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Vectra CTroca do óleo do câmbio manual - Vectra C

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VitorISP
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Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por VitorISP » 04 Jan 2016, 23:26

Boa noite galera. Em breve irei fazer a revisão de 50 mil do meu GT e pretendo fazer uma manutenção bem completa. Um dos itens que pretendo substituir é o óleo da transmissão manual. Mesmo o manual dizendo que não é necessário substituir e só verificar o nível, irei fazer pois acredito que nenhum fluído é eterno, ainda mais com engrenagens em atrito.

Algumas coisas eu mesmo pretendo fazer, e a minha dúvida é se para trocar o óleo desse câmbio (F17 wr) existe bujão de dreno, ou é necessário remover o cárter da caixa. É recomendável a troca da junta caso seja necessária a retirada?

Abraço a todos.

Almeidão
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Re: Troca do óleo do câmbio manual

por Almeidão » 05 Jan 2016, 09:36

VitorISP escreveu:Boa noite galera. Em breve irei fazer a revisão de 50 mil do meu GT e pretendo fazer uma manutenção bem completa. Um dos itens que pretendo substituir é o óleo da transmissão manual. Mesmo o manual dizendo que não é necessário substituir e só verificar o nível, irei fazer pois acredito que nenhum fluído é eterno, ainda mais com engrenagens em atrito.

Algumas coisas eu mesmo pretendo fazer, e a minha dúvida é se para trocar o óleo desse câmbio (F17 wr) existe bujão de dreno, ou é necessário remover o cárter da caixa. É recomendável a troca da junta caso seja necessária a retirada?

Abraço a todos.


Primeiro de tudo, não use outro óleo a não ser o original que é sintético e muito bom embora seja muito caro. Experiencia própria.

Sim, é preciso remover a tampa da caixa embaixo, não é nada difícil e eu não troco esta junta que é de alumínio com pista de borracha. Eu compro o silicone negro, Super black, Loctite, Wurt, ou siloc, tem que ser o negro ou o cinza, limpo bem a junta com querosene depois agua e sabão e coloco o silicone nos dois lados dela e volto a montar com tudo limpo. No meu carro cabe 1,8 litros de óleo, alguns gabem 2, mas até mesmo os que cabem 2, é viável colocar somente 1,8. Aproveita e tira o bujão da caixa e limpe ele, ele tem um imã na ponta e fica bem sujinho. A unta não vedará se não usar o silicone que comento. Não usei torquímetro para colocar, apertei por intuição.

Voce pode colocar o óleo por cima no suspiro da caixa ou até mesmo pelo bujão lateral, eu prefiro colocar por cima.
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VitorISP
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Re: Troca do óleo do câmbio manual

por VitorISP » 05 Jan 2016, 10:46

Olá Almeidão, obrigado pelos esclarecimentos, vou comprar esse silicone negro para aplicar.

Óleo original sempre 75w85, prefiro pagar mais e ficar sossegado do que ter dor de cabeça depois. Igual o da DH que vou colocar o Dexron III GM.

O único que não será original vai ser o fluído de freio, vai entrar um ATE no lugar. :88:

Abraço!

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marcos.antonio
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Re: Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por marcos.antonio » 05 Jan 2016, 11:13

Fui olhar o nivel do cambio do meu VCD com 104.000 km..
O nível ta ok, e o óleo tá tão limpo aparentemente q até desisti de trocar .. :6:
O bujão magnético tava até bem limpo pela Km..
Vectra CD 2.0 8V 2003 manual.
Garagem : viewtopic.php?f=70&t=12102

Almeidão
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Re: Troca do óleo do câmbio manual

por Almeidão » 05 Jan 2016, 14:54

VitorISP escreveu:Olá Almeidão, obrigado pelos esclarecimentos, vou comprar esse silicone negro para aplicar.

Óleo original sempre 75w85, prefiro pagar mais e ficar sossegado do que ter dor de cabeça depois. Igual o da DH que vou colocar o Dexron III GM.

O único que não será original vai ser o fluído de freio, vai entrar um ATE no lugar. :88:

Abraço!


Sem duvida nenhuma que está muito cêdo para trocar este óleo que realmente não é tão eterno assim, mas ao colocar um outro qualquer minha dica seria rodar com este mais uns 150 mil kakkaka.
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Re: Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por VitorISP » 05 Jan 2016, 15:43

Kkk, estou ansioso pra trocar e ver o quanto e qual estado ele vai sair. Agora é botar o novo e esquecer por enquanto, paguei 140 nos dois litros (bom desconto da Accioly). Comprei o loctite negro também.

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Re: Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por Jeferson.eng » 06 Jan 2016, 18:49

Com pouca km assim, tenho quase certeza que vai sair muito parecido com o novo. Mas mesmo assim, vale a troca, pois manter tudo com óleo novo nunca faz mal (desde que se use o certo e na quantidade ideal).
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Re: Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por VitorISP » 07 Jan 2016, 17:38

Saiu meio preto já, lavei bem o cárter o parafuso com imã e a junta. Depois abasteci pelo respiro com a quantidade recomendada (1,6L). O da DH saiu mais limpo.

