O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor de Temperatura do arrefecimento

167 mensagens
mscalzer
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Mai 2015, 10:08
Nome Completo: mateus scalzer
Cidade: Colatina
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

sensor de temperatura

por mscalzer » 29 Dez 2016, 10:45

Pessoal, bom dia, eu levei meu vectra B em uma oficina por problemas de temperatura. O mecânico então descobriu que havia um vazamento na carcaça da válvula termostática, porém, não estamos achando esta peça para comprar aqui na minha cidade. Gostaria de saber se algum dos senhores indica algum site para compra da mesma. pois pelo que já procurei aqui ta difícil achar até na internet.
Aceito sugestões.
Obrigado desde já!

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

sensor de temperatura

por leoborgesl » 29 Dez 2016, 17:22

Confirme se o vazamento realmente é na carcaça, geralmente a causa desse vazamento é no anel de vedação que tem na tampa da carcaça.

O anel vende separado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 30 Dez 2016, 07:41, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

sensor de temperatura

por Almeidão » 30 Dez 2016, 11:49

O pessoal as vezes confundem este anel de vedação da carcaça com o anel de vedação da termostática, mas eu imagino que esta carcaça deve ter sido corroída com o tempo se caso não tiver usando um aditivo de proteção, assim eu imagino. Bem, não vi dificuldade de achar esta peça no ML, aliás lá tem até a de plástico que é o modelo mais novo e não esquecer de comprar os anéis de vedação um da carcaça que é menor e mais grosso e o que prende o bico que é a saída da água. Não usar produtos no anel de borracha, só limpar e colocar e pode usar um pouquinho de graxa se quiser, nada de super black ou qualquer outro silicone.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 6-3-se-_JM

Neste link acima, informa até a medida da rosca, por isto optei em passar este.
Imagem

Nando98
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Mar 2016, 21:38
Nome Completo: Fernando Darago
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

sensor de temperatura

por Nando98 » 02 Jan 2017, 19:34

Pessoal tô com uma dúvida no meu vectra ele é um 2.0 8v 98 quando eu logo ele de manhã com o motor frio, a rotação sobe até 1500 rpm e já cai na lenta cerca de 750 rpm. Queria saber se é normal ele já parar na lenta com o motor frio ou pode ser algum sensor com defeito. Vlw

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por Ju_Bueno » 03 Jan 2017, 07:54

Normal Nando. Veja o link do tópico em que esse assunto foi levantado: viewtopic.php?f=45&t=5033&p=68757&hilit=giro+sobe+na+partida#p68757
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Nando98
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Mar 2016, 21:38
Nome Completo: Fernando Darago
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

sensor de temperatura

por Nando98 » 03 Jan 2017, 21:27

Entendi, então ta tudo de boa...tava na duvida pois o celtinha da minha irmã e a s10 flex de um vizinho fica pouco mais de 1000 rpm, ai conforme esquenta o motor a rotação desce ate ficar em marcha lenta.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 04 Jan 2017, 07:55, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Wagner Chagas
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Out 2015, 10:47
Nome Completo: Wagner Chagas Campos
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

sensor de temperatura

por Wagner Chagas » 03 Jan 2017, 22:04

Pessoal, boa noite.

Primeiramente gostaria de agradecer o almeidao, arquiteto e mais alguns assíduos deste grupo, pois postagens e discussões nos ensinam a resolver muitos problemas no nossos Vectras. Quando não resolvemos os problemas por nós mesmos, pelo menos quando chegamos a um mecânico e conseguimos questiona los quanto a alguns desleixos deles. Vamos lá, após ler todos os posts relacionados a aquecimento, consegui resolver o problema do meu Vectra. Ele estava com a temperatura chegando a 95 graus e quando ligava o ar piorava chegando bem próximo dos 100. Vi que o almeidao batia na tecla que o carro não passa dos 88 graus, então fui atrás para resolver este problema. Cheguei na oficina e o cara ligou o ar e acelerou meu vecao até chegar aos 97 graus, a ventoinha armou e baixou para 92, ele olhou para mim e disse, estes carros marcam temperatura tudo errado. Não confiando nele fui a internet estudar. Primeiramente verifiquei que a válvula termostática 211- 82 e para vectras 2.0 8v que não é o meu caso pois tenho um cd 2.2 16v , então verifiquei no catálogo que para meu carro tinha que ser a 300 e alguma coisa. Verifiquei também que a 211 marca 82 +2 -2 e a 300 e alguma coisa marca 88 +2 -2. Não quis mexer na válvula termostática por agora e passei a estudar sensores de temperatura. Achei no YouTube os próprios técnicos da MTE falando sobre os modelos. No vídeo deixa bem claro que mesmo com a faixa de temperatura igual os sensores são diferentes, exemplo o sensor 4051 que é específico para o Vectra e o sensor 4053 que é especifico para Fiat. Comprei um reservatório novo apesar de meu não estar ruim, comprei aditivo de uma marca boa e comprei o sensor 4051. Quando fui comprar o sensor, as auto peças vendem o sensor 4053 no lugar do 4051, e falam com a maior certeza é igual, no vídeo dá MTE desmente isto. Custei a achar a 4051, achei em uma loja que especializada em sensores. Final da história, foi substituído o líquido de arrefecimento e o reservatório e também o sensor de temperatura. Meu carro ficou excelente. Não passa de 88 e quando chega abaixa rapidamente para 82 isto valendo para o ar ligado. por incrível que pareça, meu ar ficou até mais forte. Agradeço as informações técnicas passadas. Um abraço a todos os membros do grupo do Vectra.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por Ju_Bueno » 04 Jan 2017, 07:55

