Julinho Viol escreveu:pra fazer sabão, ração animal?
Julinho Viol escreveu:pra fazer alimentos embutidos, tipo linguiça, salsicha, mortadelas?
Ou vai expremer essa massa pra retirar algum óleo de origem animal pra fazer combustível?
Julinho Viol escreveu:Almeidão, sendo a taxa de compressão do motor 8V 2.0 Flex 140cv é 11,5:1 vc ainda acha ela baixa?
Meu pai tem um monza 93 2.0 alcool original, olha a ficha técnica dele
Motor: dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1998 cc. Diâmetro e curso dos pistões 86 x 86 mm. Taxa de compressão 12,0:1. Potência máxima (líquida) 116 cv a 5.400 rpm; torque máximo (líquido) 18 kgf.m/176 N.m a 3.200 rpm. Alimentação por injecão eletrônica monoponto, gerenciamento conjunto com ignição. Combustível: álcool.
Pra mim, pelos números, esse motor flex de 140cv vai render muito melhor com etanol do que com gasolina, só se me provar o contrário
Vou fazer um cálculo rápido, considerando um percurso de estrada do meu GT que tb é automático, que fez 9km/l, e vou considerar a média do Arquiteto com o elite dele, que fez 11km/l (ainda não fiz média na gasolina)
Onde o Arquiteto disse a média dele: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =17&t=5347
Etanol (valores na minha cidade) 100 km / 9 = 11,1 litros x 1,89 = R$ 20,98
Gasolina (valores na minha cidade) 100 km / 11 = 9,09 litros x 2,89 = R$ 26,27
Ricardo Crispim escreveu:Certo que com o passar dos anos não vai ter jeito, vou ter que acabar comprando um carro com motor merda desses flex, infelizmente. Sempre foi e sempre será um motor que não sabe ao que veio no mundo e acaba sendo uma porcaria nos dois combustíveis.
No caso dos flex, para que possam trabalhar tanto com gasolina quanto com álcool, os engenheiros optaram por um valor intermediário de taxa de compressão. Essa taxa média pode variar, dependendo do motor. Mas é certo que a taxa de compressão ficará abaixo do ideal para se aproveitar a máxima energia contida no álcool e acima do que seria o padrão para gasolina. O limite para se estabelecer esse equilíbrio é chegar à maior taxa de compressão possível com gasolina antes que ocorra a chamada batida de pino, ou seja, uma solução intermediária que é jogada para o consumidor brasileiro goela abaixo.
Ecológico mesmo é o fusion hybrid, se Deus quiser meu próximo carro.
Houvesse a opção por comprar um carro projetado para funcionar apenas no etanol hoje, eu estaria na fila, mas essas porcarias que têm à venda hoje, estou fora.
Isso porque eu estou falando só em questão da utilização de um combustível de cada vez. Se formos falar de combustíveis misturados, qualquer proporção que seja de etanol hidratado ou gasolina, a coisa piora muito.O problema é que eu não vejo as coisas como me são jogadas, eu tenho de analisar friamente.
Grande parte do que é divulgado sobre a mistura de gasolina com etanol baseia-se no desempenho do combustível no motor, deixando-se de lado o enfoque no equilíbrio termodinâmico da mistura.
Para efeitos comerciais e interesse das montadoras e petrolíferas, leia-se Petrobrás, é interessante possuir um combustível considerado renovável que seja homogêneo, apresentando apenas uma fase, nas temperaturas comuns e sem abordar o assunto de uma forma mais profunda.
Seria interessante que todos pudesses saber sobre termodinâmica do equilíbrio de fases em misturas entre etanol e gasolina, daí todos saberiam da necessidade de desenvolvimento de processos mais eficientes para a estabilização de misturas entre etanol e hidrocarbonetos a diferentes faixas de temperatura, para que as mesmas se mantenham com apenas uma fase independentemente das condições de temperatura encontradas por exemplo em cidades com temperaturas mais baixas.