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Re: Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por Almeidão » 08 Jan 2016, 07:25

Nada do que você estava pensando, ele é bem bonito no frasco novo ao colocar na caixa e rodar uns mil km ele já muda a cor escurecendo. Na verdade ao esquentar ele fica com a cor de óleo de caixa e a coloração avermelhada forte muda para escuro. Se você abrir uma caixa com 100 mil como o mesmo óleo, ele terá a mesma coloração que saiu no seu carro.

Que bom que deu certo e as mudanças continuarão precisas porque este óleo faz a diferença.

Sds
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Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por NETTOKID » 08 Jul 2019, 20:45

VitorISP escreveu:Fuente del Mensaje Saiu meio preto já, lavei bem o cárter o parafuso com imã e a junta. Depois abasteci pelo respiro com a quantidade recomendada (1,6L). O da DH saiu mais limpo.

Amigo, após a reposição chegou a vazar pelo respiro do câmbio?no meu o mecânico utilizou 1.8l e vazou pelo respiro, seria o correto 1.6l ?

Almeidão
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Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por Almeidão » 09 Jul 2019, 10:07

O original hoje é sintético, muito bom as trocas melhoram muito com ele e eu nçao uso 1.8, uso algo de 1,6. Eu não sou engenheiro para garanti isto, mas acho que até com um litro ali daria certo. Com 1,5 com certeza que funciona perfeito.
O grande problema é que todos os itens que usam óleo tem uma máxima e uma mínima, estando no máximo está ótimo, só que o povão acha que estando no mínimo estaria péssimo e isto não é verdade. Pior ainda que com este medo uns coloca o máximo e depois um pouquinho a mais para ter certeza que o máximo está no máximo.
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Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por DelsonRamos » 28 Jan 2021, 00:48

Vou upar esse tópico mesmo. Podem me dar o prêmio pá de ouro kkkk

Tenho um Vectra Elegance 08/08 manual (ré perto da primeira marcha) e se eu não me engano, o câmbio é um F17-5WR, confere?
Qual(is) parafuso(s) eu tiro pra completar o óleo do câmbio?
o Vectra é o carro de quem não é tão novo para ter um Astra, mas não é tão velho para ter um Corolla :6:

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Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por chirola » 28 Jan 2021, 13:34

DelsonRamos escreveu:Fuente del Mensaje Vou upar esse tópico mesmo. Podem me dar o prêmio pá de ouro kkkk

Tenho um Vectra Elegance 08/08 manual (ré perto da primeira marcha) e se eu não me engano, o câmbio é um F17-5WR, confere?
Qual(is) parafuso(s) eu tiro pra completar o óleo do câmbio?


para completar o oleo tem duas chanses , completar tirando o respiro de oleo , ou tirar a cebolinha de re e completar pelo furo da cebolinha .
no meu cambio nao achei parafuso para ver o nivel de oleo alias cuando foi tirada a caixa para troca de embreagem procure e nao achei parafuso para conferir o nivel , entao por medo na hora de completar tirei a tampa do carter da caixa , e completei na medida indicada no manual pelo buraco da cebolinha de re.

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Troca do óleo do câmbio manual - Vectra C

por Almeidão » 28 Jan 2021, 15:35

ouvi relatos de uns não ter este parafuso, eu nunca vi. O meu fica atrás da saída da homocinética do lado direito. Sem ele eu sinceramente não saberia o nível que está, tendo o parafuso, o nível é ele, colocar óleo até começar a ser devolvido por este buraco.
Eu nçao pensei na cebolinha do óleo que então seria a terceira opção, porque o cambio tem um suspiro em cima e é fácil tirar e colocar o óleo por ali, mas cuidado para não colocar em excesso
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por chirola » 28 Jan 2021, 18:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ouvi relatos de uns não ter este parafuso, eu nunca vi. O meu fica atrás da saída da homocinética do lado direito. Sem ele eu sinceramente não saberia o nível que está, tendo o parafuso, o nível é ele, colocar óleo até começar a ser devolvido por este buraco.
Eu nçao pensei na cebolinha do óleo que então seria a terceira opção, porque o cambio tem um suspiro em cima e é fácil tirar e colocar o óleo por ali, mas cuidado para não colocar em excesso

serio procurei o parafuso do nivel e realmente nao achei nao ten mesmo , fui completar o oleo acostumado com monza kadette algum astra o parafuso fica na altura da base do retentor da homocinetica um parafuso 10 llave 10mm se nao me engano e sorpresa nao tem .
na hora de colocar eu tenho um funil pequeno com uma mangueirinha de gasolina de silicone e vai colocando de a pouco se colocar muito de repente vai vazar para fora , outra que achei chato poderiam ter colocado um buxao para escoar o oleo ne .
asim ficaria mais facil.

