O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

15 mensagens   •   Página 1 de 1
Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Thiebaut » 04 Nov 2015, 21:28

Boa noite pessoal,

o meu Vectra GT 2009 apareceu com um vazamento na carcaça da válvula termostática, na parte que liga com a mangueira, mas o que me deixou apavorado é que parece estar com mancha de óleo... É coisa séria?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Almeidão » 05 Nov 2015, 18:53

não acredito que seja óleo, mas tudo pode acontecer em um motor. Voce disse que vaza no bico onde entra a mangueira? Ou na peça mesmo. Se for na peça é muito fácil, ali tem um anel de vedação e é só trocar ele sem usar qualquer outra coisa, só o anel puro mesmo.

Bem, se tiver óleo na agua, ele iria aparecer no reservatório também, por isto acho não ser óleo e a água com aditivo deixa uma marca forte, mas não como o óleo.
Imagem

Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Thiebaut » 05 Nov 2015, 23:03

Fala Almeidão, o vazamento é na peça mesmo! Nossa, vc me deixou mais tranquilo agora!

Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Thiebaut » 05 Nov 2015, 23:10

Almeidão, vc é de Cachoeiro? Parte da minha família por parte de pai mora lá!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Almeidão » 06 Nov 2015, 22:40

Thiebaut escreveu:Almeidão, vc é de Cachoeiro? Parte da minha família por parte de pai mora lá!


Sim eu moro lá e tenho parde da familia no Rio e uma boa parte em Venda Nova do Imigrante. Ali nasceu Roberto Carlos e foi sabido pra caramba e foi embora cêdo, eu continuo lutando kakkakkaka.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Last_Warrior » 09 Nov 2015, 11:31

Talvez o óleo pode ter escorrido de outro lugar, tipo a tampa de válvulas.

Se te pedirem muito caro no anel de vedação, considere o custo de já meter uma termostática nova, marca Wahler (fabricante da original), que deve custar uns 60 reais no máximo, já vem com carcaça e anel.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Thiebaut » 10 Nov 2015, 15:29

Valeu pela dica Last_Warrior!!
Mas a tampa de válvulas tá limpinha!

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por dennis_suzano » 23 Fev 2016, 06:47

Meu está vazando onde a mangueira engata .....
pior que a mangueira e abraçadeira são originais e novas
também ja coloquei abraçadeiras de apertar e nada.
será que não tem algo que possa passar valvula antes colocar mangueira tipo algum silicone alta temperatura
(apesar que eu acho que deve ser.... quando fiz cabeçote acho estava enferrujada a carcaça creio eu mecanico passou naquelas escovas esmeril ...... dar limpada)....
vazamento não é na borracha pois troquei também tudo domingo 21/02/2016

olhem o respingo agua ......

Imagem

Dipoll
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jul 2021, 23:39
Nome Completo: Carlos da silva ramos
Cidade: sinop
Estado: Mato Grosso
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Parafuso da carcaça da valvula termostatica

por Dipoll » 13 Jul 2021, 20:56

OIá senhoras e senhores, alguém poderia me dizer quais são os parafusos da carcaça da válvula termostática do Vectra?

tempos atrás eu levei meu Vecão numa oficina de mexanicos e eles acabaram com o meu carro e fizeram varias porquices no meu Vectra, nem gosto de lembrar, e uma dessas lambanças foi perder os parafusos da válvula termostática e colar a carcaça da válvula usando silicone. https://prnt.sc/1axlave

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Parafuso da carcaça da valvula termostatica

por chirola » 13 Jul 2021, 22:17

Dipoll escreveu:Fuente del Mensaje OIá senhoras e senhores, alguém poderia me dizer quais são os parafusos da carcaça da válvula termostática do Vectra?

tempos atrás eu levei meu Vecão numa oficina de mexanicos e eles acabaram com o meu carro e fizeram varias porquices no meu Vectra, nem gosto de lembrar, e uma dessas lambanças foi perder os parafusos da válvula termostática e colar a carcaça da válvula usando silicone. https://prnt.sc/1axlave

VC teria que ver se não foi colocado os parafusos .pode ser que este quebrado ou com a rosca espanada porque tem um parafuso no lugar ,não lembro a medida era parafusos 6mm se não me engano a rosca não lembro mais deveria ser 1mm

