O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BCaixa de Direção - Vectra B

35 mensagens
  • 1
  • 2
Marraes
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Set 2014, 08:22
Nome Completo: Marcos Arraes
Cidade: São José
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Caixa de Direção - Vectra B

por Marraes » 18 Out 2014, 10:50

Pessoal,
Mais uma dúvida de iniciante que quer deixar o carro redondo.
Levei o meu VCD para um checkup geral e o mecânico me recomendou trocar barras axiais, bieletas, e outras pequenas coisas. Resolvi fazer as coisas aos poucos, pois a facada era grande. Quando cheguei na parte das barras axiais, ao abrir a coifa, vazou óleo da direção. Daí o mecânico me falou que ela já está com vazamento e precisa de um reparo ou ser trocada. Aí começa minha novela.
De fato há uma pequena folga na direção... mas coisa pouca, que não atrapalha muito no dia dia. Mas ela não está vazando ainda pelo chão. Completei o nível do óleo a 4 dias e até agora não baixou. Será que consigo aguentar um pouco mais?
E, no caso de troca, o que fazer?
A nova na concessionária GM aqui em SC custa a bagatela de R$ 4.000,00. Encontrei uma remanufaturada no ML por R$ 420,00. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM .
Para trabalhar na minha, o preço mínimo é R$ 600,00.
Que me dizem?
Valeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 18 Out 2014, 13:02

Trocar as axiais não pode ser por recomendação, elas precisam está folgadas. Muito difícil uma caixa que não sai nada de óleo em um Vectra B, veja bem dífícil, não impossivel e normalmente sai por forçar muito a direção até o final. O meu melejava um pouco, só molhava e em um ano não vazou 50 ML. Melhorei o meu usando um anel de polipropileno colocado em cada lado onde entra a axial, para isto precisa tirar a axial e colocar o anel de 3 mm de espessura, externo 37mm e interno 26mm e ele entra justo na cremaleira, isto faz com que ao chegar nele não força mais para os lados. Acabei com os ruidos no final da direção e diminuiu o vazamento que ainda molha um pouco e eu usando o carro todos os dias não vaza 20ML por ano. Eu de voce faria este anel, se quiser uma foto dele posso passar por e.mail, só na segunda.

Folga na caixa pode ser regulado no parafuso dela, meio chato de regular, mas tem jeito e eu regulei a minha e não precisa mais que 1/4 de volta no parafuso de regulagem aliás se der mais que isto ela agarra e não volta nas curvas. É possivel que precise regular um pouco, sair com o carro e testar.

Pode haver mais folgas como exemplo nas cruzetas da coluna de direção e isto aumenta quando precisamos girar o volante e ficamos com preguiça de ligar o carro.

Sds
Imagem

Marraes
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Set 2014, 08:22
Nome Completo: Marcos Arraes
Cidade: São José
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Caixa de Direção

por Marraes » 18 Out 2014, 14:57

Valeu a Dica Almeidão. Gostaria sim das fotos se puderes mandar... maarraes no yahoo. Dai levo lá pra o mecânico pra ver se ele consegue fazer.
Mas mantendo assim, sem vazar muito, posso deixar rodando tranquilo?
Obrigado.

Sds

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 18 Out 2014, 17:11

Marraes escreveu:Valeu a Dica Almeidão. Gostaria sim das fotos se puderes mandar... maarraes no yahoo. Dai levo lá pra o mecânico pra ver se ele consegue fazer.
Mas mantendo assim, sem vazar muito, posso deixar rodando tranquilo?
Obrigado.

