O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

235 mensagens
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Trocar Oleo Mineral para o Sintetico

por Thiago Menezes » 19 Fev 2014, 09:05

Ricardo Crispim escreveu:
Levinthal escreveu:Ricardo Crispim, li que você sempre usa o bardhal b12 Plus. Esse seria um concorrente do Militec-1? Se não, pode-se colocar ambos juntos?

E caso use ele, tem que "descontar" o valor do óleo usado, certo??

Abs.

Bom dia Levinthal.
O B12 e o Militec são excelentes produtos e atuam de maneira diferente, mas ambas eficazmente.
No caso do B12 Plus, como ele vem com 500 ml, deve-se descontar essa quantidade do óleo. No caso do vectra que normalmente tem capacidade 4,5 lts, colocamos 4 de óleo lubrificante e os 500 ml do B12 Plus.

Deve se colocar um ou outro, não os dois juntos..

Forte abraço!!!!!!!!!!!

Desculpem a ignorância mas pra que serve esse B12 plus?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 19 Fev 2014, 09:10

thiago.onacto escreveu:
Levinthal escreveu:Ricardo Crispim, li que você sempre usa o bardhal b12 Plus. Esse seria um concorrente do Militec-1? Se não, pode-se colocar ambos juntos?

E caso use ele, tem que "descontar" o valor do óleo usado, certo??

Abs.

Bom dia Levinthal.
O B12 e o Militec são excelentes produtos e atuam de maneira diferente, mas ambas eficazmente.
No caso do B12 Plus, como ele vem com 500 ml, deve-se descontar essa quantidade do óleo. No caso do vectra que normalmente tem capacidade 4,5 lts, colocamos 4 de óleo lubrificante e os 500 ml do B12 Plus.

Deve se colocar um ou outro, não os dois juntos..

Forte abraço!!!!!!!!!!!

Desculpem a ignorância mas pra que serve esse B12 plus?

É para aumentar a lubricidade do óleo do motor, mas vou deixar o Mestre Crispim explicar melhor...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: Pedro Josino
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Pedro Josino » 19 Fev 2014, 13:05

Alcir Andreoni escreveu:
Rafael HRibeiro escreveu:
Se vc colocar o 5w30 original AC Delco é mineral, óleo mais fino, porem menos tecnologia do que os outros.

Só uma correção.

O 5W30 AC Delco é semi-sintético e não mineral.

A GM corrigiu o rótulo do produto.

Quer dizer que a GM sempre usou semi-sintético e todo mundo dizia ser mineral? Se for, menos mal.

O fato é que eu quero agora um 5W30 Sintético API-SN. Eu sei que a ACDelco possui, falta descobrir o código.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 19 Fev 2014, 13:17

Eu fui à uma CSS e vi o sintético lá, inclusive o rótulo é diferente...
Imagem

Rafael HRibeiro
Member
Member
Nome Completo: Rafael Henrique Ribeiro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI

por Rafael HRibeiro » 19 Fev 2014, 16:17

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Rafael HRibeiro escreveu:
Se vc colocar o 5w30 original AC Delco é mineral, óleo mais fino, porem menos tecnologia do que os outros.

Só uma correção.

O 5W30 AC Delco é semi-sintético e não mineral.

A GM corrigiu o rótulo do produto.

Quer dizer que a GM sempre usou semi-sintético e todo mundo dizia ser mineral? Se for, menos mal.

O fato é que eu quero agora um 5W30 Sintético API-SN. Eu sei que a ACDelco possui, falta descobrir o código.

5w30 sintético recomendaria o Castrol Magnatec.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 2008/2008

por Ricardo Crispim » 19 Fev 2014, 16:49

Alcir Andreoni escreveu:É para aumentar a lubricidade do óleo do motor, mas vou deixar o Mestre Crispim explicar melhor...

Além de aumentar a lubricidade do óleo, ele melhora o pacote de aditivos do lubrificante, principalmente o antioxidante e mais ainda o antidesgaste. Ele possui uma mólecula á base de de um elemento químico chamado fulereno que possui uma estabilidade química que só perde para o diamante e o grafite.
Eu o utilizo para garantir uma lubrificação constante na parte superior do motor, pois ele fica aderido ás superfícies metálicas por onde o óleo circula, garantindo que naquela primeira partida não haja contato metal metal, pois estará protegido. Ele adere ás superfícies como se fosse um imã.

