por Marcos AKA »
21 Dez 2018, 11:15
Encontrei o problema:
1- O marcador de combustível: o problema é que estava com um plug se soltando dentro do tanque. Tinha o aberto para verificar se tinha sujeira lá dentro e montei mal. Abri lá de novo e resolvi. Mas o problema continuou. Acontece que o tanque e a tampa são de metal, e onde os fios são soldados nos plugs, há em espaço desencapado, e este estava encostando na tampa do tanque, ocasionando curto e/ou falha na corrente, por ficar muito próximo. Dobrei um pouquinho o plug, procurei montar com extremo cuidado, e o problema parou.
2- Os demais problemas (travas se acionando em movimento, painel ora marcando ora não marcando) se deram por causa do comutador.
O meu comutador não estava mais dando partida. Comprei um da Facobras. Ele parece bem construido e tals, mas acho ao desmontá-lo, ví que tinha muita graxa dentro, não sei se esse era o problema ou se o problema era porque tive que comprar um cilindro de ignição novo porque o original eu quebrei na ora de trocar o comutador, e este cilindro nao chegava até o ponto necessário para acionar o painel. Peguei o comutador velho, que foi só limpar a graxa velha, aliada a carvão, levantei um pouco o metal que faz o contato, e peguei um pedaço de papel alumínio, amassei no formato da ponta do cilindro (que entra no comutador), mais ou menos no comprimento de uns 2 mm, e enfiei no comutador.
Pronto: ficou tudo Ok. O comutador, quando apresenta problemas, é apenas sujeira. É só abrir e limpar.
Dica: Para remover o comutador, é importante remover o cilindro antes, para evitar quebrar a ponta do cilindro, coisa que aconteceu comigo.
E quando as travas começarem a abrir ao desligar o motor, e não quando se remove a chave da ignição, é só enfiar um papel alumínio lá, de 1 a 2 mm que isso também para de acontecer. Se aplica a qualaquer carro da Chevrolet/Opel com esse sistema.