Vectra BJunta cabeçote queimada - Vectra B

Gilmar Martins
Member
Member
Nome Completo: Gilmar Martins
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Junta cabeçote queimada - Vectra B

por Gilmar Martins » 07 Fev 2016, 14:08

Olá pessoal, estou com problema com o motor do meu Vectra: Está vazando água na junta do cabeçote e precisarei trocá-la. Eu tenho experiência em troca de junta do cabeçote do Monza carburado, mas não entendo nada de injeção eletrônica. Gostaria de saber se será preciso alguma forma de regulagem na injeção, ou se seu retirar todos os dispositivos é só colocar no lugar novamente, ou precisarei de aparelhos especiais para fazer regulagem na injeção eletrônica? O motor é 2.0 MPFI está funcionando perfeitamente (como um relógio) mas sei que se continuar rodando não vai demorar para me dar um problemão :roll: .

Aguardo ajuda.

Abraços

Gilmar
Papai e mamãe eram felizes

Gilmar Martins
Member
Member

por Gilmar Martins » 07 Fev 2016, 14:10

Gilmar Martins escreveu:Olá pessoal, estou com problema com o motor do meu Vectra: Está vazando água na junta do cabeçote e precisarei trocá-la. Eu tenho experiência em troca de junta do cabeçote do Monza carburado, mas não entendo nada de injeção eletrônica. Gostaria de saber se será preciso alguma forma de regulagem na injeção, ou se seu retirar todos os dispositivos é só colocar no lugar novamente, ou precisarei de aparelhos especiais para fazer regulagem na injeção eletrônica? O motor é 2.0 MPFI está funcionando perfeitamente (como um relógio) mas sei que se continuar rodando não vai demorar para me dar um problemão :roll: .

Aguardo ajuda.

Abraços

Gilmar

Me esqueci de mencionar que é de 8 válvulas.

Gilmar Martins
Member
Member

por Gilmar Martins » 21 Fev 2016, 23:09

Oi pessoal, estou fazendo reparos no cabeçote do meu Vectra e tenho uma dúvida:
Os pistões tem um rebaixo excêntrico, será que é para funcionar com álcool? Quando eu comprei estava rodando com álcool, mas original é gasolina, então tirei o chip e passei a usar gasolina aditivada. Desde que comprei já rodei uns 25.000 km. Estou fazendo reparo por que estava vazando água na junta.

Aguardo

Gilmar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Almeidão » 22 Fev 2016, 10:35

Gilmar Martins escreveu:Oi pessoal, estou fazendo reparos no cabeçote do meu Vectra e tenho uma dúvida:
Os pistões tem um rebaixo excêntrico, será que é para funcionar com álcool? Quando eu comprei estava rodando com álcool, mas original é gasolina, então tirei o chip e passei a usar gasolina aditivada. Desde que comprei já rodei uns 25.000 km. Estou fazendo reparo por que estava vazando água na junta.

Aguardo

Gilmar

Rebaixo ou um alto relevo? Os pistões álcool tem um complemento e não uma cavidade. Com certeza o seu carro é gasolina, caso tivesse o pistão álcool ele teria queimado a junta com 20 km de uso na gasolina.

Mas ele ainda continua funcionando perfeitamente no álcool sem o famoso chip, é só colocar. Embora não devas fazer isto.

Sobre o cabeçote, descubra o motivo da passagem de água pela junta antes de funcionar o carro, caso contrário queimará outra vez em pouco tempo.

Sds
Imagem

Gilmar Martins
Member
Member

por Gilmar Martins » 22 Fev 2016, 22:27

Então, quando tirei o cabeçote percebi que a junta estava trincada no local do vazamento. Chegou infiltrar água também para dentro do cilindro correspondente, isto é o quanto cilindro. Veja na foto na parte de baixo à direita entre o pino guia e a frente do motor http://imgur.com/CYN7blk.jpg

Não sei como não perdi o motor. Note também o primeiro cilindro como foi afetado pela infiltração de água. http://imgur.com/K3mYd38.jpg

Já mandei plainar o cabeçote, era stand e as válvulas são originais e estão perfeitas. só foram trocados os retentores.
Contudo só voltarei a trabalhar no "vecão" na semana que vem por falta de tempo. O carro está comigo há quase 4 anos. Seu anterior dono rodou com álcool por uns 3 anos, mas segundo ele apenas de uns 12.000 km (fins de semana). Segundo alguns amigos, talvez este seja um dos motivos que levou a junta estourar (mistura pobre). (não houve superaquecimento, simplesmente se rompeu!) Pode ser também por causa da falta de aditivo no sistema, quando eu comprei tive que trocar o radiador (estava totalmente corroído) e algumas mangueiras por que estavam vazando. Atualmente o carro está com 135.000 km. O que me impressionou é que o motor estava funcionando como um relógio, só estranhei que quando estava frio e dava partida ele estava como que falhando um pouco. Que risco de calço hidráulico hein!

