O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

79 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 10 Set 2018, 07:39

pcjapa escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde tenho um Vectra CD 1997 e quando eu uso ele tanto em viagem ou na cidade ao chegar em casa a ventoinha fica ligada uns 10minutos depois desliga sozinha. Isso tá acabando com minha bateria. Alguma dica?


Antes de tudo, pode ser que sua bateria não esteja tão boa e para com certeza sendo assim acaba mesmo.
1 - Se o sistema do seu carro estiver tudo perfeito, a possibilidade das ventoinhas ficarem armadas se elas forem armadas momento antes do carro ser desligado e ficar ligadas por uns 5 minutos é normal.
2 - Se antes de desligar o carro elas já tiverem sido armadas e funcionando por uns 4 minutos e a temperatura no painel tiver baixado elas continuarão por um a dois minutos e nada mais.
3 - Se antes de desligar o carro, eles tiverem sido armadas e recente desarmadas e a temperatura no painel caiu, podem desligar que elas ficarão desligadas.
4 - Elas armam cedo demais, o problema pode ser o sensor ou estragado ou errado. (Tem muitas informações sobre a marca e modelo a usar)
5 - Sobre o sistema, a temperatura no painel mostra pra você como ele está: Ela nunca passa do meio mais que 2 milimetro, eu considero o meio 90 e ele nunca deve passar dos 93, lembrando que estando ai ela desce porque as ventoinhas armam e elas tem que baixar a temperatura. Estando em Rodovias livre ela nunca passa de 82º. Se tiver diferente disto, algo anda errado com o sistema de arrefecimento dele.
Imagem

Rodrigo Vieira
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Dez 2015, 06:33
Nome Completo: R_V
Cidade: Curiitba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Rodrigo Vieira » 13 Dez 2018, 10:50

Pessoal se alguém puder me ajudar agradeço .
Tenho um VCD 2.2 16V 2002 andei percebendo que quando chego em casa com a ventoinha armada e desligo o carro a ventoinha
desliga junto e quando ligo ele em seguida ela volta a ligar isso é normal.
Sempre usei aditivo nunca tive problemas com arrefecimento o carro sempre trabalha aos 90ºgraus.
Outra questão é, o meu é com ar digital e ao ligar o ar não teria que ligar automaticamente a 2ª ventoinha o meu não liga .Meu ar esta meio fraco creio
que tenha que renovar o gás ou verificar vazamentos, será esse o problema?ME AJUDEM POR FAVOR??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 14 Dez 2018, 09:52

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal se alguém puder me ajudar agradeço .
Tenho um VCD 2.2 16V 2002 andei percebendo que quando chego em casa com a ventoinha armada e desligo o carro a ventoinha
desliga junto e quando ligo ele em seguida ela volta a ligar isso é normal.
Sempre usei aditivo nunca tive problemas com arrefecimento o carro sempre trabalha aos 90ºgraus.
Outra questão é, o meu é com ar digital e ao ligar o ar não teria que ligar automaticamente a 2ª ventoinha o meu não liga .Meu ar esta meio fraco creio
que tenha que renovar o gás ou verificar vazamentos, será esse o problema?ME AJUDEM POR FAVOR??


Todos os testes de temperatura, deve ser feito com ar desligado, assim eliminamos qualquer problema que seja diretamente relacionado ao radiador.
Ao ligar o carro você diz que a ventoinha liga. Liga ele com ar ligado ou não?
Ao ligar o ar, ligam as duas ventoinhas automaticamente. Não existe separação, uma é ligada na outra em série, nunca funciona uma somente sempre as duas ou nenhuma e se entrar o segundo estágio igualmente as duas entram iguais. Tem uma funcionando sozinha?

O problema ai parece ser algo relacionado a relê ou sensor de temperatura da água, acho que pode ser o sensor MTE 4051, (ou original correspondente). Eu trocaria este primeiro, depois procuraria algo de relê caso permanecer o problema e eu prefiro este MTE, mas primeiro as repostas as perguntinhas feitas.

sobre o aditivo, se você usar um bom, nunca ele terá problemas com o radiador, se usar um ruim, estarás pagando para ele estragar em um ano. A temperatura dele não passar dos 90º é uma coisa, trabalhar fixo em 90 é outra. Qual a temperatura dele em rodovias com ar desligado?
Imagem

Rodrigo Vieira
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Dez 2015, 06:33
Nome Completo: R_V
Cidade: Curiitba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Rodrigo Vieira » 14 Dez 2018, 12:17

Primeiramente muito obrigado mesmo Almeidão pela força.

