O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CGap das velas Elite 2.416v?

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Gap das velas Elite 2.416v?

por elite2006 » 13 Jun 2013, 06:52

olá pessoal,estou usando velas iridium no meu elite 2.416v e gostaria de saber qual a melhor regulagem do gap das velas para um bom rendimento tanto no alcool como na gasolina?o valor original é de 08mm a 1,00 mm;porém dizem que essas velas posso abrir o gap um pouco mais,alguém chegou a um valor em comum que torne o veiculo agil nos dois combustiveis?no alccol o gap em 1,2mm aumenta muito o consumo,já na gasolina senti que reduz um pouco.E o gap em 0,8mm fica economico com alcool porem gasta um pouco mais na gasolina e fica meio lerdo. espero que tenham entendido meu ponto de vista,desde já agradeço as opiniões dos amigos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por Almeidão » 13 Jun 2013, 08:14

Sobre a calibragem das velas eu não mexeria não. O bom funcionamento dela já é o suficiente para não mexer, e sobre ficar fraco ou ágil ele não altera para ser mais ágil. O que pode é alterar para pior e ao invés de ficar lento, ficar falhando ou seja falhar em momentos cruciais como uma ultrapassagem ou retomadas mais forte ou em saídas de quebra molas etc. E ai você pode começar a trocar cabo de velas e não será ele o problema, bobina e não será ela e troca o conjunto todo para acertar algo que foi mexido e logo esquecido.

Sds
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por rgapski » 13 Jun 2013, 08:42

Elite,

Mantenha o GAP em 0,8mm.
Aumentar esse valor vai forçar a bobina e pode aquecer os cabos,causando uma quebra no isolamento deles.
Além de que você pode ter falhas quando estiver no álcool, pois este combustível, por ser mais frio, demanda uma centelha mais forte, que só é obtida com um GAP menor (a centelha tem mais facilidade em pular de um lado para o outro).

Se você quer abrir o GAP da vela para melhorar o sistema de ignição do teu carro, vai ter que partir para uma bobina mais forte e cabos melhores. Vai gastar uma grana boa para não ganhar nem 1% de potencia.
Esse investimento se justifica em carro turbo - e de alta performance, pois quanto maior a pressão na câmara, maior a dificuldade da centelha pular (tem carro que chega a apagar a vela).

Eu tenho uma experiencia legal com velas iridium.
Na minha moto eu usei uma NGK Iridium (com GAP original) pois motor de moto costuma girar o dobro do motor do carro, o que causa um desgaste "prematuro" das velas.
Por exemplo: no carro você troca as velas com 30~40mil e na moto troca com 08~10mil km!
Na pratica a vela iridium não altera o comportamento do motor (potencia/torque).
O que senti na moto (carburada) era facilidade nas partidas com motor frio e uma ligeira melhora no consumo.
Com a vela original fazia em media 36~37km/l e com a iridium passei a fazer 38~39km/l, mais isso não dá nem 05% de melhora.

Recomendo as iridium somente pela durabilidade e facilidade em manter o GAP.
Na minha moto, vela normal com 8mil km já começava a dar falha.
Com 20mil km eu tirei a iridium só pra ver como estava, pois a moto ainda não dava qualquer sinal de desgaste no componente.
Pra voce ter ideia, não chegou nem a alterar o GAP com essa kilometragem. Acho que na moto ela aguenta fácil uns 40~50 mil km!
As originais (NGK padrão) subiam de 0,8 pra 1,3 em 9~10mil km, o que já gerava uma dificuldade pra dar partida.

Acho que no carro elas devem chegar fácil aos 100 mil km, pois o motor gira bem menos que o de uma moto.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por elite2006 » 13 Jun 2013, 11:42

opa, valeu pessoal vou voltar para medida original recomendada pela GM,obrigado pelas dicas;um abraço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por Almeidão » 13 Jun 2013, 19:28

rgapski escreveu:Elite,

Mantenha o GAP em 0,8mm.
Aumentar esse valor vai forçar a bobina e pode aquecer os cabos,causando uma quebra no isolamento deles.
Além de que você pode ter falhas quando estiver no álcool, pois este combustível, por ser mais frio, demanda uma centelha mais forte, que só é obtida com um GAP menor (a centelha tem mais facilidade em pular de um lado para o outro).