A gasolina, com alto teor de etanol utilizada aqui no Brasil, por exemplo, em motores flex precisaria ser melhor adequada às baixas temperaturas, poque elas podem ocasionar problemas de miscibilidade e por consequência acabam por ter duas fases (miscibilidade parcial). Existir duas fases é altamente indesejável em combustíveis, tanto do ponto de vista comercial quanto pelo ponto de vista técnico, pois acarretariam problemas de dispersão do combustível no motor, bombeamento, entre outros e aí a coisa começa a feder feio.
Para quem ainda se lembra das aulas de química na escola, a miscibilidade é afetada pela temperatura e, na maioria dos sistemas, quanto maior a temperatura maior a solubilidade de um soluto num dado solvente.
Então, na minha cabeça quando ligo um carro com motor flex já começo a imaginar quimicamente como que tá a merda lá dentro, começo a pensar na polaridade da água com álcool e por fim das contas com a gasolina...
Graças a Deus o Vectra B é um projeto alemão e apesar de toda a franksteinização que fizeram nele aqui no Brasil, ele nunca passou nem perto o perigo de se tornar bicombustível...
Forte abraço!!!!!!!!!!!
Almeidão escreveu:[
Sobre a taxa alta e baixa, tudo forom exemplos, tanto que até me perdi kakakak.
Sobre este teste, faça aqui comprando o alcool por R$ 2,76, sendo que temos alguns postos com gasolina comum por R$ 2,95.
Ok, voce acha o alcool R$ 2,76 caro, bem tem um posto aqui que está em promoção R$ 2,69.
Talvez o seu ai tem este preço porque muitos são iguais a mim e repudiam este combustível, apesar que se não tiver jeito, serei obrigado a usar lo, mas não equanto tiver gasolina.
Julinho Viol escreveu:Almeidão escreveu:[
Sobre a taxa alta e baixa, tudo forom exemplos, tanto que até me perdi kakakak.
Sobre este teste, faça aqui comprando o alcool por R$ 2,76, sendo que temos alguns postos com gasolina comum por R$ 2,95.
Ok, voce acha o alcool R$ 2,76 caro, bem tem um posto aqui que está em promoção R$ 2,69.
Talvez o seu ai tem este preço porque muitos são iguais a mim e repudiam este combustível, apesar que se não tiver jeito, serei obrigado a usar lo, mas não equanto tiver gasolina.
Muito pelo contrário, etanol aqui vende muito, é o que eu uso e sempre usarei, só irei alternar com a gasolina pra fazer a lubrificação do sistema, 1,89 está caro, já esteve 1,69.....
Almeidão escreveu:AINDA COMO EXEMPLO:
Um motor alcooL 2.0 tem a compressão 9:1 - Significa que o pistão ao puxar 9 parte de ar, é injetado 1 parte de alcool
Um motor gasolina 2.0 tem a compressão 11:1 - Significa que o pistão ao puxar 11 parte de ar, é injetado 1 parte de gasolina.
Last_Warrior escreveu:Almeidão escreveu:AINDA COMO EXEMPLO:
Um motor alcooL 2.0 tem a compressão 9:1 - Significa que o pistão ao puxar 9 parte de ar, é injetado 1 parte de alcool
Um motor gasolina 2.0 tem a compressão 11:1 - Significa que o pistão ao puxar 11 parte de ar, é injetado 1 parte de gasolina.
Não quero te contrariar mas vc não estaria fazendo confusão com a estequiometria? Acho que essa explicação é da estequiometria independente da taxa.
A taxa de compressão define o quanto a mistura é comprimida, independente da estequiometria.
Um motor com taxa 9:1 significa que a mistura foi comprimida 9 vezes em relação ao volume originalmente admitido, e um mesmo motor com taxa 12:1 significa que a mistura foi admitida 12 vezes em relação ao volume originalmente admitido naquele cilindro.
Isso independente da estequiometria, na verdade é o contrário, carros a gasolina tem relação estequiométrica menor, onde uma menor quantidade de gasolina é injetada com uma maior quantidade de ar, o que é exatamente o contrário do que vc expôs ali acima...
