O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com seta - Vectra B

70 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por Almeidão » 06 Mai 2019, 16:15

Já descobri, é pulso negativo mesmo. Ou seja fio preto e branco, pulso negativo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por Almeidão » 05 Abr 2022, 09:59

Estou fazendo uma coisa que acho ser para mim simples e interessane embora nem todos gostam. O relê de seta do meu carro bate tão silencioso que nem sei se ela ligou ou não a nçao ser que eu olhe no painel. Estou montando um sistema simples com dois relês para que eu tenha um aviso melhor, um tic, tic mais alto.
Alguem já fez isto para uma ideia diferenre da minha que é usar o sinal direto dos fios que vão para as lâmpadas para acionar o relê.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por chirola » 05 Abr 2022, 15:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Alguem já fez isto para uma ideia diferenre da minha que é usar o sinal direto dos fios que vão para as lâmpadas para acionar o relê.

ja em uma belina 2 que teve fiz uma gambiarra das boas kkkkakkakaakkakaak.
coloque dois rele de 3 pinos (acho que era de fusca) cuando vc liga o carro a chave de seta tem alimentação direta 12v ao ligar o pisca alerta a chave de seta perde a alimentação 12v e o botão da baliza alimenta o rele , na belina estrago o botão da baliza e a chave de seta não tinha alimentação então alimente direto 12v a chave de seta nos fios que vai para as lampadas coloque um rele (fusca 3 pines) para cada lado do carro esquerda e dereita tem que ser antes da bifurcação frente e traseira asim acende os dois piscas (meio logico ne),
ligação do rele era como da foto
Imagem
na belina tinha estragado a chave do pisca alerta e a chave de seta não tinha alimentação ligaba a baliza e não os pisca dereita e esquerda, para não trocar tudo ja que na belina as chaves e um conjunto inteiro e não pode trocar o botão da baliza como no vectra fiz esa gambiarra das boas asim deixe funcionando tudo so adapte os reles e alimente a chave de setas com um 12v direto . no seu caso a alimentação da alabanca das setas não tem que adaptar porque o botão de baliza funciona bem .

ache um video bem ilustrativo explicando como funciona o sistema vc vai entender bem facil porque entende de eletrica .
https://www.youtube.com/watch?v=msChH-O2Gso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por Almeidão » 05 Abr 2022, 15:57

Realmente este esquema é um esquema inteiro, aliás gosto das explicações dos "porquês" afinal fica mais fácil de entender.
No meu caso é mais simples só quero ouvir a seta batendo ao ligar la. Até fiz um esqueminha legal e ficou muito bom, mas começou a dar problema e eu defiz. Fiquei pau da vida e disse comigo mesmo não quero mais isto, mas bastou eu sair e sentir falta do ruido tic, tac kakakakakakakak.
Eu tinha feito com um relê e o sinal positivo seta esquerda para este relê e com um diódo para não encontra o fio da seta lado direito e direito entravam no mesmo pino 86 e o diôdo protegia para não piscar as 4 quando era sinalizado para qualquer lado. Começou dar uns erros tipo alguns raro momento não piscava e até agora ainda não consegui descobrir o porque. Eu não queria usar dois relês, mas acho que a solução será 2 relês mesmo, um para cada lado e os dois protegidos com diôdo sem usar o fio 30 e nem 87, será só para o ruìdo mesmo. Vou estudar mais, mas acho que a solução será esta mesmo.
Fio 14, preto e branco, luz de sinalização, engraçado que aqui no clube diz ser do carro 99 a 2005, o meu é 97 e tem este fio.

