O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor de Temperatura do arrefecimento

167 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 15:05

O que? daqui a pouco iria aparecer um dizendo sobre esta fervura no 100º que é impossivel quando pressurizada.

Não fique louco, e saiba que quando eu disse temperatura menor no meu carro, não disse ser algo irreal, porque ele na estrada está em 82, nas ruas ele fica entre 88 e 85, então não é nada irreal. Seria irreal menos que 80, e se nas estrada é 82 então estou dentro dos parâmetro do original, porem menos que 90 que é super aceitável. Sobre a termostática, voce disse varios outros carros, não é possivel que não tenha um digno de um simples marcador a não ser uma das piores forma de marcar que seja uma luz.

Esta termostática simplesmente me deu o que eu precisava, era mostrar para quem ainda pensa que a leitura de painel é correta, ainda concordo contigo que o carro não pode trabalhar frio, porem quando quente altera também o funcionamento para pior aumentando o consumo tentando se melhorar. O Vectra abre a termostática quando o ponteiro sai do azul antes de alcançar a marca que é este 80, e neste caso a agua já está em 100. Logo desta marcação de 80º até os 90 já está no ponto correto de funcionamento, podendo ser 82 e podendo ser 90 ou ainda no meio, sendo que nunca em um ponto máximo fixo, ou seja se chegar em 90, deve retrair e será serviço para as ventoinhas, se isto não ocorrer é porque tem problemas, se mantiver nos 90, com certeza terá momentos que vai para 95.

Bem, para mim eu prefiro a termostática que abre com o calor da agua e não importa se com isto terei um maior consumo de combustível que passa a ser irrisório considerando o desgaste do motor com ele mais quente.

Espero ter ajudado alguns a acertar os carros como eu penso que deve ser e não é nada de anormal, simplesmente manter eles como de fábrica e ao mesmo tempo espero também ter feito uns acharem que estão bons como estão e que baixar a temperatura não será necessário.
Esta foi minha contribuição neste tópico e o tempo dirá quem acertou o carro corretamente. Nunca esquecendo que a temperatura de painel é um parâmetro de normal e anormal e que os numeros apresentados neles são bem inferiores que a realidade e só saberemos o correto de uma temperatura, colocando um termometro apropiado na saida da agua onde fica o sensor, não onde está o reservatório como muitos fazem. Também acho viável trocar o sensor de temperatura pelo menos a cada 2 anos, afinal eles trabalham em um local muito quente e mesmo sendo próprio para isto, poderá começar marcar errado ou emitir sinal errado para as ventoinhas.

Um abraço a todos e com certeza também aprendi algo, mesmo discordando de muitos.
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 10 Jun 2015, 16:00

Isto ai, cada um aproveita as informações que achar coerente e importante. Informações foram dadas de todos os tipos, quem souber, faz a peneira e retira o mais precioso.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: sensor de temperatura

por Alcir Andreoni » 10 Jun 2015, 16:39

E como faz com um carro que só tem a luz de alerta de alta temperatura, que quando acendo o carro já ferveu? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: sensor de temperatura

por Mantenedor » 10 Jun 2015, 18:29

Xii ,aí é outra história vamos degustar anotar tudo que foi discutido aqui e fazer o melhor proveito.

Obrigado , cara entrar para o clube foi a melhor coisa que fiz , na ASEA tínhamos das 7:00 às 7:30 da manhã debates sobre diferentes assuntos e principalmente mecânica , que saudades de poder participar de assuntos polêmicos , é lógico ter o conhecimento e vivência é tudo nesta vida!!!

Show de bola!!!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 18:35

Alcir Andreoni escreveu:E como faz com um carro que só tem a luz de alerta de alta temperatura, que quando acendo o carro já ferveu? :47:


Ai é que está o problema Alcir, pensei que não voltaria aqui kakkakakkakak.