Almeidão escreveu:A grosso modo seria:
O carro a alcool é um carro envenenado porque o combustível permite que ele seja assim e este veneno é a diminuição das câmaras de explosão.
O totalflex como tem as câmaras maiores, para ele se envenenar quando está no alcool, precisa injetar muito mais alcool que quando está com gasolina pela quantidade de ar que ele aspirou.
Alcir Andreoni escreveu:Almeidão escreveu:A grosso modo seria:
O carro a alcool é um carro envenenado porque o combustível permite que ele seja assim e este veneno é a diminuição das câmaras de explosão.
O totalflex como tem as câmaras maiores, para ele se envenenar quando está no alcool, precisa injetar muito mais alcool que quando está com gasolina pela quantidade de ar que ele aspirou.
Almeidão,
Desculpa, mas eu acho que aqui você se confundiu de novo!
Os motores à álcool tem as câmaras maiores, porque precisa de maior compressão que a gasolina. Tanto é assim que eles diminuiram um pouco as câmaras para evitar que haja predetonação da gasolina.
Almeidão escreveu:Não Alcir, Motor alcool são menores, tanto que muitos mecanicos antigos faziam transformações meia boca usando duas juntas no cabeçote em um motor alcool e assim poderiam usar Gasolina por ter aumentado o espaço interno.
Alcir Andreoni escreveu:Almeidão escreveu:Não Alcir, Motor alcool são menores, tanto que muitos mecanicos antigos faziam transformações meia boca usando duas juntas no cabeçote em um motor alcool e assim poderiam usar Gasolina por ter aumentado o espaço interno.
Agora tenho de dar a mão à palmatória!
Você está com a razão!
Almeidão escreveu:............... afinal papai Noel só exite nas historinha mesmo.
Sds
Ricardo Crispim escreveu:Almeidão escreveu:............... afinal papai Noel só exite nas historinha mesmo.
Sds
Meu Deus!!
Me enganaram a vida inteira..
rsrsrsrs
Sério agora.
Essa questão de gosto pelo álcool x gasolina é como futebol.
A maioria vai pela emoção.
Como por causa da bendita profissão eu tenho que ler relatórios diários sobre lubrificantes, combustíveis, etc.. Não posso ser emoção, vou na razão mesmo..
Motor FLex no Brasil é piada mesmo.
Combustível baila de acordo com os ritmos do planalto e dos interesses dos usineiros, então estamos na pista...
A nova gasolina grude da BR, que veio acompanhada de uma campanha de marketing fenomenal para pegar os trouxas que não entendem de combustivel é uma prova disso..
Nova gasolina grude tem redutor de atrito...Puxa..legal, vou lá encher o tanque...
Os trouxas não sabem que a BR foi obrigada a colocar o novo aditivo porque simplesmente reduziram o teor de enxofre para 50 ppm.
O enxofre é um lubrificante natural e mesmo que fizesse uma lubrificação insuficiente, ainda era melhor que nada.. Aí colocaram o redutor de atrito (que é um aditivo lubrificante, antes que alguém pense que é uma coisa de outro mundo).
Só para conhecimento da maioria aqui, no intervalo da entrada da nova gasolina com teor reduzido de enxofre, para a nova gasolina grude, milhares de bombas de combustível foram danificadas por falta de lubrificação..Aí rapidinho inventaram a grude, cuja tecnologia a Shell VPower já vende nos postos a muitos anos...
O que causa o problema de ressecamento e corrosão no sistema de injeção (todo) dos carros? Nosso querido álcool, que é vendido para as distribuidoras totalmente isento de impostos e chega num preço módico às bombas de abastecimento dos postos. seja ele anidro, ou hidratado...
Antes que alguém me corrija, eu sei que é gid, mas é que bosta eu chamo de grude mesmo...
Graças a Deus que existem postos Ipiranga e Shell aqui na cidade...
Forte abraço!!!!!!!!!!
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 100 visitantes