Assim, na estrada ele fica entre 85º à 90º com ar desligado não passa disso.
Nunca ouvi o segundo eletroventilador acionado nem ligado isso com ou sem ar ligado(Ar Digital).
Fusíveis estão ok
Relés não testei creio que seja o relé Marron no cofre do motor, tenho outro dele reserva se for este.
Então o sensor de temperatura do painel é original ainda código GM (3439088).
O de temperatura do motor creio que seja original também é o de plug azul 2 pinos não sei as suas especificações nem grau térmico de acionamento.
O que acontece é que andando eu escuto o acionamento do 1ª estágio isso somente a ventoinha do motor.
Se eu parar o carro com a ventoinha em acionamento e desligar o carro ela desliga junto.Se neste mesmo momento eu ligar o carro
automaticamente ela liga junto no 1ª estágio tudo isso sem o ar ligado.
Quanto ao aditivo sempre usei o Delphi concentrado.
A dúvida é o porque não esta acionando a ventoinha do ar condicionado?
E o porque ao desligar o carro com a ventoinha do motor acionada,ele também desliga a ventoinha do motor?
Se puder ajudar lhe agradeço ?Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 16 Dez 2018, 11:34

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Primeiramente muito obrigado mesmo Almeidão pela força.

Assim, na estrada ele fica entre 85º à 90º com ar desligado não passa disso.
Nunca ouvi o segundo eletroventilador acionado nem ligado isso com ou sem ar ligado(Ar Digital).
Fusíveis estão ok
Relés não testei creio que seja o relé Marron no cofre do motor, tenho outro dele reserva se for este.
Então o sensor de temperatura do painel é original ainda código GM (3439088).
O de temperatura do motor creio que seja original também é o de plug azul 2 pinos não sei as suas especificações nem grau térmico de acionamento.
O que acontece é que andando eu escuto o acionamento do 1ª estágio isso somente a ventoinha do motor.
Se eu parar o carro com a ventoinha em acionamento e desligar o carro ela desliga junto.Se neste mesmo momento eu ligar o carro
automaticamente ela liga junto no 1ª estágio tudo isso sem o ar ligado.
Quanto ao aditivo sempre usei o Delphi concentrado.
A dúvida é o porque não esta acionando a ventoinha do ar condicionado?
E o porque ao desligar o carro com a ventoinha do motor acionada,ele também desliga a ventoinha do motor?
Se puder ajudar lhe agradeço ?Obrigado


As cores dos relês é para eles originais, se voce usar um outro como um DNI com os mesmos valores eles podem ser preto, o meu é tudo preto, porem são usados ai o DNI 0101, DNI 0102 e o DNI 0140
Embaixo do volante o primeiro de cor verde é um 0102 - contato em paralelo se tiver um de 5 terminais é um DNI 0140
Na frente da bateria são usados: 1 da esquerda DNI 0101, o do meio um DNI 0140 o outro, DNI 0101 - Esquerda do carro. Lembrando que o DNI 0140 são 5 terminais e os outros são 4. Estes relês são bem mais baratos e melhores que o original que por ganancia compram barato e nos vendem caros.

Seu carro é 98/99. Ele usa cebolão no radiador?
Imagem

Rodrigo Vieira
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Dez 2015, 06:33
Nome Completo: R_V
Cidade: Curiitba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Rodrigo Vieira » 17 Dez 2018, 13:42

Boa tarde Almeidão.
O meu é um VCD 16V ATM 2002!!
O cebolão fica no bloco do motor abaixo da bobina.
Não sei se no modelo do meu tem algum sensor no radiador também?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 17 Dez 2018, 16:13

Rodrigo Vieira escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Almeidão.
O meu é um VCD 16V ATM 2002!!
O cebolão fica no bloco do motor abaixo da bobina.
Não sei se no modelo do meu tem algum sensor no radiador também?


