Amigo Vectreiro,
Você que utiliza o serviço de autenticação pelo Facebook para fazer login aqui no fórum, agora, deverá fazer o login utilizando seu e-mail e senha.
Por hora este serviço estará desabilitado.
Dúvidas entre em contato conosco pelo email admin@clubedovectra.com.br
Att. Staff Team CDV

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

900 mensagens
lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 17 Nov 2017, 09:35

Almeidão escreveu:
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Lincoln, trouxe sua postagem para este tópico que trata do assunto arrefecimento.
Um pouco mais acima tem a explicação do Almeidão do comportamento ideal da temperatura. Acrescento que ao usar o AC em trânsito o ponteiro pode chegar no máximo a uns 92º se o sistema estiver todo ok.

No seu painel os números seriam: traço de 1/4 da escala (primeiro depois do azul) 80º; o do meio equivale a 90º e o 3/4 se não me engano seria 100º. Pra vc sair à busca do que pode estar errado no seu sistema recomendo a leitura desse tópico. Tem bastante informação e conforme surgir dúvidas vc pode postando por aqui que o pessoal vai ajudando!


Ok, obrigado! Achei que era melhor abrir outro tópico pq o meu problema é um pouco diferente, mas se a regra é usar um tópico semelhante, tudo bem. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O problema do seu carro não é diferente, é igual a todos, a diferença que tem uns que querem cuidar.

Você tem razão amigo, ela não pode passar do meio, traço fino comprido, se isto ocorre seu motor está em risco e muitos já queimam a junta estando onde está o seu.
A marcação seria, primeiro traço branco, 80, segundo, 90 e terceiro 100, mas não se apegue a isto, este 80 é bem mais que 80, e o 100 é bem mais que o 100, igualmente o 90 é bem mais que o 90. Levaremos estes números como parâmetros e como ideal no painel e não como temperatura real.
A temperatura deve funcionar assim oscilando nas ruas e quase que estável nas pistas em baixadas, voltando a subir em serras e baixando em descidas e nunca passar dos 90, é até aceitável uns 95, embora nos 90 seja o ideal como máximo e este 90 está no meio.
A primeira coisa a fazer quando se compra um carro destes é tirar a termostática dele e colocar uma nova e eu só uso MTE 211-62, se a do seu carro for MTE ou Wahler, é só comprar o refil que dá pra troca, se for um modelo onde o refil é fixo, ai terás que comprar o bico junto.
Feito isto, você deve colocar ele na estrada, preferencia baixada e andar em alta com ele, de 80 pra cima, neste caso o ponteiro vai ficar entre 80 e 82, se ficar acima disto há possibilidade de ter problema no radiador.
Na cidade ele bom funciona assim, perto do meio arma as duas ventoinhas em lenta e leva a temperatura em 82 ou 83, eles desarmam e volta a subir e ao chegar no meio outra vez as ventoinhas levam lá pra baixo. Sensor que comanda isto no seu carro, MTE 4051, fica em cima da saída da água do motor para o radiador, já podes ir pensando em comprar um, não é caro.
Só para adiantar, nçao existe ventoinha do ar, existem duas ventoinhas as quais sempre rodam juntas e quando parada, estarão também paradas juntas.
Quando você liga o ar, entra de imediato as duas funcionando independente da temperatura e ao passar de 90 caso isto ocorra, entrará o segundo estágio que é um aumento de velocidades dela, e logo trará ela para menos que 90 um pouco e desliga, mas continua girando na lenta.

Checa isto sobre a Termostática e este sensor. Se possível, faça o teste dela na estrada com ar desligado e tire fotos para que possamos saber aqui.
Seu mecânico está totalmente perdido nesta temperatura e você pode ferrar o cabeçote do carro se é que ele não esteja ferrado.

Não mande MP, todas as duvidas devem ser tiradas aqui.


Valeu, Almeidão!
Trocar a válvula termostática foi uma das primeiras coisas q eu fiz. Coloquei uma MTE Thompson nova, código VT 327 82. No entanto a embalagem não menciona o motor 2.2, que é o meu. Será q isso pode estar influenciando negativamente? Seria melhor trocar de novo por essa MTE 4051 q vc usa?
A VT MTE Thompson:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Editado pela última vez por lbcarvalho em 17 Nov 2017, 09:35, em um total de 2 vezes.

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 17 Nov 2017, 11:53

lbcarvalho escreveu:
Almeidão escreveu:
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Lincoln, trouxe sua postagem para este tópico que trata do assunto arrefecimento.
Um pouco mais acima tem a explicação do Almeidão do comportamento ideal da temperatura. Acrescento que ao usar o AC em trânsito o ponteiro pode chegar no máximo a uns 92º se o sistema estiver todo ok.

No seu painel os números seriam: traço de 1/4 da escala (primeiro depois do azul) 80º; o do meio equivale a 90º e o 3/4 se não me engano seria 100º. Pra vc sair à busca do que pode estar errado no seu sistema recomendo a leitura desse tópico. Tem bastante informação e conforme surgir dúvidas vc pode postando por aqui que o pessoal vai ajudando!


Ok, obrigado! Achei que era melhor abrir outro tópico pq o meu problema é um pouco diferente, mas se a regra é usar um tópico semelhante, tudo bem. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O problema do seu carro não é diferente, é igual a todos, a diferença que tem uns que querem cuidar.