Vou aproveitar e trocar bomba d'água, correia e tensor.

Obrigado pelas dicas,

Abraços,

Gilmar

henriquedmx10
Member
Member
Nome Completo: paulo souza
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

Junta do cabeçote!

por henriquedmx10 » 06 Mar 2016, 06:26

Bom dia galera!

Recentemente a junta do meu cabeçote queimou por um vacilo meu, mandei lavar o motor e provavelmente molhou o que não devia e a ventoinha não armou, só armou depois que o carro ferveu!
Coloquei o carro na oficina e mandei o cabeçote pra retifica e tive uma surpresa, a altura minima do cabeçote é 133.60 e o meu já estava com 133.23, o cabeçote foi desmontado e foi feita uma plaina de leve pra montagem. Vou mandar montar o cabeçote com 2 juntas por enquanto pois, não tenho grana pra mandar fazer o enchimento por agora.

A questão é a seguinte, realmente é necessario o reaperto dos parafusos após o carro quente? E os parafusos, tem que ser trocados?
Obrigado

Andersonss
GLS member
GLS member
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Junta do cabeçote!

por Andersonss » 06 Mar 2016, 10:25

Amigo, se não tem grana pra fazer o enchimento por agora.. vem uma junta que é mais grossa pra ficar na medida original, nunca vi essa história de colocar 2 juntas.. enfim.. os parafusos tem que ser trocados sim, eu quando troquei a junta do meu nao reapertei e ate hoje nao tive problemas, mas dizem que tem que reapertar depois de alguns dias sim.. abraços boa sorte

Márcia45
Member
Member
Nome Completo: Márcia Lopes dos Santos
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Junta cabeçote queimada - Vectra B

por Márcia45 » 07 Mar 2016, 00:03

A junta do cabeçote do meu Vectra 98 queimou, deixando passar água para a câmara de combustão. Levei o cabeçote à retífica na sexta-feira passada (04-03-2016) e vou buscá-lo amanhã. O profissional garantiu que me entregaria o cabeçote com os retentores de válvulas novos, além de totalmente limpo, pronto para ser recolocado no lugar. Vou comprar junta da Sabó amanhã + junta do coletor de admissão + junta do escapamento + junta da tampa do cabeçote + cola de silicone 999 + 5 litros de óleo mineral 20w 50 + filtro de óleo + tampa do reservatório de expansão (a grande vilã do problema) + aditivo à base de monoetilenoglicol. Vou entregar tudo isso ao mecânico e esperar pelo melhor!

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: David Souza de Moura
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Junta do cabeçote!

por Davidsouzmr » 07 Mar 2016, 00:37

Os parafusos tem de ser trocados sim, pois trabalham em uma região da curva de temperatura que é considerada "PLASTICA" ou seja, depois que chegam nessa região eles deformam e não voltam a forma ORIGINAL! Então se você entrar com parafusos velhos, eles estarão "deformados" e poderão não suprir a necessidade de aperto para seu motor.

Sobre as duas juntas... não posso ajudar, nunca ouvi falar sobre isso!

Abraço e boa sorte.

vffaria
Member
Member
Nome Completo: Vagner Figueira de Faria
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.

por vffaria » 02 Mai 2017, 19:07

[url=http://www.clubedovectra.com.br/forum[quote="[url=http://www.clubedovectra.com.br/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=521&sid=13cbb3d1f7a9577c2a4fada57e55818d]Rafael Mogli[/url] escreveu:Fuente del Mensaje Cara . Tive algo parecido .
Levei em um mecanico o cabecote tava fora de medida porem utilizei uma junta sob medida , acontece que assim que sai ja vi que o motor ia voltar a dar problema ai ja fui comprando juntas , parafusos do cabecote novos ( n pode reutilizar os parafusos ja existentes ). Aconteceu que misturou agua e oleo na garagem msm, depois de uns 4 meses eu acho, quando eu ia sair, dexei parado 20 dias levei no mecanico e exigi a utilizacao do torquimetro e a peça do aperto ângula e o aperto conforme indicado nos manuais da internet que tem aqui no clube, coisa que o outro mecanico n fez. O aperto só foi feito na minha presença
Porem comprei um cabecote usado na medida e ele ja tava feito serviço . Mandei monta , MO de 300 reais. Agora sinto mais confianca no carro e vejo que ta com funcionamente bem superior a antes
Temos debates aqui sobre o enchimento . Eu ia fazer esse procedimento porem tem pessoas que falam que se o soldador n souber utiliza a maquina pode fazer servico meia boca. Mais como vc fez o motor e ele ta na garantia vc n deve arca com nenhum custo.
No meu caso o carro n pegava esquente. Mesmo assim misturou a agua pela junta sob medida.
No seu caso eh bom da uma olhada o arrefecimento.
Em qual temp. Seu carro trabalha?

