O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaFreio travando sozinho...
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

21 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Freio travando sozinho...

por Alcir Andreoni » 05 Ago 2013, 08:26

Prezados bom dia!

Faz duas semanas eu fiz a troca do disco e plastilha do meu Vectra. Tentei não frear bruscamente nos primeiros 300KM, conforme recomendações. Até então parecia que tudo estava perfeito, porém na última sexta-feira fui até Cumbica e percebi que meu carro estava meio devagar, dando a impressão que estava sem força. Quando estava voltando para casa, comecei a ouvir um som vindo das rodas da frente, como se o disco estivesse sendo travado pelas pastilhas. Voltei no centro automotivo no sábado, onde foram retiradas as pastilhas, lixadas e colocadas de volta. Novamente parecia que tudo estava perfeito, mas foi esquentar o freio o começou tudo de novo.

Alguém ja enfrentou este problema? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Freio travando sozinho...

por Ricardo Pinto » 05 Ago 2013, 12:54

Alcir Andreoni escreveu:Prezados bom dia!

Faz duas semanas eu fiz a troca do disco e plastilha do meu Vectra. Tentei não frear bruscamente nos primeiros 300KM, conforme recomendações. Até então parecia que tudo estava perfeito, porém na última sexta-feira fui até Cumbica e percebi que meu carro estava meio devagar, dando a impressão que estava sem força. Quando estava voltando para casa, comecei a ouvir um som vindo das rodas da frente, como se o disco estivesse sendo travado pelas pastilhas. Voltei no centro automotivo no sábado, onde foram retiradas as pastilhas, lixadas e colocadas de volta. Novamente parecia que tudo estava perfeito, mas foi esquentar o freio o começou tudo de novo.

Alguém ja enfrentou este problema? :47:



Oh servicinho marreta este de lixar as pastilhas :/

No minimo tinham que abrir o cavalete e olhar os cilindros... Trocou o fluido tb ? qual dot colocaram ? Aposto nas pastilhas Cobreq dos inferno...

Coloquei um par de cobreq no meu e na mesma semana tirei e joguei no meio da rua... era esquentar ela pegava depois no disco... não sei explicar o porque talvem não esteja decipando calor, so sei que so resolvi isto retrabalhando os discos e usando pastlhas gringas, mas ai o meu caso era especifico...

Aconselho a levar em um lugar especializado para que abram o cilindro e vejam todos eles, troque o Dot que colocaram por 4 ou 5 e pastilhas não devem ser lixadas, depois ficam deformadas por um bom tempo ate "acentarem" no disco de novo, ferrando o disco obviamente...

Abs.

MarceloOliveira

Re: Freio travando sozinho...

por MarceloOliveira » 05 Ago 2013, 13:05

Ricardo Pinto escreveu:Aposto nas pastilhas Cobreq dos inferno...


:lol:

eu usei cobreq no corsa wagon que tive, duraram bastante :-)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio travando sozinho...

por Almeidão » 05 Ago 2013, 18:18

Você precisa checar se os pistões não estão travando e da forma que você descreve parece que sim. Na verdade o reparo não dura muito por ser muito simples, um anel de borracha e nada mais entre o pistão e a pinça e se ele estiver travando e esquentando demais, só trocando para resolver. Se seu carro for disco nas 4, troque os 4 reparos porque um trava e logo os outros também. Este serviço deve ser feito pelo menos a cada 2 anos que é trocar os reparos mais o fluido completo. Se for tambor na traseira, deve ser trocado os burrinhos.
Certamente ele pode durar bem mais que isto, mas já é contar com a sorte a qual não podemos porque muitas vezes esta tal de sorte pode nos trair.

Tem um How to aqui sobre reparos, verão que é fácil fazer, mas na duvida pague para um profissional.

Sds
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Freio travando sozinho...

por Luiz Antunes » 05 Ago 2013, 22:20

Cuidado ,
pq em alguns casos os mangotes se incham pelo lado de dentro e entopem , já vi isso mais de uma vez .

Como mangotes são baratos troque o par deles . Depois poste o que aconteceu .

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Freio travando sozinho...

por Alcir Andreoni » 06 Ago 2013, 06:26

Vamos lá...

As pastilhas não são cobreq, são Bosch e meu carro não tinha problema nenhum de freio, até que os discos e pastilhas ainda tinham uns 10.000km pela frente, mas como não gosto de deixar tudo para última hora, resolvi trocar agora.

O fluido de freio utlizado é DOT 4.

Vou voltar ao centro automotivo e pedir uma checagem das pinças...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Freio travando sozinho...

por Alcir Andreoni » 12 Ago 2013, 15:45

Dando retorno sobre este assunto.

Voltei no centro automotivo onde desmontaram e montaram tudo novamente, aparentemente está tudo perfeito, não tem mais sinal de travamento.