Você tem razão amigo, ela não pode passar do meio, traço fino comprido, se isto ocorre seu motor está em risco e muitos já queimam a junta estando onde está o seu.
A marcação seria, primeiro traço branco, 80, segundo, 90 e terceiro 100, mas não se apegue a isto, este 80 é bem mais que 80, e o 100 é bem mais que o 100, igualmente o 90 é bem mais que o 90. Levaremos estes números como parâmetros e como ideal no painel e não como temperatura real.
A temperatura deve funcionar assim oscilando nas ruas e quase que estável nas pistas em baixadas, voltando a subir em serras e baixando em descidas e nunca passar dos 90, é até aceitável uns 95, embora nos 90 seja o ideal como máximo e este 90 está no meio.
A primeira coisa a fazer quando se compra um carro destes é tirar a termostática dele e colocar uma nova e eu só uso MTE 211-62, se a do seu carro for MTE ou Wahler, é só comprar o refil que dá pra troca, se for um modelo onde o refil é fixo, ai terás que comprar o bico junto.
Feito isto, você deve colocar ele na estrada, preferencia baixada e andar em alta com ele, de 80 pra cima, neste caso o ponteiro vai ficar entre 80 e 82, se ficar acima disto há possibilidade de ter problema no radiador.
Na cidade ele bom funciona assim, perto do meio arma as duas ventoinhas em lenta e leva a temperatura em 82 ou 83, eles desarmam e volta a subir e ao chegar no meio outra vez as ventoinhas levam lá pra baixo. Sensor que comanda isto no seu carro, MTE 4051, fica em cima da saída da água do motor para o radiador, já podes ir pensando em comprar um, não é caro.
Só para adiantar, nçao existe ventoinha do ar, existem duas ventoinhas as quais sempre rodam juntas e quando parada, estarão também paradas juntas.
Quando você liga o ar, entra de imediato as duas funcionando independente da temperatura e ao passar de 90 caso isto ocorra, entrará o segundo estágio que é um aumento de velocidades dela, e logo trará ela para menos que 90 um pouco e desliga, mas continua girando na lenta.

Checa isto sobre a Termostática e este sensor. Se possível, faça o teste dela na estrada com ar desligado e tire fotos para que possamos saber aqui.
Seu mecânico está totalmente perdido nesta temperatura e você pode ferrar o cabeçote do carro se é que ele não esteja ferrado.

Não mande MP, todas as duvidas devem ser tiradas aqui.


Valeu, Almeidão!
Trocar a válvula termostática foi uma das primeiras coisas q eu fiz. Coloquei uma Valclei nova, código VT 327 82. No entanto a embalagem não menciona o motor 2.2, que é o meu. Será q isso pode estar influenciando negativamente? Seria melhor trocar de novo por essa MTE 4051 q vc usa?
A VT Valclei:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Acabei de deixar o Vectra de novo no mecânico. Mandei trocar:
• válvula termostática (MTE de novo, apesar da atual ter 3-4 semanas de idade)
• bomba d'Água (Urba)
• sensor de temperatura (MTE)

Estou achando que, na verdade, o problema deve estar na bba d'Água, até pq foi o único componente do sistema de arrefecimento q não foi trocado, limpo ou verificado.
A temperatura parece q está subindo pouco rápido demais. Saí da minha casa com o ponteiro no mínimo e 10 ou 15 minutos depois estava no meio.
Vamos ver o que dá depois de trocar tudo isso.
Tenho pavor de ficar na estrada (ou na rua) por causa do sistema de arrefecimento, por isso essas medidas "extremas".


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 17 Nov 2017, 12:00

lbcarvalho escreveu:
Almeidão escreveu:
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Lincoln, trouxe sua postagem para este tópico que trata do assunto arrefecimento.
Um pouco mais acima tem a explicação do Almeidão do comportamento ideal da temperatura. Acrescento que ao usar o AC em trânsito o ponteiro pode chegar no máximo a uns 92º se o sistema estiver todo ok.

No seu painel os números seriam: traço de 1/4 da escala (primeiro depois do azul) 80º; o do meio equivale a 90º e o 3/4 se não me engano seria 100º. Pra vc sair à busca do que pode estar errado no seu sistema recomendo a leitura desse tópico. Tem bastante informação e conforme surgir dúvidas vc pode postando por aqui que o pessoal vai ajudando!


Ok, obrigado! Achei que era melhor abrir outro tópico pq o meu problema é um pouco diferente, mas se a regra é usar um tópico semelhante, tudo bem. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O problema do seu carro não é diferente, é igual a todos, a diferença que tem uns que querem cuidar.

Você tem razão amigo, ela não pode passar do meio, traço fino comprido, se isto ocorre seu motor está em risco e muitos já queimam a junta estando onde está o seu.
A marcação seria, primeiro traço branco, 80, segundo, 90 e terceiro 100, mas não se apegue a isto, este 80 é bem mais que 80, e o 100 é bem mais que o 100, igualmente o 90 é bem mais que o 90. Levaremos estes números como parâmetros e como ideal no painel e não como temperatura real.
A temperatura deve funcionar assim oscilando nas ruas e quase que estável nas pistas em baixadas, voltando a subir em serras e baixando em descidas e nunca passar dos 90, é até aceitável uns 95, embora nos 90 seja o ideal como máximo e este 90 está no meio.
A primeira coisa a fazer quando se compra um carro destes é tirar a termostática dele e colocar uma nova e eu só uso MTE 211-62, se a do seu carro for MTE ou Wahler, é só comprar o refil que dá pra troca, se for um modelo onde o refil é fixo, ai terás que comprar o bico junto.
Feito isto, você deve colocar ele na estrada, preferencia baixada e andar em alta com ele, de 80 pra cima, neste caso o ponteiro vai ficar entre 80 e 82, se ficar acima disto há possibilidade de ter problema no radiador.
Na cidade ele bom funciona assim, perto do meio arma as duas ventoinhas em lenta e leva a temperatura em 82 ou 83, eles desarmam e volta a subir e ao chegar no meio outra vez as ventoinhas levam lá pra baixo. Sensor que comanda isto no seu carro, MTE 4051, fica em cima da saída da água do motor para o radiador, já podes ir pensando em comprar um, não é caro.
Só para adiantar, nçao existe ventoinha do ar, existem duas ventoinhas as quais sempre rodam juntas e quando parada, estarão também paradas juntas.
Quando você liga o ar, entra de imediato as duas funcionando independente da temperatura e ao passar de 90 caso isto ocorra, entrará o segundo estágio que é um aumento de velocidades dela, e logo trará ela para menos que 90 um pouco e desliga, mas continua girando na lenta.