A maioria das empresas fabricantes de lubrificantes diz que não é necessária essa aditivação suplementar, pois pode dar problema, bla bla bla...Eu até entendo o porque dizem isso, porque a maioria dos produtos que estão à venda no mercado são pura enrolação, mas bardahl, molicote e militec são top, os únicos que prestam, testei todos que existem no mercado...

Vai do gosto de cada um, ficando nesses tr~es que mencionei acima, é tranquilo..

Forte abraço!!!!!!!!!!!

* Alcir, obrigado pelo Mestre...rsrsrsrs

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 19 Fev 2014, 16:49

Eu faço as manutenções na GM.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 19 Fev 2014, 16:53

Alcir Andreoni escreveu:É para aumentar a lubricidade do óleo do motor, mas vou deixar o Mestre Crispim explicar melhor...

Além de aumentar a lubricidade do óleo, ele melhora o pacote de aditivos do lubrificante, principalmente o antioxidante e mais ainda o antidesgaste. Ele possui uma mólecula á base de de um elemento químico chamado fulereno que possui uma estabilidade química que só perde para o diamante e o grafite.
Eu o utilizo para garantir uma lubrificação constante na parte superior do motor, pois ele fica aderido ás superfícies metálicas por onde o óleo circula, garantindo que naquela primeira partida não haja contato metal metal, pois estará protegido. Ele adere ás superfícies como se fosse um imã.

A maioria das empresas fabricantes de lubrificantes diz que não é necessária essa aditivação suplementar, pois pode dar problema, bla bla bla...Eu até entendo o porque dizem isso, porque a maioria dos produtos que estão à venda no mercado são pura enrolação, mas bardahl, molicote e militec são top, os únicos que prestam, testei todos que existem no mercado...

Vai do gosto de cada um, ficando nesses tr~es que mencionei acima, é tranquilo..

Forte abraço!!!!!!!!!!!

* Alcir, obrigado pelo Mestre...rsrsrsrs

Entendi Ricardo, não sabia sobre esse assunto especifico! Sobre o óleo do motor o que tem a dizer sobre o Shell helix?

Abraços.
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 19 Fev 2014, 17:29

Ricardo Crispim escreveu:* Alcir, obrigado pelo Mestre...rsrsrsrs

Só um mero reconhecimento à toda competência do amigo!!! :88:
Imagem

Rafael HRibeiro
Member
Member
Nome Completo: Rafael Henrique Ribeiro

por Rafael HRibeiro » 23 Fev 2014, 14:24

Para finalizar a minha historia.

Sexta levei o carro para trocar o óleo.

Quem já viu outros posts meu no fórum sabe que estou com este vectra tem 6 meses.

O carro estava com uma bucha no cárter e marejando óleo e com vazamento de óleo na tampa de válvula.

Na primeira troca de óleo quando peguei ele não mexi com isso pq troquei outras coisas e morreu um dinheiro bom.

Dessa vez decidi trocar tudo, cárter, juntas todos os filtros (combustível, ar e óleo), 5L de 5w30.

Morreu 748R$ pra trocar tudo.

Mas digo ficou bom o carter esta seco, o motor foi aberto e não tinha nem sinal de borra.

Não fiz flusing, o mecânico limpo o cabeçote e o bloco com 3 latas de WD40 para colocar as juntas novas.

Colocou o 5W30, pronto.

Carro esta dando 10,5KM/L, ou seja virou outro carro, lenta mais suave, vira a chave muito mais leve, muito mais econômico, menos barulho.

Um novo carro.

Recomendo a todos que usam 20w50, 15w40 ou similares passar para o 5w30, no manual do vectra c diz que o carro sai de fabrica com 5w30.

Não mundo mais do 5w30, próxima vez vou colocar o Castrol.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por Pedro Josino » 24 Fev 2014, 15:07

Realmente o C com o 5W30 fica muito melhor, digo por experiência própria!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 03 Jun 2014, 19:10

Boa Tarde Pessoal.

Fiz uma pequena manutenção no meu Vectra neste final de semana que parece simples, mas me deparei com muitas dúvidas dos usuários numa simples troca de óleo. Como sou perfeccionista e metódico, além de apaixonado por carros e em especial pelo meu Vectra, segue o resultado de uma pesquisa minuciosa sobre óleo, adicionada de filtros, aditivos de combustível e velas que deixaram meu "Vectrão" excelente.