A logica é que ele tenha somente este sensor, por isto perguntei se tem cebolão no radiador, caso tiver é mais fácil testar o sistema e também mais fácil acertar. Eu de imediato acho ser este sensor o problema, mas estando longe fica difícil ter esta certeza.
você pode testar os relês, mas não é algo tão simples fazer estes testes, mas se você quiser vai ai.
Relê numero um e o numero 3 - tem que ter 4 terminais, testar estes 2 relês conforme abaixo.
Localizar terminal 30 ligar ele na bateria
87 ligar um bocal de lampada um fio neste terminal e o outro fio no negativo bateria
86 ligar um fio no positivo bateria
85 - ao encostar fio negativo ali a lampada tem que acender e teste várias vezes s acende e apaga etc.

Relê numero 2 - 5 terminais - 30 ligar bateria
87a - ligar um fio do bocal da lampada que foi preparado e outro fio no negativo da bateria
86 um fio no positivo bateria
85 - ao encostar fio negativo ali a lampada tem que acender e teste várias vezes s acende e apaga etc.
Este é o teste comum para um relê ou colocar tudo novo sem teste.

Teste 1 com jump. primeiro estágio.
Dois relês, 1 e o 3 ali da frente bateria tirar ele fora. Ao jumpear o local que entra o 30 e o 87 do relê numero 1, as duas ventoinhas tem que funcionar junto com velocidade lenta, seria o primeiro estágio.

Teste 2 com jump segundo estágio.
Igual teste acima, porem jampear o terceiro relê onde estão os terminais do relê 30 e o 87 também, neste caso estarão funcionando as duas em baixa velocidade, (primeiro estágio), ao ligar a chave entra o segundo estágio.

O cuidado ao fazer este jump é saber usar o terminal 30 e o 87, porque ao olhar o relê ele estará de frente, então descubra certo onde eles entram no relê.

Se ao ligar a chave, não acontecer nada, ai sim é possível que seja algo com o segundo relê com 5 terminais.

São testes que nos dão muitas informações e assim poderíamos ajudar mais. Fora isto, só estando ai perto.
Imagem

Leo Matsumura
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Mar 2024, 20:15
Nome Completo: LEONARDO MASSAYUKI MATSUMURA
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 40

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Leo Matsumura » 02 Mar 2024, 20:23

Olá, acabei de adquirir o Vectra Challenge 2001 (realizei meu sonho), peguei um carro inteiraço com histórico de manutenções, porém reparei que está demorando muito para desligar a ventoinha, aproximou de 10 minutos.
Vou realizar os seguintes procedimentos: andar com o ar condicionado desligado para ver se demora menos para desligar e realizar a limpeza do radiador. Abraço

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Ju_Bueno » 04 Mar 2024, 07:10

Demora para desligar com o motor ainda funcionando ou depois que desligou?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 04 Mar 2024, 08:55

Leo Matsumura escreveu:Fuente del Mensaje Olá, acabei de adquirir o Vectra Challenge 2001 (realizei meu sonho), peguei um carro inteiraço com histórico de manutenções, porém reparei que está demorando muito para desligar a ventoinha, aproximou de 10 minutos.
Vou realizar os seguintes procedimentos: andar com o ar condicionado desligado para ver se demora menos para desligar e realizar a limpeza do radiador. Abraço


Eu suponho que é quando voce desliga ele e continua ligada, bem vai depender no que está no painel na hora que voce desligar o carro, se tiver ali 85 graus ela nem ligará, se tiver 92 graus, ela vai demorar muito pra desligar, mas não seria 10 minutos. Se tiver acima de 92 graus ai o carro tem problemas.
Você precisa saber algumas coisas sobre esta temperatura:
1 - Olhar se o radiador é tubo ou brasado e o do Vectra com ar condicionado tem que ser brasado
2 - Andar com o carro em rodovias livre com ar desligado - ele precisa ter uma media ali no painel entre 80 a 84 graus. Se for a noite nçao passa de 80.
3 - Observar se funcionam as duas ventoinhas ao mesmo tempo
4 - olhar os relês na frente da bateria se estão certos. Ali começando da esquerda do carro tem um verde, um marrom, outro verde e no vim outro verde. Se foi substituido, mande fotos para ver qual você tem ali.
5 - se você vai abrir o sistema, eu sugiro trocar a termostática se ainda tiver e o 16V usa MTE VT373-82. Se não tiver é preciso colocar

