por Rods »
03 Jun 2014, 19:10
Boa Tarde Pessoal.
Fiz uma pequena manutenção no meu Vectra neste final de semana que parece simples, mas me deparei com muitas dúvidas dos usuários numa simples troca de óleo. Como sou perfeccionista e metódico, além de apaixonado por carros e em especial pelo meu Vectra, segue o resultado de uma pesquisa minuciosa sobre óleo, adicionada de filtros, aditivos de combustível e velas que deixaram meu "Vectrão" excelente.
KM Atual do meu Vectra: 86672 KM (Jun/2014)
Peças utilizadas: (Compradas na Bonotti-GM, com exceção das Velas de Ignição)
- Óleo 100% sintético Original GM Dexos1 5W30 API-SN (4,5 litros incluindo o filtro de óleo, conforme especificado no manual), paguei R$ 30.00 cada litro
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ÓLEO, RESULTADO DA MINHA PESQUISA: Óleos Sintéticos em função da sua formulação totalmente química, conseguem atingir uma performance superior dos elementos em comparação ao mineral, pois nesta sintetização é possível desprezar os componentes não úteis e/ou prejudiciais ao motor. Esta formulação perfeita permite que as propriedades dos aditivos adicionados na fórmula (Antidesgastante, Detergente, Lubricidade, Viscosidade, etc...) permaneçam em ação/atividade durante muito mais tempo. A utilização da especificação 5W30, protege o motor durante as partidas em dias frios pois sua baixa viscosidade (5W de Winter = Inverno) permite que o óleo suba o mais rápido possível para lubrificar as galerias necessárias e reduz ao máximo o desgaste dos componentes na ignição do sistema (SAE 5W é recomendado (e mantém suas propriedades ativas) para temperaturas ambientes (externa) muito baixas, até -30ºC), e a segunda especificação SAE 30 também mantém suas propriedades lubrificantes, refrigerantes e antidesgastantes em altas temperaturas ambientes (externas), até 40º C. API-SN é a última geração de aditivos testada e aprovada pelo American Petroleum Institute.
- Filtro de Ar Original GM (Fabricado Pela MANN FILTER), R$ 34.00
- Filtro de Combustível Original GM (Vem especificado Alcool no tubo pois este combustível é corrosivo e portanto, os componentes para este fluído tem uma composição diferenciada de matéria-prima), R$ 23.00
- Filtro de Óleo Original AcDelco (Marca de propriedade da GM e que trabalha dentro das especificações da montadora para o motor FlexPower), R$ 15.00
- Junta da Tampa de Válvulas Original GM (Feita de Borracha. No Motor FlexPower é comum vazamentos na tampa de válvulas, vou postando para vocês sobre a durabilidade da peça original), R$ 28.00
- Bujão do Cárter Original GM (Com anel retentor em borracha especial para suportar as temperaturas do fluído. Vi também que é comum mecânicos aumentarem o torque no aperto desta peça quando estão com a rosca desgastada e com isso trincarem o cárter que é de alumínio, ou ainda, estragarem a rosca do cárter. Por isso, achei mais do que justificável o investimento a princípio alto da peça), R$ 40.00
- Aditivo para Combustível AcDelco FlexPower Cinza (Composto por Poliamidas e Solvente), R$ 13.00
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ADITIVO: A proposta deste aditivo é limpar as sujeiras que se formam com o tempo nos bicos injetores, hastes de válvulas, coletores, câmaras de combustão e cabeçote, evitando, assim, borras nas sedes das válvulas e nas cabeças dos pistões. Apesar da especificação dizer que pode-se utilizá-lo tanto no Alcool quanto na Gasolina, ou ainda, na mistura dos dois em qualquer proporção, optei por adicionar 1 frasco no tanque cheio (conforme especificação do manual) com apenas Alcool, considerando que este combustível tem naturalmente ação detergente e não deixa quase resíduos na queima (apesar da sua deficiência natural de lubrificação), resíduos estes que na gasolina geram a famosa borra preta e carbonização do motor (a carbonização ocorre em função da queima incompleta da gasolina e com isso ficam resíduos das moléculas de carbono nos componentes, que com o tempo se tornam crostas duras). É importante dizer também que segundo minhas pesquisas, a "borra" branca gerada pelo Alcool também acontece em função da ação corrosiva do combustível que ataca os componentes, ou ainda, em função da presença inevitável de água que gera oxidação das peças. Mas continuando, adicionei o aditivo somente com Alcool, e fiz isso 1 semana antes da troca do óleo, neste intervalo rodei 74 KM dos quais 60 rodoviários em velocidade constante. Pude constatar que na troca do meu óleo, ele se apresentou líquido como deveria (com a viscosidade adequada), porém com um tom amarronzado, evidenciando uma possível limpeza de ferrugem nos componentes, gerada provavelmente em função de eu rodar praticamente só no Alcool, gerando a inevitável oxidação. Verifiquei também que o sistema de válvulas estava bem limpo, sem nenhum resíduo ou crosta. E por fim, já tinha notado uma ligeira economia de combustível mesmo antes da troca das peças na semana posterior. Ainda sobre aditivação de combustível, verifiquei e vou executar futuramente a ciclagem de combustível, onde engenheiros recomendam que a cada 5.000 KM rodando no alcool, se abasteça com gasolina aditivada para remover a possível "borra branca" do tanque e filtro de combustível (geradas pela oxidação dos componentes, como já falei) e permitir que a gasolina lubrifique outros componentes internos do motor como anéis de vedação e sistema de válvulas, função esta não executada pelo Alcool e nem pelo Aditivo FlexPower.