Wagner Chagas escreveu:Fuente del Mensaje por incrível que pareça, meu ar ficou até mais forte

Realmente está relacionado. O condensador também precisa de boa refrigeração para o bom rendimento do ar. Mas se o radiador aquece além do que deveria, o condensador vai receber esse calor em demasia visto que eles ficam praticamente encostados um no outro.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

pedron78
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Nov 2015, 14:12
Nome Completo: pedro rafael rueda nery
Cidade: campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por pedron78 » 04 Jan 2017, 08:13

Bom dia, ressuscitando o tópico para dizer que, seguindo as orientações dos mestres, troquei o sensor de temperatura do meu Vectra GL 97 que trabalhava sempre acima dos 90° por um sensor novo MTE4051 e agora está uma belezinha, 80º na estrada, 90º na cidade, sobe um pouco, ligando e desligando a ventoinha, perfeito. O sensor que estava instalado era um Bosch, não sei se original, mas parecia bem antigo.
Desde que comprei o carro a um ano atrás eu senti que a temperatura não devia estar correta pois sempre tive muita perda de água do sistema, troquei mangueiras ressecadas, bomba dágua e a vedação e nada resolveu, agora parece que sim.

Obrigado pelas dicas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

sensor de temperatura

por Almeidão » 04 Jan 2017, 22:27

Wagner Chagas escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, boa noite.

Primeiramente gostaria de agradecer o almeidao, arquiteto e mais alguns assíduos deste grupo, pois postagens e discussões nos ensinam a resolver muitos problemas no nossos Vectras. Quando não resolvemos os problemas por nós mesmos, pelo menos quando chegamos a um mecânico e conseguimos questiona los quanto a alguns desleixos deles. Vamos lá, após ler todos os posts relacionados a aquecimento, consegui resolver o problema do meu Vectra. Ele estava com a temperatura chegando a 95 graus e quando ligava o ar piorava chegando bem próximo dos 100. Vi que o almeidao batia na tecla que o carro não passa dos 88 graus, então fui atrás para resolver este problema. Cheguei na oficina e o cara ligou o ar e acelerou meu vecao até chegar aos 97 graus, a ventoinha armou e baixou para 92, ele olhou para mim e disse, estes carros marcam temperatura tudo errado. Não confiando nele fui a internet estudar. Primeiramente verifiquei que a válvula termostática 211- 82 e para vectras 2.0 8v que não é o meu caso pois tenho um cd 2.2 16v , então verifiquei no catálogo que para meu carro tinha que ser a 300 e alguma coisa. Verifiquei também que a 211 marca 82 +2 -2 e a 300 e alguma coisa marca 88 +2 -2. Não quis mexer na válvula termostática por agora e passei a estudar sensores de temperatura. Achei no YouTube os próprios técnicos da MTE falando sobre os modelos. No vídeo deixa bem claro que mesmo com a faixa de temperatura igual os sensores são diferentes, exemplo o sensor 4051 que é específico para o Vectra e o sensor 4053 que é especifico para Fiat. Comprei um reservatório novo apesar de meu não estar ruim, comprei aditivo de uma marca boa e comprei o sensor 4051. Quando fui comprar o sensor, as auto peças vendem o sensor 4053 no lugar do 4051, e falam com a maior certeza é igual, no vídeo dá MTE desmente isto. Custei a achar a 4051, achei em uma loja que especializada em sensores. Final da história, foi substituído o líquido de arrefecimento e o reservatório e também o sensor de temperatura. Meu carro ficou excelente. Não passa de 88 e quando chega abaixa rapidamente para 82 isto valendo para o ar ligado. por incrível que pareça, meu ar ficou até mais forte. Agradeço as informações técnicas passadas. Um abraço a todos os membros do grupo do Vectra.


