Pedro Josino escreveu:Alcir Andreoni escreveu:Então, quando fui fazer o balanceamento ficou notório que o pneu tem uma certa deformidade. Porém o consultor técnico da distribuidora disse que eu deveria desfazer o rodízio para para acabar com a trepidação e esquecer a garantia, pois a Pirelli não dá. Isso que está me deixando nervoso...
Quando você fala consultor técnico é tipo aqueles vendedores? Na Volkswagen existem consultores técnicos que recebem o veículo agendado mas pouco, ou nada, eles entendem de mecânica, talvez esse camarada pouco ou nada entenda da engenharia de pneus, não posso afirmar pois não tenho expertise nisso.
Em 2007, quando tirei minha carteira de motorista, tinhamos em casa uma Zafira com quase 6 anos de uso e nada eu entendia de carro. Levei o carro para uma revisão antes de viajar (substituição da bateria, silencioso, alinhamento e balanceamento) e me disseram que eu tinha um pneu deformado e que ele não pegaria balanceamento, mas bastava deixar atrás que resolvia. Seguimos o conselho.
No dia seguinte viajamos e percorremos uma distância de 400Km e passamos o feriado nessa cidade. Na volta, começamos a sentir a traseira balançando muito e foi assim até chegarmos em nossa cidade.
No dia seguinte, me dirigi a revenda oficial da Goodyear aqui na cidade (era a marca dos pneus) e contei o ocorrido e eles disseram que o pneu havia deformado. Eles retiraram as rodas do carro e colocaram na máquina de balanceamento e detectaram que uma das rodas havia um pequeno empeno e alegaram ser ele o responsável pela deformação do pneu. No fim das contas, esse pneu ajudou a deformar o pneu do outro lado. Com isso, nos vimos na necessidade de substituir os quatro pneus do carro.
Hoje eu tenho algum conhecimento sobre carros e sei que ele é uma arma letal. Com itens de segurança eu não brinco e pneu é um deles. Desde que criei consciência sobre isso, substituo os pneus antes de chegar ao TWI (indicador de desgaste), mesmo que aparentemente novo, se tiver 5 anos de fabricado eu substituo com medo de ressecamento, se tiver com bolhas, descolando ou deformado, eu substituo por medo de uma "explosão" do mesmo em alta velocidade.
Sem falar que pneus sem balanceamento comprometem todo o carro. Por mais que não perceba a vibração, ela existe e isso vai ocasionando fadiga de componentes e até mesmo folgando o aperto de parafusos. A vibração é uma das maiores inimigas do carro, é ela que vai fadigando a maioria das peças.
Eu iria atrás da revenda Pirelli e tentaria a garantia, o pior que pode acontecer é você levar um não. E na melhor das possibilidades é ganhar um pneu novo. Mas se a suspensão estiver com fadigas, roda empenada ou arranhada, talvez eles neguem mesmo a garantia. Se não houver o chumbo do balanceamento eles podem dizer que a falta de balanceamento deformou o pneu. Tudo é motivo para anulação de garantia de um item são sensível quanto pneu.
Tudo que você relatou eu estou enfrentando. Um pneu com menos de 10.000km apresentando deformação e não dando balanceamento é de deixar furioso. Um "consultor técnico" que diz que a fábrica é "criteriosa" e que dificilmente cobre a garantia deixa mais ainda.
Se eu tiver de trocar o pneu obviamente trocarei por outra marca. Depois dessa Pirelli nunca mais.