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Vectra B[VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

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Williams
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[VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Williams » 06 Jul 2015, 20:14

Pessoal, estou passando um carma com o meu Vectra e seu Ar Quente, o maldito mal esquenta o interior do carro. E foi assim desde que eu peguei, funcionar, ele funciona, mas esquenta pouco. :61:

E não é fácil pegar o carro às 07:20 da manhã, com temperaturas perto da casa dos 0ºC, o carro virado numa geladeira dentro e ir trabalhar e nada de esquentar o carro. :15:

Ele só começa a dar sinais de aquecimento, quando a temperatura já chega aos seus 80ºC, e depois de uns bons minutos. Na lenta ele não esquenta nada o carro, se deixar ele parado e manter a rotação ali pelos seus 2000 RPM parado, aí sim, com uns 5 minutos o carro está bem quente, mas só assim também. Sei que deve ter algo errado, porque falam que o Ar quente do Vectra esquenta rápido e sufoca de tanto que esquenta... Então né, quero saber por onde começar.

Almeidão
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Almeidão » 07 Jul 2015, 13:57

Amigo, primeiro de tudo é entender como este cara funciona, assim você mesmo pode ter certeza o que esteja estragado. Ar analógico, ok.

Uns modelos não tem valvula de ar quente, este é mais difícil estragar, funcionamento simples vem uma mangueira da bomba, na frente do alternador direta para o tubo de entrada do radiador que fica embaixo do painel, esta entra agua, a outra que está na outra ponta do tubo retorna para o tubo plástico que fica atrás do motor. Ao girar o botão do arquente sentido horário, este botão tem um cabo de aço que abre uma portinhola embaixo do painel liberando este ar quente que vem para os difusores.

Outros modelos tem uma valvula de ar quente que funciona a vácuo, vem uma mangueira para valvula, sai da valvula para entrada do radiador embaixo do painel e se ela for de duas vias sai uma da valvula para o tubo plástico e sai uma do tubo de entrada do radiador tambem para o tubo plástico que é o retorno, se ela for uma via vem da frente do alternador um a mangueira para ela e dela para o tubo entrada ar quente que é o da direita e o da esquerda sai o tubo retornando para o tubo plastico. No botão do painel tem o mesmo cabo de aço para abrir a portinhola e todos eles com ou sem válvula ao girar 2 mm ou menos no sentido horário já arma um negativo que vai para a valvula duas vias que libera o vácuo da valvula de ar quente.

Se o sistema seu for igual o primeiro sem válvula, pode ser:
Problemas ao abrir a portinhola, cabo de aço que comentei.
Radiador de ar quente entupido
Saida de agua na frente do alternador fechada por zinabre, caso não use aditivo.
Cano de retorno do radiador eliminado, ou seja tapado e não deixa circular.

Se tiver a valvula de ar quente como a segunda explicação. Checar se a manguerinha de vácquo que vai para a válvula não esteja furada, ou qualquer outra mangueira que leve até esta mangueira isto é fácil basta puxar com a boca. O restante pode ser o mesmo caso acima citado.

Lembrando que ao ligar o carro demora para esquentar, e deve começar assim que a temperatura sai do azul no painel
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JoãodoValle
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por JoãodoValle » 07 Jul 2015, 15:48

Embarcando nesse post, e quando o trem funciona invertido? Digo, frio sai ar quente, quente sai ar frio? Meu AC não está funcionando, então ele não interfere em nada, mas depois de um tempo ligado uns 30 minutos em transito, o ar quente começa a ficar natural sem mexer em nada. e agora?

