdade dificilmente ela trava aberta eu diria que 99% trava fechada e só trava aberta que a mola quebrar que é algo quase impossível.
Outro detalhe, assim que a temperatura sai do azul ela abre e não fecha mais até esfriar, então ela não trabalha com efeito sanfona ou seja abriu fica aberta e o carro em funcionamento ela só fechará se estiver descendo uma ladeira muito longa e ele em quinta sem acelerar, ai a temperatura vai para o azul ou até menos e fecha ela. Bem isto se estiver usando a como grau correto do carro. Se o grau for mais pesado como uma de carro a álcool que funciona +/-92º e deve ter muitas destas por ai encalhadas e dá perfeitamente no Vectra, ai sim terás problemas porque determinado momento ela fechará e abrirá.

Isto também acontece quando o radiador está sujo, ou seja deteriorado porque a agua não circula o suficiente para refrigerar e dentro da cidade neste caso a ventoinha entra em funcionamento e fica ligada sempre ou mais tempo que o normal.
No caso da válvula fechada na cidade ela não arma nunca e se for válvula com grau elevado ela arma refresca algo e a válvula fechará elevando a temperatura cada vez mais para cima.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por JoãodoValle » 26 Jul 2013, 14:16

A minha já travou fechada, o prejuízo alguns já conhecem heheheheh, cabeçote pro beleleu

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 26 Jul 2013, 20:17

Galera olhei o meu sistema de arrefecimento hoje e verifiquei o seguinte:

1º) A água dentro do sistema acho que estava boa ainda pois ainda tinha uma certa "viscosidade", não é bem essa a palavra, mas tipo, quando essa água seca na mão parece que fica meio grudento... resumindo percebia-se que havia algo a mais que somente água...

2º) A VT visualmente estava inteira, ainda aparecendo na "tampinha" 82/97ºC...

3º) É da mesma marca da original GM, Wahler...

4º) Retirei toda a água do sistema e nao percebi nenhuma sujeira tipo pedacinhos de ferro ou algo parecido...


Bom, para desencargo de consciência comprei uma VT na GM... R$ 95,00 dilmas e 3 litros de aditivo R$ 90,00 dilmas...
Mas antes coloquei aquele produto da Bardal... Rad Clean... para limpeza em 7 dias... na próxima semana coloco a VT nova juntamente com a água desmineralizada e o aditivo original...

Mas não to confiante... pois minha VT estava inteira, tipo, to trocando 6 por meia dúzia...

Fui...

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por JoãodoValle » 27 Jul 2013, 10:00

Uma vez ouvi falar que se o seu sistema tiver vestigios de zinabre, ferrugem e oxidacao, principalmente os selos estouram tudo com esse produto de limpeza.

E 3 litros de aditivo? ta certo isso? O correto acho que eh 1 litro e agua desmineralizada ne nao?

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 27 Jul 2013, 14:22

Fala "BIZORRAO" blz?

Pois é, essa informação a respeito dos selos é real.
Já fiz essa limpeza no ano passado e não deu nada, to pagando pra ver...
Mas como o meu radiador é de certa forma "novo" (5 anos) e eu sempre utilizei aditivos no sistema de arrefecimento, vou pagar para ver... Sei que os selos não estão no radiador e sim no bloco, mas o fato de se ter um radiador com pouco uso acho que conta um bocado de pontos a meu favor...

"E 3 litros de aditivo? ta certo isso? O correto acho que eh 1 litro e agua desmineralizada ne nao?"

Até onde eu humildemente sei o sistema de a arrefecimento do vecão comporta 7 litros de liquidos... eu ainda ficarei devendo 1/2 litro de aditivo... se eu estiver errado alguém me corrija...

Aproveitando o papo...

QUAL SERIA O PROCEDIMENTO CASEIRO (EM CASA) MAIS CORRETO PARA A TROCA DA ÁGUA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO...

Aguardo respostas..

Valeu galera...