É isto ai amigo, infelizmente os mecânicos não usam a melhor ferramenta que eles poderiam usar e nem precisam lavar para guardar, ferramenta esta que nós estamos usando que é a internet, não que aqui tudo é certinho, mas com certeza se pode aprender muito. E não só os mecânicos, os vendedores de peças também e este sensor é bem diferente um do outro e não dá para usar errado e ter bons resultados, infelizmente eles funcionam ao serem trocados, mas com resultados diferentes. Pior ainda em uma concessionária que se não tiver um te vende o outro simplesmente e por ter a mesma rosca.

Sobre a termostática do seu carro, ela também é com 82º e eu de você assim que necessário for, trocava ela por uma MTE-327-82, não sei se o 16V troca somente o refil como o e 8 válvulas, mas se trocar, é só comprar o refil e trocar. Com toda experiência que tenho sobre esta peça, possa assegurar que esta de 82 é a mais viável para o carro a gasolina e com certeza que tem carro que acusará alta temperatura ao usar la, um exemplo o Monza.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

sensor de temperatura

por Almeidão » 04 Jan 2017, 22:44

pedron78 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia, ressuscitando o tópico para dizer que, seguindo as orientações dos mestres, troquei o sensor de temperatura do meu Vectra GL 97 que trabalhava sempre acima dos 90° por um sensor novo MTE4051 e agora está uma belezinha, 80º na estrada, 90º na cidade, sobe um pouco, ligando e desligando a ventoinha, perfeito. O sensor que estava instalado era um Bosch, não sei se original, mas parecia bem antigo.
Desde que comprei o carro a um ano atrás eu senti que a temperatura não devia estar correta pois sempre tive muita perda de água do sistema, troquei mangueiras ressecadas, bomba dágua e a vedação e nada resolveu, agora parece que sim.

Obrigado pelas dicas


O Bosch é muito bom, o problema é saber qual Bosch é do seu carro e não esquecer, nada dura para sempre. O correto é conhecer o carro e assim que der algo diferente correr para acertar. Temperatura tendo o sistema perfeito será sempre igual, não importando a idade do carro, esta semana mesmo fui a uma cidade vizinha estava um calor terrível, 35º e com o ar ligado não passou de 80ª, isto é óbvio que tinha algo errado, parei o carro e percebi o segundo estágio ligado direto. Desliguei o ar, continuou ligado o segundo estágio, desliguei ele e fui embora comprar um cebolão novo e acabei resolvendo ontem mesmo. Se eu continuo, com certeza ia derreter a tomada onde fica o relê, como eu o conheço e sei que não e assim, então não tenho nada a lamentar.

Outro problema e isto antes de ontem, bateria arriou, levei para medir e não estava gerando e pior ainda luz da bateria não acendeu. Como eu conheço o carro e o alternador tem pouco mais de uma ano, comprei um regulador de voltagem (relê), paguei a bagatela de 170 mangos avista, levei umas queimadas no braço, troquei ele e tudo voltou ao normal. Só tive que dar uma empurradinha nele e com alguns minutos carregou a bateria numa boa.
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

sensor de temperatura

por marcusbatera1 » 17 Jan 2017, 21:35

Alex.fabiane escreveu:Fuente del Mensaje Mantenedor eu fiz os testes todos, qdo eu acabei a limpeza fui rodar, peguei a Pres Dutra próximo a minha cs, estava um pouco congestionada, beleza para o teste, entrei novamente na minha cidade e também estava congestionada, show, o carro funcionou q é uma blz, só tinha um vazamento na mangueira q fica embaixo do radiador e pega atrás do motor, aquela braçadeira de pressão, é um nojo, troquei todas por braçadeiras de regulagem, acabou o vazamento, então fui trabalhar hj e a temperatura na cidade fica entre 83 e 90º, show de bola, Almeidão, obrigado.



Da um help ai camarada esse sensor 4051 trabalha a ventoinha no 83° e 90° ?