Eu acho um absurdo e por ai se vê que estão pouco lixando para o consumidor e pior ainda o consumidor nem se preocupa com isto e em dias de hoje ainda tem carro assim. Bem eu me preocupo e pode ser o mais belo de todos que eu não compro um carro destes. E isto é muito simples se eu tenho um marcador que oxila e sei que tenho como máximo na minha cabeça 90º, mas sei também que mesmo estando dentro do normal ele estando sempre em 90º alguma coisa está errada no meu carro e vou acertar. Pro outro lado sendo um a luz voce nunca saberá se está oxilando e quando ela acende já era a junta do cabeçote. Fico pensando em um com um carro destes prepara tudo para as férias, acerta freios, pneus, amortecedores e etc, mas não sabe que está a temperatura já ali quase entupindo algo e por castigo e com o carro revisado sai com a familia e logo acontece um problema destes.

Para mim comprar um carro tem que ter vidros e travas elétrica, mostrador de temperatura e conta giros. Se for usado e não tiver a chave reserva, pode esquecer que eu não compro e o meu 97 tenho ela guardada. Se o consumidor começar exigir estas simples coisas, eles param de fabricar e os de segunda mão param de perder as chaves reservas.

Sds
Imagem

kauansouza
GL Member
GL Member
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Fev 2015, 19:20
Nome Completo: kauan de Souza Alexandre
Cidade: florianopolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: sensor de temperatura

por kauansouza » 10 Jun 2015, 23:11

Concordoo plenamente, saindo do arrefecemento......meu vectra é 2.000 e tem mult link na traseira e sub chassis na dianteira,diferente de corsa celta ágile e até mesmo astra que tem eixo de torção na traseira,e usa plataformas pré históricas de 1980,e suspenção dianteira fixada direto no monobloco!

As fabricas reduzem custos e quem leva ferro somos nóis !
Ops nóis não pois temos VECTRA!

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor de temperatura

por José Leal » 13 Jun 2015, 16:47

Essa discussão sobre temperatura de trabalho ainda tem muita coisa pra frente.

No Vectra que tive, um 2.2 16V 98, a temperatura de painel subia para 92°C e descia para uns 88°C. Ele tinha as ventoinhas acionadas pela central de IE. Outros Vectra tb eram assim.

No atual Classic, pelo escâner, a IE aciona as ventoinhas em 100°C e desliga em 92°C. Peguei esse carro com menos de 3000km e sempre foi assim.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 13 Jun 2015, 18:12

José Leal escreveu:Essa discussão sobre temperatura de trabalho ainda tem muita coisa pra frente.

No Vectra que tive, um 2.2 16V 98, a temperatura de painel subia para 92°C e descia para uns 88°C. Ele tinha as ventoinhas acionadas pela central de IE. Outros Vectra tb eram assim.

No atual Classic, pelo escâner, a IE aciona as ventoinhas em 100°C e desliga em 92°C. Peguei esse carro com menos de 3000km e sempre foi assim.


E na estrada sem ar condicionado. Qual a temperatura dele?
Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por Alex.fabiane » 14 Jun 2015, 10:28

Bem troquei meu radiador, pois estava vazando água ele estava enferrujado, pois o antigo dono só usava água, agora qdo estou em uma avenida ele fica a 85º, qdo estou em um congestionamento ele chega a 90º, mas abaixa logo que eu movimento o carro, então está do modo que o Almeidão explicou, ta show, com ar ligado e tudo. Só tem mais um problema, não sei se é normal, a água qdo ele está parado eu olho e está abaixo do meio do reservatório, mas eu já havia completado, será normal? Pois qdo ele esquenta a água sobe por conta do calor e a tampa expulsa o vapor quente, é para eu ficar preocupado ? Será q está vazando água? Eu não vejo, se estivesse vazando estaria manchado da cor do aditivo, correto? E o óleo está normal, ou seja não está misturando.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor de temperatura

por José Leal » 14 Jun 2015, 21:13

Almeidão escreveu:E na estrada sem ar condicionado. Qual a temperatura dele?