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por Almeidão » 29 Jan 2021, 08:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ouvi relatos de uns não ter este parafuso, eu nunca vi. O meu fica atrás da saída da homocinética do lado direito. Sem ele eu sinceramente não saberia o nível que está, tendo o parafuso, o nível é ele, colocar óleo até começar a ser devolvido por este buraco.
Eu nçao pensei na cebolinha do óleo que então seria a terceira opção, porque o cambio tem um suspiro em cima e é fácil tirar e colocar o óleo por ali, mas cuidado para não colocar em excesso

serio procurei o parafuso do nivel e realmente nao achei nao ten mesmo , fui completar o oleo acostumado com monza kadette algum astra o parafuso fica na altura da base do retentor da homocinetica um parafuso 10 llave 10mm se nao me engano e sorpresa nao tem .
na hora de colocar eu tenho um funil pequeno com uma mangueirinha de gasolina de silicone e vai colocando de a pouco se colocar muito de repente vai vazar para fora , outra que achei chato poderiam ter colocado um buxao para escoar o oleo ne .
asim ficaria mais facil.


É que a ideia deles este óleo não precisaria trocar nunca e não precisa mesmo porque o calor ali é baixo para estragar lo, basta ir completando. Mas veja o meu caso, vazou pelo retentor da homocinética e eu tive que completar e já não havia mais este óleo na GM e que ele foi substituído pelo sintético. Tive então que soltar os parafusos embaixo e liberar o que tinha para colocar o sintético e tudo por culpa de um engenheiro de M... que poderia ter colocado este bujão para escoar lo.
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por chirola » 29 Jan 2021, 13:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É que a ideia deles este óleo não precisaria trocar nunca e não precisa mesmo porque o calor ali é baixo para estragar lo, basta ir completando.


iso funcionaria em paises aonde os carros tem tempode vida util entre 5 a 10 anos maximo , a nossa realidade e outra .

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por DelsonRamos » 30 Jan 2021, 11:27

Valeu, galera. Realmente vi o parafuso do suspiro da caixa de câmbio, vou completar por ele mesmo. A questão é achar o parafuso que vai vazar o óleo, pra saber o quanto eu tenho que colocar até escorrer por ele.
o Vectra é o carro de quem não é tão novo para ter um Astra, mas não é tão velho para ter um Corolla :6:

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por chirola » 30 Jan 2021, 14:10

DelsonRamos escreveu:Fuente del Mensaje Valeu, galera. Realmente vi o parafuso do suspiro da caixa de câmbio, vou completar por ele mesmo. A questão é achar o parafuso que vai vazar o óleo, pra saber o quanto eu tenho que colocar até escorrer por ele.

Imagem

bom na imagem da para ver que indica para completar pelo respiro
pelo que entendi na imagem tem dois modelos um tem o bujao do lado esquerdo (motorista ) , e a imagem de baixo parece ser do lado dereito (carona)
quem teve a ideia de colocar um bujao do lado dereito so pra ver tem que tirar o protetor de carter , que no vectra e grandinho e chatinho de tirar
pode que no 8v consiga por cima no 16v nao tem espaço nem para pensar .
tem horas que da saudades da minha belina 2 daba para sentar no cofre para mexer e tinha aquela peça moderna que acababa com tudos os problemas de bomba sensores , sonda e tudo mais .
um bo e belinho carburador 32 36 com progreçao mecanica lembro que so limpei o chicle uma vez

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por Almeidão » 30 Jan 2021, 16:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
DelsonRamos escreveu:Fuente del Mensaje Valeu, galera. Realmente vi o parafuso do suspiro da caixa de câmbio, vou completar por ele mesmo. A questão é achar o parafuso que vai vazar o óleo, pra saber o quanto eu tenho que colocar até escorrer por ele.

Imagem

bom na imagem da para ver que indica para completar pelo respiro
pelo que entendi na imagem tem dois modelos um tem o bujao do lado esquerdo (motorista ) , e a imagem de baixo parece ser do lado dereito (carona)
quem teve a ideia de colocar um bujao do lado dereito so pra ver tem que tirar o protetor de carter , que no vectra e grandinho e chatinho de tirar
pode que no 8v consiga por cima no 16v nao tem espaço nem para pensar .
tem horas que da saudades da minha belina 2 daba para sentar no cofre para mexer e tinha aquela peça moderna que acababa com tudos os problemas de bomba sensores , sonda e tudo mais .
um bo e belinho carburador 32 36 com progreçao mecanica lembro que so limpei o chicle uma vez


Sim, a imagem debaixo é igual ao meu, lado oposto da imagem de cima, atrás da saída da homocinética lado direito, mas dá para mexer ali sem tirar o protetor do carte e usa uma chave 13 de boca. Este parafuso tem na ponta um imã preso a ele, ao tirar solte um do outro e limpe o que certamente estará bem preto de sujeira com ferro.
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