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Cabecote 2.2 16V novo.
A junta do cabeçote do meu VCD 2001 2.2 16V queimou e estava entrando água numa das câmaras de combustão. O interessante é que o pistão mais próximo do "vazamento" estava praticamente limpo, pois o vapor acaba descarbonizando o pistao.

O que eu gostaria de postar aqui, que deve ser uma boa dica é o seguinte: o meu cabeçote não dava mais retifica e eu tinha duas opções:
1) fazer o enchimento da base numa retifica por 1300 a base de troca ou
2) comprar um cabeçote novo. Encontrei um cabeçote 2.2 16V novo por 1500 reais "pelado"; se levar o cabecote antigo, eles colocam em pouco mais de 1 hora as pecas do antigo no novo por um total de 1700.
Como fui extremamente bem atendido e é difícil encontrar um cabeçote novo, gostaria de recomendar a Qualicar de Santo André, fica na Av. Dom Bosco, 753, Vila Lucinda.
O telefone pra whatsapp: 11 97407-4766. Falar com Moisés.
Esse telefone aparece no site cabeçote vans também; trata-se da mesma loja.
Eles fazem o enchimento da base, se o cliente quiser à base de troca por 1300 ou cabecote novo "pelado" a 1500. (Valores de maio de 2017). Fazem sedex pro Brasil inteiro.
Gostaria de postar as fotos do antigo cabecote e do novo pra vocês verem, mas ainda não aprendi como fazer.

Estou aproveitando e trocando todas as mangueiras do meu Vectra, alem de reservatorio de expansão, válvula termostatica, juntas (claro), correia dentada e rolamentos e tensionador, correia poli V, cano da saída da bomba dagua que estava totalmente corroido, os 7 selos do motor.
Ainda levarei essa semana o radiador do motor e o radiador do ar quente para uma empresa especializada para limpeza geral (varetagem) além de revisar as vedações todas pra deixar o fluido circular perfeitamente no sistema quando montado de novo.
Agora que cismei com essa revisao (quase restauração) completa, vou até o fim. Espero que dê tudo certo.
Abraco a todos,
Vagner Figueira.

/memberlist.php?mode=viewprofile&u=14255&sid=13cbb3d1f7a9577c2a4fada57e55818d]Rogerio Silva[/url]"]Fuente del Mensaje eu encontrei em alguns sites o jogo de juntas, pq onde mora ta dificil, mas a especificação ta marcando vectra 2.0 16v é o mesmo jogo para o 2.2, se puder me ajudar na especificação correta, vou comprar sabó mesmo achei o codigo do kit não sei se esse serve, o cod. sabó é 79101, eu baixei o catálogo da sabó e olhei por lá se for interessante para o clube ta ai http://www.ideia2001.com.br/CatExp/AFAA ... goSabo.exe[/quote]

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 02 Mai 2017, 20:42

valeu pela indicação faria ...acho que vc fez o melhor nesta situação

nesta seção vc encontra um tutorial para postar fotos e usar os recursos do forum ...

viewforum.php?f=98
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

junior primo
Member
Member
Nome Completo: jesse silva de araujo
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por junior primo » 03 Mai 2017, 00:40

sou novo e estou meio perdido no forum .
venho deixa um link com os codigos dos prefixos do motor gm .
quem se interessar pode dar uma olhada e mudar esse post pro local correto
com certeza e de grande ajuda !
http://clovisvistorias.blogspot.com.br/ ... es-gm.html

MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM
Member
Member
Nome Completo: MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM

VECTRA B : JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMADA PELA TERCEIRA VEZ!!!

por MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM » 26 Mai 2017, 18:06

BOA NOITE!!! VECTRA 98 2.0 8V GLS 110CV QUEIMA A JUNTA DO CABEÇOTE PELA TERCEIRA VEZ, A ULTIMA VEZ COM APENAS 5.000 KM DEPOIS DE TER FEITO A PARTE DE BAIXO E A DE CIMA, EXISTE UMA SOLUÇAO PARA ESSE PROBLEMA SERIO DO VECTRA, NAO QUERO TROCAR DE CARRO. GRATO. ZECA.