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por HANK » 27 Jul 2013, 20:49

Almeidão escreveu:Mais ou menos isto, mas não totalmente. Na verdade dificilmente ela trava aberta eu diria que 99% trava fechada e só
trava aberta que a mola quebrar que é algo quase impossível.
Outro detalhe, assim que a temperatura sai do azul ela abre e não fecha mais até esfriar, então ela não trabalha com efeito sanfona ou seja abriu fica aberta e o carro em funcionamento ela só fechará se estiver descendo uma ladeira muito longa e ele em quinta sem acelerar, ai a temperatura vai para o azul ou até menos e fecha ela. Bem isto se estiver usando a como grau correto do carro. Se o grau for mais pesado como uma de carro a álcool que funciona +/-92º e deve ter muitas destas por ai encalhadas e dá perfeitamente no Vectra, ai sim terás problemas porque determinado momento ela fechará e abrirá.

Isto também acontece quando o radiador está sujo, ou seja deteriorado porque a agua não circula o suficiente para refrigerar e dentro da cidade neste caso a ventoinha entra em funcionamento e fica ligada sempre ou mais tempo que o normal.
No caso da válvula fechada na cidade ela não arma nunca e se for válvula com grau elevado ela arma refresca algo e a válvula fechará elevando a temperatura cada vez mais para cima.

Hum

Então espera ai, tu falou uma coisa que não entendi.
O Vectra então não tem o controle eficaz da temperatura do motor?
Todos carros com IE tem uma temperatura ideal de funcionamento, Palio, AP, ford, etc.
A agua fica travada pela VT (válvula termostática) e quando passa dessa temperatura ideal (temperatura ideal = melhor temperatura para queima do ar, circulação de óleo, etc) ele abre e vai para radiador esfriar e entra agua nova mantendo a temperatura ideal, dai a VT so abre quando passar dessa temperatura. Sendo assim a VT abre e fecha diversar vezes, pois se baixar a temperatura o motor se torna beberrão pois tende a recuperar a temperatura ideal.
Na boa, se ta falando que o Vectra não tem isso? Que trem é esse? Que uma vez aberta a VT nunca mais fecha, dai a agua corre direto do motor para o radiador?
A respeito da ventoinha é normal acionar para baixar a temperatura do motor, o meu so aciona a ventoinha quando passa da metade do marcador de temperatura ou quando paro e desligo o motor.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 28 Jul 2013, 19:11

THIAGO96/97 escreveu:Galera olhei o meu sistema de arrefecimento hoje e verifiquei o seguinte:

1º) A água dentro do sistema acho que estava boa ainda pois ainda tinha uma certa "viscosidade", não é bem essa a palavra, mas tipo, quando essa água seca na mão parece que fica meio grudento... resumindo percebia-se que havia algo a mais que somente água...

2º) A VT visualmente estava inteira, ainda aparecendo na "tampinha" 82/97ºC...

3º) É da mesma marca da original GM, Wahler...

4º) Retirei toda a água do sistema e nao percebi nenhuma sujeira tipo pedacinhos de ferro ou algo parecido...


Bom, para desencargo de consciência comprei uma VT na GM... R$ 95,00 dilmas e 3 litros de aditivo R$ 90,00 dilmas...
Mas antes coloquei aquele produto da Bardal... Rad Clean... para limpeza em 7 dias... na próxima semana coloco a VT nova juntamente com a água desmineralizada e o aditivo original...

Mas não to confiante... pois minha VT estava inteira, tipo, to trocando 6 por meia dúzia...

Fui...


82/97? se for esta a real temperatura dela o seu carro só vai ficar quente e se voce colocou outra igual não mudará nada.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 28 Jul 2013, 19:29

KHAN escreveu:
Almeidão escreveu:Mais ou menos isto, mas não totalmente. Na verdade dificilmente ela trava aberta eu diria que 99% trava fechada e só
trava aberta que a mola quebrar que é algo quase impossível.
Outro detalhe, assim que a temperatura sai do azul ela abre e não fecha mais até esfriar, então ela não trabalha com efeito sanfona ou seja abriu fica aberta e o carro em funcionamento ela só fechará se estiver descendo uma ladeira muito longa e ele em quinta sem acelerar, ai a temperatura vai para o azul ou até menos e fecha ela. Bem isto se estiver usando a como grau correto do carro. Se o grau for mais pesado como uma de carro a álcool que funciona +/-92º e deve ter muitas destas por ai encalhadas e dá perfeitamente no Vectra, ai sim terás problemas porque determinado momento ela fechará e abrirá.

Isto também acontece quando o radiador está sujo, ou seja deteriorado porque a agua não circula o suficiente para refrigerar e dentro da cidade neste caso a ventoinha entra em funcionamento e fica ligada sempre ou mais tempo que o normal.
No caso da válvula fechada na cidade ela não arma nunca e se for válvula com grau elevado ela arma refresca algo e a válvula fechará elevando a temperatura cada vez mais para cima.