Sds


Voce deve vigiar se está vazando ou molhando, as vezes molha e dá impressão ser vazamento, se não estiver sumindo muito óleo e isto voce pode observar em um mês, pode deixar como está. Sobre a peça ou anel de polipropileno ou tecnil que é mais fácil e mais resistente quem fará para voce é um torneiro, o mecanico só vai colocar no local. Nem preciso lhe passar foto, basta pedir ele para tirar as axiais e colocar um de cada lado da cremaleira e depois recolocar a axial no lugar. Não mude a medida da peça para não dar muita diferença no final da direção, peça a ao torneiro a usar tecnil e fazer dois anéis 37mm externo, 26mm interno e 3mm de espessura, qualquer um entenderá e não dá para fazer de ferro porque ele ficará andando na cremaleira e fazendo barulho, por isto deves usar tecnil que já tem a medida quase exata e entra prensado. Faça isto e depois volte aqui informando como ficou ela ao girar toda para um lado, verás que não terá mais o ruido de correia travando e nem bomba forçando.
Imagem

Marraes
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Set 2014, 08:22
Nome Completo: Marcos Arraes
Cidade: São José
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Caixa de Direção

por Marraes » 18 Out 2014, 20:13

Mais uma vez agradeço a ajuda, Almeidão!
Soou meio grego para mim... rsrs... sou totalmente leigo em mecânica, mas irei imprimir tua mensagem e levar no torneiro pra fazer o orçamento. Posto aqui o resultado!
Sds!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 18 Out 2014, 20:23

Marraes escreveu:Mais uma vez agradeço a ajuda, Almeidão!
Soou meio grego para mim... rsrs... sou totalmente leigo em mecânica, mas irei imprimir tua mensagem e levar no torneiro pra fazer o orçamento. Posto aqui o resultado!
Sds!


Ok, quero só corrigir algo, quando eu disse para não alterar a medida, pode sim a externa pode ser menor que 37, pode ser 36 ou 35mm, nunca maior que 37. A espessura e medida interna não pode mudar.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Caixa de Direção

por Adriano cruz » 18 Out 2014, 21:45

Sobre caixa de direção acho que sou sortudo porque comprei meu carro em julho de 2011 e nunca completei o óleo da direção até hoje, porque nunca baixou mesmo usando o carro todos os dias pra trabalho e viagens, mas faço a troca anual do fluido.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 19 Out 2014, 15:25

Adriano cruz escreveu:Sobre caixa de direção acho que sou sortudo porque comprei meu carro em julho de 2011 e nunca completei o óleo da direção até hoje, porque nunca baixou mesmo usando o carro todos os dias pra trabalho e viagens, mas faço a troca anual do fluido.


Então tenho mais sorte que voce, troquei os reparos da bomba e troquei o óleo completo em 2011 e mesmo molhando na cremallheira, eu ainda não completei ele e continua no nivel.
Na verdade a direção hidraúlica é um produto bem confiável e por não mexerem com facilidade, ninguem inventou nada para ela, sendo assim, não existe uma possibilidade de acertar a caixa usando peças paralelas que nem sempre sabemos se é boa ou não. Infelizmente isto acontece em algumas outras partes do carro.
Imagem

Marraes
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Set 2014, 08:22
Nome Completo: Marcos Arraes
Cidade: São José
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Caixa de Direção

por Marraes » 20 Out 2014, 22:01

Almeidão... novidades.
Fui ao torneiro e a situação não foi das melhores. Mostrei a tua mensagem pra ele, e ele me cobrou R$ 250 pra fazer. E 1 semana pra entregar. Achei muita exploração. Pior que não conheço muitos torneiros mecânicos aqui em Floripa.
Ainda teria de pagar a mão de obra do mecânico para tirar a caixa e mexer nela. Ou seja, não vai me sair por menos de 500 pilas.

Ah. Detalhe. Surgiu um problema intermitente. As vezes, ao retornar pra casa e engatar e girar a direção toda para a esquerda para estacionar, sinto uma batida quase no final do curso do volante. Seria a caixa ou pode ser a barra axial? Troquei a barra axial e bieleta da direita, mas não as da esquerda.

Me parece que a remanufaturada é a melhor opção. Que me dizem?
Achei essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM
ou o kit de reparo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... zafira-_JM.

Valeu!

SDS

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 21 Out 2014, 10:12

Marraes escreveu:Almeidão... novidades.
Fui ao torneiro e a situação não foi das melhores. Mostrei a tua mensagem pra ele, e ele me cobrou R$ 250 pra fazer. E 1 semana pra entregar. Achei muita exploração. Pior que não conheço muitos torneiros mecânicos aqui em Floripa.
Ainda teria de pagar a mão de obra do mecânico para tirar a caixa e mexer nela. Ou seja, não vai me sair por menos de 500 pilas.

