O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

80 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Almeidão » 28 Nov 2014, 14:14

RC Geisel escreveu:O seu vectra possui cebolão Almeidão ?


Sim, o meu é cebolão e eu fiz uma mudança a qual ficou muito boa. Aliás a mudança que fiz foi para usar um cebolão para informações caso a ventoinha não armasse, logo mudei de idéia e mesmo usando como inforação, ainda consegui colocar na peça de alumínio um cebolão que arma a ventoinha primeiro estágio. Ficou parecido como usar um cebolão 763 da MTE.

Só lembrando que para voltar ao sistema anterior, levo uns 30 minutos. Isto para que se eu vender o carro volta o que era normal para que o próximo proprietário não fique perdido.

Bem, sobre vender eu acho bem difícil, aliás um amigo perguntou me. Se voce ganhar na mega sena voce me vende este carro? Eu respondi, não, se eu ganhar na mega eu compro 4 pneus novos.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Thiago Menezes » 28 Nov 2014, 15:33

Almeidão, não sei se você reparou mais te respondi na página anterior sobre o funcionamento da ventoinha :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Almeidão » 28 Nov 2014, 15:38

Thiago Menezes escreveu:Almeidão, não sei se você reparou mais te respondi na página anterior sobre o funcionamento da ventoinha :47:


Eu vi sim, mas não conheço mesmo este sistema para comentar se é errado ou não.
Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Williams » 30 Nov 2014, 23:08

Sobre o arme da ventoinha, o meu Vectra sempre eu achei diferente, pra começar a ventoinha no meu carro é ligada pós chave. Se paro o carro com a ventoinha ligada, e desligo o mesmo ela desliga também, se religo a chave (não precisa dar partida) ela liga aciona, desligo a chave ela desliga também.

Somente uma vez que lembro de desligar o carro e a ventoinha do ar-condicionado ficar ligada. Não conferi se era ela, mas pelo barulho não teria outra. (OBS: não tinha usado o ar-condicionado nessa ocasião).

Deve ter algo errado nisso aí, sem falar que quando ela liga com o motor na lenta a rotação do motor da uma queda e volta ao normal. Acredito que deva ser algo relacionado a algum pico de energia e o alternador pese para manter, mas não acho que isso seja normal, é ?

Porém como ela absolutamente nunca me deixou na mão em quase 1 ano e meio que tenho o carro, nunca encuquei com ela.

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Ricardo Designer » 08 Dez 2014, 14:26

Por volta dos 5 minutos fica mesmo, claro depende do uso que foi feito, da temperatura

O meu está estranho, quando para o carro com o motor quente, faz um tssssssssssssssss e depois liga a ventilador, eu peguei a pouco tempo e não lembro se no começo fazia esse barulho....

Dá a impressão que estava no vácuo e entrou o liquido do arrefecimento no sistema, por isso o tsss, parece estar fervendo

Isso dura uns 5 segundos

Dizem que é normal, mas é o primeiro que escuto fazer isso,e mt normal não é

Alguém ja passou por isso?
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

bruno.carmo
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 27 Ago 2014, 09:43
Nome Completo: Bruno Carmo
Cidade: Itumbiara
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por bruno.carmo » 16 Dez 2014, 15:07

Beleza Galera, acho que tá tudo normal mesmo, se eu andar em tráfego pesado, anda para, sempre com ar ligado, quando desligo a ventoinha funciona de 3 a 5 minutos mesmo. Perdoem a falta de experiência, é que antes eu tinha um celtinha 1.0 que dificilmente esquentava kkk.

No mais meu carro tá bom, vou dar uma limpada no radiador, colocar aditivo e tal. Valeu pela ajuda.
Vectra CD 2001 - 2.2 16v Aut. Top (Teto, Cruise C., TC, A/C Dig., Couro, Air Bag, Abs, e por aí vai...) Prata Escuna :80:

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Ricardo Designer » 16 Dez 2014, 15:26

Eu havia dito que o meu fazia um tsssss antes de ligar a ventoinha....

Pois então, desmontei o radiador e descobri que tem um tubo que facilmente enrosca na ventoinha do ar condicionado

Enrosca fácil pq desencaixa muito fácil de sua presilha

Provável que não seja esse o problema do tsss, pois tinha um sensor que vai na frente do radiador do ar condicionado solto, possivelmente que ele seja o responsável

Após ajeitar o mesmo, não faz mais o tssss e nem fica uma eternidade para desligar a ventoinha

Vale dar uma conferida também

Porém acho que é necessário desmontar o para-choque

Ele fica por detrás de onde fixa a placa, apontado para o radiador
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Avatar do usuário
Bacana
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 23 Abr 2013, 11:01
Nome Completo: Gil da silva
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Bacana » 16 Dez 2014, 16:11

os vectras 97~98 possuem cebolão já de 99 em diante vem com sensor de temperatura de plug azul localizado em cima da carcaça da válvula termostática .

