O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CRPM variando. O que pode ser? Vectra C

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Falconeri
Member
Member
Nome Completo: J. A. Falconeri
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

RPM variando. O que pode ser? Vectra C

por Falconeri » 07 Fev 2016, 11:14

Bom dia pessoal.
Pelo fato de ter GNV, só basteço minha vtr. com Etanol comum haja visto que a tx de compressão deste é bem próxima a do GNV, e desta forma, ao passar de um combustível para o outro, quase não tenho diferença no comportamento do carro. Porque Etanol comum e não o aditivado? Bem, alguns amigos que atuam no "ramo", alegam que pelo fato de serem aditivados, estes combustíveis (Etanol e Gasolina), são mais fáceis de serem "adulterados". Este posicionamento encontra certa coerência, haja visto que a ANP, ao fiscalizar a qualidade do combustível nos postos, o faz em cima do Etanol e da Gasolina comum.
Bem, vamos aos fatos:
Tenho notado que minha vtr. 2.0 8V ano 2011/11 Flex/GNV, tem apresentado variação de aceleração na faixa dos 2500 a 3000 RPM. Ao ligá-lo no Etanol, a RPM fica constante nos 900 RPM. Uma "acelerandinha", e ele passa para o GNV mantendo esta constância. Mesmo com o Ar Condicionado ligado (não ando sem ele) a RPM mantem-se inalterada. Pois bem com o carro parado, não consigo manter a RPM fixa nos 2500 giros. Ou seja ele fica variando entre 2000 e 3000RPM. Será que o atuador do acelerador tem algo a haver com isto? Tempos atrás, a luz amarela do motor acendeu. Imediatamente fui ao mecânico, e ele passo o scaner detectando ser a Sonda Lambda 2 a causadora da irregularidade. Como eu estava sem tempo, ele através do scaner, deletou o erro. Porém me avisou que tal defeito voltaria a ocorrer, o que não aconteceu até agora. Venho notando também que o consumo de GNV (como quase não uso Etanol, não tenho valores de consumo) está bastante elevado. Anteriormente eu conseguia uma média de consumo na cidade, na faixa de 9 a 9.5 Km/m³ sempre com ar ligado. Atualmente, não consigo nem 8.0 Km/m³.
Cabe salientar que cabos de vela, velas, filtros de ar e óleo, estão todos Ok.

Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo.

.
Falconeri - RJ/RJ

Falconeri
Member
Member

Re: RPR variando. O que pode ser?

por Falconeri » 08 Fev 2016, 11:23

Up! :47:
Falconeri - RJ/RJ

Tiagomos1
Moderador
Moderador
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: RPR variando. O que pode ser?

por Tiagomos1 » 08 Fev 2016, 23:26

Falconeri escreveu:Bom dia pessoal.
Pelo fato de ter GNV, só basteço minha vtr. com Etanol comum haja visto que a tx de compressão deste é bem próxima a do GNV, e desta forma, ao passar de um combustível para o outro, quase não tenho diferença no comportamento do carro. Porque Etanol comum e não o aditivado? Bem, alguns amigos que atuam no "ramo", alegam que pelo fato de serem aditivados, estes combustíveis (Etanol e Gasolina), são mais fáceis de serem "adulterados". Este posicionamento encontra certa coerência, haja visto que a ANP, ao fiscalizar a qualidade do combustível nos postos, o faz em cima do Etanol e da Gasolina comum.
Bem, vamos aos fatos:
Tenho notado que minha vtr. 2.0 8V ano 2011/11 Flex/GNV, tem apresentado variação de aceleração na faixa dos 2500 a 3000 RPM. Ao ligá-lo no Etanol, a RPM fica constante nos 900 RPM. Uma "acelerandinha", e ele passa para o GNV mantendo esta constância. Mesmo com o Ar Condicionado ligado (não ando sem ele) a RPM mantem-se inalterada. Pois bem com o carro parado, não consigo manter a RPM fixa nos 2500 giros. Ou seja ele fica variando entre 2000 e 3000RPM. Será que o atuador do acelerador tem algo a haver com isto? Tempos atrás, a luz amarela do motor acendeu. Imediatamente fui ao mecânico, e ele passo o scaner detectando ser a Sonda Lambda 2 a causadora da irregularidade. Como eu estava sem tempo, ele através do scaner, deletou o erro. Porém me avisou que tal defeito voltaria a ocorrer, o que não aconteceu até agora. Venho notando também que o consumo de GNV (como quase não uso Etanol, não tenho valores de consumo) está bastante elevado. Anteriormente eu conseguia uma média de consumo na cidade, na faixa de 9 a 9.5 Km/m³ sempre com ar ligado. Atualmente, não consigo nem 8.0 Km/m³.
Cabe salientar que cabos de vela, velas, filtros de ar e óleo, estão todos Ok.

Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo.

.

A sonda, quando com problema, causa exatamente o que você relatou. Consumo alto, irregularidades na aceleração e acende a luz do motor quando ela trava.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Falconeri
Member
Member

Re: RPM variando. O que pode ser?

por Falconeri » 09 Fev 2016, 17:53

Lendo em outro tópico uma dica, acho que do Arquiteto, ontem dei um "reset" na central, e a luz amarela apagou. Após reconfigurar vidros e código do som dei partida no motor. Infelizmente a variação na faixa dos 2500RPM, ainda persiste. Tive vendo um vídeo no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=04gBxLTn-fE ) sobre limpeza do corpo da Borboleta, sem desmontá-lo. Será que pode haver alguma relação com esta variação de RPM? :47:
Falconeri - RJ/RJ

Falconeri
Member
Member

por Falconeri » 10 Fev 2016, 11:36

Up!
Falconeri - RJ/RJ

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Edcezar » 10 Fev 2016, 12:18

Aconselho passar um scanner no seu carro pra saber.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Falconeri
Member
Member

por Falconeri » 11 Fev 2016, 17:19

Edcezar escreveu:Aconselho passar um scanner no seu carro pra saber.

É o que irei fazer. Por causa do Carnaval, o "povo" só volta a trabalhar na Segunda feira. Até lá, é torcer ......
Falconeri - RJ/RJ

Falconeri
Member
Member

por Falconeri » 14 Fev 2016, 13:24

Na sexta feira, tive a oportunidade de comprar o Descarbonizante CAR80. Ontem, juntamente com um amigo fiz uma limpeza no corpo de borboleta, conforme o vídeo Youtube. Bem, de início tomei um susto ao retirar o duto do filtro de ar. A única coisa que se via, era um "pretume" geral. Certamente nunca, em tempo algum (já escutei alguém falando assim) tal limpeza havia sido feita. Foi uma pena que não fotografei o antes, e o depois. Bem após tudo limpo, liguei a chave sem dar a partida e deixei uns 2 minutos para que o corpo de borboleta se auto programasse (da para ver ele abrindo e fechando sozinho). Feito isto, e com tudo remontado, dei a partida no motor e constatei uma melhora considerável na variação de RPM. Antes, era impossível mante-la constante em 2500RPM. Agora, a variação é bem pequena (2400 a 2600 RPM) e pude notar que a resposta do pedal do acelerador ficou mais rápida. Ou seja, pisa, e ele logo eleva a RPM. Com relação ao consumo, somente durante a semana no transito urbano, é que poderei ter uma ideia se melhorou ou piorou.
Falconeri - RJ/RJ

3DmanBR
GL Member
GL Member
Nome Completo: Jariel Alves
Estado: Piauí
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: RPM variando. O que pode ser? Vectra C

por 3DmanBR » 22 Fev 2016, 10:49

cara fiz minhas revisoes em css até os 85mil km...fui ver o corpo de borboleta..tava um brinco, mesmo assim dei umas xiringadas com o o produto...depois fiz o reset total da central..ficou a noite toda sem bateria, com os cabos ligados um no outro...e de manha la fui eu ligar e ja pensando nas coisas desprogramadas e pimba!...radio OK..vidros OK..chaves OK..nada perdeu a programação. :47:...depois fiz o aprendizado da borboleta como o ADG mostra no video. A unica diferenca foi que ao ligar o carro o giro fica em 900rpm...antes ja ficava entre 1000 e 1100. Fiz um teste de diagnostico sem scanner e acusou sonda lambda. vou trocar.

Falconeri
Member
Member

Re: RPM variando. O que pode ser? Vectra C

por Falconeri » 22 Fev 2016, 12:01

3DmanBR na semana que fiz a limpeza do corpo de borboleta, o carro consumiu muito + GNV, acho que por conta da limpeza. Imagino que o corpo de borboleta por estar muito, mais muito sujo, a regulagem do GNV, estava muito "aberta". Sexta feira passada, fiz uma regulagem no GNV. Ainda estou avaliando, mais parece que o consumo já melhorou bastante. Uma coisa observei, mesmo antes desta regulagem do GNV, o carro ficou muito + "solto". Você pisa no acelerador, e de imediato, ele responde. Por enquanto, nenhuma luz de advertência acendeu no painel.
Vou seguir um velho ditado da minha avó que dizia: "Menino, não mexe com o que está quieto". Ou seja, caso o consumo de GNV fique adequado, e nenhuma luzinha venha a acender no painel, vou deixar assim mesmo.

3DmanBR seria possível me orientar sobre como proceder a este teste sem o uso de scaner que acusou defeito na sonda Lambda?

.
Falconeri - RJ/RJ

10 mensagens   •   Página 1 de 1