O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAtuador de marcha lenta? RESOLVIDO

48 mensagens
caiot5
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jul 2020, 02:14
Nome Completo: Caio "T5"
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por caiot5 » 28 Ago 2020, 12:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Este ar que você ouve se for andando com o carro o problema pode está atras da casca de coco rodas dianteiras (lameira plastica) ali nas duas tem uma proteção de espuma ou saiu ou rasgou, ou tiraram, tem dos dois lados. Se for parado pode ser a bomba do hidráulico ou rolamento do alternador, ou hidrovácuo furado, normal não é.

Vazando gasolina se mexer na entrada tem que trocar o engate rápido caso seu carro tenha e se encontra pra comprar em casa de peças, se for abraçadeiras trocar a mangueira.

Entrada de ar pode ser uma mangueirinha ressecada, pode ter defeito na válvula purgadora e ela não vedar direito.

Cabo de velas de mau procedência pode alterar a lenta, sujeira no pre filtro da bomba também pode alterar a lenta e o funcionamento.
[/quote]

Fiz um vídeo aqui pra mostrar como é o chiado interno que eu falo que tem.
Segue link do YouTube pro video:
https://youtu.be/vWeWwKWgTYw
Deixei o vecão no mecânico hoje trocando os tubos de vácuo e a mangueira da entrada da flauta dos bicos que estava vazando gasolina.
Já vou aproveitar pra trocar as molas dianteiras que as minhas estavam meio cansadas (fiz só troca de batente e amortecedor, coloquei Monroe mas achei que ainda faltava atuação, ficou macio demais, acho que com as molas novas vai ficar 100%).
Vou pedir pro mecânico tampar a borboleta depois de trocar os tubos de vácuo pra ver se tem entrada de ar falsa no motor.
Se tiver, vou ver a dica de vocês de pedir pra desmontar o cabeçote de novo e ver a parte de orings, vedações etc.
Se não tiver, acho que não tem mais o que ver, aí provável de ser o atuador ou TBI mesmo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por Almeidão » 28 Ago 2020, 15:24

caiot5 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Este ar que você ouve se for andando com o carro o problema pode está atras da casca de coco rodas dianteiras (lameira plastica) ali nas duas tem uma proteção de espuma ou saiu ou rasgou, ou tiraram, tem dos dois lados. Se for parado pode ser a bomba do hidráulico ou rolamento do alternador, ou hidrovácuo furado, normal não é.

Vazando gasolina se mexer na entrada tem que trocar o engate rápido caso seu carro tenha e se encontra pra comprar em casa de peças, se for abraçadeiras trocar a mangueira.

Entrada de ar pode ser uma mangueirinha ressecada, pode ter defeito na válvula purgadora e ela não vedar direito.

Cabo de velas de mau procedência pode alterar a lenta, sujeira no pre filtro da bomba também pode alterar a lenta e o funcionamento.


Fiz um vídeo aqui pra mostrar como é o chiado interno que eu falo que tem.
Segue link do YouTube pro video:
https://youtu.be/vWeWwKWgTYw
Deixei o vecão no mecânico hoje trocando os tubos de vácuo e a mangueira da entrada da flauta dos bicos que estava vazando gasolina.
Já vou aproveitar pra trocar as molas dianteiras que as minhas estavam meio cansadas (fiz só troca de batente e amortecedor, coloquei Monroe mas achei que ainda faltava atuação, ficou macio demais, acho que com as molas novas vai ficar 100%).
Vou pedir pro mecânico tampar a borboleta depois de trocar os tubos de vácuo pra ver se tem entrada de ar falsa no motor.
Se tiver, vou ver a dica de vocês de pedir pra desmontar o cabeçote de novo e ver a parte de orings, vedações etc.
Se não tiver, acho que não tem mais o que ver, aí provável de ser o atuador ou TBI mesmo.[/quote]

Se voce tampar a borboleta ele morre, teria que ter uma super entrada de ar para não morrer. Sobre o chiado. Seu freio não está duro? parece ser hidrovácuo furado.
liga o carro, pisa no freio ele fica macio, solte o pé do freio, desliga o carro espera uns 30 segundos e pisa com ele desligado para ver se ainda está macio. Ele bom, você pisaria umas 3 vezes e ele continuará macio por estas 3 vezes com ele desligado.
Pode ser hidrovácuo ou válvula do hidrovácuo, mas parece ser o hidro mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por chirola » 29 Ago 2020, 12:50

Deixei o vecão no mecânico hoje trocando os tubos de vácuo e a mangueira da entrada da flauta dos bicos que estava vazando gasolina.
Já vou aproveitar pra trocar as molas dianteiras que as minhas estavam meio cansadas (fiz só troca de batente e amortecedor, coloquei Monroe mas achei que ainda faltava atuação, ficou macio demais, acho que com as molas novas vai ficar 100%).
Vou pedir pro mecânico tampar a borboleta depois de trocar os tubos de vácuo pra ver se tem entrada de ar falsa no motor.
Se tiver, vou ver a dica de vocês de pedir pra desmontar o cabeçote de novo e ver a parte de orings, vedações etc.
Se não tiver, acho que não tem mais o que ver, aí provável de ser o atuador ou TBI mesmo.[/quote]

no meu carro vc ate escuta o barulho de ar cuando pisa no freio e ao soltar o pedal a lenta aumenta um pouco , so que no momento nao tenho $$$$$$$$$$
entao como da para rodar e a lenta ainda nao esta tao acelerada pode esperar mais um tempinho .
na lenta meu carro esta dando um pouco de exesso por causa da entrada de ar e a ijeçao tentando corregir o ar de mais ,
se esta no mecanico pode desligar a mangueira do hidrovacuo e tampar o buraco com o dedo se for hidro vai notar na hora a diferença na lenta