Do Vectra, ficava em torno dos 80°C.

No Classic, por acaso voltei hj de uma viagem de 200km, mas com o AC ligado. O ponteiro ficou um pouco acima do 1° risco da escala. Mas andando sempre acima dos 110km/h e o pé lá no porão. Só quando passava por uma cidade, que o ponteiro subia ate o 1/4 da escala.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 15 Jun 2015, 07:55

Alex.fabiane escreveu:Bem troquei meu radiador, pois estava vazando água ele estava enferrujado, pois o antigo dono só usava água, agora qdo estou em uma avenida ele fica a 85º, qdo estou em um congestionamento ele chega a 90º, mas abaixa logo que eu movimento o carro, então está do modo que o Almeidão explicou, ta show, com ar ligado e tudo. Só tem mais um problema, não sei se é normal, a água qdo ele está parado eu olho e está abaixo do meio do reservatório, mas eu já havia completado, será normal? Pois qdo ele esquenta a água sobe por conta do calor e a tampa expulsa o vapor quente, é para eu ficar preocupado ? Será q está vazando água? Eu não vejo, se estivesse vazando estaria manchado da cor do aditivo, correto? E o óleo está normal, ou seja não está misturando.


Seu problema hoje é simples, troque a tampa do reservatório, acredito que a valvula dela esteja estragada.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 15 Jun 2015, 08:19

José Leal escreveu:
Almeidão escreveu:E na estrada sem ar condicionado. Qual a temperatura dele?

Do Vectra, ficava em torno dos 80°C.

No Classic, por acaso voltei hj de uma viagem de 200km, mas com o AC ligado. O ponteiro ficou um pouco acima do 1° risco da escala. Mas andando sempre acima dos 110km/h e o pé lá no porão. Só quando passava por uma cidade, que o ponteiro subia ate o 1/4 da escala.


É isto que eu tenho comentado e muitos não conseguirom absolver, a temperatura de painel é a que devemos seguir, afinal é a que podemos ver e quando uns informam que a temperatura não passa de 80º, vem logo umas informações que está muito baixa, e isto não é o real porque 80 no painel não é baixa no motor, o mesmo acontece quando uns informam que está sempre em 95º e para mim 95º é muito alta.

Olha que teste interessante de temperatura. Peguem o carro e dê uma volta no centro com o ar desligado, tipo uns 40 minutos, chega em casa, deligue o carro, levante o capô e coloque as mão ali na travessa frontal apoiando o corpo como se fosse ver algo ali tipo os bicos, e sinta o calor ali neste momento nas mãos, travessa que eu estou comentando é esta peça onde tem a trava do capô no centro
Agora façamos o mesmo teste, ligue o ar condicionado e dê a mesma volta e cheguem em casa repita o processo e eu duvido que aguentem colocar as mãos na mesma travessa como quando sem ar ligado e no entanto a temperatura no painel não está diferente.

Isto serve para informar que há variações grandes de real temperatura sendo que o painel nem acusa, ok vão dizer que é o condensador, e dai? Não é mais quente? Temperatura de painel do Vectra e muitos outros carros é do meio para baixo e não é só o motor que vai sendo minado com uma temperatura acima disto, ali tem vários componentes que vão se deteriorando e como eu disse se na estrada é 80 ou 1/4, nas ruas não pode ser acima do meio e sendo acima não quer dizer que ele será econômico ao mesmo tempo sendo abaixo do meio também não é sinal de consumo já que na estrada funciona ele montrando temperatura bem abaixo do meio.
Imagem

Musico
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Ago 2014, 23:38
Nome Completo: Marcio Nunes
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 40

