Vectra CVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

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pedromot
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Elite 2.4 16V baixando água

por pedromot » 16 Nov 2013, 20:58

- Estou há 15 dias com meu Elite 2.4 e como ando cerca de 160 km/dia, tenho que completar o nível do vaso de expansão dia sim, dia não! E o estranho que levei ao meu mecânico e ao colocar pressão no sistema para buscar vazamento, não aparece nada, nem por dentro do carro, o que denunciaria radiador do ar quente...Mas a pressão que ele coloca no sistema abaixa....

- Alguém tem alguma idéia do que possa ser, eu não achei nenhum vazamento....(não pinga nada) :61:
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Alcir Andreoni
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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por Alcir Andreoni » 16 Nov 2013, 21:24

Você já mediu a compressão? Verificou se não está contaminando o óleo com água? Pode ser junta de cabeçote...
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Almeidão
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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por Almeidão » 17 Nov 2013, 11:12

As vezes nem contamina o óleo, porque hão dois caminhos que a junta pode queimar e um deles vai direto para as câmara e queima junto com a gasolina. Óbvio que se for por ai o carro muda o comportamento dipo algumas falhas não frequentes ou tão pequena no início que as vezes nem é notada. Para isto ele teria que ter tido um sumper aquecimento em algum momento.

Outra opção, é a propria tampa que possa estar estragada, ou com a valvula estragada e por isto força a saida da agua.

Lugar escondido que possa ser.
1 - Valvula de ar quente, Nem é tão escondida
2 - anel de vedação da caixa onde sai a agua, fica na cara do motor, só desmontando correias e protetor interno dela para ver.
3 - A propria bomba
4 - a duas mangueiras que saem da bomba para a valvula de ar quente. Ficam bem na fente do Alternador e se voce usa aditivo ela mostrará a cor dele ali.
5 - Não acredito muito que seja os tampões do motor porque o carro é novo, mas não custa checar.
6 - provável rachadura no proprio radiador ou no tubo plastico atrás do motor, são microfisuras difíceis de detecar e aparecem com o motor bem quente e desligado e com uma lantera e boa disposição para achar.

Como informei, não adianta esperar ele esfriar e procurar pingos de agua, ele tem que estar bem quente e desligado e neste momento usar uma lanterna e procurar por uns 15 a 20 minutos, depois que ele esfria um pouco não acha mais.
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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por pedromot » 17 Nov 2013, 12:17

Alcir Andreoni escreveu:Você já mediu a compressão? Verificou se não está contaminando o óleo com água? Pode ser junta de cabeçote...



Não medi compressão....A primeira coisa que verifiquei foi o óleo para ver se não estava contaminado! E tá tudo ok!!!! troquei a tampa do reservatório por precaução e continua baixando...pouco mais baixa!!!
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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por pedromot » 17 Nov 2013, 12:22

Almeidão escreveu:As vezes nem contamina o óleo, porque hão dois caminhos que a junta pode queimar e um deles vai direto para as câmara e queima junto com a gasolina. Óbvio que se for por ai o carro muda o comportamento dipo algumas falhas não frequentes ou tão pequena no início que as vezes nem é notada. Para isto ele teria que ter tido um sumper aquecimento em algum momento.

Outra opção, é a propria tampa que possa estar estragada, ou com a valvula estragada e por isto força a saida da agua.

Lugar escondido que possa ser.
1 - Valvula de ar quente, Nem é tão escondida
2 - anel de vedação da caixa onde sai a agua, fica na cara do motor, só desmontando correias e protetor interno dela para ver.
3 - A propria bomba
4 - a duas mangueiras que saem da bomba para a valvula de ar quente. Ficam bem na fente do Alternador e se voce usa aditivo ela mostrará a cor dele ali.
5 - Não acredito muito que seja os tampões do motor porque o carro é novo, mas não custa checar.
6 - provável rachadura no proprio radiador ou no tubo plastico atrás do motor, são microfisuras difíceis de detecar e aparecem com o motor bem quente e desligado e com uma lantera e boa disposição para achar.

Como informei, não adianta esperar ele esfriar e procurar pingos de agua, ele tem que estar bem quente e desligado e neste momento usar uma lanterna e procurar por uns 15 a 20 minutos, depois que ele esfria um pouco não acha mais.



Primeiramente obrigado Almeidão por ressaltar esse tópico! Reamente se fôr microfissura, o próprio calor do sistema faz com que evapore antes de pingar....Não encontro marcas de agua por nada... O Grande "X" da questão foi que o meu mecânico que é de super confiança (Mexe na minha Marea há anos), injetou pressão no sistema e não vimos nada...isso já com o motor frio, e a pressão abaixa.... A suspeita dele foi também de estar indo agua para câmara de compressão! Mas essa semana vou parar ele para ver isso direitinho....Ele merece todo cuidado, pois é uma maravilha de carro!!!! :88:
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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por Ricardo Crispim » 17 Nov 2013, 12:34

Pedro, quanto antes puder parar o carro será melhor...
O meu começou assim, bem pouquinho e não se sabia de onde. Depois começou a ter pequenas falhas e hoje estou fazendo o motor, pois a água entrou pelo primeiro cilindro e acabou dando calço hidráulico...

Forte abraço!!!!!!!!

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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por pedromot » 29 Nov 2013, 12:57

Enfim descobri o "dito cujo" do vazamento....pela serpentina do radiador, que quando pressurizado, vaza bem pouquinho....,mas vou reparar!!!