Checa isto sobre a Termostática e este sensor. Se possível, faça o teste dela na estrada com ar desligado e tire fotos para que possamos saber aqui.
Seu mecânico está totalmente perdido nesta temperatura e você pode ferrar o cabeçote do carro se é que ele não esteja ferrado.

Não mande MP, todas as duvidas devem ser tiradas aqui.


Valeu, Almeidão!
Trocar a válvula termostática foi uma das primeiras coisas q eu fiz. Coloquei uma MTE Thompson nova, código VT 327 82. No entanto a embalagem não menciona o motor 2.2, que é o meu. Será q isso pode estar influenciando negativamente? Seria melhor trocar de novo por essa MTE 4051 q vc usa?
A VT Valclei:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Esclarecendo: eu estava achando q a vv anterior era Valclei, mas na verdade era MTE Thompson e a segunda q eu comprei também é dessa marca e o catálogo do fabricante indica q a vv é a mesma, tanto para motores 2.0 qto para 2.2.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Nov 2017, 13:06

lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
lbcarvalho escreveu:
Almeidão escreveu:
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje

Ok, obrigado! Achei que era melhor abrir outro tópico pq o meu problema é um pouco diferente, mas se a regra é usar um tópico semelhante, tudo bem. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O problema do seu carro não é diferente, é igual a todos, a diferença que tem uns que querem cuidar.

Você tem razão amigo, ela não pode passar do meio, traço fino comprido, se isto ocorre seu motor está em risco e muitos já queimam a junta estando onde está o seu.
A marcação seria, primeiro traço branco, 80, segundo, 90 e terceiro 100, mas não se apegue a isto, este 80 é bem mais que 80, e o 100 é bem mais que o 100, igualmente o 90 é bem mais que o 90. Levaremos estes números como parâmetros e como ideal no painel e não como temperatura real.
A temperatura deve funcionar assim oscilando nas ruas e quase que estável nas pistas em baixadas, voltando a subir em serras e baixando em descidas e nunca passar dos 90, é até aceitável uns 95, embora nos 90 seja o ideal como máximo e este 90 está no meio.
A primeira coisa a fazer quando se compra um carro destes é tirar a termostática dele e colocar uma nova e eu só uso MTE 211-62, se a do seu carro for MTE ou Wahler, é só comprar o refil que dá pra troca, se for um modelo onde o refil é fixo, ai terás que comprar o bico junto.
Feito isto, você deve colocar ele na estrada, preferencia baixada e andar em alta com ele, de 80 pra cima, neste caso o ponteiro vai ficar entre 80 e 82, se ficar acima disto há possibilidade de ter problema no radiador.
Na cidade ele bom funciona assim, perto do meio arma as duas ventoinhas em lenta e leva a temperatura em 82 ou 83, eles desarmam e volta a subir e ao chegar no meio outra vez as ventoinhas levam lá pra baixo. Sensor que comanda isto no seu carro, MTE 4051, fica em cima da saída da água do motor para o radiador, já podes ir pensando em comprar um, não é caro.
Só para adiantar, nçao existe ventoinha do ar, existem duas ventoinhas as quais sempre rodam juntas e quando parada, estarão também paradas juntas.
Quando você liga o ar, entra de imediato as duas funcionando independente da temperatura e ao passar de 90 caso isto ocorra, entrará o segundo estágio que é um aumento de velocidades dela, e logo trará ela para menos que 90 um pouco e desliga, mas continua girando na lenta.

Checa isto sobre a Termostática e este sensor. Se possível, faça o teste dela na estrada com ar desligado e tire fotos para que possamos saber aqui.
Seu mecânico está totalmente perdido nesta temperatura e você pode ferrar o cabeçote do carro se é que ele não esteja ferrado.

Não mande MP, todas as duvidas devem ser tiradas aqui.


Valeu, Almeidão!
Trocar a válvula termostática foi uma das primeiras coisas q eu fiz. Coloquei uma MTE Thompson nova, código VT 327 82. No entanto a embalagem não menciona o motor 2.2, que é o meu. Será q isso pode estar influenciando negativamente? Seria melhor trocar de novo por essa MTE 4051 q vc usa?
A VT Valclei:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Esclarecendo: eu estava achando q a vv anterior era Valclei, mas na verdade era MTE Thompson e a segunda q eu comprei também é dessa marca e o catálogo do fabricante indica q a vv é a mesma, tanto para motores 2.0 qto para 2.2.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


A termostática é esta mesmo tanto para 2.0, 2.2 1.0, serve em todos com gasolina. Não precisa trocar ela de novo. Sim a temperatura sobe rápido e depois faz o que eu descrevi acima. Pra mim o problema é o radiador, mas você pode trocar a bomba antes, esta peça costuma ser de ferro e se não foi cuidado desde o inicio ela pode ter o rotor corroído.
Um detalhe, radiador não tem como limpar e ele voltar bom, na verdade o que estraga nele é a oxidação do alumínio que fecha as passagens da água se funde na peça e se for tirado a peça se destrói abrindo furos. Ou seja neste caso, jogar fora mesmo, assim você joga algo bem mais barato que o motor.
Nunca esqueça disto, se você for comprar um novo, ele tem que ser de palheta, cuidado com segunda linhas de tubos, logico que depois que você acetar tudo, vamos ainda indicar o Aditivo, mas isto é depois que acertar.

