O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

168 mensagens
RFPUGLIESI
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Mar 2015, 08:37
Nome Completo: Rodrigo Pugliesi
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por RFPUGLIESI » 09 Mar 2015, 08:43

Bom dia pessoal! Tenho um GTX e estou com esse problema do liquido de arrefecimento. Nas ultimas 3 semanas o computador de bordo deu esse alerta e todas as vezes tive que completar. Hoje ferrou de vez, do jeito que coloco aditivo no reservatório a água vai toda embora, e ela está vazando numa peça depois da mangueira de saída do radiador. Alguém sabe que peça é essa? Vi umas imagens que colocaram e imagino que seja a mesma mas o acesso pra essa peça é meio dificil, acho que tem que tirar o filtro de ar e a correia dentada porque parece que fica ali. Aparentemente parece ser uma carcaça de plástico mas não sei o nome dela, olhando por baixo escorre no bloco e no filtro de óleo. Alguma dica?

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Thiago Menezes » 09 Mar 2015, 10:39

RFPUGLIESI escreveu:Bom dia pessoal! Tenho um GTX e estou com esse problema do liquido de arrefecimento. Nas ultimas 3 semanas o computador de bordo deu esse alerta e todas as vezes tive que completar. Hoje ferrou de vez, do jeito que coloco aditivo no reservatório a água vai toda embora, e ela está vazando numa peça depois da mangueira de saída do radiador. Alguém sabe que peça é essa? Vi umas imagens que colocaram e imagino que seja a mesma mas o acesso pra essa peça é meio dificil, acho que tem que tirar o filtro de ar e a correia dentada porque parece que fica ali. Aparentemente parece ser uma carcaça de plástico mas não sei o nome dela, olhando por baixo escorre no bloco e no filtro de óleo. Alguma dica?


Provavelmente na válvula termostática!

Recomendo levar em uma oficina para fazer o teste de pressão para verificar todos os vazamentos e resolver o problema e depois fazer a limpeza e colocar aditivo.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

paddock
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Ago 2014, 22:37
Nome Completo: rogerio nascimento silva
Cidade: cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por paddock » 05 Mai 2015, 22:45

Olá pessoal já fãs tanto tempo que vc postaram mais para quem entrar aqui vou espenicar o motivo de baixar água no meu caso o Vectra ou os chevrolet tem um conector da ventoinha que esquenta muito que perde o contato igual quando ussa um T de energia e quando liga o ar ele não aciona o primeiro estágio ai só liga quando a temperatura chega no meio do relógio e isso não pode quando isso o corre a tampa do reservatório solta vapor pois pega muita preção e vai evaporando a água fiquem de olho no marcador e verifique se o primeiro estágio aciona abç......,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nivel liquido arrefecimento baixo Vectra GT 2011

por Almeidão » 06 Mai 2015, 13:08

paddock escreveu:Olá pessoal já fãs tanto tempo que vc postaram mais para quem entrar aqui vou espenicar o motivo de baixar água no meu caso o Vectra ou os chevrolet tem um conector da ventoinha que esquenta muito que perde o contato igual quando ussa um T de energia e quando liga o ar ele não aciona o primeiro estágio ai só liga quando a temperatura chega no meio do relógio e isso não pode quando isso o corre a tampa do reservatório solta vapor pois pega muita preção e vai evaporando a água fiquem de olho no marcador e verifique se o primeiro estágio aciona abç......,


Sim, voce tem razão mas não é porque esquenta que ela para de funcionar, na verdade inicialmente elas não esquentam mas ficam expostas a oxidações por serem na parte debaixo e leva muita agua na cara e começa a dar curto e ai sim começam a esquentar até um momento que para tudo ficando toda preta. Isto aconteceu no Agiles da minha filha e eu troquei a tomada, colocando uma nova (achei em um desmanche) e já bem faz um ano isto, só que eu ao montar la coloquei graxa branca no local e coincidentemente eu chequei ela final da semana passada e está perfeita. Se eu não achasse a tomada, eu ia soldar os fios, assim não teria problemas. Bem a solução de imediata é colocar graxa mesmo e a melhor graxa para isto é a branca.

Bem lembrado, quem quiser manter o seu em dia, está ai a dica.
Imagem

Avatar do usuário
Bandit
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Jan 2015, 15:23
Nome Completo: ozeias junior
Cidade: afonso claudio
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por Bandit » 17 Jul 2015, 14:58

Seguinte meu gt 2010 começou a baixar o liquido de arrefecimento derrepente, quando vou ver no chão da garagem a surpresa... o fluido rosinha lá daí peguei a lanterna e fui ver da onde vinha tirei essas fotos debaixo do carro na região onde fica as correias se alguém souber poderia dar uma luz :61:
Imagem

Imagem

Imagem Lembrando que só percebe isso com o carro parado durante o teste eu funcionei o motor e escorre bem pouco mas escorre

Avatar do usuário
Murilo de Melo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 390
Registrado em: 18 Dez 2014, 13:38
Nome Completo: Murilo de Melo Rodrigues Ferreira
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Murilo de Melo » 17 Jul 2015, 15:02

Da uma olhada no radiador ou carcaça da válvula termostática, são peças que você vai conseguir olhar sem desmontar nada.