Trocar agua do sistema, sim é importante, mas limpar o radiador é impossivel porque ele não suja, mas se foi mau cuidado ele cria crostas de zinabre e ai só trocando mesmo e pode criar crostas de aditivos ruim.

Mas vai esta dica, tem um video que ensina fazer esta troca de água e se ele usa aditivo e ao soltar as mangueira tiver crostas ali na termostática onde sai a água, eu sugiro montar com agua e usar um Bardahl 7 dias para ver se recupera alguma coisa.
Sobe o Aditivo que você possa usar, eu nçao compraria em auto peças, 90% deles nçao serve, eu indico o Havoline xtended life concentrado ou o original GM. O Ju_Bueno tambem usa um bom, mas mesmo assim cuidado onde comprar porque estas marcas vendidas em auto peças são fáceis de serem falsificadas e fuja do Radiex, Radinax e paraflu.

Olha o video ai aliás neste dia eu coloquei 3 litros de Havoline e está até hoje com a mesma temperatura. Tem 2 anos que fiz e vale por 5 anos. normalmente troco com 3 ou 4, nunca usei outro produto que nçao seja 3 litros dele e completei com agua de torneira.

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

Leo Matsumura
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Mar 2024, 20:15
Nome Completo: LEONARDO MASSAYUKI MATSUMURA
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 40

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Leo Matsumura » 04 Mar 2024, 13:43

Vlw pelas dicas Almeidao. Hoje pela manhã vim trabalhar com o ar condicionado desligado e a ventoinha desligou junto com o motor. Final de semana eu verifico tudo com tempo. Abraço

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por chirola » 04 Mar 2024, 13:57

Leo Matsumura escreveu:Fuente del Mensaje Vlw pelas dicas Almeidao. Hoje pela manhã vim trabalhar com o ar condicionado desligado e a ventoinha desligou junto com o motor. Final de semana eu verifico tudo com tempo. Abraço

se a temperatura do carro esta funconando 100% e cuando utiliza o ar condicionado as ventoinhas demoram em desligar pode ser algo no sistema de ar condicionado , se a temperatura do motor ao desligar não e suficiente para ligar as ventoinhas e continuam ligadas elas ligam pelo presostato do ar condicionado e so desligam cuando a preção baixar , nese casoteria que checar o que pode ser , se o ar tem gas alem do indicado , o presostato esta meio ruim ou alguma outra coisa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 05 Mar 2024, 07:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Leo Matsumura escreveu:Fuente del Mensaje Vlw pelas dicas Almeidao. Hoje pela manhã vim trabalhar com o ar condicionado desligado e a ventoinha desligou junto com o motor. Final de semana eu verifico tudo com tempo. Abraço

se a temperatura do carro esta funconando 100% e cuando utiliza o ar condicionado as ventoinhas demoram em desligar pode ser algo no sistema de ar condicionado , se a temperatura do motor ao desligar não e suficiente para ligar as ventoinhas e continuam ligadas elas ligam pelo presostato do ar condicionado e so desligam cuando a preção baixar , nese casoteria que checar o que pode ser , se o ar tem gas alem do indicado , o presostato esta meio ruim ou alguma outra coisa


Eu tive um problema no pressostato há uns 15 anos, bom lembrar que o modelo antigo este pressostato é separado e são dois no sistema e um somente para as ventoinhas e assim é meu carro e eu suponho que ele não iria agir ao desligar o carro por que neste caso ele será desligado e o problema que eu tive é que mau ligava o ar e já acionava o segundo estagio, desligava um pouco e ligava outra vez e nem deixava a temperatura chegar em 85 graus. Foi uma luta comprando sensores, acho que comprei uns 3 na epoca de R$ 110,00 cada um e nenhum resolveu. Ai eu eliminei esta opção e acredito que ela existe para proteger aqueles carros que eleva muito a tempertura por falta de cuidados, porque o meu que não passa de 90 graus vive perfeitamente sem esta função.

