O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CLuz do óleo ligada em lenta com motor quente

24 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 25 Mar 2022, 07:43

Antes de tudo, nunca se deve usar um óleo com a viscosidade diferente do especificado no manual, ou seja a viscosidade tem que ser seguida e não se pode afinar e nem engrossar com aditivos etc. Explicando a grosso modo se voce usar uma bomba jogando agua ela irá jorrar em uma certa distancia mais ela pode ser comprimida com mais facilidade. Ao contrario de usar óleo nesta bomba o óleo vai ter menos ditancia na saida, mas com certeza ele terá mais pressão por ser mais grosso que a água. Este fato acontece porque ao tapar a mangueira com água a bomba vai girar em falso com mais facililidade pela menor resistencia que a agua tem alem de um poder hidráulico menor que o óleo. Na prática acontece também com óleo sendo mais fino para um motor que pede uma viscosidade maior.
A diferença interna do motor mais novo pode está exatamente na bomba e no retorno dela que aliás todas tem, isto porque aparentemente as galerias são todas iguais a olho nu.
Este vídeo abaixo mostra a diferença com teste visual sobre a pressão quando se usa um óleo errado.

https://www.youtube.com/watch?v=i-F8Uda7Cb4
Imagem

Rodrigo12
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Mar 2022, 10:03
Nome Completo: Denilson Santiago
Cidade: Taboão
Estado: Piauí
País: Brasil
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Rodrigo12 » 25 Mar 2022, 18:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Rodrigo12 escreveu:Fuente del Mensaje O meu apresentou esse mesmo problema hoje e estranhamente após colocar o óleo 5w30 o antigo dono colocava o mais grosso. Ele aparece a luz do óleo ao estar em baixa rotação ou no sinal, aí ao acelerar, ou sair com o carro ela some, chega no sinal e reduz aparece de novo, seria um problema crônico ou devo me preocupar de fato?

Náo 3 normal teria que medir a pressão do óleo para saber se por causa da bomba cansada , folga no motor , ou a cebolinha indo pro espaso ,
Óleo 5w30eu acho muito fino ,



Eu também acho mano, no manual tem recomendando esse, meu cunhado tem um vectra há 12 anos e usa sempre o 15w40 nunca deu problema aí já não sei né. rsrs

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por chirola » 25 Mar 2022, 19:27

Eu coloco 15w40 a bomba de óleo dura muito arriscou a falar que dura mais do que o motor , muito difícil dar problema .
O óleo 15w40 esta dentro dos indicados no manual

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Luz do óleo ligada em lenta com motor quente

por Almeidão » 25 Mar 2022, 19:30

Bom, está dado a luz do óleo
Imagem

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 167 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 03:15