KM Atual do meu Vectra: 86672 KM (Jun/2014)

Peças utilizadas: (Compradas na Bonotti-GM, com exceção das Velas de Ignição)

- Óleo 100% sintético Original GM Dexos1 5W30 API-SN (4,5 litros incluindo o filtro de óleo, conforme especificado no manual), paguei R$ 30.00 cada litro

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ÓLEO, RESULTADO DA MINHA PESQUISA: Óleos Sintéticos em função da sua formulação totalmente química, conseguem atingir uma performance superior dos elementos em comparação ao mineral, pois nesta sintetização é possível desprezar os componentes não úteis e/ou prejudiciais ao motor. Esta formulação perfeita permite que as propriedades dos aditivos adicionados na fórmula (Antidesgastante, Detergente, Lubricidade, Viscosidade, etc...) permaneçam em ação/atividade durante muito mais tempo. A utilização da especificação 5W30, protege o motor durante as partidas em dias frios pois sua baixa viscosidade (5W de Winter = Inverno) permite que o óleo suba o mais rápido possível para lubrificar as galerias necessárias e reduz ao máximo o desgaste dos componentes na ignição do sistema (SAE 5W é recomendado (e mantém suas propriedades ativas) para temperaturas ambientes (externa) muito baixas, até -30ºC), e a segunda especificação SAE 30 também mantém suas propriedades lubrificantes, refrigerantes e antidesgastantes em altas temperaturas ambientes (externas), até 40º C. API-SN é a última geração de aditivos testada e aprovada pelo American Petroleum Institute.

- Filtro de Ar Original GM (Fabricado Pela MANN FILTER), R$ 34.00

- Filtro de Combustível Original GM (Vem especificado Alcool no tubo pois este combustível é corrosivo e portanto, os componentes para este fluído tem uma composição diferenciada de matéria-prima), R$ 23.00

- Filtro de Óleo Original AcDelco (Marca de propriedade da GM e que trabalha dentro das especificações da montadora para o motor FlexPower), R$ 15.00

- Junta da Tampa de Válvulas Original GM (Feita de Borracha. No Motor FlexPower é comum vazamentos na tampa de válvulas, vou postando para vocês sobre a durabilidade da peça original), R$ 28.00

- Bujão do Cárter Original GM (Com anel retentor em borracha especial para suportar as temperaturas do fluído. Vi também que é comum mecânicos aumentarem o torque no aperto desta peça quando estão com a rosca desgastada e com isso trincarem o cárter que é de alumínio, ou ainda, estragarem a rosca do cárter. Por isso, achei mais do que justificável o investimento a princípio alto da peça), R$ 40.00

- Aditivo para Combustível AcDelco FlexPower Cinza (Composto por Poliamidas e Solvente), R$ 13.00

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ADITIVO: A proposta deste aditivo é limpar as sujeiras que se formam com o tempo nos bicos injetores, hastes de válvulas, coletores, câmaras de combustão e cabeçote, evitando, assim, borras nas sedes das válvulas e nas cabeças dos pistões. Apesar da especificação dizer que pode-se utilizá-lo tanto no Alcool quanto na Gasolina, ou ainda, na mistura dos dois em qualquer proporção, optei por adicionar 1 frasco no tanque cheio (conforme especificação do manual) com apenas Alcool, considerando que este combustível tem naturalmente ação detergente e não deixa quase resíduos na queima (apesar da sua deficiência natural de lubrificação), resíduos estes que na gasolina geram a famosa borra preta e carbonização do motor (a carbonização ocorre em função da queima incompleta da gasolina e com isso ficam resíduos das moléculas de carbono nos componentes, que com o tempo se tornam crostas duras). É importante dizer também que segundo minhas pesquisas, a "borra" branca gerada pelo Alcool também acontece em função da ação corrosiva do combustível que ataca os componentes, ou ainda, em função da presença inevitável de água que gera oxidação das peças. Mas continuando, adicionei o aditivo somente com Alcool, e fiz isso 1 semana antes da troca do óleo, neste intervalo rodei 74 KM dos quais 60 rodoviários em velocidade constante. Pude constatar que na troca do meu óleo, ele se apresentou líquido como deveria (com a viscosidade adequada), porém com um tom amarronzado, evidenciando uma possível limpeza de ferrugem nos componentes, gerada provavelmente em função de eu rodar praticamente só no Alcool, gerando a inevitável oxidação. Verifiquei também que o sistema de válvulas estava bem limpo, sem nenhum resíduo ou crosta. E por fim, já tinha notado uma ligeira economia de combustível mesmo antes da troca das peças na semana posterior. Ainda sobre aditivação de combustível, verifiquei e vou executar futuramente a ciclagem de combustível, onde engenheiros recomendam que a cada 5.000 KM rodando no alcool, se abasteça com gasolina aditivada para remover a possível "borra branca" do tanque e filtro de combustível (geradas pela oxidação dos componentes, como já falei) e permitir que a gasolina lubrifique outros componentes internos do motor como anéis de vedação e sistema de válvulas, função esta não executada pelo Alcool e nem pelo Aditivo FlexPower.