Ah. Detalhe. Surgiu um problema intermitente. As vezes, ao retornar pra casa e engatar e girar a direção toda para a esquerda para estacionar, sinto uma batida quase no final do curso do volante. Seria a caixa ou pode ser a barra axial? Troquei a barra axial e bieleta da direita, mas não as da esquerda.

Me parece que a remanufaturada é a melhor opção. Que me dizem?
Achei essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM
ou o kit de reparo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... zafira-_JM.

Valeu!

SDS


250????????. PQP, este é o maior roubo que eu vi da minha vida, isto é coisa simples. É algo de 50 reais os dois e está bem pago.

Sobre esta batida não sei lhe informar o que seja, mas a axial é coisa simples é uma barra que enrosca na cremaleira e a roda e onde enrosca na Cremaleira ela é articulável e com tempo pode folgar, mas leva muito tempo mesmo.

Vou avisar tentar montar um torno ai na sua cidade, dá pra ficar rico em pouco tempo.

Sds
Imagem

Marraes
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Set 2014, 08:22
Nome Completo: Marcos Arraes
Cidade: São José
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Caixa de Direção

por Marraes » 21 Out 2014, 14:45

Hahahahha... Pois é. O pessoal por aqui é meio sem noção em termos de mão de Obra. Vou a um mecânico a 35km da minha cidade, e ele me cobrou pra trocar a axial, bieleta e um rolamento 60 reais. Aqui na cidade as oficinas cobram 180. São 66% de desconto.

Tu recomendas comprar a caixa remanufaturada, já que não vou pagar isso?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 21 Out 2014, 16:14

Marraes escreveu:Hahahahha... Pois é. O pessoal por aqui é meio sem noção em termos de mão de Obra. Vou a um mecânico a 35km da minha cidade, e ele me cobrou pra trocar a axial, bieleta e um rolamento 60 reais. Aqui na cidade as oficinas cobram 180. São 66% de desconto.

Tu recomendas comprar a caixa remanufaturada, já que não vou pagar isso?


Não vejo nada de errado em comprar ela manufaturada, aliás o serviço de uma caixa é simples e nem existe peças em paralelo, então com certeza ela é bem parecida a uma nova.

Sds
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Caixa de Direção

por Alez » 27 Out 2014, 19:23

Aproveitando o tópico.

Senhores, quando se faz o reparo na caixa e o volante fica indo de um lado para o outro quando anda no carro o que pode ser?

Tipo tá andando no carro e hora o volante fica penso para o lado esquerdo (pouca coisa) hora para o lado direito em pista reta.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Caixa de Direção

por Alez » 27 Out 2014, 19:37

A proposito quantos litros pegam na troca do fluído completo da caixa de direção hidráulica do vectra b?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 28 Out 2014, 14:59

Alez escreveu:A proposito quantos litros pegam na troca do fluído completo da caixa de direção hidráulica do vectra b?


Fico lhe devendo sobe a primeira pergunta, já o óleo ela usa um litro e a troca inteira ou quase inteira voce usa um liro só para dar uma limpeza no que está lá dentro. Ou seja uso 2 litros para limpar e ficar completa com o novo ou pelo menos 95% novo.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Caixa de Direção

por Alcir Andreoni » 28 Out 2014, 15:28

Alez escreveu:Aproveitando o tópico.

Senhores, quando se faz o reparo na caixa e o volante fica indo de um lado para o outro quando anda no carro o que pode ser?

Tipo tá andando no carro e hora o volante fica penso para o lado esquerdo (pouca coisa) hora para o lado direito em pista reta.

Regulagem da caixa mal feita...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Caixa de Direção

por Alez » 28 Out 2014, 20:34

Alcir Andreoni escreveu:
Alez escreveu:Aproveitando o tópico.

Senhores, quando se faz o reparo na caixa e o volante fica indo de um lado para o outro quando anda no carro o que pode ser?

Tipo tá andando no carro e hora o volante fica penso para o lado esquerdo (pouca coisa) hora para o lado direito em pista reta.

