FLP4118 escreveu:
........À propósito, quais são as diferenças entre oleo sintético, semi-sintético e mineral?
Abraço
Almeidão escreveu:Thiago. Qualquer óleo no motor dura 10 mil km, até mais, porem não com a mesma propriedade e por isto o atravessador aproveita disto para aumentar o preço dizendo que o Sintético é para 10 mil km. Digo atravessador porque ele não é tão caro como dizem, na verdade ganham muito ao vender este tipo de produto. Tenho um amigo que tem um preço especial de um distribuidor, 9 reais cada, o distribuidor compra de um atacadista, o atacadista compra... Quanto é o custo deste produto? Propaganda enganosa não é, mas acho meio caro para usar no meu carro e eu faria igual a voce, troca a cada 5 mil km.
Vou ser sincero para voce, no meu carro quando eu usei não senti diferença nenhuma no funcionamento, ao ligar pela manhã, velocidade final, arrancada, som do motor ou no consumo. Lembro que meu carro é um 97/2015, porque troco peças por tempo de uso, não por que começou a estragar. Quando comecei a usar este óleo o motor dele estava com uns 30 mil rodado porque já era o motor novo.
Sobre esta absurda limpeza de motor, foi a primeira coisa que comentei e que não se deve fazer nunca. Hoje qualquer óleo tem agente de limpeza como aditivo, basta fazer as trocas regularmente e tirar o residuo que fica no fundo que o motor ficará limpo. O duro é fazer esta parte final.
POR FAVOR, NÃO ESTOU SENDO CONTRA O ÓLEO SINTÉTICO, SOMENTE ACHANDO QUE ELE SENDO FINO DEMAIS PODE DAR PROBLEMAS EM ALGUNS MOTORES QUANDO FRIO. Como eu disse alguns tuchos ficam pressionados quando o carro está desligado e pode sim ocorrer deles esvaziarem e nem por isto condenar os mesmo. Sabemos que há uma tolerancia que pode ser mudada com o uso. Para testar isto é simples, com a minha velha amiga seringa, coloque óleo 20W50 nela e joga o óleo pra fora injetando a e depois coloque este fino sintético e repita o processo e logo sinta qual foi a diferença, qual saiu com mais facilidade. O que mais fácil sair é o que mais fácil poderá sair dos tuchos em descanso.
Se um calçado machuca o meu pé eu passo a usar outro, mesmo se ele tiver a garantia que não me machuca.
Bem, isto saberemos se aparecer alguem que fez isto e deu certo.
Thiago Menezes escreveu:FLP4118 escreveu:
........À propósito, quais são as diferenças entre oleo sintético, semi-sintético e mineral?
Abraço
A principal diferença está na resistência a oxidação, quando ocorre o envelhecimento. O óleo sintético resisti a temperaturas mais elevadas do que um óleo mineral por exemplo.
Mesmo a recomendação do fabricante dizendo que a troca do sintético é mais prolongada (10 mil km por exemplo), eu faço as trocas com 5 mil km.
Almeidão escreveu:Thiago, voce não está errado em usar o sintético, eu usaria sim o sintético se fosse mais barato e mais grosso no meu carro atual. Em um novo onde pedem a usar o sintético eu não usaria outro pelo menos no periodo de garantia.
Este vídeo eu não tinha visto, mas voce pode pensar muitas coisas sobre ele.
1 - Oleo menos viscoso saiu rápido do recipiente, neste caso ele sairia rápido das camisas onde estão os anéis, eixo e bielas e ao começar girar o motor estes 3 componentes onde estão vairos outros conectados ficariam momentos sem óleo poque ali não é por bomba, é o movimento do girabrequim dentro do carter que joga para cima o óleo para lubrificar espalhando ele nestas peças.
2 - Já uns pensam que sendo fino a lubrificação do cabeçote onde se usa a bomba para lubrifica, chegaria mais rápido e teria uma melhor lubrificação. Outros irão dizer que por ser fino entraria mais fácil dendro das bielas, em conta partida outros dirão que se for grosso não precisa entrar rápido porque lá dentro sempre tem algo.
3 - Uma coisa é certa, embaixo não posso comprovar, mas se voce ligou seu carro com óleo mais grosso, digamos o 20W50 e ele não bateu tucho é porque no momento que voce ligou o óleo já começou a bombear e isto voce pode ter certeza, esta bomba bombeia com força suficiente para empurrar até um bem mais grosso.
Na verdade é muito difícil dizer a real vantagem de um ou de outro, porque a maioria não está nem ai com nós, são gente que troca de carro todo ano e com certeza este produto já é descartável e digamos que seja 3 anos. O que são 3 anos em um motor novo? O meu que é um 8V, desde novo uso 20W50, já usei 15W40, mas parei, uso o 20W50 hoje e quando usei o sintético 5W30 ou algo parecido aconteceu o que eu escrevi antes.
Voltando mais no tempo, teve alguns opalas que rodarom mais de 700 mil km e com o motor perfeito. VEJA BEM, ALGUNS e naquela época não existia óleo sintético e nem estes minerais melhorzinho de hoje. Porque que eu disse alguns, é porque alguns tinham cuidado de trocar o óleo na época certa, estes alguns trovam os filtros junto com o óleo e outros cuidados mais. O que eu quero dizer que sejas mineral ou sintético, nada adianta se não tiver os cuidados necessários e eu já passei uma dica ótima sobre isto que é limpar o carter a cada troca de óleo.
Completo ainda que o sintético pode ser ainda pior para quem tem um carro e mal cuida dele, isto porque com a propaganda que fazem, muitos pensam que ele é mágico e vai achando que ele resolve tudo.
Thiago Menezes escreveu:
OBS: O dono do tópico poderia aparecer para relatar quantos ''km'' o carro dele está, assim nós poderíamos observar melhor a situação, o problema que o pessoal cria tópicos só para tirar uma dúvida aí leva o carro na oficina, resolve e simplesmente desaparece, nem ao menos para dar um retorno.
Alcir Andreoni escreveu:Thiago Menezes escreveu:
OBS: O dono do tópico poderia aparecer para relatar quantos ''km'' o carro dele está, assim nós poderíamos observar melhor a situação, o problema que o pessoal cria tópicos só para tirar uma dúvida aí leva o carro na oficina, resolve e simplesmente desaparece, nem ao menos para dar um retorno.
55.000km, foi o que ele escreveu...
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 116 visitantes