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Vectra BVazamento retentor do volante - Vectra B

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Jet pilot
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Vazamento retentor do volante - Vectra B

por Jet pilot » 23 Jun 2015, 21:35

Boa Noite pessoal! Estou com um problema de vazamento no retentor do volante, Vectra 98 2.0 8v, peguei o carro do meu tio, estava parado a algum tempo, começou a apresentar o vazamento logo nos primeiros dias que comecei a rodar com o carro..... perguntei ao meu tio e o mesmo disse que havia trocado a embreagem a algum tempo, mas como o carro estava parado, não havia rodado nem 500 km......logo pensei...o mecanico que trocou a embreagem não deve ter trocado o retentor!!.... Levei ao meu mecanico e fiz a troca do retentor por outro, marca SABO (senão me engano).....após a alguns dias o vazamento retornou, da mesma maneira e intensidade!!!! Novamente no mecânico, decidimos pesquisar o motivo pelo qual o carro apresentou o vazamento no mesmo local.....foi verificado tudo, como: 1: folga de virabrequim...2:se havia alguma deformação no mesmo onde fica o retentor e nada! tudo normal....CONCLUsÃO: decidimos montar novamente com um retentor original GM, e após alguns km rodando com o carro (40 KM para ser mais especifico) e para a surpresa está lá o bendito do vazamento de novo!! Alguém tem alguma solução ou já passou por essa situação ??? Me ajuda ae galera, pelo amor de Deus!!!! rs.

Almeidão
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Re: Vazamento retentor do volante

por Almeidão » 24 Jun 2015, 14:55

Foi confirmado que realmente é o retentro que esteja vazando? Será que não é o carter? Ali no fim do carter do lado da caixa se vazar vai sair no mesmo lugar que é aquela abertura que tem embaixo. Bem, Se for mesmo o retentor, ele possa ter sido mal colocado e arrebentado a proteção dele, principalmente se for trocado afastando a caixa de lado e é assim que todos fazem. O meu está com este problema que pode ser o carter, mas como só molha e ainda não pinga vou deixar ir até o fim do ano pra checar, troquei o retentor e ao tirar o danado não observei onde estava molhado de óleo, simplesmente troquei, acho que falhei ao observar e continua a mesma coisa. Julgo ser o carter
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Re: Vazamento retentor do volante

por Jet pilot » 24 Jun 2015, 21:57

Realmente é no retentor, e o mecânico quando trocou as duas vezes, desceu o quadro e câmbio no chão, porém as alternativas de solução(achar a causa do problema) está ficando cada vez mais difícil!!!! ....já escutei de um outro mecânico conhecido sobre realizar a remoção do último mancal do vira, fazer uma limpeza nele e substituir a cola por uma da loctite preta...esse mecânico disse que uma vez pegou um corsa com o mesmo problema é resolveu fazendo isso

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Re: Vazamento retentor do volante

por Almeidão » 25 Jun 2015, 08:05

Eu desconheço este serviço, mas conheço o Loctite preto que é super bom. Bem, tirando a caixa ou o motor, fica difícil errar a troca deste retentor e eu não consigo pensar o que possa está acontecendo porque se houver folga no eixo seria impossivel não ouvir as porradas e a folga normal que aparecem em carros com cambio manual que seria o eixo mover para dentro e para fora, isto não faria o retentor vazar. Se o eixo tiver marcado também seria fácil de ver e o mecanico logo iria comentar. Bem amigo, torcer para dar certo no que forem tentar fazer, e se possivel se der certo nos mostrar o que foi feito aqui para gente.

Sds
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Re: Vazamento retentor do volante

por Almeidão » 26 Jun 2015, 14:37

Eu voltei aqui porque esqueci de algo. Todos vazamentos tem uma causa, a principal é o estouro do retentor, estourar quer dizer aqui na nossa região que aquela película que retém o líquido ragou.
Um motor gera uma pressão muito grande dentro dele e esta pressão é liberada através do suspiro que requer manutenção tanto nele próprio que com certeza entope fácil até a tampa da válvula mais a saída da tampa para a mangueira do filtro ou TBI. O excesso de óleo também faz este retentor estourar porque aumenta a pressão por diminuir o espaço de saida dos gáses.

Muitos mecanicos trocam as peças sem eliminar uma possivel causadora do problema. Não seria este o problema?
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Re: Vazamento retentor do volante

por Fespr » 27 Jun 2015, 08:12

Concordo com o Almeidao.

Verifique o suspiro do motor!
Pode estar dando muita pressao dentro do motor.....
Tenta reparar na vareta do oleo,quando da muita pressao ela costuma saltar pra fora do tubo...tipo,ela so sai o suficiente para escapar do oring q faz a vedaçao.

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Re: Vazamento retentor do volante

por Jet pilot » 27 Jun 2015, 14:51

Ok, vou verificar essas possibilidades com o mecânico ! Faz muito sentido, assim que tiver novidades volto a informá-los ! Obrigado pela ajuda!

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Re: Vazamento retentor do volante

por Mantenedor » 03 Jul 2015, 06:37

Almeidão pode me dizer onde fica o suspiro do motor no 16 válvulas? Pode parecer descuido , mas até para mim que vivo enfiado no vectra não me lembro de ter verificado ele.

