O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BJunta cabeçote queimada - Vectra B

67 mensagens
Silviane
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Fev 2015, 12:49
Nome Completo: Silviane Candida de Oliveira
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dúvida sobre cabeçote por favor

por Silviane » 05 Fev 2015, 12:56

Boa tarde,
Alguém sabe quanto fica pra trocar a junta do cabeçote, o mecânico disse que queimou dois cilindros, preciso de uma ideia sobre o valor, alguém me ajuda? Vectra 97 - 8 v :47:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Dúvida sobre cabeçote por favor

por Almeidão » 05 Fev 2015, 21:19

Silviane escreveu:Boa tarde,
Alguém sabe quanto fica pra trocar a junta do cabeçote, o mecânico disse que queimou dois cilindros, preciso de uma ideia sobre o valor, alguém me ajuda? Vectra 97 - 8 v :47:


Amigo, não pe só trocar a junta. Voce precisa levar o cabeçote na retífica, eles irão trabalhar nele, se for necessário irão trocar as guias, retificar as sedes, se preciso for irão trocar algumas válvulas se tiver algumas queimadas e trocarão os retentores. Voc:e deve exigir para não planar lo.

Na mecanica, exigir que descubra o motivo que ela queimou, caso contrário ela queimará outra vez e o problema só aumentará. Ela queima se a emperatura aumentar por:
1 - falta de água, por ter estourado uma mangueira.
2 - termostática errada ou travada. A certa é a com 82º, voce nçao deve colocar outra.
3 - problema nas ventoinhas ou cebolão errado. Não deve ser colocado um com valor maior que o MTE 761, o melhor para neste caso é o 760 ou o 763.
4 - Radiador entupido.

Lembro que é impossivel limpar um radiador de Vectra e é impossive saber a vazão correta dele, se o mecanico disser que a vazão está boa, não entra nessa a unica forma de saber se ele está bom, é andando em rodovias livre sem ar ligado e a temperatura na maioria das vezes em 82º. Na cidade ele não pode passar de 92º nunca.

Eu diria que se não precisar trocar nada, voce gastará uns R$ 800,00.

Se a temperatura depois de pronto não der isto, ela queimará outra vez e ela não queima sem que o motor esteja sendo mal usado.
Imagem

wilbertsantana
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Fev 2015, 21:58
Nome Completo: wilbert santana teixeira
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Dúvida sobre cabeçote por favor

por wilbertsantana » 19 Fev 2015, 22:24

SE NÃO DANIFICOU O CABEÇOTE DA PRA TROCA SÓ A JUNTA, SE VC FOR FAZER O CABEÇOTE VAI FICAR 500 REAIS DA RETIFICA SE FOR 16V, 8V É MAIS BARATO, 300 REAIS DO MECÂNICO E 100 REAIS DA JUNTA E DO ÓLEO DO MOTOR. EU SOU MECÂNICO AS VEZES NÃO É NECESSÁRIO RETIFICAR SÓ SE EMPENAR O CABEÇOTE MAIS SE TIVER CONDIÇÕES FAÇA COMPLETO

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Dúvida sobre cabeçote por favor

por diegoemmanuell » 03 Mar 2015, 16:51

Bom , passei por isso a mais ou menos tres meses. Gastei 700 reais. Retifica + junta + algumas peças de arrefecimento que estavam corroídas;
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Junta cabeçote queimada - Vectra B

por Rogerio Silva » 08 Abr 2015, 07:20

Olá galera, preciso de ajuda para tirar algumas dúvidas, meu vectra 2.2 16v, a que tudo indica queimou a junta do cabeçote, pois dois dias atrás quando liguei de manhã saiu muita fumaça, mas não era de óleo queimando, ai fui ilhar na tampa do óleo e tava como fosse doce de leite, então ele está parado na garagem para não piorar, como o orçamento ta curto só posso mexer no fim do mês, ai um mecânico me disse para eu esgotar a agua do radiador e o óleo contaminado, depois colocar um oleo qualquer e ligar o motor sem agua para lubrificar depois desligar só para não danificar mais peças por causa da agua é correto isso?
bom outra coisa são as juntas o mecânico me disse que é preciso trocar o kit de juntas do cabeçote, fui procurar mas só encontrei kit superior do motor ou kit completo do motor qual seria o correto? Como as originais são caro fui indicado a procurar da marca sabó, é uma boa indicação?
Estou preocupado com isso como não entendo muito de motor, estou com medo de ser coisa muito grave, espero q não, qualquer informação adicional me ajudaria muito agradeço a todos desde já

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Junta cabeçote queimada

por Almeidão » 08 Abr 2015, 08:03

Junta superior do motor é a que tem a parte superior, e a parte superior é o cabeçote. Sabó é confiável, pode comprar sem medo