Almeidão
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Almeidão » 07 Jul 2015, 18:20

JoãodoValle escreveu:Embarcando nesse post, e quando o trem funciona invertido? Digo, frio sai ar quente, quente sai ar frio? Meu AC não está funcionando, então ele não interfere em nada, mas depois de um tempo ligado uns 30 minutos em transito, o ar quente começa a ficar natural sem mexer em nada. e agora?
João se o seu for ar digital, estou fora, não entendo nada des bicho, mas se ele for analógico tem explicação e pode ser uma destas abaixo.
Vamos ao funcionamento do meu que é o mesmo para uma válvula de duas vias.
para não confundir válvula de ar quente com a valvula de vácuo 3 vias, escreverei Valvula de ar quente e valvula de vácuo. Esta valvula de vácuo é um solenóite igual ao link láááááá embaixo

USANDO UMA VALVULA DE AR QUENTE DE DUAS VIAS QUE ABRE QUANDO LIGA O VÁCUO NELA
1 - Ao girar o ar quente, aciona um negativo, quem não tem esta válvula, pode ir ali e destapar o motor do limpador que achará esta tomada, isto se ninguem cortou ela.
2 - Este negativo não pode ir direto para a válvula de vácuo, isto porque o vácuo quando ligado trava a passagem.
3 - Para isto precisa colocar este vácuo acionar pós chave, liga o carro ele é acionado e trava o vácquo, assim ele não abre a válvula de ar quente. Neste caso uso um relê de 5 terminais que em reposo um terminal é negativo, logo ligo o carro já temho o negativo deste relê em um contacto na válvula e outro positivo pós chave no outro contato, assim ligo o carro e nada de ar quente.
4 - Ao girar o botão de ar quente um milímetro com o carro ligado já vai negativo para armar o relê que já tem a saída negativa, ao armar o relê esta saída é isolada e não tendo o negativo para o vácquo ele desliga e abre a passagem e assim é sugado a bombinha dele e abre a valvula de ar quente.

USANDO UMA VALVULA DE AR QUENTE DE TRÊS VIAS QUE JÁ E ABERTA E FECHA USANDO O VÁCUO NELA (observe que ela é ao contrário de uma de duas vias)
1 - Vácuo aberto, positivo nele pós chave, neste caso ao ligar o carro ele fecha a válvula e continua ali mantendo ela fechada.
2 - ligar direto o negativo do ar quente nele.
3 - ao ligar o ar quente é acion ado o vácuo que por sua vez estando ligado trava a passagem do vácuo e sendo esta valvula aberta, estando sem vácuo abre a passagem de agua.

Não me lembro, mas esta de 3 vias acho que podem inverter as saidas de agua e usar ela fechada e abrir com o vácuo ligado. 90% que sim, neste caso ela pode está invertida, depende muito do sisema que está no carro.

Bem, há opção de usar os dois tipos de válvula, porem cada uma de um jeito, quem usa de 3 vias e funciona correto, ao usar de duas vias terá que mudar o sistema.

Muito importante que o vácuo venha da caixa de reserva que fica no lado direito perto da central embaixo desta proteção plástica, se for usar um vácquo direto todas as vezes que pisar no acelerador ela fica fechando e abrindo por não manter um vácquo constante igual mantém o reservatório que o vectra tem.

Na minha pura opinião, acho estas válvulas um porcaria, e quem abrir uma verá que a vedação dela é zero e minha dica para quem usa estas válvulas é usar pelo menos reservatório com sensor, seria duro queimar uma junta por falta de agua por estragar esta peça que comigo estragou 3 em 9 meses. Ela é bem chinesa mesmo.

Um dia divulgarei a que eu fiz para ver se alguem compra o projeto kakkakakkak

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por JoãodoValle » 08 Jul 2015, 09:57

Perfeito Almeidão, tudo entendido sobre o funcionamento dessas válvulas, agora meu carro não tem válvula de ar quente, os tubos passam direto como vc já disse, vem da bomba entra no radiador interno e volta naquele cano de plastico atrás do motor.

Ouve a 1 ano uma ruptura dessas mangueiras do ar quente, aí precisei fazer uma emenda nelas com aqueles tubos de plastico específicos para mangueiras e abraçadeira, tudo funciona bem a água circula muito bem, mas o ar tem esse sintoma de ficar quente apenas ás vezes, muitas delas com o carro quente ele fica frio, o engraçado que nesse momento corro a mão nelas e verifico que estão todas quentes.