Hum

Então espera ai, tu falou uma coisa que não entendi.
O Vectra então não tem o controle eficaz da temperatura do motor?
Todos carros com IE tem uma temperatura ideal de funcionamento, Palio, AP, ford, etc.
A agua fica travada pela VT (válvula termostática) e quando passa dessa temperatura ideal (temperatura ideal = melhor temperatura para queima do ar, circulação de óleo, etc) ele abre e vai para radiador esfriar e entra agua nova mantendo a temperatura ideal, dai a VT so abre quando passar dessa temperatura. Sendo assim a VT abre e fecha diversar vezes, pois se baixar a temperatura o motor se torna beberrão pois tende a recuperar a temperatura ideal.
Na boa, se ta falando que o Vectra não tem isso? Que trem é esse? Que uma vez aberta a VT nunca mais fecha, dai a agua corre direto do motor para o radiador?
A respeito da ventoinha é normal acionar para baixar a temperatura do motor, o meu so aciona a ventoinha quando passa da metade do marcador de temperatura ou quando paro e desligo o motor.

Abraços


Todos carros quando saem da temperatura de aquecimento já está na temperatura ideal de funcionamento e no caso do Vectra a temperatura estará marcando 80 graus no painel. Bem, no painel é 80 lá no motor já é outra temperatura, afinal explode nas camaras com quase mil graus.
Valvula termostática abre e só fecha quando o carro esfria não tem nada disto de ir dosando não a não ser que ela for de carro a alcool porque ele precisa esquentar o gasolina não. Quer um exemplo? Tire sua valvula com o bico e coloque ela em uma panela com agua e ligue o fogo, a agua quente vai abrir ela. desligue o fogo e espere ela fechar e sinta a agua como está depois de fechada ok?
Agora seu carro está frio e com a valvula no local, ligue ele até a temperatura atingir 80º no painel e desligue, vai lá e solte uma mangueira e sinta como vai estar agua e olhe que a valvula já está aberta. Quando que seu carro fica com menos de 80º no painel para ela fechar?

Valvula termostática para o Vectra B é com +/- 82 graus, ou seja ela abre nesta temperatura se for 92 já terão problemas e se for 97 mais ainda. Na que eu indico está este numero nela 82 e nada mais que isto.
Imagem

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por HANK » 28 Jul 2013, 20:25

Almeidão escreveu:Todos carros quando saem da temperatura de aquecimento já está na temperatura ideal de funcionamento e no caso do Vectra a temperatura estará marcando 80 graus no painel. Bem, no painel é 80 lá no motor já é outra temperatura, afinal explode nas camaras com quase mil graus.
Valvula termostática abre e só fecha quando o carro esfria não tem nada disto de ir dosando não a não ser que ela for de carro a alcool porque ele precisa esquentar o gasolina não. Quer um exemplo? Tire sua valvula com o bico e coloque ela em uma panela com agua e ligue o fogo, a agua quente vai abrir ela. desligue o fogo e espere ela fechar e sinta a agua como está depois de fechada ok?
Agora seu carro está frio e com a valvula no local, ligue ele até a temperatura atingir 80º no painel e desligue, vai lá e solte uma mangueira e sinta como vai estar agua e olhe que a valvula já está aberta. Quando que seu carro fica com menos de 80º no painel para ela fechar?

Valvula termostática para o Vectra B é com +/- 82 graus, ou seja ela abre nesta temperatura se for 92 já terão problemas e se for 97 mais ainda. Na que eu indico está este numero nela 82 e nada mais que isto.

