O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTROCA DE ÓLEO

24 mensagens
  • 1
  • 2
williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

TROCA DE ÓLEO

por williansapz » 13 Mai 2013, 17:34

.OI PESSOAL VOU TROCAR O ÓLEO DO MEU VECTRA CD 2.0 16V 98 COM 115.000 KM FAZ UNS 10 DIAS QUE ESTOU Com ELE,QUAL óleo colocar semi , sintético ou mineral e 15/40 ,20/40, 20/50 até mais ...
Editado pela última vez por williansapz em 15 Mai 2013, 12:09, em um total de 1 vez.
Imagem

Demostenes
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:43
Nome Completo: Demóstenes Flessas
Cidade: Cidreira
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: TROCA DE ÓLEO

por Demostenes » 13 Mai 2013, 18:25

Ola amigo..

Eu uso já a algum tempo o Mobil Protection 15w-40 e considero muito bom..
Esses tempo fui trocar a junta da tampa e quando tiraram a tampa até o mecanico ficou abismado com a limpeza do motor.. nada de borra.. metais brilhando.


Um forte abraço
_____________________
Vectra Challenge 2.2 16V
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=214

MarceloOliveira

Re: TROCA DE ÓLEO

por MarceloOliveira » 13 Mai 2013, 18:33

Willian, aproveita e pede para dar uma olhada no pescador, só por via das dúvidas, de repente precisa de uma limpeza.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: TROCA DE ÓLEO

por Arquiteto » 13 Mai 2013, 19:20

aconselho a perguntar pro antigo dono qual usava ...

mudar de mineral pra sintetico nesta km pode não ser uma boa ... :47:

Gerson Hatschbach
GL Member
GL Member
Mensagens: 115
Registrado em: 08 Abr 2013, 20:16
Nome Completo: Gerson Hatschbach
Cidade: Restinga seca
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: TROCA DE ÓLEO

por Gerson Hatschbach » 13 Mai 2013, 20:11

Eu uso AC Delco 20 50, e como ele ta na revisão, ja pedi para retirarem o carter para ver se tem borra ou não e ja olharem o pescador........

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TROCA DE ÓLEO

por Almeidão » 14 Mai 2013, 11:56

Eu não usaria o sintético porque a GM não aconselha a usar este óleo neste ano de carro. Eu uso o Mobil as vezes 15 W 40 e as vezes 20W50. Aprendi que devo trocar de marcas as vezes e acho que foi o Crispim que passou isto e concordo com ele, e não é só o Mobil que é bom, são várias marcas boas. Meu carro não tem borra e isto deve se a troca frequente do óleo e o filtro dentro do prazo e nem sempre é o tipo de óleo que matem a limpeza, porque a maioria ou todos já tem o detergente para isto. O que não podemos é deixar misturar antigo com o novo e senão tiverem este cuidado ele sempre será misturado com meio litro do filtro e mais uns 200 ML do fundo do carter que não sai por vontade própria. Eu arranco ele na marra kakkakakka

Sds
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: TROCA DE ÓLEO

por Paty1521 » 14 Mai 2013, 15:02

Concordo!

O mineral 20w50 e suficiente. O problema acontecera se o antigo dono usar mineral e vc for pra sintetico....

Pra isso, seria necessario uma limpeza no motor antes e e aconselhado em carros com baixa Km ou que tenhafeita a retifica recentemente!

Eu uso o 20w580 Mobil mas admito que gostava mais do Havoline 20w50 SL. Uso SL pois prefiro ao inves do SJ pois tem mais lubrificantes. Como mineral SL tem poucos no mercado e o Havoline parece que saiu de linha o mineral SL, uso o Mobil por enquanto !

Qual o pessoal gosta mais?

Meu carro tem 140 mil km

Bjss

Seria legal pra ajudar o amigo a gente postar assim e inclusive a gente faz um topico de pesquisa para oleo!

Carro: Vectra CD 2.2 16V
Ano: 2002
Km: 140.000 Km
Oleo utilizado: 20w50 SL Mobil
Indicações: Havoline 20W50 SL
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: TROCA DE ÓLEO

por Ricardo Crispim » 14 Mai 2013, 15:24

Almeidão escreveu:Eu não usaria o sintético porque a GM não aconselha a usar este óleo neste ano de carro. Eu uso o Mobil as vezes 15 W 40 e as vezes 20W50. Aprendi que devo trocar de marcas as vezes e acho que foi o Crispim que passou isto e concordo com ele, e não é só o Mobil que é bom, são várias marcas boas. Meu carro não tem borra e isto deve se a troca frequente do óleo e o filtro dentro do prazo e nem sempre é o tipo de óleo que matem a limpeza, porque a maioria ou todos já tem o detergente para isto. O que não podemos é deixar misturar antigo com o novo e senão tiverem este cuidado ele sempre será misturado com meio litro do filtro e mais uns 200 ML do fundo do carter que não sai por vontade própria. Eu arranco ele na marra kakkakakka