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

sensor de temperatura

por leoborgesl » 19 Jan 2017, 18:32

Sim!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Jan 2017, 19:35, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

sensor de temperatura

por Almeidão » 20 Jan 2017, 21:49

marcusbatera1 escreveu:Fuente del Mensaje
Alex.fabiane escreveu:Fuente del Mensaje Mantenedor eu fiz os testes todos, qdo eu acabei a limpeza fui rodar, peguei a Pres Dutra próximo a minha cs, estava um pouco congestionada, beleza para o teste, entrei novamente na minha cidade e também estava congestionada, show, o carro funcionou q é uma blz, só tinha um vazamento na mangueira q fica embaixo do radiador e pega atrás do motor, aquela braçadeira de pressão, é um nojo, troquei todas por braçadeiras de regulagem, acabou o vazamento, então fui trabalhar hj e a temperatura na cidade fica entre 83 e 90º, show de bola, Almeidão, obrigado.



Da um help ai camarada esse sensor 4051 trabalha a ventoinha no 83° e 90° ?


Se o sistema do seu carro tiver perfeito o primeiro estágio ou seja sem ar ligado, as ventoinhas vão armar abaixo dos 90, eu diria entre 87 a 88º elas vão armar e ai que entra a perfeição do sistema, se tiver bom vai levar esta temperatura a 82 ou 83º, se tiver ruim tipo termostática errada ou radiador tapado ela vai ficar lutando para baixar e não vai conseguir.

Lembro que estou comentando sobre o MTE 4051, não um sensor correspondente. Outro detalhe, carros de 98 para baixo e que tem cebolão usa este sensor também, só neste caso ele não comanda as ventoinhas, deixando que o cebolão faça o serviço.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

sensor de temperatura

por Almeidão » 20 Jan 2017, 22:03

Sobre a abraçadeira de pressão que o nosso amigo está bravo com ela kakkakakkkakka, eu descordo plenamente com ele. Pra mim são as melhores abraçadeiras que existem e o motivo é que elas dão um aperto somente nem mais nem menos e o que eu vejo de bico de radiador quebrado por apertarem demais a braçadeira de parafusos é algo fora do comum. Tem elas a vantagem de ser retirada rápida e colocada no aperto anterior rapidamente, mas para isto precisas de uma ferramenta, sem a ferramenta realmente ela fica nojenta. Outro defeito da braçadeira de parafusos, não sei se ainda repararam isto, Onde fica o parafuso é reto e mais duro ou seja a cinta é circular até ali, então fica um pedaço que não adere bem na mangueira deixando exposta para vazar água e é ai que mora o perigo porque vão apertando, apertando e tchau tubo plástico.
Sem contar que mangueira não precisa de muito aperto, aliás se colocar ela e a abraçadeira elástica, andar uns 2 dias, podem tirar a abraçadeira que não vaza mais água.

Eu já ensinei por ai como fazer uma ferramenta para tirar a abraçadeira elástica, feita com um alicate comum, mas existem para vender algo como o link abaixo, fica fácil demais e não indico nada para tirar esta peça a qual fica perigosa sem a ferramenta correta. Com este alicate vai parecer que estão brincando de trabalhar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -ponta-_JM
Imagem

marcelo3020
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mai 2017, 08:38
Nome Completo: Marcelo Oliveira Martins dos Santos
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

TENHO UM VECTRA 99 2.2 16V O SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA

por marcelo3020 » 06 Mai 2017, 08:49

o MEU SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA APONTA 62 GRAUS O TEMPO TODO E O NIVEL DA AGUA DO RADIADOR BAIXA DIRETO POSSO ESTA TENDO DOIS PROBLEMAS ?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

TENHO UM VECTRA 99 2.2 16V O SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA

por Arquiteto » 06 Mai 2017, 09:15

marcelo3020 escreveu:Fuente del Mensaje o MEU SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA APONTA 62 GRAUS O TEMPO TODO E O NIVEL DA AGUA DO RADIADOR BAIXA DIRETO POSSO ESTA TENDO DOIS PROBLEMAS ?


bem vindo ...

vc vai encontrar topicos tratando destes assunto na seção de mecanica ...