Agora o que me perturba é um barulho que aparece na máquina quando dou partida (sempre a primeira da manhã)....meu mecânico disse q pode ser tucho cansado...E o amortecedor dianteiro direito tá vazando óleo....
.Lá vou eu pra agência que eu comprei para relatar isso e fazerem eles repararem, pois está na garantia....E que não venham com essa de garantia de motor e câmbio, pois comprei um carro inteiro não só motor e nem câmbio..heheh
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Re: Elite 2.4 16V baixando água

por Alcir Andreoni » 29 Nov 2013, 13:21

pedromot escreveu:Enfim descobri o "dito cujo" do vazamento....pela serpentina do radiador, que quando pressurizado, vaza bem pouquinho....,mas vou reparar!!!

Agora o que me perturba é um barulho que aparece na máquina quando dou partida (sempre a primeira da manhã)....meu mecânico disse q pode ser tucho cansado...E o amortecedor dianteiro direito tá vazando óleo....
.Lá vou eu pra agência que eu comprei para relatar isso e fazerem eles repararem, pois está na garantia....E que não venham com essa de garantia de motor e câmbio, pois comprei um carro inteiro não só motor e nem câmbio..heheh

Vá com calma, pois se você assinou documentos especificando que a garantia se resumia ao motor e câmbio, não tem muito o que fazer, a não ser que você queira entrar na justiça para provar que o vazamento de amortecedor é um vício oculto, ou seja, o vendedor sabia que o carro tinha problema.

A mehor coisa a fazer é conversar.
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Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Alberto183 » 22 Ago 2014, 13:15

Boa tarde, pessoal, blz?

Tenho uma dúvida e espero que alguém possa me ajudar.
Vamos lá! Adquiri um Vectra GT 2011, 73.000k rodados, há dois meses. Logo nas duas primeiras semanas apareceu no computador de bordo a seguinte mensagem: "Nível liq de arrefecimento baixo". Então levei o carro para um posto e completei o reservatório com aditivo, pois realmente estava baixo. Agora, depois de 1 mês e meio, mais ou menos, voltou a aparecer a mensagem e fui checar o reservatório estava baixo novamente. Estou achando estranho o reservatório abaixar tão rápido assim, alguém poderia me dizer se isso é normal pra esse carro?

Desde Já Obrigado

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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2014, 13:20

Você quer um cenário ruim ou um cenário bom?

No cenário bom você vai encontrar um vazamento em qualquer lugar do sistema, como por exemplo mangueiras partidas ou vazamento em abraçadeiras. É só substituir e já era!

No cenário ruim você terá de verificar se não está misturando água com óleo no seu motor, já que sua junta de cabeçote pode ter ido para o espaço!

Independente de qualquer coisa, você precisa fazer a verificação imediatamente.
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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Thiago Menezes » 22 Ago 2014, 13:22

Olá Alberto!

Não deveria ter completado minha opinião, só se foi na proporção certa e com o mesmo aditivo caso acho bem difícil disso ter acontecido. O certo é fazer uma limpeza por completo e fazer um teste de pressão para ver se identifica vazamento no sistema e estando tudo ok aí sim montar tudo e colocar o aditivo de qualidade na proporção recomendável no manual.

Não é normal baixar nível de arrefecimento, vai precisar achar o vazamento que no caso pode ser o problema.

Abraços!
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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Alberto183 » 22 Ago 2014, 13:41

Obrigado Thiago, vou levar o carro para um mecânico o mais rápido que puder.

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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Thiago Menezes » 22 Ago 2014, 13:43

Alberto183 escreveu:Obrigado Thiago, vou levar o carro para um mecânico o mais rápido que puder.


Estamos aí para o que precisar!

Não deixe de voltar e contar como foi ok?

Boa sorte, forte abraço :88:
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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Alberto183 » 22 Ago 2014, 13:54

Obrigado Alcir

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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2014, 13:59

Aproveita e dá uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=45&t=4849&p=79401#p79401

:88:
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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Alberto183 » 22 Ago 2014, 14:42

thiago.onacto escreveu:
Alberto183 escreveu:Obrigado Thiago, vou levar o carro para um mecânico o mais rápido que puder.


Estamos aí para o que precisar!

Não deixe de voltar e contar como foi ok?

Boa sorte, forte abraço :88:





blz Thiago, conto sim

Abraço

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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por deniswillian » 27 Ago 2014, 21:25

Aconteceu comigo ontem pela primeira vez.
Deu o alarme no pc de bordo sobre o nivel, completei ele.

Vamos ver se não volta a baixar rapido, preocupante....

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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Pedro Josino » 28 Ago 2014, 03:04

E completar pode ser algo arriscado.

Se você pegou um usado e não sabe qual o tipo de aditivo está no carro, corre-se o risco de misturar orgânico com inorgânico e isso gera um problema enorme chamado lodo.

Acontece uma reação química entre os aditivos e vai obstruindo o sistema.

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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Bruno Cesário » 28 Ago 2014, 07:09

Alem de concordar com toda a galera, eu teria completado com agua e verificava se continuaria vazando, limpar o sistema e se o vazamento fosse resolvido, ai sim colocaria o aditivo...se nao vai ficar gastando com aditivo atoa e pra piorar com aditivo diferente ainda.
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Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Thiago Menezes » 28 Ago 2014, 08:57

Pedro Josino escreveu:E completar pode ser algo arriscado.

Se você pegou um usado e não sabe qual o tipo de aditivo está no carro, corre-se o risco de misturar orgânico com inorgânico e isso gera um problema enorme chamado lodo.

Acontece uma reação química entre os aditivos e vai obstruindo o sistema.


x2 e como o Bruno disse acima, era melhor ter completado com água para verificar se tem vazamento caso não tenha, era só fazer a limpeza e colocar o aditivo de qualidade.
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