por Almeidão »
12 Mai 2022, 07:38
Este tipo de cambio por cabos de aço é muito bom, mas tem um problema, a haste não é lubrificada em cima, existem duas buchas ao longo da haste e a da frente fica dentro da caixa de marcha com óleo contante e a de cima totalmente seca e colocam ali graxa quando sai de fábrica e nunca mais colocam nada. Com o tempo a torre do trambulador que é um tubinho que aliás vende separado fica todo folgado e a haste passa a se mover também na inclinação com folga excessiva e se o mecanico não for expert não consegue regular bem esta alavanca. Mas mesmo assim eu acharia muito estranho alguem sair de quarta para quinta, colocar uma terceira e não sentir o tamanho erro feito. Eu ficaria com problemas na embreagem, tem tipos de problemas que apresenta, somente na alta, ou é sentido muito na alta e não em marchas fortes, neste caso estando em quinta por exemplo seria mais sentido.
Sobre o reparo do cambio, este link tem um jogo e basta consultar o modelo do carro se serve ou não, o meu usa esta haste e a torre que é um tubinho o resto é diferente e eu gastava uma haste desta e um tubinho por ano.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 1-2012-_JME tem mais, no link abaixo o melhor fabricante desta haste, produto original. Industria ou usinagem sei lá, mas é Marca Tomé e se vê claramente que ela é diferente tendo uma saia como guarda pó na parte de cima da haste.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... dbd12fc7d4