- Velas NGK Green, BPR6EY-D (Estas troquei pois quando meu mecânico retirou os cabos, verificamos que as minhas estavam com zinabre, o que demonstrou que o dono anterior do meu Vectrão já as tinha trocado faz tempo e rodou muito no Alcool, mas para minha sorte as antigas eram AcDelco originais e estavam cumprindo o papel básico.)
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS VELAS: O manual especifica BPR6EY, porém a sigla -D, segundo especificações da NGK são adequadas para o sistema bicombustível, lembrando que esta sigla completa BPR6EY-D é para os Vectras C de 2005 à 2008. A partir de 2009 usa-se o indicativo 7 com outros códigos alfanuméricos, ou seja, outro tipo de vela.
EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO E RESULTADOS:
Levei todas as peças ao meu mecânico de confiança que cobrou na mão-de-obra o valor de R$ 200. Muito habilidoso e cuidadoso, o seu funcionário executou o serviço perfeitamente:
- Desligou as Mangueiras do cabeçote e Compartimento do Filtro de Ar
- Limpou a parte externa do cabeçote após remover a junta da tampa de válvulas antiga
- Protegeu o conjunto de válvulas com jornal para não entrar impurezas no sistema antes da instalação da peça nova
- Retirou os cabos das velas para evitar qualquer indução elétrica no sistema
- Retirou o Filtro de Ar Antigo (estava bem sujo)
- Suspendeu o mesmo adequadamente pelos apoios do chassi no elevador (sem correr o risco de amassar nada)
- Retirou cuidadosamente o protetor do cárter
- Abriu o bujão antigo do cárter para escoamento do óleo velho em carrinho adequado
- Enquanto escorria o óleo velho, fez a troca do Filtro de Combustível, que fica abaixo do passageiro esquerdo, atrás do motorista
- Na troca do Filtro de Combustível, verificou que o mesmo não veio com as travas necessárias para fixação do mesmo nos dutos (mesmo sendo um componente original GM), e para minha sorte, tinha estas peças sobressalentes na sua caixa de ferramentas e não precisou usar as antigas. Me informou que alguns vem e os carros não usam estes no seu método de fixação e por isso ele guarda, pois como o meu, alguns as vezes não vem (ufa).
- Na retirada do Filtro de Óleo antigo, protegeu com um papelão para não sujar os demais componentes que rodeiam este filtro.
- Untou o novo Filtro de Óleo (prática recomendada no mesmo para fixá-lo corretamente e evitar vazamentos) e aplicou o torque correto
- Limpou o fundo do cárter e instalou o novo bujão, com a ferramenta adequada e torque correto
- Instalou cuidadosamente o protetor do cárter novamente
- Baixou o veículo para instalação dos demais componentes
- Lavou a tampa de válvulas (aquela com inscrição FlexPower)
- Limpou o compartimento e lavou a tampa do compartimento do Filtro de Ar
- Instalou o novo Filtro de Ar e fechou o sistema
- Instalou a nova Junta na Tampa de Válvulas, se não me engano com Cola de Silicone
- Fixou a tampa de válvulas e aplicou o torque correto dos parafusos
- Instalou as novas velas com chave adequada e regulou com filipeta de calibração das folgas
- Colocou 4 litros de óleo e tampou a entrada de alimentação deste
- Funcionou o motor para circular o novo óleo e carregar os novos filtros de óleo e combustível por alguns instantes
- Desligou o motor e aguardou a descida do óleo
- Fez a medição pela vareta
- Completou com mais 0,5 litros de óleo (conforme especificação do manual, considerando o filtro (4,25 + 0,25)
- Aguardou, mediu novamente e validou a marcação
CONCLUSÃO: Meu Vectrão está rodando mais macio em função do novo óleo e das novas velas, com mais força, mais potência (o óleo 5w30 permite que o motor trabalhe mais livremente, gerando mais potência e economia de combustível pela redução do atrito, mas por ser sintético e de última geração, protege adequadamente o motor. Eu tinha a preocupação com o resultado em função da minha kilometragem atual, mas deu certo), mais torque (velas) e saltou no Alcool em condições rodoviárias de 7,5 Km/l para 11,3 Km/l. Meu mecânico disse que como meu óleo é 5w30 sintético, devo trocá-lo apenas depois de 10.000 KM, mas como eu utilizo o meu Vectrão na classificação de Condições Severas de Uso (Só ando nos finais de semana e com muitos trechos inferiores a 5KM), vou executar este tipo de manutenção depois de 5.000 KM novamente (conforme especificações do Manual para Condições Severas de Uso). Lembrando que com exceção do Filtro de Ar e Velas, vou trocar novamente os Filtros de Óleo e Combustível para garantir a saúde do meu motor.
Bom meus novos amigos, fiz uma descrição extensa, mas creio que vai ser de grande valia para muitos, pois pesquisei bastante antes de fazer este tipo de manutenção que parece simples, mas se feita da forma errada, ou de qualquer jeito, danifica o motor, reduz sua vida útil, aumenta o consumo de combustível e ainda polui mais o meio ambiente.
Um Abraço. Rods.