O meu antigo Vectra milenium 2000/2000 as ventoinhas ficavam ligadas depois de desligado o motor até que a temperatura baixasse e é o que tenho notado ser comum em Vectras desse ano 2000,2001,2002.

Já no Vectra expression 2004 do meu irmão e o meu elegance 2007 o sistema funciona diferente se eu chegar em casa ou em algum lugar desligo o carro as ventoinhas desligam se eu bater a chave pra ligar ou deixar a chave na posição 2 sem ligar o carro elas ligam,

acredito que nesses modelos de 2004 em diante as ventoinhas sejam alimentados por um positivo pós chave,logo assim se o carro está desligado o ventilador não funciona.

valeu abraço.
Editado pela última vez por Bacana em 16 Dez 2014, 20:10, em um total de 1 vez.
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

Avatar do usuário
Bacana
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 23 Abr 2013, 11:01
Nome Completo: Gil da silva
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Bacana » 16 Dez 2014, 16:12

Acredito que seja assim mais o Almeidão e mais conhecedor do assunto.
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

Samuel2301Miguel
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2015, 23:59
Nome Completo: Samuel Fernandes Miguel
Cidade: Araxa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Samuel2301Miguel » 03 Jul 2015, 18:54

Boa noite pessoal! O meu VCD 2.2 16V 00/01 comporta da maneira a qual o Almeidão descreveu.
Moro em uma rua com subida muito ingrime. Quando chego no portão de casa após esta subida, geralmente o meu carro ja chega com a ventuinha ligada! Se demoro a abrir o portão por algum motivo, quando entro e desligo o carro, noto que ele está no final do ciclo onde a temperatura já esta caindo! Sendo assim, ao desligar as vezes demora um pouco mais, as vezes um pouco menos! Algo em torno de 2 a 3 min. Dependendo do ponto da subida, ou ponto de acionamento da ventuinha até o carro ser desligado.
Porem quando chego, de um percurso mais rápido ou descendo a rua, coloco ele na garagem e ao desligar as vezes ele liga a ventuinha, percebi que assim ele demora um pouco mais a desligar.
Acredito que seja por um motivo:
Sistema de arrefecimento com motor desligado não está bombeando o liquido, sendo assim, a água refrigerada que sai do radiador não circula pelo motor levando por sua vez, temperaturas mais baixas p/ o motor que também, mesmo estando desligado, demora a baixar a temperatura por não contar também com ventilação natural por impacto do vento quando em movimento.
Enfim, acredito que seja normal! O que se deve observar sempre, é o "top" de temperatura onde se passar dos 90° e persistir, o sistema de arrefecimento não está sendo eficiente.

Uma dúvida pessoal?

Meu carro esta trabalhando sem líquido de arrefecimento. Como devo proceder para colocar o liquido no sistema? Quais os benefícios de se utilizar liquido de arrefecimento ao invés de água? :47:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Almeidão » 04 Jul 2015, 15:36

A ventoinha é isto mesmo, se voce chegar em casa caso ela esteja ligada e desliga momento antes de desligar o carro. Ela não vai ligar, ao contrário se a temperatura estiver no ponto de ligar a ventoinha, ao desligar o carro o líquido dá uma subidinha de temperatura e ela arma. Detalhe, ela não arma para baixar a temperatura do motor, é somente para baixar a temperatura do gás do ar condicionado e assim evitar uma expansão maior e estourar uma mangueira, obesevem que ao chegar com o ar ligado ali na frente em cima desta travessa onde o capô é travado é impossivel colocar a mão, tamanha é a temperatura que ali alcança devido ao gás que está super quente e neste caso ela funcionará bem mais tempo. Como ela não é mágica e não sabe se o ar está ligado ou não, então ela entra mesmo assim, porem já sem necessidade.

Sobre o lìquido, existe um video ai que eu fiz para voce dar uma geral e trocar a agau interna e depois adicionar 3 litros de aditivo Havoline Long Life, este eu uso, mas existem outros bons embora sejam poucos. Sem o líquido, voce perde a proteção dos selos mecanicos, perde a proteção do allumíno que cria crostas e não tem como tirar mais e corre o rísco de corroer o cabeçote onde a agua entra nele entre a junta. Só isto

Usando o produto errado, melhor ficar com a agua pura.

Sds
Imagem

fabio percemilho
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Nov 2015, 22:24
Nome Completo: fabio percemilho
Cidade: ponta grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Ventuinha radiador

por fabio percemilho » 23 Nov 2015, 22:29

Boa noite moçada. Tenho um vectra 2.2 gls 8v 2000. Pois bem gostaria de saber se é normal. Ele esquenta demais apesar de nao ferver ou passar dos 90 graus eu desligo o veiculo apos utiliza-lo e a ventuinha aciona e fica uns 5 minutos ligada apos veiculo desligado. É normal? Ou talvez tenha problema bomba d'agua ou semelhante?
Obrigado pessoal

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Ventuinha radiador

por Mantenedor » 23 Nov 2015, 23:21

O meu vectra também fica as vezes com o ventilador ligado , quando desligo o motor , acredito que seja normal !
Quanto ao tempo de permanência ligada , acho que 5 minutos seja também normal.
Quem pode informar melhor é o nosso Amigo Almeidão , ele logo aparece.

