O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

168 mensagens
Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Jeferson.eng » 12 Ago 2015, 17:30

Musico escreveu:Jeferson, ontem entrei no site da MTE e lá diz que pro Vectra 2011 o refil da VT seria o 211.87. Se eu colocar o 211.82 conforme você recomendou, será que aumentaria o consumo do carro por rodar com o motor um pouco mais frio? Desculpe a ignorância. Rsrs

Como o Almeidão falou logo acima, pode colocar a 211.82 sem medo, que vai ficar bom. Colocando a original também não terá problema algum, mas, continuou indicando a de 82 graus.
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Edcezar » 12 Ago 2015, 19:45

Marcatto escreveu:Antes de tudo, obrigado ao Thiago Menezes pela indicação do link!

Desculpe por eu ser leigo, mas o link indicado não respondeu uma duvida que eu tento, e, por isso, pergunto:

Sobre o funcionamento da válvula termostática:

Quando funcionamos o carro a válvula está fechada pois o motor está frio (óbvio). A minha dúvida é a seguinte:

Depois que o motor esquenta (atinge a temperatura ideal) e a válvula abre, ela (a válvula) fica fechando e abrindo com o motor funcionando? Ou ela apenas fecha depois que o carro é desligado e o motor esfria?

[s]

Abre e fecha conforme a temperatura de trabalho, e depois que desliga o carro se a temperatura abaixa deve fechar, acredito eu...

Aliás se você leu as respostas do tópico já deve ter entendido porque o mecanico disse que pode andar sem...

Sua amizade com ele vai aumentar bastante...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Ju_Bueno » 13 Ago 2015, 09:32

Edcezar escreveu:
Marcatto escreveu:Depois que o motor esquenta (atinge a temperatura ideal) e a válvula abre, ela (a válvula) fica fechando e abrindo com o motor funcionando? Ou ela apenas fecha depois que o carro é desligado e o motor esfria?[s]

Abre e fecha conforme a temperatura de trabalho, e depois que desliga o carro se a temperatura abaixa deve fechar, acredito eu...

Como informado pelo Almeidão (no outro tópico), qdo o ponteiro da temperatura começa a sair do ponto azul, a válvula já começou a abrir. Considerando que ao rodar na cidade, depois de o motor já estar aquecido a temperatura não cai tanto ao ponto de voltar ao ponto azul, assim, creio que nestas circunstâncias ela abre e, a bem dizer, não se move mais. Mas em rodovia, onde o radiador recebe uma refrigeração bem maior, ela fecha-se um pouco (não ao máximo) para controlar a circulação da água pra não deixar que esfrie muito.

Me lembro de um vídeo do ADG mostrando isso num carro, rodando em rodovia primeiro sem e depois com a válvula, e o scanner conectado nas duas situações, indicando uma temperatura menor - e já abaixo do ideal- qdo sem a válvula.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 13 Ago 2015, 09:49, em um total de 2 vezes.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Almeidão » 13 Ago 2015, 09:34

Não amigo, errado. Ela abre ali perto da saida do azul, as vezes antes e não tem efeito safona, ela abre e fica aberta até o carro esfriar. Este é o motivo que eu prefiro uma com grau menor, porque uma com grau maior abre porem não abre por completo tendo a impressão durante o dia de ter um radiador entupido e em ambos os casos elas ficam aberta até o carro esfriar. Pode está em rodovias onde tiver que ela permanecerá aberta, a unica forma de fechar ela com o carro em movimento seria Serra das Araras como exemplo, quinta marcha e deixar descer sem acelerar, assim o motor não estaria em funcionamento e o radiador sim e neste caso a temperatura vai a zero.

Olha este filminho que eu fiz sobre ela, observem que quando ela está aberta por completo, a temperatura estaria no ponteiro do carro uns 78º

viewtopic.php?f=49&t=2462
Imagem

Musico
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Ago 2014, 23:38
Nome Completo: Marcio Nunes
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 40

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Musico » 15 Ago 2015, 10:28

Bom dia pessoal!! Nosso amigo Jeferson tinha razão, era o anel do bloco do motor que estava provocando o vazamento. Foi realizada a troca, agora vou rodar uns dias com o carro e se tiver zerado o vazamento, colocar novamente o aditivo. Abraço!