- Velas NGK Green, BPR6EY-D (Estas troquei pois quando meu mecânico retirou os cabos, verificamos que as minhas estavam com zinabre, o que demonstrou que o dono anterior do meu Vectrão já as tinha trocado faz tempo e rodou muito no Alcool, mas para minha sorte as antigas eram AcDelco originais e estavam cumprindo o papel básico.)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS VELAS: O manual especifica BPR6EY, porém a sigla -D, segundo especificações da NGK são adequadas para o sistema bicombustível, lembrando que esta sigla completa BPR6EY-D é para os Vectras C de 2005 à 2008. A partir de 2009 usa-se o indicativo 7 com outros códigos alfanuméricos, ou seja, outro tipo de vela.

EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO E RESULTADOS:

Levei todas as peças ao meu mecânico de confiança que cobrou na mão-de-obra o valor de R$ 200. Muito habilidoso e cuidadoso, o seu funcionário executou o serviço perfeitamente:

- Desligou as Mangueiras do cabeçote e Compartimento do Filtro de Ar
- Limpou a parte externa do cabeçote após remover a junta da tampa de válvulas antiga
- Protegeu o conjunto de válvulas com jornal para não entrar impurezas no sistema antes da instalação da peça nova
- Retirou os cabos das velas para evitar qualquer indução elétrica no sistema
- Retirou o Filtro de Ar Antigo (estava bem sujo)
- Suspendeu o mesmo adequadamente pelos apoios do chassi no elevador (sem correr o risco de amassar nada)
- Retirou cuidadosamente o protetor do cárter
- Abriu o bujão antigo do cárter para escoamento do óleo velho em carrinho adequado
- Enquanto escorria o óleo velho, fez a troca do Filtro de Combustível, que fica abaixo do passageiro esquerdo, atrás do motorista
- Na troca do Filtro de Combustível, verificou que o mesmo não veio com as travas necessárias para fixação do mesmo nos dutos (mesmo sendo um componente original GM), e para minha sorte, tinha estas peças sobressalentes na sua caixa de ferramentas e não precisou usar as antigas. Me informou que alguns vem e os carros não usam estes no seu método de fixação e por isso ele guarda, pois como o meu, alguns as vezes não vem (ufa).
- Na retirada do Filtro de Óleo antigo, protegeu com um papelão para não sujar os demais componentes que rodeiam este filtro.
- Untou o novo Filtro de Óleo (prática recomendada no mesmo para fixá-lo corretamente e evitar vazamentos) e aplicou o torque correto
- Limpou o fundo do cárter e instalou o novo bujão, com a ferramenta adequada e torque correto
- Instalou cuidadosamente o protetor do cárter novamente
- Baixou o veículo para instalação dos demais componentes
- Lavou a tampa de válvulas (aquela com inscrição FlexPower)
- Limpou o compartimento e lavou a tampa do compartimento do Filtro de Ar
- Instalou o novo Filtro de Ar e fechou o sistema
- Instalou a nova Junta na Tampa de Válvulas, se não me engano com Cola de Silicone
- Fixou a tampa de válvulas e aplicou o torque correto dos parafusos
- Instalou as novas velas com chave adequada e regulou com filipeta de calibração das folgas
- Colocou 4 litros de óleo e tampou a entrada de alimentação deste
- Funcionou o motor para circular o novo óleo e carregar os novos filtros de óleo e combustível por alguns instantes
- Desligou o motor e aguardou a descida do óleo
- Fez a medição pela vareta
- Completou com mais 0,5 litros de óleo (conforme especificação do manual, considerando o filtro (4,25 + 0,25)
- Aguardou, mediu novamente e validou a marcação