Re: sensor de temperatura

por Musico » 18 Ago 2015, 22:43

Agora pergunto, qual a melhor marca de Sensor de Temperatura? Bosch ou MTE?! O refil da VT só achei da MTE, pois a da Wahler é difícil de encontrar. Mais uma pergunta, já li em muitos tópicos dizerem que o certo é colocar 3 litros de aditivo concentrado, porém o mecânico que vou levar o carro, insiste em dizer que 2 litros são suficientes.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: sensor de temperatura

por Arquiteto » 18 Ago 2015, 22:51

acho que no manual fala de 35% a 50% ...

se eu pudesse escolher o sensor de temperatura da injeção eu escolheria bosch

afinal a injeção e bosch

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: sensor de temperatura

por Thiago Menezes » 19 Ago 2015, 07:12

Musico escreveu:Agora pergunto, qual a melhor marca de Sensor de Temperatura? Bosch ou MTE?! O refil da VT só achei da MTE, pois a da Wahler é difícil de encontrar. Mais uma pergunta, já li em muitos tópicos dizerem que o certo é colocar 3 litros de aditivo concentrado, porém o mecânico que vou levar o carro, insiste em dizer que 2 litros são suficientes.


Ambos são bons, eu por exemplo troquei na época do Elite e coloquei um MTE. Sobre o refil da válvula estará bem atendido com a MTE :88:

Conforme o Arquiteto disse você pode ir pelo percentual se preferir, eu sempre usei três litros e o restante completando com água potável.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 19 Ago 2015, 07:46

Estou usando um Bosch por que ganhei, ou quase ganhei. Mas sendo Termostática, sensor de temperatura e Cebolão quie nada mais é que um sensor também, não tenho a mínima dúvida em usar MTE. Não posso comentar sobre outros sensores porque não usei, sendo que o sensor de rotação não tem muito segredo e a credibilidade seria a composição do material plastico, logo muitas peças são iguais não importando o fabricante. Igualmente os sensores Wahler são ótimo eu só não indico porque eles pecam nas informações em graus. Os mecanicos erram tendo os graus nos MTE. Imagina então se não tivessem como não tem nos Wahler?
Imagem

Musico
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Ago 2014, 23:38
Nome Completo: Marcio Nunes
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 40

Re: sensor de temperatura

por Musico » 20 Ago 2015, 00:02

Entendi. Como rodo a maior parte do tempo no alcool, acho que o refil da VT 211.87 será melhor. O sensor da MTE é o 4051. Almeidão, você sabe o código do cebolão da MTE para o modelo 2011? Obrigado aos amigos pelas respostas! :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 20 Ago 2015, 11:14

Musico escreveu:Entendi. Como rodo a maior parte do tempo no alcool, acho que o refil da VT 211.87 será melhor. O sensor da MTE é o 4051. Almeidão, você sabe o código do cebolão da MTE para o modelo 2011? Obrigado aos amigos pelas respostas! :88:


2011 não é cebolão, é o 4051 e tem outro que não me lembro o numero mas é algo parecido. Acho que o 4051 dá em todos, isto eu acho.

Sds
Imagem

vectra22

vectra 2.2 8v esquentando muito

por vectra22 » 21 Ago 2015, 21:11

meu vectra 2.2 8v esta com um problema, depois de meia hora funcionando ele desliga a bomba de gasolina ventoinha e o funcionamento apaga tudo, quando ele esfria volta a funcionar, ja troquei radiador radiador bomba de agua cabeçote bomba de gasolina censores nada da jeito modulo passei aparelho não acusa, oque fasso ?

juba303
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 18 Mai 2015, 08:11
Nome Completo: João Paulo Martins
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: sensor de temperatura

por juba303 » 21 Ago 2015, 21:27

Galera alguém pode me passar esse topic onde limpa o sistema de arrefecimento.

Tópico Movido

Tópico movido de Manutenção, Mecânica & Elétrica para Vectra B em 19 Jun 2020, 08:59 por Ju_Bueno

167 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 212 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 07:44