Uma dica para esta ventoinha funcionar menos tempo ao desligar o carro. Desligar o ar condicionado antes de chegar no destino, digamos uns dois a treis quarteirões antes de casa, deixar só o ventilador ligado, vai baixar a tempertura do motor e o evaporador agradecerá por secar a humidade externa dele e se acionar as ventoinhas ao desligar o carro será por menos tempo. Eu nunca desligo meu carro se o segundo estagio foi acionado, eu espero aquele minuto dele e ai sim desligo e neste caso as ventoinhas nem serão ligadas ao desligar lo, mas a dica melhor seria esta desliar o ar antes de chegar no destino.
Imagem

Leo Matsumura
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Mar 2024, 20:15
Nome Completo: LEONARDO MASSAYUKI MATSUMURA
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 40

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Leo Matsumura » 12 Mar 2024, 22:20

Dae rapaziada, o que eu consegui fazer até o momento:
Cronometrei o tempo que a ventoinha demora ligada, 2 min após desligar o motor ela liga e permanece 6 min (ar condicionado desligado);
A temperatura chega perto dos 80 com o motor ligado, não passa disso;
Levei no mecânico e ele fez os testes básicos, a ventoinha está ligando a partir de uma certa temperatura e desliga logo em seguida;
Não fiz ainda a limpeza total como o Almeidão recomendou, mas troquei a água por um Kriox que eu já tinha em casa. Embora o nível esteja normal, está acusando nível baixo do líquido de arrefecimento no computador de bordo;

Nesse mês eu gastei até o que eu não tinha, transferindo o carro e arrumando o banco, fora as prestações que vou ter que começar a pagar, então minha grana tá curta pra fazer uma manutenção devida, eu corro algum risco de piorar a situação do carro nesse caso e ter que gastar mais depois?
No momento estou utilizando ele somente no bairro, fazendo cerca de 20 km semanais.
Vlw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 13 Mar 2024, 08:28

Leo Matsumura escreveu:Fuente del Mensaje Dae rapaziada, o que eu consegui fazer até o momento:
Cronometrei o tempo que a ventoinha demora ligada, 2 min após desligar o motor ela liga e permanece 6 min (ar condicionado desligado);
A temperatura chega perto dos 80 com o motor ligado, não passa disso;
Levei no mecânico e ele fez os testes básicos, a ventoinha está ligando a partir de uma certa temperatura e desliga logo em seguida;
Não fiz ainda a limpeza total como o Almeidão recomendou, mas troquei a água por um Kriox que eu já tinha em casa. Embora o nível esteja normal, está acusando nível baixo do líquido de arrefecimento no computador de bordo;

Nesse mês eu gastei até o que eu não tinha, transferindo o carro e arrumando o banco, fora as prestações que vou ter que começar a pagar, então minha grana tá curta pra fazer uma manutenção devida, eu corro algum risco de piorar a situação do carro nesse caso e ter que gastar mais depois?
No momento estou utilizando ele somente no bairro, fazendo cerca de 20 km semanais.
Vlw


Seu carro é 2001/2002 mesmo? Se ele não passa de 80 é porque esta ventoinha está praticamente acionada direto, e se não pasa de 80 você não terá problemas de perder o motor, mas ele irá carbonizar e beber um pouco mais que o normal. Troca o plug dele, é bem barato e você faz em casa com uma chave 19. Afrouxa o seu uma pequena volta com a chave e depois ele sai com a mão, carro frio e tampa do reservatório fechada, deve custar uns 50 reais, MTE 4051, fica em cima da termostática. Suponho que ali seja o problema se ninguem mudou nada neste carro e as vezes uns mudam e bagunça o funcionamento dele.
Imagem

Leo Matsumura
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Mar 2024, 20:15
Nome Completo: LEONARDO MASSAYUKI MATSUMURA
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 40

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Leo Matsumura » 13 Mar 2024, 09:15