Avatar do usuário
Bandit
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Jan 2015, 15:23
Nome Completo: ozeias junior
Cidade: afonso claudio
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Bandit » 17 Jul 2015, 15:13

Então de início pensei que fosse na valvula termostática daí seguindo dicas do pessoal aqui do forum fiz o teste da folha de papel ,nenhum pingo ou mancha rosa ,minha suspeita é que seja em alguma junção ou na bomba de água, mas não sei exatamente onde fica a bomba de água desse carro se alguém tiver fotos mais detalhadas dessa região desses motores poderiam postar pra eu saber melhor ...

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por marcelo.souza2 » 17 Jul 2015, 16:12

Bomba d'agua

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por rgapski » 17 Jul 2015, 16:49

Bandit escreveu:Então de início pensei que fosse na valvula termostática daí seguindo dicas do pessoal aqui do forum fiz o teste da folha de papel ,nenhum pingo ou mancha rosa ,minha suspeita é que seja em alguma junção ou na bomba de água, mas não sei exatamente onde fica a bomba de água desse carro se alguém tiver fotos mais detalhadas dessa região desses motores poderiam postar pra eu saber melhor ...


Bomba d'agua fica atras da correia dentada. Tem que desmontar tudo ali.
Ai que tudo indica, o vazamento vem dela mesmo.

Abs,
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Bandit
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Jan 2015, 15:23
Nome Completo: ozeias junior
Cidade: afonso claudio
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Bandit » 17 Jul 2015, 17:22

Pelo jeito parece que é nela mesmo... mas tenho de trocar ela toda ou só o anel de vedação ? lembrando que meu vectra só tem 32 mil km rodados e mesmo com esse vazamento ele não esquenta no trânsito e quando ligo pela manhã não demora a esquentar e quando esquenta a ventoinha já arma e o ponteiro não chega no meio.
Quero ajeitar isso antes que de merda... já que o bichão tá me dando muita satisfação consumo de 8,5 na cidade com o ar ligado, e motor girando igual manteiga.
Caso precise trocar a bomba inteira quais marcas além da original voces me recomendariam ??

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Thiago Menezes » 17 Jul 2015, 17:31

O sistema de arrefecimento precisa ser verificado tanto por quilometragem ou por tempo! Qual o ano do seu carro? Mesmo com baixa quilometragem com 5 anos de acordo com manual precisa trocar o aditivo. Mas preventivamente (já que não tem umq quilometragem certa pra uma bomba d'água ou valvula termostatica falhar) eu sempre troquei preventivamente bem antes desse tempo!

Quanto a marca da bomba pode ir de a acdelco ou urba!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 18 Jul 2015, 07:47, em um total de 1 vez.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Almeidão » 17 Jul 2015, 19:03

Não importa, se a bomba tiver vazando tem que trocar, algumas vezes pode ser o anel de vedação, mas elas costumam está agarrada e para tirar só no martelo mesmo.

Sobre a termostática, a informação dada pelo Murilo de Melo não é nela, é na caixa dela e ela fica acima da bomba com um anel de vedação entre ela e o motor e os dois casos aparecem agua onde voce tirou a foto, ao desmontar ali precisa ser observado se não é neste anel e assim trocar as peças erradas, mas com 32 mil, mesmo não sendo a bomba, já que vai abrir troca ela também.
Imagem

Roberto Lucas
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jul 2015, 22:57
Nome Completo: ROBERTO LUCAS CARLOS DA SILVA
Cidade: RIO LARGO
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Roberto Lucas » 17 Jul 2015, 21:37

Sabendo que seu carro só tem 32 mil km rodados mas, já tem 5 anos de uso eu trocaria a bomba d'água (marca URBA, SKF OU VETORE), trocaria logo a correia dentada (GATES, DAYCO, GOODYEAR..) e o esticador da correia dentada (SKF, OU INA) pois apesar de poucos km rodados essa correia já passou do tempo de ser trocada, material dela resseca... manda tbm retirar a carcaça da válvula termostática, substitui o anel de vedação, da uma olhada no estado da válvula em si e manda montar com uma cola pra alta temperatura junto claro do novo anel de vedação.. aditivo no sistema e pronto, ta zerooo!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Thiago Menezes » 18 Jul 2015, 07:55

Quando se fala sobre trocar correia dentada tem que falar dos seus rolamentos e tensores também, porque muita gente que acha que é só trocar a correia dentada e a de acessórios que ta tudo beleza! Nos 16v vão dois rolamentos de apoio e o tensionador, se for 8v só o tensionador mesmo! Já na de acessórios ambos tem o tensionador! Bomba d'água é algo barato sempre troco quando troco a correia ou quando troco em 3 anos o aditivo preventivamente junta com refil da termostatica, bomba d'água e termostatica não tem km pra apresentar problema!