Se realmente a termostática for esta que você manda na foto, nçao precisa troca. Mas eu queria saber sobre a temperatura dele nas rodovias sem ar ligado, troque a bomba, e faça o teste, ai saberemos se pode ser o radiador ou não e como já escrevi acima, esta peça não tem recuperação, você pode colocar um a novo e manter ele novo sempre, mas pegar um velho entupida e desentupir nunca. Não vai na conversa de mecânico, o simples fato de jogar água de um lado e sair do outro não quer dizer que ele esteja bom, olha o link abaixo, qualquer mecânico dirá que o primeiro radiador está ótimo e no entanto estava levando a temperatura do meu carro para 90 nas estradas. Este teste foi eu quem fiz há uns 8 anos ou mais e o novo coloquei no carro e está até hoje e com a mesma vazão.

https://www.youtube.com/watch?v=n-5KuLlfPmY

Neste link abaixo mostra a temperatura dele na lenta, assim é o correto. Se chegar nos 90 e descer, também está correto, não pode ficar lá estático ou subir. Afinal Vectra não é assim.

https://www.youtube.com/watch?v=hnAx0IoNm_k
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 17 Nov 2017, 13:54

Almeidão escreveu:
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
lbcarvalho escreveu:
Almeidão escreveu:
O problema do seu carro não é diferente, é igual a todos, a diferença que tem uns que querem cuidar.

Você tem razão amigo, ela não pode passar do meio, traço fino comprido, se isto ocorre seu motor está em risco e muitos já queimam a junta estando onde está o seu.
A marcação seria, primeiro traço branco, 80, segundo, 90 e terceiro 100, mas não se apegue a isto, este 80 é bem mais que 80, e o 100 é bem mais que o 100, igualmente o 90 é bem mais que o 90. Levaremos estes números como parâmetros e como ideal no painel e não como temperatura real.
A temperatura deve funcionar assim oscilando nas ruas e quase que estável nas pistas em baixadas, voltando a subir em serras e baixando em descidas e nunca passar dos 90, é até aceitável uns 95, embora nos 90 seja o ideal como máximo e este 90 está no meio.
A primeira coisa a fazer quando se compra um carro destes é tirar a termostática dele e colocar uma nova e eu só uso MTE 211-62, se a do seu carro for MTE ou Wahler, é só comprar o refil que dá pra troca, se for um modelo onde o refil é fixo, ai terás que comprar o bico junto.
Feito isto, você deve colocar ele na estrada, preferencia baixada e andar em alta com ele, de 80 pra cima, neste caso o ponteiro vai ficar entre 80 e 82, se ficar acima disto há possibilidade de ter problema no radiador.
Na cidade ele bom funciona assim, perto do meio arma as duas ventoinhas em lenta e leva a temperatura em 82 ou 83, eles desarmam e volta a subir e ao chegar no meio outra vez as ventoinhas levam lá pra baixo. Sensor que comanda isto no seu carro, MTE 4051, fica em cima da saída da água do motor para o radiador, já podes ir pensando em comprar um, não é caro.
Só para adiantar, nçao existe ventoinha do ar, existem duas ventoinhas as quais sempre rodam juntas e quando parada, estarão também paradas juntas.
Quando você liga o ar, entra de imediato as duas funcionando independente da temperatura e ao passar de 90 caso isto ocorra, entrará o segundo estágio que é um aumento de velocidades dela, e logo trará ela para menos que 90 um pouco e desliga, mas continua girando na lenta.

Checa isto sobre a Termostática e este sensor. Se possível, faça o teste dela na estrada com ar desligado e tire fotos para que possamos saber aqui.
Seu mecânico está totalmente perdido nesta temperatura e você pode ferrar o cabeçote do carro se é que ele não esteja ferrado.

Não mande MP, todas as duvidas devem ser tiradas aqui.


Valeu, Almeidão!
Trocar a válvula termostática foi uma das primeiras coisas q eu fiz. Coloquei uma MTE Thompson nova, código VT 327 82. No entanto a embalagem não menciona o motor 2.2, que é o meu. Será q isso pode estar influenciando negativamente? Seria melhor trocar de novo por essa MTE 4051 q vc usa?
A VT Valclei:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Esclarecendo: eu estava achando q a vv anterior era Valclei, mas na verdade era MTE Thompson e a segunda q eu comprei também é dessa marca e o catálogo do fabricante indica q a vv é a mesma, tanto para motores 2.0 qto para 2.2.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


A termostática é esta mesmo tanto para 2.0, 2.2 1.0, serve em todos com gasolina. Não precisa trocar ela de novo. Sim a temperatura sobe rápido e depois faz o que eu descrevi acima. Pra mim o problema é o radiador, mas você pode trocar a bomba antes, esta peça costuma ser de ferro e se não foi cuidado desde o inicio ela pode ter o rotor corroído.
Um detalhe, radiador não tem como limpar e ele voltar bom, na verdade o que estraga nele é a oxidação do alumínio que fecha as passagens da água se funde na peça e se for tirado a peça se destrói abrindo furos. Ou seja neste caso, jogar fora mesmo, assim você joga algo bem mais barato que o motor.
Nunca esqueça disto, se você for comprar um novo, ele tem que ser de palheta, cuidado com segunda linhas de tubos, logico que depois que você acetar tudo, vamos ainda indicar o Aditivo, mas isto é depois que acertar.