Sds



Eu concordo com você Almeidão, não existe apenas uma marca de óleo que seja boa. A maioria sabe que eu trabalho em um empresa que tem marca própria de óleo e nem por isso eu utilizo apenas ele, costumo fazer um rodízio, pois as cargas de aditivação variam e é uma maneira simples e eficiente de você manter seu motor livre da tão temida borra, que na realidade só aparece no carro de quem não está informado.
Marcas? Podem ser várias, como Mobil, Castrol, Bardahl, Shell,Texaco, Total e aí começa a fechar o gargalo, pois todas essas marcas são conhecidas no meio por superar as classificações API que são descritas na embalagem. Pode ser que esqueci alguma, mas no geral é isso aí. Outras até atendem ás especificações API que são descritas nas embalagens, porém no caso do motor ser submetido a alguma necessidade, tipo sair de um atoleiro e o óleo não tiver um alto ponto de fulgor, ferrou e o dono não vai saber, porque estará se guiando pela etiqueta de troca de óleo pregada no parabrisas, mas o óleo do carro já foi pros quiabos...
A viscosidade a ser seguida, vai segundo o manual, no seu caso específico, Willian, um 15W40 ou 20W50 estará ótimo.
na oficina onde troco o óleo, meu mecãnico já sabe que além dele descer pelo dreno por gravidade, tem de utilizar aquela máquina de vácuo para tirar o resto, é como almeidão disse acima, ainda saem uns 200 ml de óleo queimado..

Forte abraço!!!!!!!!

williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: TROCA DE ÓLEO

por williansapz » 14 Mai 2013, 16:14

BOA, VALEU POR TODOS ATÉ AQUI POR ME AJUDAR VALEUUUUUU.... :88:
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TROCA DE ÓLEO

por JoãodoValle » 14 Mai 2013, 18:44

Fui indicado a usar Helix 25w60 devido ao carro estar bem rodado (215.000), nao quis arriscar e coloquei o Helix 20w50 mesmo.

Isto procede?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TROCA DE ÓLEO

por Almeidão » 15 Mai 2013, 08:42

Sobre o óleo, neste caso é irrelevante, ou seja. Como o mecânico pode saber sobre o motor? Tem motor com 50 mil fundindo e outros com 300 mil parecendo estar com 30. Use o óleo correto, 20W50 ou 15W40 e dentro de 4 ou 5 mil KM você saberá o comportamento dele se você for um bom observador. Tipo, baixou tanto, não baixou nada etc.
Imagem

MarceloOliveira

Re: TROCA DE ÓLEO

por MarceloOliveira » 15 Mai 2013, 09:00

Bom, como o vectra ta na garantia, vou trocando o óleo na concessionária, eles usam Acdelco.

Quando encontro acdelco na rua dou preferência para colocar no meu doblo, em outro caso venho utilizando o helix 20w50 para 5 mil, e sempre troco óleo e filtro, não deixo para trocar o filtro com 10 mil.

Fazendo assim nunca tive problemas com borra nos carros que tive.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: TROCA DE ÓLEO

por Ricardo Crispim » 15 Mai 2013, 09:34

MarceloOliveira escreveu:Bom, como o vectra ta na garantia, vou trocando o óleo na concessionária, eles usam Acdelco.

Quando encontro acdelco na rua dou preferência para colocar no meu doblo, em outro caso venho utilizando o helix 20w50 para 5 mil, e sempre troco óleo e filtro, não deixo para trocar o filtro com 10 mil.

Fazendo assim nunca tive problemas com borra nos carros que tive.


O doblo é aquele da Fiat?
Pensei que usasse lubrificante de viscosidade mais baixa que 20W50..

Forte abraço!!!!!!

MarceloOliveira

Re: TROCA DE ÓLEO

por MarceloOliveira » 15 Mai 2013, 09:43

É aquele da fiat, motor da GM ainda, 1.8.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TROCA DE ÓLEO

por JoãodoValle » 15 Mai 2013, 10:51

Almeidão escreveu:Sobre o óleo, neste caso é irrelevante, ou seja. Como o mecânico pode saber sobre o motor? Tem motor com 50 mil fundindo e outros com 300 mil parecendo estar com 30. Use o óleo correto, 20W50 ou 15W40 e dentro de 4 ou 5 mil KM você saberá o comportamento dele se você for um bom observador. Tipo, baixou tanto, não baixou nada etc.


Entendi almeidao, essa discussao comecou porque questionei uns tec tec que ouco as vezes, tanto frio como quente, nao sei descrever se eh tucho ou valvula, sei que irrita.

Ai perguntei ao mecanico e ele me informou isso, que poderia usar esse oleo mais grosso ou o original+ bardall. Que isso sao folgas que sao corrigidas dessa forma

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TROCA DE ÓLEO

por Almeidão » 15 Mai 2013, 12:28

É, nem me lembrava mais sobre o início. Falha nossa kakkakak.