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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Almeidão » 08 Jul 2015, 10:10

JoãodoValle escreveu:Perfeito Almeidão, tudo entendido sobre o funcionamento dessas válvulas, agora meu carro não tem válvula de ar quente, os tubos passam direto como vc já disse, vem da bomba entra no radiador interno e volta naquele cano de plastico atrás do motor.

Ouve a 1 ano uma ruptura dessas mangueiras do ar quente, aí precisei fazer uma emenda nelas com aqueles tubos de plastico específicos para mangueiras e abraçadeira, tudo funciona bem a água circula muito bem, mas o ar tem esse sintoma de ficar quente apenas ás vezes, muitas delas com o carro quente ele fica frio, o engraçado que nesse momento corro a mão nelas e verifico que estão todas quentes.



Muito estranho, pode ser obstrução na entrada da agua e a entrada fica na frente do alternador. Outra coisa, as mangueias ali sempre estarão quente, voce precisa checar a tubulãção de aluminio que fica no console do lado do carona, caso estejam quente o problema está ao abrir a portinhola de ar e não é difícil acertar.
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por JoãodoValle » 08 Jul 2015, 10:18

Blz, vou acompanhar isso de perto e te falo assim que verificar algo a mais.

Almeidão
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Almeidão » 08 Jul 2015, 12:34

JoãodoValle escreveu:Blz, vou acompanhar isso de perto e te falo assim que verificar algo a mais.


Se voce tirar esta tampa do console que fica do lado do carona voce já vai ver os dois canos de aluminio e por ali também voce já vai ver o cabo de aço que ao girar o ar quente ele aciona a janela ou portinhola, não é difícil de resolver isto caso ele não esteja entupido. 1000 vezes mais fácil que o ar frio kakkakkakkaka
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AR QUENTE NÃO ESQUENTA

por tadeuxd » 13 Jul 2015, 09:19

Olá Galera bom dia? tenho uma duvida ate esses dia meu carro não estava com o ar quente funcionando beleza, levei para arrumar o mecanico arrumo troco a valvula do ar quente, e a solenoide (uma pecina de metal que fita do lado do filtro do ar). Agora ele esta esquetando porem não ta esquentando muito ponho no 2 ali ele esquenta se eu colocar na velocidade 3 ele ja não da conta de esquentar, alguem sabe oq possa ser o problema?? Meu carro é um vectra 2.2 millenium 2001 ar não digital!

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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Arquiteto » 16 Jul 2015, 23:32

tadeu movi sua pergunta para um topico que trata do assunto ...

de uma analisada nas mensagens do inico do topico podem te ajudar


:88:

diego_
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por diego_ » 21 Jul 2015, 10:27

Almeidão escreveu:
JoãodoValle escreveu:Embarcando nesse post, e quando o trem funciona invertido? Digo, frio sai ar quente, quente sai ar frio? Meu AC não está funcionando, então ele não interfere em nada, mas depois de um tempo ligado uns 30 minutos em transito, o ar quente começa a ficar natural sem mexer em nada. e agora?
João se o seu for ar digital, estou fora, não entendo nada des bicho, mas se ele for analógico tem explicação e pode ser uma destas abaixo.
Vamos ao funcionamento do meu que é o mesmo para uma válvula de duas vias.
para não confundir válvula de ar quente com a valvula de vácuo 3 vias, escreverei Valvula de ar quente e valvula de vácuo. Esta valvula de vácuo é um solenóite igual ao link láááááá embaixo