Hum

Então, em todos os carros eu aprendi que a VT fica fechada até atingir a temperatura ideal do motor e dai libera a agua para resfriar e depois voltar para o motor com uma temperatura baixa e a VT fecha novamente.
Já tive um Voyage AP preparado a álcool, um Palio 1.6 16v (com motor de brava) esse sofria com o calor, parava o carro, sentia o bafo quente vindo do motor, mas era normal dele, Kadet 1.8, e em todos eles, a função é aquela, reter a agua até chegar numa temperatura, de funcionamento ideal ( o óleo já ta circulando de boa, as peças já dilataram, o bloco já se aqueceu, etc.) após isso a VT libera a agua para resfria o no radiador, e quando a mesma resfria e vai para o motor a VT trava denovo para que a agua se aqueça novamente, levando assim o calor do motor para o radiador e refrigerando o motor.
Em todos os clubes que andei, ando essa é a "lenda" sobre a função da VT.
Encontrei esse artigo no Wikipédia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_arrefecimento
No final ele tem um trecho que diz: "Quando a temperatura se aproximar do limite máximo, a válvula se abre completamente e todo o fluxo do líquido de arrefecimento do motor será direcionado para o radiador, o liquido já contido neste por sua vez retorna ao motor e a válvula se fecha"
Porém no site do dr carro tem essa explicação exata:
http://www.doutorcarro.com.br/dr-carro- ... mostatica/
ele fala bem que o motor não pode ser super refrigerada, que ocorre quando tira a VT ou a mesma fica travada aberta, logo VT fecha e abre conforme a necessidade do motor.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por THIAGO96/97 » 29 Jul 2013, 08:15

Sim galera, a função da VT já está clara... Mas e o que pode explicar o fato do meu carro trabalhar a temperatura de 95°C a 99°C na estrada a 120 KM/h????????????????????????????????????
Só para acrescentar: Nos finais de semana que vou a praia na ida pego uma ladeira de aproximadamente 1 KM, desço ela em 5° marcha usando os freios ou 4° marcha usando um pouco menos, pois no final dela há um radar fixo de 60 km/h, quando chego lá a temperatura indicada no painel chega aos 80°C, 83°C...

Aguardo respostas!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 29 Jul 2013, 09:25

Pode esquecer que ela fecha, não aqui no brasil, talvez no Sul e descendo a ladeira igual você descreve e sem acelerar. Isto talvez não em um local com clima de 15 graus por exemplo.
Bem, sobre a sua descida ela tende a baixar mais que isto, isto porque o radiador está refrigerando porque está ele em movimento e o motor com marcha engatada descendo estará em movimento girando a agua que ao refrigerar fica mais fria e por dentro o motor mesmo em movimento está ele desligado porque desce engatado e sem ser acelerado e por isto não gera calor e não gerando calor, logo a agua estará mais fria e passando pelo sensor e levando para o painel estas informações. Com tudo isto que lhe descrevo, lhe pergunto. Não era para válvula fechar e ele voltar a aquecer? E no entanto não aconteceu isto no seu carro descendo e não acontece em nenhum estando com válvula correta. E mais, mesmo estando no painel bem baixo, o motor não está tão frio assim, isto porque quando em movimento, circula mais agua pelo radiador que dentro do bloco e es o motivo de que o 4º cilindro sofre bem mais que os outros.

Prova disto está que você vem de viagem e está com a temperatura em 80º, pára em um semáfaro e logo ela sobe e arma a ventoinha. Ao contrário de quando você liga o carro e está ele chegando em 80º ai você para e demora 5 a 10 vezes mais para que a ventoinha volte a armar. Bem, é que quando você chega no semáfaro em uma viagem, a válvula está aberta e a temperatura interna é maior. No caso de ligar o carro e ele chega nos 80º, abre a válvula ai circula agua fria e até voltar a aquecer isto demora bem. Muito simples um funcionamento de termostática e quase inacreditável que funciona, mas se trabalhasse desta forma abre e fecha, não duraria 6 meses.

Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.

Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.

Sds
Imagem

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Tercyo Maia » 29 Jul 2013, 10:44

Almeidão escreveu:Pode esquecer que ela fecha, não aqui no brasil, talvez no Sul e descendo a ladeira igual você descreve e sem acelerar. Isto talvez não em um local com clima de 15 graus por exemplo.
Bem, sobre a sua descida ela tende a baixar mais que isto, isto porque o radiador está refrigerando porque está ele em movimento e o motor com marcha engatada descendo estará em movimento girando a agua que ao refrigerar fica mais fria e por dentro o motor mesmo em movimento está ele desligado porque desce engatado e sem ser acelerado e por isto não gera calor e não gerando calor, logo a agua estará mais fria e passando pelo sensor e levando para o painel estas informações. Com tudo isto que lhe descrevo, lhe pergunto. Não era para válvula fechar e ele voltar a aquecer? E no entanto não aconteceu isto no seu carro descendo e não acontece em nenhum estando com válvula correta. E mais, mesmo estando no painel bem baixo, o motor não está tão frio assim, isto porque quando em movimento, circula mais agua pelo radiador que dentro do bloco e es o motivo de que o 4º cilindro sofre bem mais que os outros.