O mecanico não está errado em tirar toda a agua, tirar toto o óleo, colocar um outro óleo e funcionar o carro sem agua, mas isto deve ser feito por no máximo 2 a 3 minutos. Depois que o serviço ficar pronto, o óleo deve ser trocado outra vez.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Junta cabeçote queimada

por Rogerio Silva » 08 Abr 2015, 09:42

eu encontrei em alguns sites o jogo de juntas, pq onde mora ta dificil, mas a especificação ta marcando vectra 2.0 16v é o mesmo jogo para o 2.2, se puder me ajudar na especificação correta, vou comprar sabó mesmo achei o codigo do kit não sei se esse serve, o cod. sabó é 79101, eu baixei o catálogo da sabó e olhei por lá se for interessante para o clube ta ai http://www.ideia2001.com.br/CatExp/AFAA ... goSabo.exe

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Junta cabeçote queimada

por Rogerio Silva » 08 Abr 2015, 09:52

aproveitando se tiver algum video ou imagens mostrando como esgotar a agua do radiador ficaria agradecido, eu vi um video, mas era vo vectra 8v agora não sei se é o mesmo procedimento no 16v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Junta cabeçote queimada

por Almeidão » 08 Abr 2015, 09:56

Rogerio Silva escreveu:aproveitando se tiver algum video ou imagens mostrando como esgotar a agua do radiador ficaria agradecido, eu vi um video, mas era vo vectra 8v agora não sei se é o mesmo procedimento no 16v


É o mesmo procedimento, e mesmo voce não esgotando tudo porque não sairá tudo, mas já ficará livre dela se misturar ao ligar ele com o éleo novo e funcionar por 1 minutos, e isto será o suficiente.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Junta cabeçote queimada

por Mantenedor » 10 Abr 2015, 21:42

Almeidão quando fiz o motor do urubu a uns meses , falava se muito na junta de cabeçote da zafira Flex 2.0 16 v. que seria de ferro e aguentaria uma temperatura mais elevada para os motores 16 V. Você ou alguém do fórum tem conhecimento desta junta?

http://produto.mercadolivre.com.br/noin ... .0-8v-flex

ABS..

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Junta cabeçote queimada

por Rogerio Silva » 06 Mai 2015, 15:00

Eu achei o jogo de juntas superior da sabó mas só para o vectra ano 2000 ao 2004 codigo sabó é 79573, mas eu liguei na sabó eles me disseram q não se aplica no meu vectra 98, é isso mesmo? será que alguem conhece algum site q tenha o jogo certo?

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Junta cabeçote queimada

por Rafael Mogli » 07 Mai 2015, 01:38

Cara pq vc n vai na concessionaria?
minha junta do 16v valvulas foi 60 reais original.

wcamocim
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Out 2013, 15:57
Nome Completo: Francisco Wagner Alves Cruz
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Junta cabeçote queimada

por wcamocim » 14 Jun 2015, 16:26

Companheiros, tive um problema parecido, recentemente fiz a revisão no carro e em uma viagem, cerca de 50 km rodados, o carro, simplesmente, parou. Abri o capu e vi que o óleo espirrou pra todo lado, não tinha uma gota de água no reservatório e um cheiro horrível de óleo queimado. O mecânico mandou o carro para retífica, mas, em princípio, já queimou a junta do cabeçote. Não tenho muita fé nesse mecânico e na região onde moro, é o único. Então gostaria de saber o que devo fazer, além de mandar o cabeçote para retífica, quais peças devo trocar, estou desesperado porque tenho uma viagem de mais de 3 mil km para fazer. Desde já agradeço!!!

reginaldo1983
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jul 2015, 03:37
Nome Completo: reginaldo segura de mendonça
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Junta de Cabeçote - Vectra B

por reginaldo1983 » 22 Jul 2015, 03:50

olá, sou novo aqui.. comprei um vectra 97/97 gl a um mês... já veio no GNV e fui ao mecanico pois esta sumindo agua e foi diagnosticado junta de cabeçote queimada... ainda não passou agua pro oleo, porem ja esta jogando compress~]ao para a galeria de agua... minha pergunta é preciso fazer retifica completa no cabeçote ou somente trocar a junta e fazer reparos no cabeçote se houver corrosão e plainar já o suficiente???? me ajudem, a grana ta curta kkkkk :13:

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Junta de Cabeçote

por Andersonss » 22 Jul 2015, 21:12

é um pecado tirar um cabeçote que da uma trabalheira danada e uma mão de obra cara e não fazer um assentamento de válvulas e uma troca de retentores pelo menos mas cada um com sua opnião eu quando queimou a junta do meu fiz assentamento e troca dos retentores de válvula, tive que plainar tbm, se for necessario plainar peça pra tirar quase nada de sua medida original... tive sorte com a minha que não precisei preencher furos...

