lugier escreveu:Almeidão
Concordo, e confesso que estou curioso para experimentar o etanol aditivado da shell, mas por enquanto, aqui nem previsão.
Mas depois da introdução dos carros flex no mercado, é que começaram os problemas. Para mim, não existe veneno pior para o carro do que as misturas. Ainda mais se abastecer meio tanque de etanol e meio de gasolina, pois ali você vai estar com Gasolina + Etanol Anidro + Etanol Hidratado (com água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. Pois o álcool hidratado pode conter até 7,4% de água na sua composição.
Alcir Andreoni escreveu:lugier escreveu:Almeidão
Concordo, e confesso que estou curioso para experimentar o etanol aditivado da shell, mas por enquanto, aqui nem previsão.
Mas depois da introdução dos carros flex no mercado, é que começaram os problemas. Para mim, não existe veneno pior para o carro do que as misturas. Ainda mais se abastecer meio tanque de etanol e meio de gasolina, pois ali você vai estar com Gasolina + Etanol Anidro + Etanol Hidratado (com água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. Pois o álcool hidratado pode conter até 7,4% de água na sua composição.
Lugier, me explica isso direito, por favor?
Se a água causa a separação dos combustíveis, isso quer dizer que ela também será separada do Etanol, ou estou errado?
Se assim for, quando o etanol está no tanque do posto, não haveria tal separação também? Aí o posto ficaria só com água no tanque e vendendo etanol puro nos primeiros abastecimentos e água nos últimos?
Se a separação for realmente assim como você relata, os carros flex não deveriam ter problemas de funcionamento após alguns dias parados?
Valeu!
Last_Warrior escreveu:Bem, como proprietário de um carro a álcool original por vários anos, e tendo rodado 200.000km até fazer a retífica do mesmo, no caso um Omega 2.0 a álcool original, acho que posso dar um parecer confiável sobre o assunto...
- O que realmente o álcool tem de ruim no motor comparado com a gasolina?
R: O desgaste maior na parte do cabeçote, especialmente nas sedes de válvulas.
Fora isso, só vejo vantagens. Meu motor só precisou de retífica porque o asno aqui deixou o motor quase 1 ano e meio parado sem ao menos dar uma partida sequer, não tomou cuidado nenhum e achou que podia simplesmente dar a partida e sair andando. Não deu outra, bem na primeira partida o carro já saiu falhando muito, tive que desmontar o motor e era um maldito anel de pistão que tinha quebrado, provavelmente por falta de lubrificação total ao ficar tanto tempo parado.
Enfim, quando abrimos o motor, o mesmo estava com praticamente zero de carbonização, não tinha absolutamente nada preto, apenas algumas crostas esbranquiçadas mas pouca coisa mesmo, o que é normal nessa condição.
Os pistões não tinham nada de folga entre o cilindro, sequer tinha algum cilindro ovalizado. Só mesmo o maldito anel do 4o cilindro que quebrou.
Da parte da injeção, a sonda estava com a resposta lenta mas acreditem, ainda funcionava mesmo com 200.000km. E os bicos nunca fizeram uma limpeza na vida e estavam todos os 4 com a mesma vazão. As únicas peças que precisei trocar nesse período de 200.000km foram a bomba de combustível, coloquei uma recondicionada que faz um barulhão e ela está lá rodando há mais de 8 anos sem problema algum, e o regulador de pressão. Só isso.
Então, realmente o álcool carboniza menos que o carro a gasolina, e no meu caso deu menos problemas com sujeira de peças da injeção e tal...
Bem, fica aí meu depoimento.
Almeidão escreveu:Alcir, o nosso amigo está super certo, porem tem uma quantidade que os dois combustível suporta sem se separar, e eles não separam aos poucos ou é tudo ou nada. A fiscalização nos postos são feita com agua, eles tem uma proveta, adicionam 100 ML de gasolina, adiciona agua e o alcool sai todo da gasolina e se mistura com agua. Ai eles sabem perfeitamente quanto por cento tem de alcool naquele teste que é feito somente na comum
Eu já fiz várias vezes este teste em uns postos aqui, comprava um litro de gasolina, adicionava agua e logo jogava fora o alcool e a agua deixando somente a gasolina e cheguei a constatar que as aditivadas tinham mais alcool. E isto é fácil de entender, porque eles não fazem este teste na aditivada porque se der alta porcentagem, como álibi dizem ser o aditivo.