Se realmente a termostática for esta que você manda na foto, nçao precisa troca. Mas eu queria saber sobre a temperatura dele nas rodovias sem ar ligado, troque a bomba, e faça o teste, ai saberemos se pode ser o radiador ou não e como já escrevi acima, esta peça não tem recuperação, você pode colocar um a novo e manter ele novo sempre, mas pegar um velho entupida e desentupir nunca. Não vai na conversa de mecânico, o simples fato de jogar água de um lado e sair do outro não quer dizer que ele esteja bom, olha o link abaixo, qualquer mecânico dirá que o primeiro radiador está ótimo e no entanto estava levando a temperatura do meu carro para 90 nas estradas. Este teste foi eu quem fiz há uns 8 anos ou mais e o novo coloquei no carro e está até hoje e com a mesma vazão.

https://www.youtube.com/watch?v=n-5KuLlfPmY

Neste link abaixo mostra a temperatura dele na lenta, assim é o correto. Se chegar nos 90 e descer, também está correto, não pode ficar lá estático ou subir. Afinal Vectra não é assim.

https://www.youtube.com/watch?v=hnAx0IoNm_k


Beleza, Almeidão,
Eu levei o carro a uma loja que limpa radiadores (exatamente o q vc não recomenda) há um mês (portanto antes de eu chegar ao Vectra Clube) e o cara achou um vazamentinho que resolveu com "solda líquida". Se, como vc diz, é praticamente impossível limpar um radiador de aletas, provavelmente o diagnóstico está feito: é o radiador. Ele estava num estado lamentável! O dono anterior provavelmente nem sabia o que é aditivo. Veja as fotos:
ImagemImagemImagem

De qq forma vou fazer o teste de estrada q vc indica depois da troca da bba d'Água, válvula termostática e sensor de temperatura pra me certificar q o radiador está ruim.
Mais uma vez obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Nov 2017, 15:32

É incrível olhar isto, aliás inacreditável, é aquele negocio que só acredito porque vi. Pelo menos você com ele ali na foto,,tem como mostrar o que é aletas, alguns leigos não sabem. Mas faça o teste sim e faça uma limpeza do sistema em casa, é simples, tem vídeo que eu fiz mostrando a facilidade disto e assim ter certeza que dentro dele e do radiador de ar quente não existe mais barro. O aditivo nada ainda, só quando tiver certeza que o sistema está perfeito.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador
Moderador
Mensagens: 3087
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 17 Nov 2017, 17:19

Estou vendo o mecânico dizendo: " O radiador ficou novo patrão!" Kkkkkk - SQN
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 19 Nov 2017, 12:03

Eu acho muita irresponsabilidade de um mecânico dizer que um radiador esteja bom e que seja normal a temperatura cravada em 90º sendo um GM que usa um tipo de mostrador diferente de outros modelos, GM usa ela oscilando, sobe e desce. Talvez ele compara um Pálio com um Vectra e já diz que é assim mesmo porque o pálio fica cravado nos 90 estando ele bom.
Por está no Brasil onde uma demanda contra um prejuízo que você possa ter só vai fazer você gastar mais um pouco e ter um pouquinho mais de prejuízo, é realmente isto que ouvimos, ficou ótimo patrão kakakakakakakaka,

Eu tinha uma moto CG, aos 18 anos e não sabia nada de moto e logo ela parou de dar seta, levei em um mecânico, o cara tirou a tampa lateral, tirou um fusível de vidro, juntou as duas peças de metal meteu fica isolante e ficou tudo funcionando. I never forgot this son of a bitch. E assim são muitos parecidos com ele e vejo que o que pode ser super simples, bastando usar o produto correto e nunca mais terão problemas, eles tiram e colocam água pura, fazendo de um radiador que seria barato cuidar, levar muitos para o desespero e com super preço alto para acertar e muitos ainda pensando que acertou e logo fica a pé com junta queimada.
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 20 Nov 2017, 12:18

No sábado, 18 de novembro, meu mecânico trocou a válvula termostática (de novo - a última tinha só 2 ou 3 semanas de idade, mas eu quis trocar por segurança). Troquei também a bomba d'água e o sensor de temperatura do bloco.
A bomba estava bem corroída (fotos a seguir), mas acho que não justificaria uma diminuição significativa da vazão, como parece ser o que está acontecendo.
Depois de mais essas 3 peças trocadas o mecânico disse que testou o carro de novo e que ele está esquentando muito quando passa de 3000 rpm.
Agora há pouco falei com ele e ele me disse que mandou o radiador para a loja de radiadores (de novo :( ) para abrir e "varetar". Como eu já fiz esse procedimento há umas 2 semanas na mesma loja, o radiador está na garantia. Aliás, eu não me lembro de ter visto o processo de "varetação" propriamente dito, mas eu posso ter me distraído e não ter prestado atenção.
Eu já estava decidido a comprar um radiador novo R$ (503,99 à vista aqui na minha cidade), mas acabei deixando o varetador varetar de novo já que ele deu garantia e para ver no que dá, para fazer a prova dos 9 e fazer o teste de estrada indicado pelo Almeidão. Por outro lado estou com um pouco de medo de queimar a junta do cabeçote de novo.
Bom, acho que vou aguardar mais um pouco, mas tudo indica que o Almeidão acertou "na cabeça".

Abaixo, a bomba d'água. Provavelmente tem a idade do carro, 15 anos e nunca viu um aditivo:

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 20 Nov 2017, 16:47

É amigo, você olhando a foto foto do radiador aberto, logo vai comprovar que é impossível varetar esta peça que infelizmente quando oxidada se sair o oxido, ele fica cheio de buracos. Sim, a bomba está em um estado crítico mas ainda puxa e joga água, o perigo de chegar neste estado é quebrar o eixo dela que é comandada pela correia dentada e ai você já sabe o que iria acontecer. Bomba de de água para um carro que anda todos os dias, deve ser trocada a cada dois anos e isto usando aditivo do bom.
Muitas vezes vem um aqui e critica a bomba com o rotor de plástico e eu sempre contesto que se seguir o que o fabricante diz, nunca terão problemas.