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Junta de Cabeçote

por JoãodoValle » 24 Jul 2015, 11:54

Andersonss escreveu:é um pecado tirar um cabeçote que da uma trabalheira danada e uma mão de obra cara e não fazer um assentamento de válvulas e uma troca de retentores pelo menos mas cada um com sua opnião eu quando queimou a junta do meu fiz assentamento e troca dos retentores de válvula, tive que plainar tbm, se for necessario plainar peça pra tirar quase nada de sua medida original... tive sorte com a minha que não precisei preencher furos...

Comentário perfeito! :88:

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Junta cabeçote queimada

por Rogerio Silva » 16 Set 2015, 20:39

galera estou voltado para dizer q levei o carro em um mecanico para fazer o serviço, foi por indicação pois moro aqui na cidade a pouco tempo, o mecanico fez o seguinte: a retifica do cabeçote e tbm tinha uma solda q precisou, até ai tudo bem, montou tudo, ai com uma semana o carro cameçou a entrar agua no motor de novo, levei de volta, ele levou para fazer teste no cabeçote, falou q tava ok montou de novo reapertou, dai peguei o carro e adivinha....
agora com menos de 3 dias o problema voltou, ai fiquei muito bravo, mas não levei mais nele, levei em outro mecanico, ai esse me disse q o cabeçote tava fora de medida já, que o outro deveria ter avisado q se fazesse a retífica iria sair da medida, então teve q fazer enchimento, blz fiz tudo isso, peguei o carro e oq aconteceu voltou a misturar agua no óleo de novo, oq será q ta acontecendo, o problema será os mecanicos ou o carro?
será q tem outro lugar q possa ta entrando essa agua, eese segundo mecânico olhou os selos, até aquele q vai atras da bomba d'agua pessoal já to ficando frustado eu adorei esse carro é muito bom mesmo, mas to ficando preocupado com isso será q alguem pode ter alguma idéia do que ta acontecendo? :61:

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Junta cabeçote queimada

por Rafael Mogli » 17 Set 2015, 00:45

Cara . Tive algo parecido .
Levei em um mecanico o cabecote tava fora de medida porem utilizei uma junta sob medida , acontece que assim que sai ja vi que o motor ia voltar a dar problema ai ja fui comprando juntas , parafusos do cabecote novos ( n pode reutilizar os parafusos ja existentes ). Aconteceu que misturou agua e oleo na garagem msm, depois de uns 4 meses eu acho, quando eu ia sair, dexei parado 20 dias levei no mecanico e exigi a utilizacao do torquimetro e a peça do aperto ângula e o aperto conforme indicado nos manuais da internet que tem aqui no clube, coisa que o outro mecanico n fez. O aperto só foi feito na minha presença
Porem comprei um cabecote usado na medida e ele ja tava feito serviço . Mandei monta , MO de 300 reais. Agora sinto mais confianca no carro e vejo que ta com funcionamente bem superior a antes
Temos debates aqui sobre o enchimento . Eu ia fazer esse procedimento porem tem pessoas que falam que se o soldador n souber utiliza a maquina pode fazer servico meia boca. Mais como vc fez o motor e ele ta na garantia vc n deve arca com nenhum custo.
No meu caso o carro n pegava esquente. Mesmo assim misturou a agua pela junta sob medida.
No seu caso eh bom da uma olhada o arrefecimento.
Em qual temp. Seu carro trabalha?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Junta cabeçote queimada

por Almeidão » 17 Set 2015, 09:06

Cabeçote acertado e voltou a passar água, já era pode correr atrás de outro. A retífica examina um cabeçote e faz alguns testes aprovando ou não o mesmo, porem quando ele está no carro é que vem o real teste. Possa ser que esteja trincado e não estão localizando a trinca, pior que isto se der um caço hidráulico, pode ferrar o motor inteiro . Já passei por isto com um monza, o cabeçote dele estava ruim, fui em um desmanche e comprei um, na retífica passou no teste, gastei tudo que tinha que gastar e coloquei o cabeçote no lugar na porta da minha casa. Liguei o carro e funcionou 10 minutos e travou tudo, sorte que estava em lenta, o cilindro ficou cheio de óleo cor café com leite. Resultado, no outro dia coloquei um novo e acabou o problema.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Rogerio Silva
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2015, 14:55
Nome Completo: Carlos Rogerio Da Silva
Cidade: Mira Estrela
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Junta cabeçote queimada

por Rogerio Silva » 17 Set 2015, 12:37

meu carro até trabalha na temperatura normal não aquece demais. Não e muita agua mas está misturando ainda, deixei hoje de novo para o mecanico reavaliar e fazer outros testes, nesse caso se tiver trincado e ele não tever achando o trinco to ferrado, paguei 1300 reais para fazer o enchimento ta quase o mesmo preço de um outro pq eu já andei dando uma pesquisada.

67 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 172 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:10