Uma vez, cheguei a comprar 20 litros de gasolina e tirar todo o alcool para ver como se portava meu Monza, percebi que foi um prejuizo danado porque não mudou nada o funcionamento kakakkakakka
Ricardo Crispim escreveu:Carros que utilizavam apenas gasolina, antes do flex, nota 10 para eles.
Carros que utilizavam apenas álcool , antes do flex, nota 10 para eles.
Carros com motores flex...Nota 5 para eles...
Não conseguem ser bons nem em um nem em outro combustível.
Forte abraço!!!!!!!
Alcir Andreoni escreveu:Almeidão escreveu:Alcir, o nosso amigo está super certo, porem tem uma quantidade que os dois combustível suporta sem se separar, e eles não separam aos poucos ou é tudo ou nada. A fiscalização nos postos são feita com agua, eles tem uma proveta, adicionam 100 ML de gasolina, adiciona agua e o alcool sai todo da gasolina e se mistura com agua. Ai eles sabem perfeitamente quanto por cento tem de alcool naquele teste que é feito somente na comum
Eu já fiz várias vezes este teste em uns postos aqui, comprava um litro de gasolina, adicionava agua e logo jogava fora o alcool e a agua deixando somente a gasolina e cheguei a constatar que as aditivadas tinham mais alcool. E isto é fácil de entender, porque eles não fazem este teste na aditivada porque se der alta porcentagem, como álibi dizem ser o aditivo.
Uma vez, cheguei a comprar 20 litros de gasolina e tirar todo o alcool para ver como se portava meu Monza, percebi que foi um prejuizo danado porque não mudou nada o funcionamento kakakkakakka
Almeidão,
Concordo contigo quanto ao caviar dos donos de posto, políticos e usineiros do Brasil!
Mas não concordo com a afirmação de que se colocar etanol junto com gasolina no tanque vá fazer a separação!
Me desculpe, mas se fosse assim meu Elegance e agora o Cobalt não andariam...
Alcir Andreoni escreveu:Ricardo Crispim escreveu:Carros que utilizavam apenas gasolina, antes do flex, nota 10 para eles.
Carros que utilizavam apenas álcool , antes do flex, nota 10 para eles.
Carros com motores flex...Nota 5 para eles...
Não conseguem ser bons nem em um nem em outro combustível.
Forte abraço!!!!!!!
Há controvérsias!
Quando falamos de carros flex, estamos falando de um veículo que utiliza um motor movido à Etanol que foi modificado para rodar com qualquer tipo de mistura.
Se você colocar somente gasolina o rendimento/consumo não será como o dos motores 100% gasolina, isso eu concordo.
Se você colocar 100% etanol, na minha humilde opinião, o rendimento será o mesmo de um motor 100% etanol!
Alcir Andreoni escreveu:Vou discordar de você de novo!![]()
A compressão do motor movido a etanol sempre foi maior que o motor a gasolina.
- Taxa de compressão: é mais baixa nos motores a gasolina, ficando hoje entre 9:1 e 10,5:1 nos motores de fábrica. Nos motores a álcool a taxa fica entre 11,5:1 e 12,5:1.
Alcir Andreoni escreveu:Vou discordar de você de novo!![]()
A compressão do motor movido a etanol sempre foi maior que o motor a gasolina.
- Taxa de compressão: é mais baixa nos motores a gasolina, ficando hoje entre 9:1 e 10,5:1 nos motores de fábrica. Nos motores a álcool a taxa fica entre 11,5:1 e 12,5:1.
Almeidão escreveu:O bom seria um motor sanfona, quando estiver na gasolina o cabeçote se afasta e quando estiver no alcool ele encolhe. Será possivel? Não farei este How To
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 118 visitantes