CONCLUSÃO: Meu Vectrão está rodando mais macio em função do novo óleo e das novas velas, com mais força, mais potência (o óleo 5w30 permite que o motor trabalhe mais livremente, gerando mais potência e economia de combustível pela redução do atrito, mas por ser sintético e de última geração, protege adequadamente o motor. Eu tinha a preocupação com o resultado em função da minha kilometragem atual, mas deu certo), mais torque (velas) e saltou no Alcool em condições rodoviárias de 7,5 Km/l para 11,3 Km/l. Meu mecânico disse que como meu óleo é 5w30 sintético, devo trocá-lo apenas depois de 10.000 KM, mas como eu utilizo o meu Vectrão na classificação de Condições Severas de Uso (Só ando nos finais de semana e com muitos trechos inferiores a 5KM), vou executar este tipo de manutenção depois de 5.000 KM novamente (conforme especificações do Manual para Condições Severas de Uso). Lembrando que com exceção do Filtro de Ar e Velas, vou trocar novamente os Filtros de Óleo e Combustível para garantir a saúde do meu motor.

Bom meus novos amigos, fiz uma descrição extensa, mas creio que vai ser de grande valia para muitos, pois pesquisei bastante antes de fazer este tipo de manutenção que parece simples, mas se feita da forma errada, ou de qualquer jeito, danifica o motor, reduz sua vida útil, aumenta o consumo de combustível e ainda polui mais o meio ambiente.

Um Abraço. Rods.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 03 Jun 2014, 19:47

Eu também uso o óleo 5w30 DEXOS 1 SN e recomendo, é muito bom Comprei por R$ 30,00. Já faz 3 meses que estou rodando direto e não completei o nível. Uso o carro para ir todo dia pra o trabalho e viajo final de semana.

FBorges
Member
Member
Nome Completo: Francisco Pereira Borges Filho
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por FBorges » 03 Jun 2014, 20:41

Li seu texto, muito interessante tb sou meio doido quando se fala de lubrificante, eu acompanho o ADG da high Torque e ele trouxe dos EUA um aparelho muito interessante para analise de óleo, de uma olhada acho que vale assistir o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=PUc1Xvj-rK4

RAPJULIANO
Member
Member
Nome Completo: JULIANO FEREIRA DE FREITAS

por RAPJULIANO » 03 Jun 2014, 21:51

OTIMO TEXTO ,,,,,GOSTO MUITO DE TRABALHAR EM CARROS DE CLIENTES DESSE JEITO ,QUE VISA SEMPRE O MELHOR E MAIS SEGURO PARA SEU CARRO
REPARADOR AUTOMOTIVO

lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por lugier » 04 Jun 2014, 00:03

Sempre tive dúvida com relação a marca de óleo, independente da especificação que deve ser respeitada, existe alguma marca que é melhor que a outra ou são todas iguais?

Estou usando Selenia 5w30 API SL no meu Vectra elite 2.4 16v, não baixa nada em cada 5mil Km, já vai fazer 10mil Km que uso ele, mas só acho que ele escurece muito rápido, em apenas 1000Km já está marrom, para um óleo que era translúcido.

Estou pensando migrar para o Havoline 5w40 SN, já que é o mesmo ACDELCO original indicado pela GM, e devido também a Kilometragem, 117mil Km.
Imagem

Lipitu Gtx
GL Member
GL Member
Nome Completo: Philippe campiol machado
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

por Lipitu Gtx » 04 Jun 2014, 06:55

lugier escreveu:Sempre tive dúvida com relação a marca de óleo, independente da especificação que deve ser respeitada, existe alguma marca que é melhor que a outra ou são todas iguais?

Estou usando Selenia 5w30 API SL no meu Vectra elite 2.4 16v, não baixa nada em cada 5mil Km, já vai fazer 10mil Km que uso ele, mas só acho que ele escurece muito rápido, em apenas 1000Km já está marrom, para um óleo que era translúcido.

Estou pensando migrar para o Havoline 5w40 SN, já que é o mesmo ACDELCO original indicado pela GM, e devido também a Kilometragem, 117mil Km.

Na proxima troca pede pro teu mecanico limpa o carter... mais limpa mesmo sem produto nem nada tira a tampa dele ali e faze uma limpeza pesada... pode ta escurecendo rapido por causa de alguma sujeira ali... limpa o carter q fica suave... no meu gol foi assim pelo menos hehehe

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 04 Jun 2014, 07:43

lugier escreveu:Sempre tive dúvida com relação a marca de óleo, independente da especificação que deve ser respeitada, existe alguma marca que é melhor que a outra ou são todas iguais?