Regulagem da caixa mal feita...


E tem alguma dica para uma boa regulagem da caixa após reparo?

Eu li num tópico que se demorar a arrumar estraga a caixa e somente outra?

Ou nada a ver?... eu realmente protelei o conserto da caixa e acho que me dei mal.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Caixa de Direção

por Almeidão » 29 Out 2014, 08:23

A regulagem é simples, se voce olhar embaixo da caixa verás uma porca grandona e uma porca trava tipo aranha, ali é meio chato mas com cuidado tem como afrouxar a trava com uma alavanca e batendo nela. Antes disto marque onde está a porca grandona que será apertada nada mais que 1/4, logo coloque tudo e testa o carro se não está agarrando, ou seja nas curvas ao soltar o volante ele deve voltar, caso contrário volte e afrouxe um pouquinho, sempre um pouquinho e nunca deixar apertado porque não vai afrouxar com pouco tempo de uso. Se voce resolver tirar a porca grande que é um tampão para ver o que há dentro por curiosidade, melhor não porque tem uma mola bem forte ali e ela pode pular, mas que é fácil recolocar.

Fora isto, checar o cavalete onde ela está e reapertar caso esteja frouxo e reapertar geral todos os parafusos que fica no agregado, parafuso de baixo para cima, muitos mexem ali e sempre deixa algo frouxo e pode dar estas diferenças também.

Caso voce fizer isto tudo e não der certo, penso que a solução seria um alinhamento e voce comentar que isto acontece, assim o alinhador pode ajustar nas axiais um possivel calo que ela possa ter, não é o correto, mas seria uma solução.

De qualquer forma, acredito ser algo que possa ser acertado com reapertos e ajuste nela
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Caixa de Direção

por Alez » 01 Nov 2014, 11:26

Almeidão escreveu:A regulagem é simples, se voce olhar embaixo da caixa verás uma porca grandona e uma porca trava tipo aranha, ali é meio chato mas com cuidado tem como afrouxar a trava com uma alavanca e batendo nela. Antes disto marque onde está a porca grandona que será apertada nada mais que 1/4, logo coloque tudo e testa o carro se não está agarrando, ou seja nas curvas ao soltar o volante ele deve voltar, caso contrário volte e afrouxe um pouquinho, sempre um pouquinho e nunca deixar apertado porque não vai afrouxar com pouco tempo de uso. Se voce resolver tirar a porca grande que é um tampão para ver o que há dentro por curiosidade, melhor não porque tem uma mola bem forte ali e ela pode pular, mas que é fácil recolocar.

Fora isto, checar o cavalete onde ela está e reapertar caso esteja frouxo e reapertar geral todos os parafusos que fica no agregado, parafuso de baixo para cima, muitos mexem ali e sempre deixa algo frouxo e pode dar estas diferenças também.

Caso voce fizer isto tudo e não der certo, penso que a solução seria um alinhamento e voce comentar que isto acontece, assim o alinhador pode ajustar nas axiais um possivel calo que ela possa ter, não é o correto, mas seria uma solução.

De qualquer forma, acredito ser algo que possa ser acertado com reapertos e ajuste nela


Após 3 retornos ao mecânico que efetuou o reparo na caixa o problema parece te sido resolvido.

Se não, na próxima ida comentarei estes detalhes do teu post com ele.

Obrigado Almeidao.

Avatar do usuário
le_zappala
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:46
Nome Completo: leandro rafael zappala de oliveira
Cidade: PETROPOLIS
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Caixa de Direção

por le_zappala » 18 Jul 2015, 09:26

Bom dia ! em primeiro lugar nao sei se e aqui que devo estar fazendo essa pergunta , mas meu vectra b 1999 , esses dias tenho sentido uma folga na direçao tipo faço uma curva para esquerda , viro a direçao ele nao vem ai viro mais ele vem assim como para direita , da ate impressao que nao vai fazer a curva , so ando na boa sem exagerar pois estou preocupado aconteceu isso logo perto do encontro em Sao Lourenço , alguem tem uma dica ,,, obrigadao Deus abençoe a todos !!!

35 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 217 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 12:32