Conselheiro
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Set 2015, 01:54
Nome Completo: Wilton A. Santos
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Vectra Elite 2.0 Baixando agua

por Conselheiro » 29 Set 2015, 18:09

Amigos, sou novo aqui e peço desculpas se não é o lugar desse tópico, mas estou aprendendo... Meu caso é que mais ou menos de 03 em 03 dias o computador de bordo avisa sobre líquido de arrefecimento baixo e ai completo com a quantidade de mais ou menos 300 ml e fica tudo ok no computador de bordo, mas não consigo identificar o vazamento. alguma dica para descobrir ou julgo que é do motor mesmo? Desde já agradeço os amigos

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra Elite 2.0 Baixando agua

por Thiago Menezes » 29 Set 2015, 18:59

Da uma lida no tópico abaixo, pode te ajudar:

viewtopic.php?t=4849

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vectra Elite 2.0 Baixando agua

por Jeferson.eng » 29 Set 2015, 19:48

Aqui também tem um discussão legal sobre o assunto, porém o vazamento é aparente: viewtopic.php?f=46&t=10105

Antes de mais nada, seria bom olhar o carro por baixo e ir procurando pontos de vazamento com uma lanterna. Leve a uma oficina que tenha o equipamento para pressurizar o sistema, é uma bomba manual bem simples, e peça para fazer o teste de estanqueidade, preferencialmente com o carro frio.
Preocupante nesse teu caso é que ta vazando muita água. Veja se na vareta de óleo e na tampa do óleo não tem algum sinal de água, que fica parecendo cor de café com leite.
Quanto mais informações colocar sobre o carro e o problema, fica mais fácil achar uma solução. Além disso, tem muito material e discussões riquíssimas aqui no fórum que podem te auxiliar muito nesse caso.
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vectra Elite 2.0 Baixando agua

por Pedro Josino » 04 Out 2015, 23:29

As vezes o vazamento pode ser em algo bem simples como uma braçadeira sem pressão, ainda mais num carro mais novo. O ideal é procurar uma boa oficina que eles resolvem.

Romulo Araújo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Out 2015, 18:45
Nome Completo: Francisco Romulo de Araujo
Cidade: Itaquaquecetuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Baixando nível do liquido de arrefecimento

por Romulo Araújo » 28 Out 2015, 23:28

Boa noite pessoal!

Sou novo no clube, e gostaria de conseguir junto a vocês encontrar uma resposta ou solução para o meu problema com meu Vectra Elite 2.4 2006.
Este carro está comigo aproximadamente 7 meses, e à um mês atrás percebi baixar a água do reservatório, levei em uma oficina especializada e constatou uma rachadura no radiador, foi feito a substituição do mesmo e continuou a baixar a água, isso eu falo no prazo de uma semana repor 1 litro de água, feito nova avaliação foi substituído a bomba d´água, onde o vazamento diminui e tendo que repor a água com um prazo de 30 dias aproximadamente 300ml, foi feito também a troca da tampa do reservatório. Moral da história é normal baixar a água??? Me ajudem por favor com esse enigma. Grato.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixando nível do liquido de arrefecimento

por JoãodoValle » 29 Out 2015, 05:45

Opa. Seja bem vindo amigo!

Não é normal baixar líquido bde arrefecimento, digo líquido porque seu sistema esta rodando com água e isso não pode, tem que andar com aditivo na proporção certa e de qualidade.

Entretanto antes de jogar litros de aditivo ao lixo sane todos os vazamentos para aí sim fazer uma limpeza e colocar o aditivo.

Verifique outros vazamentos em abraçadeiras, mangueira de ar quente, selos, enfim, ate junta de cabeçote já que ele roda sem aditivo.

Sistema de arrefecimento trabalha pressurizado e aditivo não evapora, portanto não pode vazar praticamente nada.

Boa sorte

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Baixando nível do liquido de arrefecimento

por Thiago Menezes » 29 Out 2015, 07:32

Romulo Araújo escreveu:Boa noite pessoal!

Sou novo no clube, e gostaria de conseguir junto a vocês encontrar uma resposta ou solução para o meu problema com meu Vectra Elite 2.4 2006.
Este carro está comigo aproximadamente 7 meses, e à um mês atrás percebi baixar a água do reservatório, levei em uma oficina especializada e constatou uma rachadura no radiador, foi feito a substituição do mesmo e continuou a baixar a água, isso eu falo no prazo de uma semana repor 1 litro de água, feito nova avaliação foi substituído a bomba d´água, onde o vazamento diminui e tendo que repor a água com um prazo de 30 dias aproximadamente 300ml, foi feito também a troca da tampa do reservatório. Moral da história é normal baixar a água??? Me ajudem por favor com esse enigma. Grato.


Romulo,

Leve em uma oficina especializada em arrefecimento e peça para fazer um teste de pressão que se tiver vazamento vai ser detectado :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Bandit
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Jan 2015, 15:23
Nome Completo: ozeias junior
Cidade: afonso claudio
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Bandit » 13 Nov 2015, 23:56

Seguinte pessoal problema resolvido ,demorei mas achei um mecanico de qualidade na minha cidade enfim o vazamento era na carcaça da termostatica e também na bomba de agua foi trocado as duas + a valvula juntamente com correia dentada acdelco e tensionador e mais a sangria do sistema e adicionado 3 litros de aditivo valeo ultra 100 concentrado + agua,carro igual relogio suiço e sem menstruar :38: obrigado a todos que ajudaram :88:

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra gt vazando liquido arrefecimento

por Thiago Menezes » 15 Nov 2015, 14:08

Bandit escreveu:Seguinte pessoal problema resolvido ,demorei mas achei um mecanico de qualidade na minha cidade enfim o vazamento era na carcaça da termostatica e também na bomba de agua foi trocado as duas + a valvula juntamente com correia dentada acdelco e tensionador e mais a sangria do sistema e adicionado 3 litros de aditivo valeo ultra 100 concentrado + agua,carro igual relogio suiço e sem menstruar :38: obrigado a todos que ajudaram :88:

Show, agora so curtir a nave

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por Thiago Menezes » 16 Nov 2015, 10:18

Tópicos fundidos por tratarem do mesmo assunto!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por marcelo.souza2 » 14 Dez 2015, 15:45

Aproveitando, com quantos KM troco o fluido do radiador e qual a proporção?
Abs

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por Jeferson.eng » 14 Dez 2015, 16:18

marcelo.souza2 escreveu:Aproveitando, com quantos KM troco o fluido do radiador e qual a proporção?
Abs

No manual fala em 150 mil km ou 5 anos, usando o original AcDelco (que é o Havoline XLC). Eu acho tempo demais. Trocando a cada 2 ou 2,5 anos e mantendo a proporção de 50/50 com um bom aditivo, o sistema de arrefecimento vai ficar sempre em dia.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por marcelo.souza2 » 14 Dez 2015, 16:32

Jeferson.eng escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Aproveitando, com quantos KM troco o fluido do radiador e qual a proporção?
Abs

No manual fala em 150 mil km ou 5 anos, usando o original AcDelco (que é o Havoline XLC). Eu acho tempo demais. Trocando a cada 2 ou 2,5 anos e mantendo a proporção de 50/50 com um bom aditivo, o sistema de arrefecimento vai ficar sempre em dia.


Valeu Jeferson.eng,

É que estou notando que ele esta aquecendo um pouco alem do que quando eu peguei.......ta ficando entre o segundo tracinho e o do meio, tipo, fica no meio dos dois.....e logo que peguei ele mau chegava ao segundo tracinho......estou com este carro a 1 ano, agua limpinha (vermelha) nao tem nenhuma marca de sujeira, esta com 74.400.

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por Jeferson.eng » 14 Dez 2015, 16:40

marcelo.souza2 escreveu:
Jeferson.eng escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Aproveitando, com quantos KM troco o fluido do radiador e qual a proporção?
Abs

No manual fala em 150 mil km ou 5 anos, usando o original AcDelco (que é o Havoline XLC). Eu acho tempo demais. Trocando a cada 2 ou 2,5 anos e mantendo a proporção de 50/50 com um bom aditivo, o sistema de arrefecimento vai ficar sempre em dia.


Valeu Jeferson.eng,

É que estou notando que ele esta aquecendo um pouco alem do que quando eu peguei.......ta ficando entre o segundo tracinho e o do meio, tipo, fica no meio dos dois.....e logo que peguei ele mau chegava ao segundo tracinho......estou com este carro a 1 ano, agua limpinha (vermelha) nao tem nenhuma marca de sujeira, esta com 74.400.

Ficando com a temperatura no máximo até o traço do meio ainda estaria dentro dos padrões. Mas se ele ta aquecendo mais que o de costume, seria bom trocar a válvula termostática por garantia, caso não tenha trocado ainda. O meu trabalha sempre entre o segundo e o do meio andando na cidade, e em estrada sempre próximo ao segundo traço.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra C

por marcelo.souza2 » 14 Dez 2015, 16:47

Jeferson.eng escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Jeferson.eng escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:Aproveitando, com quantos KM troco o fluido do radiador e qual a proporção?
Abs

No manual fala em 150 mil km ou 5 anos, usando o original AcDelco (que é o Havoline XLC). Eu acho tempo demais. Trocando a cada 2 ou 2,5 anos e mantendo a proporção de 50/50 com um bom aditivo, o sistema de arrefecimento vai ficar sempre em dia.


Valeu Jeferson.eng,

É que estou notando que ele esta aquecendo um pouco alem do que quando eu peguei.......ta ficando entre o segundo tracinho e o do meio, tipo, fica no meio dos dois.....e logo que peguei ele mau chegava ao segundo tracinho......estou com este carro a 1 ano, agua limpinha (vermelha) nao tem nenhuma marca de sujeira, esta com 74.400.

Ficando com a temperatura no máximo até o traço do meio ainda estaria dentro dos padrões. Mas se ele ta aquecendo mais que o de costume, seria bom trocar a válvula termostática por garantia, caso não tenha trocado ainda. O meu trabalha sempre entre o segundo e o do meio andando na cidade, e em estrada sempre próximo ao segundo traço.


Então o meu esta igual, vou tirar uma foto hj e posto amanha. Se for trocar a valvula ja tenho de trocar o fluido tb.

168 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 200 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:34