ABS.

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Re: Vazamento retentor do volante

por Almeidão » 03 Jul 2015, 08:20

Mantenedor escreveu:Almeidão pode me dizer onde fica o suspiro do motor no 16 válvulas? Pode parecer descuido , mas até para mim que vivo enfiado no vectra não me lembro de ter verificado ele.

ABS.

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É aquele tubo que voce olhando para o motor fica do lado direito, ao contrário do tubo da vareta de óleo
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Re: Vazamento retentor do volante

por Mantenedor » 04 Jul 2015, 14:39

Almeidão , obrigado vou verificar !!

ABS.

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Vazamento - Vectra B

por andre150msn » 26 Nov 2015, 16:10

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Re: Boa noite pessoal sou novo no fórum alguém pode me escla

por andre150msn » 26 Nov 2015, 16:12

Boa tarde galera estou com vazamento no volante do motor o mecânico falou que se estiver com folga vai ter de fazer o motor isto é veridico

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Re: Boa noite pessoal sou novo no fórum alguém pode me escla

por Thiago Menezes » 26 Nov 2015, 16:32

andre150msn escreveu:Boa tarde galera estou com vazamento no volante do motor o mecânico falou que se estiver com folga vai ter de fazer o motor isto é veridico

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André,

Deixa eu ver se entendi bem, o vazamento é no retentor do volante? :47:
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Re: Vazamento retentor do volante - Vectra B

por Thiago Menezes » 26 Nov 2015, 16:33

tópico fundido por tratar do mesmo assunto
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Re: Vazamento - Vectra B

por andre150msn » 26 Nov 2015, 16:38

Sim

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Re: Vazamento retentor do volante - Vectra B

por andre150msn » 26 Nov 2015, 16:44

Como faço pra saber eu não sei mexer direito

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Re: Vazamento retentor do volante - Vectra B

por Mantenedor » 27 Nov 2015, 00:00

Jet pilot escreveu:Realmente é no retentor, e o mecânico quando trocou as duas vezes, desceu o quadro e câmbio no chão, porém as alternativas de solução(achar a causa do problema) está ficando cada vez mais difícil!!!! ....já escutei de um outro mecânico conhecido sobre realizar a remoção do último mancal do vira, fazer uma limpeza nele e substituir a cola por uma da loctite preta...esse mecânico disse que uma vez pegou um corsa com o mesmo problema é resolveu fazendo isso


Bom depois de todas as dicas do Almeidão , pensei em algo aqui .
Dentro do retentor existe uma molinha que exerce uma força na borracha do retentor .
Por muitas vezes consertando caixas redutoras de máquinas operatrizes tínhamos que separar está mola desrosqueando a .
Cortavamos algumas voltas , apenas umas 2 voltas da mola e voltavamos a rosquela de novo.
Optamos por isto devido ao desgaste no eixo que era minimo é que provocava vazamentos após algumas horas de trabalho , mesmo colocando retentor novo e original.
Como reparar o eixo era mais custioso achamos melhor tentar esta solução , e em alguns casos na maioria o vazamento era eliminado por muitas horas de trabalho.
Vejam que está solução de longe não é a correta !
Seria apenas uma saída corretiva para se poder reunir um $ a mais para uma manutenção correta.
Outra coisa dependendo das folga radial e axial do virabrequim o resultado pode não ser o esperado.
Este ajuste da tensão da mola , seria para compensar pequenas imperfeições e desgaste onde o retentor trabalha.
Eu fiz um vidiozinho como a mola deve trabalhar dentro do retentor.
https://youtu.be/rBV-i_U3RPc

Espero ter ajudado em algo.


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Re: Vazamento retentor do volante - Vectra B

por Almeidão » 27 Nov 2015, 11:10

Neste caso que ainda não se sabe direito, o correto é trocar o retentor. Um motor com folga para não vedar um retentor novo com certeza estará batendo e uma batida seca que qualquer leigo irá descobrir. Eu diria que é mais fácil vazar em um retentor que corroeu o eixo com o tempo de uso que vazar por folga no proprio eixo. Mesmo assim, nunca sabemos ao certo o que possa está vazando, se é o retentor do volante ou se é no carte e caindo por dentro, na dúvida mandar trocar o retentor e de preferencia original. Eu trocaria de mecânico, pediria uma inspeção e uma ideia de como está o motor e o seu funcionamento e somente depois se ele disser que está lega, dizer que precisa trocar o retentor do volante.
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Vazamento retentor do volante - Vectra B

por Israel r » 23 Dez 2019, 20:22

Boa noite esse fim de semana vou trocar a embreagem do meu vc A e gostaria de saber se eu tenho que trocar o retentor do volante mesmo se ele nao estiver vazando ..obrigado.. :2:

Almeidão
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Vazamento retentor do volante - Vectra B

por Almeidão » 23 Dez 2019, 22:28

Israel r escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite esse fim de semana vou trocar a embreagem do meu vc A e gostaria de saber se eu tenho que trocar o retentor do volante mesmo se ele nao estiver vazando ..obrigado.. :2:


Ter não tem, mas eu trocaria se fosse sabó ou original.
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