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 39&t=10615

nesta seção tem dicas de como tirar maximo proveito do forum

http://clubedovectra.com.br/forum/viewforum.php?f=98

fabiolima22
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Nov 2016, 06:25
Nome Completo: fabio manga lima
Cidade: cariacica
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por fabiolima22 » 18 Ago 2017, 11:55

Gostaria de tirar uma duvida, e se caso o Almeida também puder e tiver alguma experiência no que vou citar,
Após retificar por completo o motor, segui as orientações do Almeida na questão do cebolão de agua "armando" deixando a temperatura do motor mais fria,ja
que antes da retifica o painel as vezes com o ar ligado chegava ate 95 graus, e a sensação termica com o capo do carro aberta era um verdadeiro auto forno.
mais vamos la


a duvida é

Quando a ventoinha e armada percebe-se que a rotação do motor ''cai'' um pouco depois volta ao normal, isso e normal ?
alguem poderia me ajuda nesse aspecto pois não vejo que isso seja normal

fabiolima22
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Nov 2016, 06:25
Nome Completo: fabio manga lima
Cidade: cariacica
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por fabiolima22 » 21 Ago 2017, 06:43

Achei isso na internet e talvez é uma maneira para sanar a duvida da galera ai que ainda pensa sobre temperatura em um modo geral



O motor de combustão interna ciclo Otto, é uma máquina térmica que gera potência e conseqüentemente temperatura, que em índices alterados torna-se um empecilho para o motor, contribuindo para o desgaste e perda da vida útil das peças e conjuntos mecânicos.

A temperatura ideal para o bom funcionamento do motor fica em torno dos 90ºC a 100ºC. A temperatura é um fator muito importante para que o motor forneça toda a sua potência, se fizermos uma análise, o combustível que explode no terceiro tempo do ciclo de funcionamento gera calor, expansão de gases e conseqüentemente a geração de movimento.
É ai que precisamos observar que a cada ciclo do motor este processo acontece e o calor das explosões é transferido para todas as peças fixas e conjuntos móveis do motor. Os conjuntos móveis e as peças fixas são fabricados com certa tolerância dimensional, e quando o calor incide sobre estes materiais acaba trabalhando na estrutura atômica, os materiais se expandem, e as peças, quando ultrapassam as medidas toleráveis, acabam não funcionando como deveriam, por exemplo, o pistão com os anéis podem trancar dentro do cilindro ou ainda as capas de mancais do virabrequim trancam o eixo em função de muita dilatação do material. O cabeçote também sofre com a temperatura, se empenando e gerando perda de potência do motor, necessitando do processo de retífica destes componentes.

Os motores são equipados com sistemas como o de arrefecimento e lubrificação para controlar a temperatura e reduzir o efeito da temperatura sobre os componentes do motor. A temperatura elevada ainda causa a pré-ignição e detonação gerando falhas no funcionamento do motor. Ao contrário do que se pensa, temperaturas abaixo da ideal a do funcionamento do motor também geram falhas, o motor quando não alcança a temperatura térmica de funcionamento gera perda de potência e funcionamento irregular do motor, o consumo aumenta e o desgaste das peças também ocorre devido a folga entre os componentes causado pela redução dimensional nos componentes em função da baixa temperatura.
Nos dois modos de trabalho, com temperatura levada aos dois extremos, o motor gera desgaste, consumo, problemas com a ignição e perda da vida útil de funcionamento, por isso, é necessário um excelente controle e manutenção preventiva do automóve

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de temperatura

por Ju_Bueno » 21 Ago 2017, 10:12

fabiolima22 escreveu:Fuente del Mensaje a duvida é

Quando a ventoinha e armada percebe-se que a rotação do motor ''cai'' um pouco depois volta ao normal, isso e normal ?
alguem poderia me ajuda nesse aspecto pois não vejo que isso seja normal

Qualquer componente ou acessório elétrico que vc ligar pode causar essa queda na marcha lenta: ventoinha, faróis, desembaçador, trava elétrica, girar a direção (usa a bomba hidráulica), etc... O voltar ao normal tb é quase que instantâneo, pois a injeção eletrônica faz o trabalho de estabilizar na rotação correta. Isso acontece pq ligar mais um equipamento "pesa" no alternador porque ele precisa trabalhar mais pra alimentar esse equipamento, daí, exige-se mais do motor.

Outra forma de ver isso é em carros com computador de bordo usando a função Consumo Instantâneo com o motor em marcha lenta. Se vc começar a ligar faróis, ventilação, etc, vai ver que o consumo aumenta.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Tópico Movido

Tópico movido de Manutenção, Mecânica & Elétrica para Vectra B em 19 Jun 2020, 08:59 por Ju_Bueno

167 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 174 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:08