USANDO UMA VALVULA DE AR QUENTE DE DUAS VIAS QUE ABRE QUANDO LIGA O VÁCUO NELA
1 - Ao girar o ar quente, aciona um negativo, quem não tem esta válvula, pode ir ali e destapar o motor do limpador que achará esta tomada, isto se ninguem cortou ela.
2 - Este negativo não pode ir direto para a válvula de vácuo, isto porque o vácuo quando ligado trava a passagem.
3 - Para isto precisa colocar este vácuo acionar pós chave, liga o carro ele é acionado e trava o vácquo, assim ele não abre a válvula de ar quente. Neste caso uso um relê de 5 terminais que em reposo um terminal é negativo, logo ligo o carro já temho o negativo deste relê em um contacto na válvula e outro positivo pós chave no outro contato, assim ligo o carro e nada de ar quente.
4 - Ao girar o botão de ar quente um milímetro com o carro ligado já vai negativo para armar o relê que já tem a saída negativa, ao armar o relê esta saída é isolada e não tendo o negativo para o vácquo ele desliga e abre a passagem e assim é sugado a bombinha dele e abre a valvula de ar quente.

USANDO UMA VALVULA DE AR QUENTE DE TRÊS VIAS QUE JÁ E ABERTA E FECHA USANDO O VÁCUO NELA (observe que ela é ao contrário de uma de duas vias)
1 - Vácuo aberto, positivo nele pós chave, neste caso ao ligar o carro ele fecha a válvula e continua ali mantendo ela fechada.
2 - ligar direto o negativo do ar quente nele.
3 - ao ligar o ar quente é acion ado o vácuo que por sua vez estando ligado trava a passagem do vácuo e sendo esta valvula aberta, estando sem vácuo abre a passagem de agua.

Não me lembro, mas esta de 3 vias acho que podem inverter as saidas de agua e usar ela fechada e abrir com o vácuo ligado. 90% que sim, neste caso ela pode está invertida, depende muito do sisema que está no carro.

Bem, há opção de usar os dois tipos de válvula, porem cada uma de um jeito, quem usa de 3 vias e funciona correto, ao usar de duas vias terá que mudar o sistema.

Muito importante que o vácuo venha da caixa de reserva que fica no lado direito perto da central embaixo desta proteção plástica, se for usar um vácquo direto todas as vezes que pisar no acelerador ela fica fechando e abrindo por não manter um vácquo constante igual mantém o reservatório que o vectra tem.

Na minha pura opinião, acho estas válvulas um porcaria, e quem abrir uma verá que a vedação dela é zero e minha dica para quem usa estas válvulas é usar pelo menos reservatório com sensor, seria duro queimar uma junta por falta de agua por estragar esta peça que comigo estragou 3 em 9 meses. Ela é bem chinesa mesmo.

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Conte-me mais sobre esse teu upgrade do sistema de ar quente.
Eu compartilho do seu sentimento sobre a valvula que fica dando problema a cada 3 meses, já tenho até umas 2 guardadas no porta malas por causa dos problemas que ela já me causou.
Se eu entendi bem, o sistema que vc fez ele retira a valvula da jogada e deixa apenas um solenóide? Se eu não me engano o vectra teve uma atualização parecida no projeto do Ar quente que ia por esse caminho.
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Re: [VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Bacholsky » 31 Jul 2015, 21:14

Almeidão escreveu:
Muito importante que o vácuo venha da caixa de reserva que fica no lado direito perto da central embaixo desta proteção plástica, se for usar um vácquo direto todas as vezes que pisar no acelerador ela fica fechando e abrindo por não manter um vácquo constante igual mantém o reservatório que o vectra tem.

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Boa noite Almeidão. O sistema do meu vectra tem exatamente este sintoma que você mencionou. Noto inclusive que quando estou com a recirculação acionada e estou andando, percebo que a medida que acelero percebo que a portinhola da recirculação se abre. Notei também que a eficiência do meu ar quente reduziu consideravelmente. O ar condicionado gela mais com o vectra parado justamente pelo fato de não acelerar pq aí a portinhola da recirculação fica fechada. Nunca consegui resolver esse pepino.
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[VECTRA B] Ar quente, esquenta pouco!

por Adairo ponath » 31 Ago 2021, 19:22

Boa noite o meu carro é ar digital Vectra 2000 2.2 coloco ele no 26 graus e não esquenta e vem água quente até no radiador e as portinhola funcionam será q é o comentado que deu problema?

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