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Parafuso da carcaça da valvula termostatica

por chirola » 13 Jul 2021, 22:36

Teria que confirmar ho que é o mesmo parafuso da tampa de válvulas do 8v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Parafuso da carcaça da valvula termostatica

por Almeidão » 14 Jul 2021, 07:31

Ali usa um parafuso 6 mm x 15 mm. Ali tem rosca até no final, podendo usar um de 20mm ou 25 mm de comprimento pra quebrar um galho, em ultimo caso dá até para usar uma porca do outro lado, mas o certo é trocar esta peça inrteira e é muito fácil fazer isto, porem tem que desmontar a frente do motor inteira e jamais comprar esta peça sem o anel de vedação que ela tem para não se decepcionar desmontando em fim de semana. Ali onde esta esta peça usa se somente um anel de borracha e onde se usa anel de borracha nunca se deve usar nada, talvez uma graxa muito de leve e nada mais. Pode se usar também um helicoil, neste caso aqui quem faz é a retifica.
Esta peça espana a rosca porque os mecânicos nçao tem paciência ou nem podem esperar esfriar, ai não tem rosca que suporta sendo retirada quente.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por chirola » 14 Jul 2021, 12:09

utilizar junta velha tambem e um motivo de espanar que vi muito ,maxanico nao troca a junta e vaza entao eles vao apertando os parafusos para ver se para de vazar ,parafuso no aluminho nao tem muito torque de aperto geralmente nunca utrapasa os 2 kilos de torque eos parafusos da termostatica aperta em etapas para que a peça acente parelho , aperta um pouco cada um ate encostar e um aperto final de 90graus com a chave e suficiente , ate porque acredito que a peça nao seja aluminho e sim aleaçao de magnesio que é mais fragil ainda.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por Almeidão » 14 Jul 2021, 12:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje utilizar junta velha tambem e um motivo de espanar que vi muito ,maxanico nao troca a junta e vaza entao eles vao apertando os parafusos para ver se para de vazar ,parafuso no aluminho nao tem muito torque de aperto geralmente nunca utrapasa os 2 kilos de torque eos parafusos da termostatica aperta em etapas para que a peça acente parelho , aperta um pouco cada um ate encostar e um aperto final de 90graus com a chave e suficiente , ate porque acredito que a peça nao seja aluminho e sim aleaçao de magnesio que é mais fragil ainda.


É antimônio, e ali usa um anel de borracha que custa aqui na cidade 2 reais, na GM custa um rim, mas mecânico sabe disto e não sei o motivo que eles realmente fazem isto que você comenta, aperta até estragar ou desmonta com ele quente etc.
Pra salvar esta peça bem salvada eu faria assim e sem precisar trocar por outra caso não se importe com a estética, porque eu me importo.
Desmonta ela, compre 3 parafusos de 6mm com 25 mm de comprimento ou talvez 20mm daria, como são baratos compre 3 de cada, compre 3 porcas de 6 mm, ou mais para fazer o serviço bem feito caso perca alguma, compre o anel de vedação novo, desmonte a peça, limpe bem onde fica o anel, ali tem que está 100% limpo. Pegue as 3 porcas, em um lado dela lixa ela no esmeril o máximo que puder para um lado ficar quase reto assim as 3 irão caber no fundo e coloque os 3 parafusos com estas porcas sendo o lado lixado para dentro, na parede externa da peça.

Opção 2, pegue 3 parafusos 6mm cabeça alem, calcule o tamanho entre 20 e 25 mm comprimento, coloque ele do lado ao contrário com loctite trava rosca la no final, ou seja coloque os parafusos, parafuse eles uns 10mm, coloque o loctite no final da rosco e complete parafusando até o final, depois é só colocar a termostática e colocar 3 porcas e parafusar. Eu faria esta segunda opção, o loctite faria o parafuso travar e não precisaria mais a chave para mexer ali, só a 10mm da frente e se fosse preciso lixar um pouco a cabeça do parafuso, ele ainda teria espaço para isto.
Imagem

GABEIRA AGE
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Abr 2022, 17:05
Nome Completo: wilker pajo
Cidade: florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 49

Vazamento na carcaça da válvula termostática - Vectra C

por GABEIRA AGE » 18 Abr 2022, 17:10

Dipoll escreveu:Fuente del Mensaje OIá senhoras e senhores, alguém poderia me dizer quais são os parafusos da carcaça da válvula termostática do Vectra?

tempos atrás eu levei meu Vecão numa oficina de mexanicos e eles acabaram com o meu carro e fizeram varias porquices no meu Vectra, nem gosto de lembrar, e uma dessas lambanças foi perder os parafusos da válvula termostática e colar a carcaça da válvula usando silicone. https://prnt.sc/1axlave

PARAFUSO 6MM, ISSO É SE FOR ORIGINAL

15 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 214 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 08:54