Já mexendo no sistema de arrefecimento já trocaria o sensor de temperatura de uma vez super barato!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Almeidão » 18 Jul 2015, 11:03

Não Thiago, a bomba de agua está tambem na dentada e é um rolamento que muitos esquecem.

Sobe usar qualquer produto além de usar anel de borracha, é jogar dinheiro fora, onde entra um anel de borracha como vedação, basta limpar bem, podendo até lixar e o máximo a fazer é colocar uma graxa no anel para ele se acentar melhor. Nada veda tão perfeito como um anel de borracha, então sobre este vedande não se deve usar nada para não dificultar em uma próxima troca.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Thiago Menezes » 18 Jul 2015, 13:05

Almeidão escreveu:Não Thiago, a bomba de agua está tambem na dentada e é um rolamento que muitos esquecem.

Sobe usar qualquer produto além de usar anel de borracha, é jogar dinheiro fora, onde entra um anel de borracha como vedação, basta limpar bem, podendo até lixar e o máximo a fazer é colocar uma graxa no anel para ele se acentar melhor. Nada veda tão perfeito como um anel de borracha, então sobre este vedande não se deve usar nada para não dificultar em uma próxima troca.

Sds

Mas você já disse sobre a bomba d'água acima, o outro membro comentou sobre trocar a correia e eu complementei a citação dele da correia com os rolamentos de apoio!

Não vejo lógica em trocar anel, vai trocar troca a bomba toda e o que eu penso!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Almeidão » 18 Jul 2015, 14:14

Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:Não Thiago, a bomba de agua está tambem na dentada e é um rolamento que muitos esquecem.

Sobe usar qualquer produto além de usar anel de borracha, é jogar dinheiro fora, onde entra um anel de borracha como vedação, basta limpar bem, podendo até lixar e o máximo a fazer é colocar uma graxa no anel para ele se acentar melhor. Nada veda tão perfeito como um anel de borracha, então sobre este vedande não se deve usar nada para não dificultar em uma próxima troca.

Sds

Mas você já disse sobre a bomba d'água acima, o outro membro comentou sobre trocar a correia e eu complementei a citação dele da correia com os rolamentos de apoio!

Não vejo lógica em trocar anel, vai trocar troca a bomba toda e o que eu penso!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2


O anel comentado foi da termostática ou anel da caixa da termostática. Sobre a bomba trocar inteira com anel novo e nunca usar nada onde tem anel de borracha, só atrapalha a retirada e uma possível troca pra frente. Mas sobre o anel a resposta não foi para ti, é que eu entendi que voce disse a correia acessória toca a bomba d'agua, na verdade é a dentada que toca ela.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Thiago Menezes » 18 Jul 2015, 15:50

Almeidão escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Almeidão escreveu:Não Thiago, a bomba de agua está tambem na dentada e é um rolamento que muitos esquecem.

Sobe usar qualquer produto além de usar anel de borracha, é jogar dinheiro fora, onde entra um anel de borracha como vedação, basta limpar bem, podendo até lixar e o máximo a fazer é colocar uma graxa no anel para ele se acentar melhor. Nada veda tão perfeito como um anel de borracha, então sobre este vedande não se deve usar nada para não dificultar em uma próxima troca.

Sds

Mas você já disse sobre a bomba d'água acima, o outro membro comentou sobre trocar a correia e eu complementei a citação dele da correia com os rolamentos de apoio!

Não vejo lógica em trocar anel, vai trocar troca a bomba toda e o que eu penso!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2


O anel comentado foi da termostática ou anel da caixa da termostática. Sobre a bomba trocar inteira com anel novo e nunca usar nada onde tem anel de borracha, só atrapalha a retirada e uma possível troca pra frente. Mas sobre o anel a resposta não foi para ti, é que eu entendi que voce disse a correia acessória toca a bomba d'agua, na verdade é a dentada que toca ela.

Não, não! So quis lembrar dos rolamentos, porque muitas pessoas trocam só as correias e esquecem dos rolamentos!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Rafael Rodrigues » 18 Jul 2015, 16:35

O vazamento pode ser aqui também. Anel que veda o bloco com a carcaça da válvula termostática.

Imagem

Musico
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Ago 2014, 23:38
Nome Completo: Marcio Nunes
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 40

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Musico » 10 Ago 2015, 11:46

Troquei a Bomba d'água não tem um mês, marca SKF, e ontem percebi que o chão da garagem estava molhado :61: Será que vou perder todo o investimento que fiz nos aditivos?! :13:

168 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 19:47