Prova disto está que você vem de viagem e está com a temperatura em 80º, pára em um semáfaro e logo ela sobe e arma a ventoinha. Ao contrário de quando você liga o carro e está ele chegando em 80º ai você para e demora 5 a 10 vezes mais para que a ventoinha volte a armar. Bem, é que quando você chega no semáfaro em uma viagem, a válvula está aberta e a temperatura interna é maior. No caso de ligar o carro e ele chega nos 80º, abre a válvula ai circula agua fria e até voltar a aquecer isto demora bem. Muito simples um funcionamento de termostática e quase inacreditável que funciona, mas se trabalhasse desta forma abre e fecha, não duraria 6 meses.

Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.

Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.

Sds

Caso seja o radiador entupido.. uma limpeza não resolveria o problema?

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Tercyo Maia » 29 Jul 2013, 10:44

Almeidão escreveu:Pode esquecer que ela fecha, não aqui no brasil, talvez no Sul e descendo a ladeira igual você descreve e sem acelerar. Isto talvez não em um local com clima de 15 graus por exemplo.
Bem, sobre a sua descida ela tende a baixar mais que isto, isto porque o radiador está refrigerando porque está ele em movimento e o motor com marcha engatada descendo estará em movimento girando a agua que ao refrigerar fica mais fria e por dentro o motor mesmo em movimento está ele desligado porque desce engatado e sem ser acelerado e por isto não gera calor e não gerando calor, logo a agua estará mais fria e passando pelo sensor e levando para o painel estas informações. Com tudo isto que lhe descrevo, lhe pergunto. Não era para válvula fechar e ele voltar a aquecer? E no entanto não aconteceu isto no seu carro descendo e não acontece em nenhum estando com válvula correta. E mais, mesmo estando no painel bem baixo, o motor não está tão frio assim, isto porque quando em movimento, circula mais agua pelo radiador que dentro do bloco e es o motivo de que o 4º cilindro sofre bem mais que os outros.

Prova disto está que você vem de viagem e está com a temperatura em 80º, pára em um semáfaro e logo ela sobe e arma a ventoinha. Ao contrário de quando você liga o carro e está ele chegando em 80º ai você para e demora 5 a 10 vezes mais para que a ventoinha volte a armar. Bem, é que quando você chega no semáfaro em uma viagem, a válvula está aberta e a temperatura interna é maior. No caso de ligar o carro e ele chega nos 80º, abre a válvula ai circula agua fria e até voltar a aquecer isto demora bem. Muito simples um funcionamento de termostática e quase inacreditável que funciona, mas se trabalhasse desta forma abre e fecha, não duraria 6 meses.

Resumindo, se sua válvula está normal então você tem problemas com seu radiador que deve estar tapado.

Já passei por isto e tento fazer de tudo para que vocês não passem, e isto só prevenindo antes.

Sds

Caso seja o radiador entupido.. uma limpeza não resolveria o problema?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 29 Jul 2013, 12:37

Se for radiador entupido só trocando ele mesmo. O problema é que o termo usado entupido está errado nestes caso, porque ali na agua não entra sujeira para entupir o que na verdade acontece é que o alumínio cria um zinabre e ele mesmo tapa e é impossível tirar este zinabre, mas digamos que alguém consiga fazer isto, bem onde o zinabre foi criado o alumínio que poderia der 1 mm de espessura passa a ter este 1mm menos o zinabre que vai sair ou seja muitos não estão vazando ainda porque o zinabre é que está tapando. Este zinabre é parecido aquele zinabre que as vezes você vê em cabos de bateria e certamente você vê que ele já está comido. Só há uma forma de não ter este zinabre é usando o aditivo correto antes dele formar, mas tem que ser o correto porque existem vários em auto peças que são piores que agua pura.

Quando digo que é impossível tirar o zinabre, é fácil expôr porque. Nas aletas onde passa a agua, não passa um estilete quando limpo, então lhe pergunto. Como limpar então?

Eu continuo afirmando que esta peça é impossível reparar e nem vale apena tentar já que você consegue comprar um, por R$ 200,00 e se quiser vida longa a ele, aditivo certo quando novo.