Se você quer abrir o GAP da vela para melhorar o sistema de ignição do teu carro, vai ter que partir para uma bobina mais forte e cabos melhores. Vai gastar uma grana boa para não ganhar nem 1% de potencia.
Esse investimento se justifica em carro turbo - e de alta performance, pois quanto maior a pressão na câmara, maior a dificuldade da centelha pular (tem carro que chega a apagar a vela).

Eu tenho uma experiencia legal com velas iridium.
Na minha moto eu usei uma NGK Iridium (com GAP original) pois motor de moto costuma girar o dobro do motor do carro, o que causa um desgaste "prematuro" das velas.
Por exemplo: no carro você troca as velas com 30~40mil e na moto troca com 08~10mil km!
Na pratica a vela iridium não altera o comportamento do motor (potencia/torque).
O que senti na moto (carburada) era facilidade nas partidas com motor frio e uma ligeira melhora no consumo.
Com a vela original fazia em media 36~37km/l e com a iridium passei a fazer 38~39km/l, mais isso não dá nem 05% de melhora.

Recomendo as iridium somente pela durabilidade e facilidade em manter o GAP.
Na minha moto, vela normal com 8mil km já começava a dar falha.
Com 20mil km eu tirei a iridium só pra ver como estava, pois a moto ainda não dava qualquer sinal de desgaste no componente.
Pra voce ter ideia, não chegou nem a alterar o GAP com essa kilometragem. Acho que na moto ela aguenta fácil uns 40~50 mil km!
As originais (NGK padrão) subiam de 0,8 pra 1,3 em 9~10mil km, o que já gerava uma dificuldade pra dar partida.

Acho que no carro elas devem chegar fácil aos 100 mil km, pois o motor gira bem menos que o de uma moto.

Abs.


Ótima explicação: Eu uso a Bosch com 4 eletrodos, acho ela fantástica e como viajo 3 vezes ao ano para o exterior a serviço, compro por lá por 25 dólares as 4. Mesmo elas durarem muito, eu troco todo ano e realmente o que percebi nelas foi exatamente o que você explicou aí, ok elas não são iguais as suas, mas percebi uma partida mais segura e os gaps dela se mantem pelo tempo que eu uso que é normalmente um ano e com média de 60 km por dia.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por elite2006 » 13 Jun 2013, 20:14

então abri esse tópico aqui no nosso verdadeiro clubedovectra,porque em um outro clube lí que abrir um pouco mais velas iridium seria possivel uma redução no consumo. aguardo mais opiniões.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por Almeidão » 14 Jun 2013, 08:29

Este tópico é legal e viável para tirar dúvidas. É que na verdade muitos pensam que ao abrir o gap a faísca vai ser mais forte enquanto isto não acontece, na verdade ela fica mais longa pelo espaço que vai ter de percorrer com o gap mais aberto e esta distância aumenta a possibilidade de falhas. Igual eu informei, uso velas com 4 pontas e um eletrodo central, muitos pensam que os 4 jogam faíscas juntos, porem somente um deles emite uma faísca e pode ir girando tipo faísca em um e depois o outro e o outro etc. Desta forma faz com que a durabilidade dela aumente desde que o motor esteja em perfeito estado de funcionamento. Estas mesmas velas eu coloquei ela em um Agiles sem mudar os gaps dela e o carro falhava como se tivesse os cabos ruins e eu para não mexer porque é difícil regular os 4, tirei e coloquei velas original e sem regular e continuou a falhar até eu colocar elas com 7mm. Só usando gasolina, já proibi minha filha colocar outro combustível que não seja gasolina, porque ele é um 2011 e já tive que trocar a descarga, então não testei no álcool.

Vamos esperar mais informações sobre isto, e lembrem se um pedacinho de lixa ou um fio de cabelo entre o gap e a vela não funciona. Então quanto menor a distancia, mais difícil entrar algo ali.
Imagem

Avatar do usuário
elite2006
GL Member
GL Member
Mensagens: 67
Registrado em: 24 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Valberto Augusto Jaconely
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Gap das velas Elite 2.416v?

por elite2006 » 15 Jun 2013, 06:13

opa beleza,realmente muito interessante esse nosso debate,porque sempre ouvia dizer que se abrir o gap alguns milimetros a mais do que o original e com velas iridium o carro ficava bem mais economico;o que na realidade pude comprovar que não,conforme o amigo Almeidão explicou.

8 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 455 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 10:57