Outra solução, mas igualmnte está me aterrorizando seria usar somente um relê na saida de sinal negativo que pisca a luz do painel, acho que ali meio arriscado, já estraguei uma placa multitimer e nao quero estragar outra, vou medir esta saida pra ver se aguenta tocar um relê sem muito problema kakakkakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por chirola » 06 Abr 2022, 02:49

Na belina seu utilize um rele para esquerda e um para a derrota alimentados direto pelo positivo da che de seta com um diodo para não voltar corrente , asim VC pula o rele do multitimer ,el multi timer funcionaria só com o pisca alerta , alias cualquer adaptação de rele ali acho que teria que colocar diodo para proteger o multytimer se VC só quer o barulhinho pode colocar o rele ligado no fio da chave de seta com um diodo e isolar a saída positiva 49a asim só faria barulho e não alimentos nada , agora o barulho que a seta não faz o pisca alerta faz um barulho chatobkakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por Almeidão » 06 Abr 2022, 07:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Na belina seu utilize um rele para esquerda e um para a derrota alimentados direto pelo positivo da che de seta com um diodo para não voltar corrente , asim VC pula o rele do multitimer ,el multi timer funcionaria só com o pisca alerta , alias cualquer adaptação de rele ali acho que teria que colocar diodo para proteger o multytimer se VC só quer o barulhinho pode colocar o rele ligado no fio da chave de seta com um diodo e isolar a saída positiva 49a asim só faria barulho e não alimentos nada , agora o barulho que a seta não faz o pisca alerta faz um barulho chatobkakakak


Sim, com certeza protegido com diodos, estou estudando esta saida negativa para o sinal do painel, assim usaria somente um relê auxiliar e os pinos 30 e 87 seriam inutilizado, sem função, que seria o 49a se for o relê de seta. Claro, estes sinais são chatos para alertar que precisam ser desligado, embora temos o desligamento automático ao voltar o volante, as vezes falhamos ainda em rodovias que ao sinalizar para ultrapassar o movimento é pouco e nem desliga e vai por ai dando seta sem saber e deixando os outros em dúvidas. Por este motivo alguns carros mais novos já são assim ao sinalizar seja seta ou alerta.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por chirola » 06 Abr 2022, 14:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Por este motivo alguns carros mais novos já são assim ao sinalizar seja seta ou alerta.

oi almeidão vc ja viu este tipo de rele , eu nunca vi funcionando teria que ver se acha algo no youtube para ver que tipode som tem mais seria outra opção
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... d0c45f3c0d

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por Almeidão » 06 Abr 2022, 15:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Por este motivo alguns carros mais novos já são assim ao sinalizar seja seta ou alerta.

oi almeidão vc ja viu este tipo de rele , eu nunca vi funcionando teria que ver se acha algo no youtube para ver que tipode som tem mais seria outra opção
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... d0c45f3c0d


Este eu vi, mas ele sinaliza com um som tipo bip, este que o Vectra já tem, eu quero o som do relê mesmo, somente ele batendo. O que fiz e deu errado, ficou perfeito, fiz um buraco nele e o som saía legal um tic, tic perfeito.
Já preparei 2 esquemas simples aqui, um para usar dois relês no sinal da seta mesmo, sendo um cada lado ou um somente com sinal negativo da luz de direção no painel, falta testar se este fio negativo aguenta tocar este relê auxiliar e esta ultima opção seria melhor por usar um só para todos os momentos, vou testar logo que puder kakakak
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Problema com seta - Vectra B

por Brates » 06 Abr 2022, 16:54

Liga no fio da buzina, Almeidão. Rsrsrsrsrsrsrs. Brincadeira, heim!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com seta - Vectra B

por Almeidão » 07 Abr 2022, 07:29

kakakaka, já estava desistindo, mas já descobri o que tinha de errado na minha instalação. Eu usei um relê para as duas setas e usei dois diodos direto no fio chegando no relê pensando que assim não retornava, eu achei que ali estaria protegido de retorno de voltagem ao desligar o relê. Engano meu, fiz uns testes ontem com um relê e o diodo desta forma e não estava protegendo, eu teria que colocar ele na forma correta e assim daria certo, Voltarei com o esquema outra vez e com a proteção correta no relê.
Fiz um video bem claro sobre esta proteção, fiz ontem, logo postarei ele, simples e claro demais com a demonstração de retorno ao desligar o relê. Aliás ficou super claro.
Imagem

70 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 169 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:27