Ju_Bueno
Moderador
Moderador
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

por Ju_Bueno » 26 Mai 2017, 18:25

Maria, certamente há algum problema com o arrefecimento do seu carro. Seu mecânico está apenas trocando o que foi estragado, mas não está resolvendo o que causa esse estrago, que certamente é temperatura alta demais. Aconselho visitar na seção de mecânica os tópicos que falam sobre arrefecimento. Encontrará neles as informações sobre o que verificar, quais peças devem ser usadas e suas especificações, a temperatura ideal de funcionamento do sistema, a quantos graus devem armar as ventoinhas, em quantos graus elas se desligam. Se não encontrar o porque da alta temperatura, pode estragar outra junta no mesmo dia em que for montada. Segue o link abaixo:

viewtopic.php?f=39&t=10615
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Fabricação/Modelo: 2003/2003

JUNTA DO CABEÇOTE QUEIMADA PELA TERCEIRA VEZ DO VECTRA B !!!

por Arquiteto » 26 Mai 2017, 18:40

sinceramente ... se a coisa ta deste jeito

troque tudo de arrefecimento ... radiador mangueiras sensores, reles, termoestatica etc etc

ainda assim eu trocaria de mecanico tambem antes de qq coisa

:47:
Garagem:CD 03,Challenge02, Elite11"face lift", Tops full
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?t=20
HOW TO :
viewtopic.php?f=49&t=555
NACIONAL 2017 IMPERDIVEL!!
viewtopic.php?f=82&t=15651

Member
Member

por MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM » 26 Mai 2017, 19:03

GRATO ARQUITETO!!! VOU TROCAR DE MECANICO E PARA TROCAR O ARREFECIMENTO PRECISA DE MUITOS TEMEERRRR, NAO EXISTE UMA JUNTA MAIS REFORÇADA PARA COLOCAR EM VEZ DE SABO E GM.

cardosojr82
GL Member
GL Member
Nome Completo: Marcilio Cardoso
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por cardosojr82 » 26 Mai 2017, 19:11

Fiz o motor em outubro 2016 e uso a junta de aço do astra flex. Já rodei cerca de 5000Km sem problemas. Mecânico e arrefecimento 100%.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Marcilio Cardoso
Agora de VCD 2.2 16V

Member
Member

por MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM » 26 Mai 2017, 19:20

FIZ O MOTOR EM 14= 01=2016 O VECTRA COM 5.000 KM COMEÇOU A LARGAR AGUA PELO ESCAPAMENTO, ANDO POUCO NA FAIXA DE 500 KM POR MES.

Member
Member

por MARIA APARECIDA BORTOLOTO BRUM » 26 Mai 2017, 19:42

ARQUITETO PORQUE QUE TU ACHAS QUE EU DEVO TROCAR TODO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO VECTRA, A AGUA E LIMPA , USO O ADITIVO VERDE NA AGUA,ANDO SO NA CIDADE OU NA FAIXA.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 26 Mai 2017, 21:58

A junta não queima sem ter um problema, o que um bom mecânico deve saber é como a temperatura do véctra é quando ele está perfeito e infeliz\mente eles não sabem. Ao trocar a junta ele deveria saber que ela não queima sem ter tido um motivo para ela queimar, neste caso ele troca as junta e o problema continua porque ele não acertou o problema e só trocou a junta. Há várias informações por aqui no forum que a temperatura do Vectra em estradas livres sem ar condicionado ligado não passa de 82º no painel e na cidade ela ao chegar nos 90 que é o meio, ela tem que voltar perto dos 82, isto todas as vezes. Temperatura acima disto vai ovalizar pistões e diminuir a vida útil do motor, se tiver algo que não estraga ele será totalmente desprotegido.
O que pode está acontecendo?
1 - Válvula termostática estragada ou com o grau errada - A correta é MTE-211-82, este é o refil, não precisa trocar o bico de saída se ele tiver bom.
2 - Cebolão do radiador o correto é: MTE 760 ou MTE 763, se usar outro os problemas aparecem
3 - Radiador tapado - Neste caso só comprando outro - quando eu digo tapado é porque ele não entope, ele tapa por zinabre.
3 - algum local vazando água e não foi detectado - Veja ai se durante o dia não há perca de água no reservatório.
4 - Bomba d'água - Se o motor foi feito, o mecânico tem por obrigação trocar ela, checa se isto foi feito.
5 - não confie no que os mecânicos lhe diz sobre a temperatura ser normal, o normal e esta que informei acima, estrada sem ar ligado, 82º em linha reta e livre. Não confie quando dizem que o radiador não esteja entupido, eles não sabem a vazão correta de um novo e um que esteja 15% entupido já está ruim e mesmo assim passa água e lembrando que radiador do Vectra é de palheta e não de tubo como alguns chineses. Não use aditivo que vendem por ai, principalmente os que eles querem vender, principalmente o radiex e outros com o nome parecido.

Sobre junta mais resistente, nem sei se existe, não posso afirmar que a de metal seja mais resistente, a não ser para armazenar que ela com certeza durará mais tempo, mas digamos que seja. Neste caso uma junta normal queima para defender seu motor, uma que não queima não o defenderá nunca. O correto é ter a temperatura como ele sai de fábrica que é a informada acima e usar sempre um aditivo correto que já informei várias vezes aqui para manter o radiador sem a oxidação a qual vai acontecer sem o uso dele.
Imagem