Eu de você não perderia mais tempo com este radiador, colocaria um novo, 3 litros de Havoline Long Life Tampa laranja, vidro branco, liquido laranja, pode usar água de torneira e tchau problemas com temperatura. Se queimar a junta, o trabalho, aborrecimento, strees + valor a gastar, ficará 3 vezes mais caro que o radiador novo.

Este é um aviso que eu sempre passo aqui no Clube do Vectral, aliás grátis porque me ferrei tentando salvar um e depois o gasto foi enorme e mão de obra grátis porque eu quem faço, NÃO INSISTA COM RADIADOR RUIM, pior ainda é que as vezes psicologicamente achamos que acertou e ai que vem o perigo. Não use água sem aditivo e não use aditivo barato como Radiex, Visconde etc. Pra mim o melhor é este que eu uso e passo pra vocês.

Sds
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 24 Nov 2017, 03:38

Almeidão escreveu:É amigo, você olhando a foto foto do radiador aberto, logo vai comprovar que é impossível varetar esta peça que infelizmente quando oxidada se sair o oxido, ele fica cheio de buracos. Sim, a bomba está em um estado crítico mas ainda puxa e joga água, o perigo de chegar neste estado é quebrar o eixo dela que é comandada pela correia dentada e ai você já sabe o que iria acontecer. Bomba de de água para um carro que anda todos os dias, deve ser trocada a cada dois anos e isto usando aditivo do bom.
Muitas vezes vem um aqui e critica a bomba com o rotor de plástico e eu sempre contesto que se seguir o que o fabricante diz, nunca terão problemas.

Eu de você não perderia mais tempo com este radiador, colocaria um novo, 3 litros de Havoline Long Life Tampa laranja, vidro branco, liquido laranja, pode usar água de torneira e tchau problemas com temperatura. Se queimar a junta, o trabalho, aborrecimento, strees + valor a gastar, ficará 3 vezes mais caro que o radiador novo.

Este é um aviso que eu sempre passo aqui no Clube do Vectral, aliás grátis porque me ferrei tentando salvar um e depois o gasto foi enorme e mão de obra grátis porque eu quem faço, NÃO INSISTA COM RADIADOR RUIM, pior ainda é que as vezes psicologicamente achamos que acertou e ai que vem o perigo. Não use água sem aditivo e não use aditivo barato como Radiex, Visconde etc. Pra mim o melhor é este que eu uso e passo pra vocês.

Sds


Olá, Almeidão!
Hoje, depois de sair do mecânico pela 5ª ou 6ª vez e com *todas as peças* do sistema de arrefecimento trocadas, inclusive o radiador, a temperatura passou do penúltimo risco do indicador, ou seja, mais de 100ºC. O ponteiro não ficou muito tempo nessa posição e caiu logo, mas deve ter algo de errado no sistema ainda.

O que eu troquei:

1-Válvula termostática MTE Thompson (2 vezes)

2-Radiador Visconde

3-Bomba d'água Urba

4-Sensor de temperatura MTE Thompson

Um detalhe: meu Vectra estava sem a 2ª ventoinha, mas eu comprei uma num desmanche e montei pq o meu disse que era essa a razão do superaquecimento. E o que aconteceu de fato foi q o ar condicionado ficou mais eficiente, mas o motor continuou a esquentar demais.

Tô quase tirando a gasolina do tanque pra botar fogo nessa p@ha. Kkkkkk

A luz da injeção (Check Engine), que tinha parado de acender, começou de novo, intermitentemente.

A luz do óleo tb pisca em baixa rotação. Algo parecido com 800 rpm (é um chute. Meu tacômetro não tem precisão suficiente para indicar esse número). Estou contando isso pq talvez tenha algo a ver com o superaquecimento. Sei lá, a circulação do óleo tb ajuda a resfriar o motor, certo?

Já avisei ao meu mecânico e ele me mandou passar lá <b>de novo<\b>, mas eu estou começando a ficar de saco cheio. O pessoal dessa oficina é bom e honesto (até onde eu sei), mas eles estão perdidos.

Vi algo sobre testar o carro sem a válvula termostática para ver como ele se comporta.

Qual o próximo passo vc me aconselharia, Almeidão?

O que falta trocar?

Quantos sensores de temperatura tem um Vectra 2.2 8v 2002?

Esse carro tem cebolão no radiador? Não, né?

E, só pra constar, eu já fiz cabeçote com tudo que eu tinha direito. Troquei junta, dei passe no cabeçote, etc.

Será que é hora de começar a procurar algum defeito no módulo (ECU)?

Minha sorte é q eu gosto do desafio de tentar encontrar a solução e eu fico pesquisando.

Ou será a hora de procurar outro mecânico?ImagemImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 24 Nov 2017, 08:40

Você ainda me deve a informação dele nas rodovias sem ar ligado. Primeiro com a termostática e depois sem ela.
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 25 Nov 2017, 08:55

Almeidão escreveu:Você ainda me deve a informação dele nas rodovias sem ar ligado. Primeiro com a termostática e depois sem ela.


Ontem fiz o teste de estrada com a válvula termostática. Andei uns 53 km, boa parte deles na Dutra. Fiz vídeo, mas nem faz muito sentido postar pq o ponteiro da temperatura cravou nos 90ºC. Se variou muito, foi de 89ºC a 91ºC. Não tinha velocidade nem aceleração q fizesse o ponteiro sair disso.
Um fato curioso é que o carro esquenta na parte interna. Dá para sentir um ar quente nas pernas e o painel inferior (onde ficam rádio, cinzeiro, etc), embaixo do freio de mão, fica tudo quente.
Agora falta repetir o teste sem a válvula termostática, mas acho que já dá pra perceber que tem algo errado, não é?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Out 2014, 03:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Tiagomos1 » 25 Nov 2017, 14:08

Parecendo radiador mesmo

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 26 Nov 2017, 21:09

lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Você ainda me deve a informação dele nas rodovias sem ar ligado. Primeiro com a termostática e depois sem ela.