NOTA, há outros problemas que faz o carro esquentar, não vai comprar radiador sem antes saber. Digo isto para aqueles que já testarom o carro sem válvulas e tem certeza que não há vazamentos e mais certo ainda que a junta não esteja queimada.
Imagem

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Tercyo Maia » 29 Jul 2013, 12:52

Almeidão escreveu:Se for radiador entupido só trocando ele mesmo. O problema é que o termo usado entupido está errado nestes caso, porque ali na agua não entra sujeira para entupir o que na verdade acontece é que o alumínio cria um zinabre e ele mesmo tapa e é impossível tirar este zinabre, mas digamos que alguém consiga fazer isto, bem onde o zinabre foi criado o alumínio que poderia der 1 mm de espessura passa a ter este 1mm menos o zinabre que vai sair ou seja muitos não estão vazando ainda porque o zinabre é que está tapando. Este zinabre é parecido aquele zinabre que as vezes você vê em cabos de bateria e certamente você vê que ele já está comido. Só há uma forma de não ter este zinabre é usando o aditivo correto antes dele formar, mas tem que ser o correto porque existem vários em auto peças que são piores que agua pura.

Quando digo que é impossível tirar o zinabre, é fácil expôr porque. Nas aletas onde passa a agua, não passa um estilete quando limpo, então lhe pergunto. Como limpar então?

Eu continuo afirmando que esta peça é impossível reparar e nem vale apena tentar já que você consegue comprar um, por R$ 200,00 e se quiser vida longa a ele, aditivo certo quando novo.

NOTA, há outros problemas que faz o carro esquentar, não vai comprar radiador sem antes saber. Digo isto para aqueles que já testarom o carro sem válvulas e tem certeza que não há vazamentos e mais certo ainda que a junta não esteja queimada.

Já ouvi falar em "varetar" o radiador não seria esse o procedimento para limpar as aletas?

Qual seria uma marca boa de radiador?

Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vecão 97 esquentando na rodovia...

por Almeidão » 29 Jul 2013, 18:30

Tercyo Maia escreveu:
Almeidão escreveu:Se for radiador entupido só trocando ele mesmo. O problema é que o termo usado entupido está errado nestes caso, porque ali na agua não entra sujeira para entupir o que na verdade acontece é que o alumínio cria um zinabre e ele mesmo tapa e é impossível tirar este zinabre, mas digamos que alguém consiga fazer isto, bem onde o zinabre foi criado o alumínio que poderia der 1 mm de espessura passa a ter este 1mm menos o zinabre que vai sair ou seja muitos não estão vazando ainda porque o zinabre é que está tapando. Este zinabre é parecido aquele zinabre que as vezes você vê em cabos de bateria e certamente você vê que ele já está comido. Só há uma forma de não ter este zinabre é usando o aditivo correto antes dele formar, mas tem que ser o correto porque existem vários em auto peças que são piores que agua pura.

Quando digo que é impossível tirar o zinabre, é fácil expôr porque. Nas aletas onde passa a agua, não passa um estilete quando limpo, então lhe pergunto. Como limpar então?

Eu continuo afirmando que esta peça é impossível reparar e nem vale apena tentar já que você consegue comprar um, por R$ 200,00 e se quiser vida longa a ele, aditivo certo quando novo.

NOTA, há outros problemas que faz o carro esquentar, não vai comprar radiador sem antes saber. Digo isto para aqueles que já testarom o carro sem válvulas e tem certeza que não há vazamentos e mais certo ainda que a junta não esteja queimada.

Já ouvi falar em "varetar" o radiador não seria esse o procedimento para limpar as aletas?

Qual seria uma marca boa de radiador?

Obrigado.


Sim, há o termo varetar é usado para os radiadores de vareta, tipo Monza antigo, Gol e outros que tem radiadores com varetas. O Monza mais novo e o Vectra são palhetas e nunca ouvi alguém falar em palhetar. Vareta são tubos de quase 10mm, palhetas é o que comentei, são chatas e não entra um estilete.

Eu uso radiador Visconde há mais de 6 anos, muito bom e se usar o aditivo certo, não terás problemas. A própria Visconde fabrica aditivo ou alguém fabrica e usa o nome deles. Não indico este produto, Aditivo é aditivo e radiador é radiador.
Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 145 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:44