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Ventuinha radiador

por Rafael Mogli » 24 Nov 2015, 00:27

Tenta utilizar a aba pesquisa do forum . Sobre arrefecimento acredito ter absolutamente tudo.
no geral pude observar que vectra n passa dos 92° e fica orcilando entre 83/85 ate 90/92 o meu no geral sobe pra 88 89 e desce para 83 idependente da temp. Externa.
Quando paro na garagem a ventuinha continua sim ligada

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ventoinha Radiador demora desligar - VCD 00/01 2.2 16v

por Thiago Menezes » 24 Nov 2015, 08:14

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ventuinha radiador

por Thiago Menezes » 24 Nov 2015, 08:17

fabio percemilho escreveu:Boa noite moçada. Tenho um vectra 2.2 gls 8v 2000. Pois bem gostaria de saber se é normal. Ele esquenta demais apesar de nao ferver ou passar dos 90 graus eu desligo o veiculo apos utiliza-lo e a ventuinha aciona e fica uns 5 minutos ligada apos veiculo desligado. É normal? Ou talvez tenha problema bomba d'agua ou semelhante?
Obrigado pessoal


Fabio,

Sua resposta está nas postagens anteriores :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 24 Nov 2015, 08:35

Esta ventoinha ligada ao desligar o carro é somente para os que tem ar condicionado e nada mais é para refrigerar o gás do ar e assim baixar a pressão dele. Como o sensor de muitos é o cebolão e ele não é muito inteligente, não sabe se foi ligado o ar ou não, então mesmo sem ligar ele ao desligar o carro se a temperatura tiver no grau dele que normalmente seria ali perto dos 90, ela seguirá girando. O tempo de funcionamento varia de como o carro chegou, se estava com ar ligado ou não.

Um exemplo, sem ar ligado:
1 - estacionando o carro, temperatura chegando nos 90 ela ainda não armou, deliga o carro ela estará na máxima e com certeza ficará um bom tempo ligada, diria de 3 a 5 minutos.
2 - Estacionando o carro, a ventoinha já está acionada, não sabemos quanto tempo ela já estava acionada, Temperatura já chegando nos 85º no painel, ao desligar o carro ela seguirá, porem com tempo bem menor.
3 - Estacionando o carro, ventoinha funcionando e antes de desligar ela já baixou a temperatura que deveria baixar e desligou, ao desligar o carro ela permanecerá desligada.
4 - chegando com ar ligado, 99% ela vai ficar funcionando.

Na verdade elas não tem um tempo específico. Depende do momento e da situação que ele foi desligado.
Imagem

Avatar do usuário
EMERSON BARRETO
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 434
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:06
Nome Completo: Emerson Barreto da Mota
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por EMERSON BARRETO » 24 Nov 2015, 10:32

Almeidão escreveu:Esta ventoinha ligada ao desligar o carro é somente para os que tem ar condicionado e nada mais é para refrigerar o gás do ar e assim baixar a pressão dele. Como o sensor de muitos é o cebolão e ele não é muito inteligente, não sabe se foi ligado o ar ou não, então mesmo sem ligar ele ao desligar o carro se a temperatura tiver no grau dele que normalmente seria ali perto dos 90, ela seguirá girando. O tempo de funcionamento varia de como o carro chegou, se estava com ar ligado ou não.

Um exemplo, sem ar ligado:
1 - estacionando o carro, temperatura chegando nos 90 ela ainda não armou, deliga o carro ela estará na máxima e com certeza ficará um bom tempo ligada, diria de 3 a 5 minutos.
2 - Estacionando o carro, a ventoinha já está acionada, não sabemos quanto tempo ela já estava acionada, Temperatura já chegando nos 85º no painel, ao desligar o carro ela seguirá, porem com tempo bem menor.
3 - Estacionando o carro, ventoinha funcionando e antes de desligar ela já baixou a temperatura que deveria baixar e desligou, ao desligar o carro ela permanecerá desligada.
4 - chegando com ar ligado, 99% ela vai ficar funcionando.

Na verdade elas não tem um tempo específico. Depende do momento e da situação que ele foi desligado.


Boa Almeidão!!!!!
:88:
ImagemImagem
_______________________________________________________________________________

Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Mantenedor » 24 Nov 2015, 10:45

Cabra bom , esse Almeidão!!!
Abraço!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Andkiko
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Out 2015, 21:56
Nome Completo: Andre de Oliveira Garcia
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Andkiko » 24 Nov 2015, 18:17

Mesma coisa aqui (conclusão normal) Liga após desligar.
Nome: André Garcia
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11411

80 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 440 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 12:01