Ontem fiz o teste de estrada com a válvula termostática. Andei uns 53 km, boa parte deles na Dutra. Fiz vídeo, mas nem faz muito sentido postar pq o ponteiro da temperatura cravou nos 90ºC. Se variou muito, foi de 89ºC a 91ºC. Não tinha velocidade nem aceleração q fizesse o ponteiro sair disso.
Um fato curioso é que o carro esquenta na parte interna. Dá para sentir um ar quente nas pernas e o painel inferior (onde ficam rádio, cinzeiro, etc), embaixo do freio de mão, fica tudo quente.
Agora falta repetir o teste sem a válvula termostática, mas acho que já dá pra perceber que tem algo errado, não é?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O calor no painel ou baixo dele é proveniente do catalizador ali embaixo e também o radiador de ar quente que alguns carros tem ele direto sem uma válvula para fechar, o meu era assim e coloquei uma válvula para isto, lógico que quanto mais quente o motor, ali irá esquentar mais. Mudei alguma coisa ali e melhorou muito.

Sim, falta agora sem a termostática e se for diferente e sendo para baixo, será ela o problema, talvez uma com 92º no lugar se ser 82º apesar que você informa que colocou a 211-82. Se permanecer a mesma que está no painel, continuarei na tecla que pode ser o radiador ou coisa pior tipo cabeçote muito rebaixado.

Estou considerando que o sensor do painel esteja perfeito, o MTE 3029.
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 28 Nov 2017, 23:31

Tiago e Almeidão,

O radiador é zero "bala". Acho difícil ele estar com defeito e, além disso, consegui mais uma peça do quebra-cabeças: finalmente me dei conta que o quase superaquecimento acontece somente quando ligo o ar condicionado. Mais claramente quando pego um engarrafamento, mesmo que pequeno.

Ontem aconteceu isso. Eu estava numa rua movimentada e o trânsito estava meio lento; liguei o AC e o ponteiro começou a subir (foi até +ou- 105ºC no painel). Desliguei o AC e o ponteiro desceu rápido e cravou de novo em 90ºC. Quando peguei trânsito livre e liguei o AC de novo, a temperatura não subiu daquele jeito (ou subiu bem menos).

Sobre o sensor MTE 3029 eu não sei o estado ainda. Eu troquei o MTE 4051, como você (Almeidão) havia recomendado. Pelo jeito são 2 sensores de temperatura (e nenhum cebolão), certo?

Vou providenciar a troca do MTE 3029 também.

Outra coisa: eu sei que, teoricamente, a temperatura deveria ficar o mais constante possível, mas na prática, pelo que eu entendo, ela deveria apresentar uma certa variação, tipo, na estrada, deveria ir a 80ºC, voltar a 90ºC (AC desligado) e não "cravar" nos 90º. Ou não é assim?

Agora, com esse dado "novo" (só aquece com AC ligado) vocês acham que ainda é necessário fazer o teste na estrada sem a válvula termostática?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 29 Nov 2017, 09:52

lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Tiago e Almeidão,

O radiador é zero "bala". Acho difícil ele estar com defeito e, além disso, consegui mais uma peça do quebra-cabeças: finalmente me dei conta que o quase superaquecimento acontece somente quando ligo o ar condicionado. Mais claramente quando pego um engarrafamento, mesmo que pequeno.

Ontem aconteceu isso. Eu estava numa rua movimentada e o trânsito estava meio lento; liguei o AC e o ponteiro começou a subir (foi até +ou- 105ºC no painel). Desliguei o AC e o ponteiro desceu rápido e cravou de novo em 90ºC. Quando peguei trânsito livre e liguei o AC de novo, a temperatura não subiu daquele jeito (ou subiu bem menos).

Sobre o sensor MTE 3029 eu não sei o estado ainda. Eu troquei o MTE 4051, como você (Almeidão) havia recomendado. Pelo jeito são 2 sensores de temperatura (e nenhum cebolão), certo?

Vou providenciar a troca do MTE 3029 também.

Outra coisa: eu sei que, teoricamente, a temperatura deveria ficar o mais constante possível, mas na prática, pelo que eu entendo, ela deveria apresentar uma certa variação, tipo, na estrada, deveria ir a 80ºC, voltar a 90ºC (AC desligado) e não "cravar" nos 90º. Ou não é assim?

Agora, com esse dado "novo" (só aquece com AC ligado) vocês acham que ainda é necessário fazer o teste na estrada sem a válvula termostática?


Eu acho que sim fazer o teste sem a termostática, somente assim poderemos ter certeza que você não colocou um errada no local.
Sobre a Oscilação, a temperatura de alguns carros alteram e a Chevrolet usa este sistema para nos dar a certeza que esteja funcionando, sendo que o máximo seria no meio ou digamos até uns 93, como não tem os números, levamos em conta que o meio é 90 de os tracinhos nós os fazemos. Estando na cidade ele vai ficar assim, chega nos 90, arma ventoinha, esfria um pouco ponteiro desce para 85, desarma as ventoinhas e sobe outra vez para 90 e assim fica o dia inteiro se você tiver neste transito.
AO LIGAR O AR, LIGA AUTOMÁTICO AS DUAS VENTOINHAS e neste mesmo transito a temperatura altera um pouco e fica mais perto dos 93 mas tem ele por obrigação armar o segundo estágios das ventoinhas e baixar para 88 e desligar voltando a subir novamente.
Nas rodovias sem ar, não pode passar de 83, lógico que se você vem a 100 Km por hora, temperatura 83 no painel, a pista é interrompida por um acidente, você para e ela vai lá nos 90 em segundos, ou ao subir uma serra ela sobe perto dos 90 e descer fará o contrário.