No caso de bater algo, tucho ou válvula é a mesma coisa. As vezes bate algo e tem mecânico que diz ser tucho e logo não é e muitos resolvem o problema abrindo o motor e o cliente gasta e fica satisfeito quando fica bom.
Um pequeno exemplo: A bomba d'água antes de estragar por completo faz um barulho enjoado, muito enjoado e as vezes parece que o motor está batendo e muitos mecânicos abrem o motor e faz o mesmo porque deu isto como diagnóstico e já que vai abri troca bomba de água, óleo e tudo que for preciso. Resumindo, o problema será sanado, mas gastando sem precisar e o mecânico acerta sem saber.
Mais um. Um Agiles da minha filha acusou problema na sonda lambda numero 2 no scaner e o problema era um bico com defeito.
O duro é achar o mecânico correto para ir direto no problema, por este motivo faço o meu carro e da filha.

Sds
Imagem

MarceloOliveira

Re: TROCA DE ÓLEO

por MarceloOliveira » 15 Mai 2013, 13:16

Então, com os carros atuais não aconteceu ainda, no gol que tive a batida era no alternador, colocando uma chave de fenda no alternador e no motor você sentirá a batida.

No caso do corsa batia na parte de cima do motor, aí você não sabe se é tucho ou comando de válvula.

De acordo com alguns mecânicos, no início, não digo do carro estar batendo depois de meses, mas quando começa e é tucho, ele demora mais para encher, mas depois que enche para de bater, já o comando de válvula não para.

Então no início você consegue diferenciar porque um para e o outro não.

Isso é o que eu ouvi de alguns mecânicos.

Outro detalhe, no corsa o cara trocou os tuchos 2 vezes, como estava na garantia foi trocado, mas depois da primeira troca o barulho não parou, depois da segunda tudo ficou resolvido.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: TROCA DE ÓLEO

por Ricardo Crispim » 15 Mai 2013, 13:24

bizorrao escreveu:Entendi almeidao, essa discussao comecou porque questionei uns tec tec que ouco as vezes, tanto frio como quente, nao sei descrever se eh tucho ou valvula, sei que irrita.
Ai perguntei ao mecanico e ele me informou isso, que poderia usar esse oleo mais grosso ou o original+ bardall. Que isso sao folgas que sao corrigidas dessa forma


Larga mão desse mecânico...
É por causa de informações como essa que o povo sempre acha que Bardahl é para carro que está com problema...
O único Bardahl que é corretivo é o Bardahl Prolonga, que irá mexer na viscosidade, no índice de viscosidade etc...
Mas esse produto é para carro na UTI, que tá rajando, queimando ou vazando óleo, muito utilizado por quem está sem grana aguardando o décimo terceiro no final do ano para abrir o motor ou está de má intenção na hora de vender o carro...
O resto da linha Bardahl é para automóveis novos e em bom estado, até a Nasa faz uso de algum tipo de produto Bardahl.

Forte abraço!!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TROCA DE ÓLEO

por JoãodoValle » 15 Mai 2013, 15:33

Ricardo Crispim escreveu:O único Bardahl que é corretivo é o Bardahl Prolonga

Exatamente, foi esse que ele se referiu Prolonga, mas o meu por enquanto não raja, nem fuma, só "as vezes" ouço o TEC TEC

Ricardo Crispim escreveu:muito utilizado por quem está sem grana aguardando o décimo terceiro no final do ano para abrir o motor

Choray de rir aqui :11:

Ricardo Crispim escreveu:ou está de má intenção na hora de vender o carro...

:51:

Então, enfim, mesmo com esse motor bem rodado posso continuar no bom e velho 20w50 mineral? Posso continuar com a linha Helix da Shell?

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TROCA DE ÓLEO

por JoãodoValle » 15 Mai 2013, 15:38

Almeidão escreveu:É, nem me lembrava mais sobre o início. Falha nossa kakkakak.

No caso de bater algo, tucho ou válvula é a mesma coisa. As vezes bate algo e tem mecânico que diz ser tucho e logo não é e muitos resolvem o problema abrindo o motor e o cliente gasta e fica satisfeito quando fica bom.
Um pequeno exemplo: A bomba d'água antes de estragar por completo faz um barulho enjoado, muito enjoado e as vezes parece que o motor está batendo e muitos mecânicos abrem o motor e faz o mesmo porque deu isto como diagnóstico e já que vai abri troca bomba de água, óleo e tudo que for preciso. Resumindo, o problema será sanado, mas gastando sem precisar e o mecânico acerta sem saber.
Mais um. Um Agiles da minha filha acusou problema na sonda lambda numero 2 no scaner e o problema era um bico com defeito.
O duro é achar o mecânico correto para ir direto no problema, por este motivo faço o meu carro e da filha.

Sds


Tendi, tendi, realmente mecânico aqui ta difícil, ninguém fala coisa com coisa e concessionária está PIOR.

Sobre bomba d´agua a minha estará passando por testes por essa semana, mas isso é assunto para meu outro tópico ( viewtopic.php?f=45&t=220 ) que devo atualizá-lo até sexta tbm.

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 292 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 05:57