Sim, meu Vectra é 2000/ 2001
Vou comprar essa peça
Obrigado

Leo Matsumura
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Mar 2024, 20:15
Nome Completo: LEONARDO MASSAYUKI MATSUMURA
Cidade: Cascavel
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 40

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Leo Matsumura » 03 Abr 2024, 21:25

ATUALIZAÇÃO
Troquei o sensor de temperatura e coloquei um MT4051 como sugerido, porém o problema continua.
Final de semana vou fazer aquele tutorial de limpar toda água do sistema e colocar um bom aditivo, caso não resolva vou trocar a válvula termostática, o sensor de temperatura do radiador (cebolão) e em últimos casos levar numa empresa especializada em radiadores pra fazer um check-up no sistema de arrefecimento.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 04 Abr 2024, 09:00

Leo Matsumura escreveu:Fuente del Mensaje ATUALIZAÇÃO
Troquei o sensor de temperatura e coloquei um MT4051 como sugerido, porém o problema continua.
Final de semana vou fazer aquele tutorial de limpar toda água do sistema e colocar um bom aditivo, caso não resolva vou trocar a válvula termostática, o sensor de temperatura do radiador (cebolão) e em últimos casos levar numa empresa especializada em radiadores pra fazer um check-up no sistema de arrefecimento.


Cebolão seu carro não tem, mas se ele não passa de 80 graus no painel e as ventoinha desligada não acredito que seja problema de radiador. Porem se ele ficar ali nos 80 graus com ar desligado e ventoinhas ligadas o problema pode ser elétrico, tipo aterramento, motor do ponteiro do painel, ou até mesmo saida da central para o acinonamento das ventoinhas. Um detalhe para conferir, com a chave ligada ao soltar a tomada do sensor MTE 4051 tem que ligar o segundo estagio das ventoinhas.

Problemas elétricos nestes carro é difícil de achar um que acerta, mas a primeira coisa a fazer seria desconectar as tomadas que tem no carro, lubrificar e remontar, lembro que usar limpa contato somente não resolve pra sempre, mas deve usar um limpa contado e em seguida usar graxa e eu uso graxa de mecanismo em todas elas e pode ser graxa de silicone também e uso em todos os fusíveis.

Tomada principal para estes probelmas são: Uma perto do servofreio, ela tras todos os fios da central para estas ventoinhas e uma embaixo da bateria. Tenho uns videos para você checar o aterrameto e estas tomadas.
https://www.youtube.com/watch?v=iB06tEySWWY
https://www.youtube.com/shorts/6Wm0QqTha64

São pontos importantes para serem checados e lubrificados antes de gastar e por fim a tomada da central e se preciso for fazer uma ressoldagem e eu não acredito em limpa contato, ACREDITO NA GRAXA E USO SILICONE OU MECANISMO
Imagem

Andrew sr
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2024, 04:13
Nome Completo: Andrew Da Silva Raposo
Cidade: Gravataí
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Andrew sr » 05 Abr 2024, 03:19

Pelo esquema elétrico que possuo somente vectra b 97/98 2.0 LE4/L34 poderiam continuar por alguns minutos com linha 15/pos chave desligada em 1° estagio pois possuem interruptor no radiador que aterram os reles da ventoinha. modelos mais modernos os relés são controlado pela UC do motor e como a uc recebe sinal do sensor de temperatura que so recebe 5v com chave ligada para enviar/receber informações, a menos que o ar condicionado esteja ligado no momento que desliga que ae talvez tenha que baixar a pressão pra que o pressostato desligue(essa parte não conferi) mas a maneira que testaria se for cebolao após parar desconecta ele no radiador se as ventoinha desligar= cebolao ou radiador entupido caso continue ou for modelos mais novos vai nos reles não frente da bateria e da umas batida provavelmente é quase sempre o do primeiro estágio que ficam clipados pois é mais usado caso não use tanto o ar condicionado, [da umas batidas ou retira um por um até desligar ventoinhas] no que retirar um e desligar a ventoinha achou o problema. O do meio é se não me ingano reversão (acho que marron) os do lado do mesmo D/E (acho que verde) 1° e 2° estagio

79 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 314 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 19:35