São muitas informações as quais você não está absolvendo, e eu tendo aqui poucas de você. O que estou tentando é descobrir se o carro tem problemas nas ruas ou nas rodovias. Um carro com problemas nas ventoinhas sofre nas ruas e rodovias não. Um carro com má circulação de água sofre nas rodovias e nas ruas também e eu ainda não consegui saber se o problema é na rua, se é no ar condicionado ou se é nas pistas.

O radiador é de palheta mesmo? Você tem certeza? Tire uma foto dele e poste aqui. Pega a parte do lado da ventoinha interna por favor.

Sds
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 30 Ago 2017, 00:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 29 Nov 2017, 11:11

Almeidão escreveu:
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Tiago e Almeidão,

O radiador é zero "bala". Acho difícil ele estar com defeito e, além disso, consegui mais uma peça do quebra-cabeças: finalmente me dei conta que o quase superaquecimento acontece somente quando ligo o ar condicionado. Mais claramente quando pego um engarrafamento, mesmo que pequeno.

Ontem aconteceu isso. Eu estava numa rua movimentada e o trânsito estava meio lento; liguei o AC e o ponteiro começou a subir (foi até +ou- 105ºC no painel). Desliguei o AC e o ponteiro desceu rápido e cravou de novo em 90ºC. Quando peguei trânsito livre e liguei o AC de novo, a temperatura não subiu daquele jeito (ou subiu bem menos).

Sobre o sensor MTE 3029 eu não sei o estado ainda. Eu troquei o MTE 4051, como você (Almeidão) havia recomendado. Pelo jeito são 2 sensores de temperatura (e nenhum cebolão), certo?

Vou providenciar a troca do MTE 3029 também.

Outra coisa: eu sei que, teoricamente, a temperatura deveria ficar o mais constante possível, mas na prática, pelo que eu entendo, ela deveria apresentar uma certa variação, tipo, na estrada, deveria ir a 80ºC, voltar a 90ºC (AC desligado) e não "cravar" nos 90º. Ou não é assim?

Agora, com esse dado "novo" (só aquece com AC ligado) vocês acham que ainda é necessário fazer o teste na estrada sem a válvula termostática?


Eu acho que sim fazer o teste sem a termostática, somente assim poderemos ter certeza que você não colocou um errada no local.
Sobre a Oscilação, a temperatura de alguns carros alteram e a Chevrolet usa este sistema para nos dar a certeza que esteja funcionando, sendo que o máximo seria no meio ou digamos até uns 93, como não tem os números, levamos em conta que o meio é 90 de os tracinhos nós os fazemos. Estando na cidade ele vai ficar assim, chega nos 90, arma ventoinha, esfria um pouco ponteiro desce para 85, desarma as ventoinhas e sobe outra vez para 90 e assim fica o dia inteiro se você tiver neste transito.
AO LIGAR O AR, LIGA AUTOMÁTICO AS DUAS VENTOINHAS e neste mesmo transito a temperatura altera um pouco e fica mais perto dos 93 mas tem ele por obrigação armar o segundo estágios das ventoinhas e baixar para 88 e desligar voltando a subir novamente.
Nas rodovias sem ar, não pode passar de 83, lógico que se você vem a 100 Km por hora, temperatura 83 no painel, a pista é interrompida por um acidente, você para e ela vai lá nos 90 em segundos, ou ao subir uma serra ela sobe perto dos 90 e descer fará o contrário.

São muitas informações as quais você não está absolvendo, e eu tendo aqui poucas de você. O que estou tentando é descobrir se o carro tem problemas nas ruas ou nas rodovias. Um carro com problemas nas ventoinhas sofre nas ruas e rodovias não. Um carro com má circulação de água sofre nas rodovias e nas ruas também e eu ainda não consegui saber se o problema é na rua, se é no ar condicionado ou se é nas pistas.

O radiador é de palheta mesmo? Você tem certeza? Tire uma foto dele e poste aqui. Pega a parte do lado da ventoinha interna por favor.

Sds


Esta é a foto do radiador q o mecânico me mandou antes de montar e, sim, é de palhetas. Veja:
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Editado pela última vez por lbcarvalho em 29 Nov 2017, 11:11, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 5387
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 29 Nov 2017, 12:35

Ok, Obrigado. Realmente é de palheta.
Imagem

EdsonCtFilho
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Fev 2017, 11:29
Nome Completo: Edson Cavalcante Teixeira Filho
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por EdsonCtFilho » 30 Nov 2017, 16:31

Olá pessoal, tive um problema igual e como ando sozinho com minha filha de 1 aninho apenas não quis confiar e passar aperreio no caso optei em trocar logo todo o sistema de arrefecimento meu carro possui apenas 120 mil km originais passou muitos anos parado e bota ano nisso e agora comecei a usar todo dia hj em dia está lindo mas sim voltando ao caso do meu optei em trocar todas as mangueiras e caneletas que ficam dentro delas, troquei todas as abraçadeiras, Radiador, bomba d'água e fiz uma revisão nos ventiladores botei tudo original zerado comprando através do Mercado Livre e hoje com ar ou sem ar ele trabalha perfeito. Como é um carro de familia e não pretendo vender optei em por original novamente mesmo pagando mais caro por isso mas original é original né mesmo rsrs meu vectrão é um GLS 99 8v.

900 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 19 visitantes

Bem-vindo: 26 Mar 2019, 03:09