caiot5
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Jul 2020, 02:14
Nome Completo: Caio "T5"
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por caiot5 » 29 Ago 2020, 23:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Se voce tampar a borboleta ele morre, teria que ter uma super entrada de ar para não morrer. Sobre o chiado. Seu freio não está duro? parece ser hidrovácuo furado.
liga o carro, pisa no freio ele fica macio, solte o pé do freio, desliga o carro espera uns 30 segundos e pisa com ele desligado para ver se ainda está macio. Ele bom, você pisaria umas 3 vezes e ele continuará macio por estas 3 vezes com ele desligado.
Pode ser hidrovácuo ou válvula do hidrovácuo, mas parece ser o hidro mesmo.


Fala Almeidão beleza? De fato, morreu tampando a borboleta.
Nave voltou do mecânico, foram trocados os tubos de vácuo e trocada a mangueira da entrada da flauta pela com engate rápido.
Parou de vazar gasolina porém lenta permanece irregular.
Sobre a suspeita do hidrovácuo:
Freio macio com carro ligado, com carro desligado consigo pisar apenas duas vezes com ele macio, na terceira já está bem duro.
Porém olhando pelo cofre do motor ouvindo o hidrovácuo, não parece ter nenhum barulho de ar igual o que eu escuto dentro do veículo, o que é bem estranho, permanece mistério.
Quanto a macha lenta estou suspeitando de erro de montagem de TBI ou alguma junta de sensor/atuador, de repente alguma pequena entrada falsa de ar, mas acho que enquanto o defeito não piorar, os mecânicos daqui não vão conseguir achar isso.
Ainda penso em levar o carro em alguma oficina que trabalhe com preparação de carros porque eles costumam ter sondas de tempo real que conseguem ver se está tendo excesso de ar e estão acostumados a achar defeito mapeando dessa forma... Só imagino que não vá ficar muito barato, então vou me preparar $$ antes.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por Almeidão » 30 Ago 2020, 11:08

A marcha lenda tem ainda que conferir i ponto se ele não está atrasado um dente. Este vácuo pode ser da bomba que fecha a portinhola do circulador de ar. Você sdabe se ela está funcionando? Testar ela é assim, liga o carro e desliga em um lugar silencioso, agora só com a chave ligada, você aperta o circulador de ar, se tiver funcionando, vai fazer um ruido qualquer no painel. Lembre se de não colocar o ar para a posição para brisas, qualquer uma menos elas. Tem uma mangueirinha de vácuo que sai do meio da mangueira do servo freio, esta é a mangueira que vai para um reservatório que fica embaixo desta proteção no capô ai do lado do carona,. o problema pode está ai.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por chirola » 31 Ago 2020, 11:29

achar entradas de ar falsas es siempre complicado, e dificilmente os mecanicos tem bondade de perder um pouco de tempo para achar,
abria que desligar uma por uma as mangueiras de vacuo e testar , por exemplo vc desliga o hidrovacuo tampa o bo raco do coletor (cuidado para nao colocar tampoes ou coisas que posam ser aspiradas pelo motor) liga o carro e confere, uma po uma e chato msmo .
se nao tem entradas pelas mangueiras de vacuo descarta elas e parte para o coletor de admiçao , pode entrar ar por juntas ou o´rings , geralmente se faz com uma garrafa de agua com um furo na tampa , joga agua na base dos injetores ( um de cada vez) e fica de olho se em algum momento baixa a lenta.
se ano quiser utilizar agua pode usar etanol , o mesmo na junta se tiver entrada de ar no lugar de ar vai sugar o etanol ou agua que vc jogue e vai baixar a lenta ate aspirar ar denovo e a lenta sobe .
uma coisa que pode tambem dar problema e a valvula do caniter ela e ligada por umamangueira entao seria descartada no primriro test .
mais pelo video que vc posto eu testaria primeiro desligando a mangueira do hidrovacuo do coletor de admiçao e tampando o buraco aonde ele é ligado , se tiver alguem para ajudar pode tampar com o dedo mesmo encuanto a outra pessoa liga o carro e ver o resultado.

Cristiano vectra 97
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jan 2022, 09:23
Nome Completo: Cristiano Dutra Nascimento Costa
Cidade: Macaé
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 34

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por Cristiano vectra 97 » 26 Jul 2023, 11:30

wleocadio escreveu:ACHEI O problema era essa mangueirinha da foto que estava solta e saia ar, assim deixando a aceleração muito iregular.


Imagem


Imagem

:38:

Acabei de ver que o meu está apenas com um pedaço de mangueira a anos e sempre tive problemas na aceleração. Aonde eu ligo essa mangueira

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Atuador de marcha lenta? RESOLVIDO

por Almeidão » 27 Jul 2023, 07:44

Cristiano vectra 97 escreveu:Fuente del Mensaje
wleocadio escreveu:ACHEI O problema era essa mangueirinha da foto que estava solta e saia ar, assim deixando a aceleração muito iregular.


Imagem


Imagem

:38:

Acabei de ver que o meu está apenas com um pedaço de mangueira a anos e sempre tive problemas na aceleração. Aonde eu ligo essa mangueira


Qualquer mangueirinha serve ali, a melhor dela seria a mesma que joga agua no para brisas
Imagem

48 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 242 visitantes

Bem-vindo: 17 Abr 2024, 20:16