Procure usar qualquer marcas conhecidas. Se com óleo 5w30 não baixa então porque colocar um 5w40 ? Aliás a acdelco não tem 5w40 pelo que eu saiba. Eu te recomendo colocar o 5w30 sn dexos original gm que é fabricado pela mobil. Sobre a sujeira tente o seguinte: troque o óleo e rode de 500 à 1000 km e troque denovo que com certeza vai deixar mais limpo.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 04 Jun 2014, 08:47

Lugier

Fique tranquilo, óleo Selenia é muito bem recomendado e um óleo de boa qualidade!

Se quiser trocar para o 5w40 sem problemas também, ele vai ter uma viscosidade um pouquinho mais grossa quando quente do que o 5w30, mas a partida a frio é a mesma.

Havoline é uma excelente marca de lubrificantes também.

Eu coloquei no meu o Shell Helix Ultra 100% sintético 5w40 API SN. (meu carro está com 67 mil km) :88:
Imagem

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Rods » 04 Jun 2014, 10:36

Bom dia Pessoal.

Vou comentar cada resposta:

Adriano Cruz: Legal que você também é adepto do GM 5w30 Dexos1 API-SN. Apenas para enriquecer mais os nossos conhecimentos, li sobre este óleo que ele possui Molibdenio na sua formulação, que tem um alto ponto de fusão (não se modifica em altas temperaturas), aumenta a resistência de alguns metais (no caso do motor, o aço), imagine como se estivessemos criando uma película protetora nos metais sujeitos a desgaste. O Molibdenio também é capaz de eliminar o resíduo de enxofre, gerado na combustão da gasolina, é resistente à corrosão (protege os metais na utilização de Alcool) e por fim é um excelente lubrificante, mesmo em altas temperaturas.

FBorges: Vi a matéria, interessantíssima, valeu!

RapJuliano: Mecânicos como você estão em extinção, continue assim amigo.

Lugier: Sobre marcas, o ideal é sempre usar as mais conhecidas mesmo: Havoline, Mobil, Ipiranga, Lubrax, etc. Porém, entendo que as AcDelco e GM trabalham exatamente dentro das especificações para os motores Chevrolet, uma vez que cada fabricante tem peculiaridades específicas nos seus projetos (temperatura ideal de trabalho de cada motor, matéria-prima dos componentes, pontos de combustão, etc). Sobre o Selenia, é o óleo recomendado para os automóveis da Fiat, ou seja, como eu falei anteriormente, atende as especificações dos projetos dos motores Fiat. Uma coisa que sei que é típico em motores Fiat é trabalhar em altíssimas temperaturas, provavelmente em temperaturas diferentes dos motores GM. Outra coisa que observei na sua opção do óleo Selenia, é que você está usando especificação API-SL, sendo que já temos um sistema de aditivação mais eficiente e avançado em +2 níveis, que o API-SN. É importante você se atentar também ao período de troca em função da utilização do veículo, o manual só recomenda a troca a cada 10.000 KM para carros que são usados somente para viagens, ou seja, se você pega muito trânsito, ou anda constantemente em trajetos curtos, a recomendação é a cada 5.000 KM, lembrando que o manual pede para trocar os filtros de Combustível e Óleo alternadamente, porém, penso que se você trocar junto com o óleo, você estará poupando seu motor de resíduos prejudiciais e aumentando mais a vida útil dele, e isso por um investimento pequeno, R$ 50 em média. Sobre escurecer o óleo, isso é típico do combustível gasolina, que possui muitas moléculas de carbono na sua formulação, e muitas delas não são queimadas totalmente na combustão e estes resíduos escurecem o óleo, pois propositalmente este tem a função de reter estes resíduos para proteger o motor. Por último, também estava preocupado em colocar o 5w30 no meu motor, considerando que está com quase 87.000 KM, e este óleo é mais fino, mas fiz a troca e ficou excelente e concluí que aumentar a viscosidade não vai proteger mais o motor, o que protege o seu motor é a qualidade do lubrificante e seus aditivos, além de que o óleo mais fino faz o seu motor trabalhar mais livre (gera mais potência) e com menos atrito (economiza combustível, pois o sistema tem que fazer menos força, já que não encontra resistência para movimentar o sistema). A especificação 5w40 é para regiões que tenha a temperatura média ambiente (externa) até 50º C, portanto, a não ser que você esteja no Piauí, Tocantins ou regiões MUITO quentes, o 5w30 é o recomendado para o seu carro (este suporta temperaturas ambientes (externa) até 40º C).

Abraço à todos!

235 mensagens