Agora é só acompanhar... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Cristiangodoy
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mai 2017, 00:14
Nome Completo: Cristian Godoy
Cidade: ACRELANDIA
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Freio travando sozinho...

por Cristiangodoy » 01 Mai 2017, 00:26

Oi pessoal pedem me ajudar ?
Fiz á troca de disco.pastilhas .e cilindro mestre. E o carro está freiado quando esquenta baita dor de cabeça meu carro e um vectra 97 .

Ronantierres
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Set 2019, 21:01
Nome Completo: Ronantierres freitas oliveira
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 32

Freio da roda traseira direita e dianteira esquerda travando quando utiliza freio vectra b

por Ronantierres » 13 Set 2019, 21:08

Quando utilizo o freio por 2 ou 3 vezes a roda começa travar .iniciou travando a dianteira esquerda daí tirei a pinça para ver se era a pinça ,daí começou a travar a traseira direita .a roda travou na última vez q o disco de freio ficou vermelho.... será problema no cilindro mestre ou pode ser sistema com ar?

AMF5600
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jan 2017, 20:18
Nome Completo: Edson Fernando da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Freio travando sozinho...

por AMF5600 » 02 Jan 2021, 17:01

Ronantierres escreveu:Fuente del Mensaje Quando utilizo o freio por 2 ou 3 vezes a roda começa travar .iniciou travando a dianteira esquerda daí tirei a pinça para ver se era a pinça ,daí começou a travar a traseira direita .a roda travou na última vez q o disco de freio ficou vermelho.... será problema no cilindro mestre ou pode ser sistema com ar?

O meu Vectra GLS travou a roda dianteira esquerda pouco antes de viajar no feriado, na quinta feira. Consegui chegar ao mecânico já saindo fumaça das pastilhas.
Me disseram que era pinça que travou. Gastei uma nota pra trocar os discos, pastilhas e flexível, mas não deu 3 km saindo da oficina e travou novamente. Lá se foi as férias na praia.
Retornando pra oficina, o mecânico me disse que é problema no ABS e está travando as rodas DD e TE. Faz sentido isso? O cara quer que me cobrar mais R$ pra revisar o ABS. Só pode estar louco.
Alguém pode já passou por isso pode me mudar? Segunda feira vou levar o carro na oficina novamente tenho minhas dúvidas sobre esta estória de ABS.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Freio travando sozinho...

por Almeidão » 02 Jan 2021, 19:01

Eu não entendo muito bem de ABS, outro falará aqui mas acho estranho o ABS travar, acho até falha na engenharia um sistema preparado para destravar e fazer ao contrário. As pinças de freios funcionam com um anel de borracha tão simples que as vezes me pergunto como que algo tão simples funciona tão bem, mas quando elas travam e se não trocar o reparo não tem jeito isto porque o pisão fica de lado e começa a agarrar. Será que o mecânico trocou os reparos mesmo? Ou destravou e montou como estava pensando que daria certo? Pior que você tira o anel de borracha velho e não vê diferença do novo, ai você troca e tudo fica bom.

Sobre o freio, sim ele trabalha em X dianteira direita com traseira esquerda e dianteira esquerda com traseira direita. Até nisto foi pensado caso houver uma perca de freio em um lado e o carro terá ainda duas rodas uma cada lado para frear, não é 100% perfeito mas ainda é melhor que frear um lado somente.

Vamos esperar um outro comentar sobre este ABS travando
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Freio travando sozinho...

por danrmp » 02 Jan 2021, 20:44

Para descobrir se é o ABS, basta soltar a linha hidráulica que sai dele correspondente à roda que está travando. Se sair bastante fluido e a roda destravar, é nele.

Mas é bem difícil isto acontecer, a unidade hidráulica do ABS é feito de forma a ser uma passagem livre quando ele não está atuando. É mais fácil ocorrer entupimento nas galerias que sã utilizadas para soltar a roda do que ao contrário.

Vc não detalhou o que foi feito no mecânico. O certo nestes casos é remover o pistão, limpar toda a oxidação e se for o caso, fazer a troca dos reparos. Em casos extremos, só a troca do pistão resolve. Isto é causado por não trocar o fluido de freio dentro do intervalo.

AMF5600
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jan 2017, 20:18
Nome Completo: Edson Fernando da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Freio travando sozinho...

por AMF5600 » 03 Jan 2021, 11:50

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Para descobrir se é o ABS, basta soltar a linha hidráulica que sai dele correspondente à roda que está travando. Se sair bastante fluido e a roda destravar, é nele.

Mas é bem difícil isto acontecer, a unidade hidráulica do ABS é feito de forma a ser uma passagem livre quando ele não está atuando. É mais fácil ocorrer entupimento nas galerias que sã utilizadas para soltar a roda do que ao contrário.

Vc não detalhou o que foi feito no mecânico. O certo nestes casos é remover o pistão, limpar toda a oxidação e se for o caso, fazer a troca dos reparos. Em casos extremos, só a troca do pistão resolve. Isto é causado por não trocar o fluido de freio dentro do intervalo.

Primeiramente, obrigado aos membros do clube pelas respostas.
Pelo que está descrito no orçamento, realmente não deve ter sido realizado a troca do reparo da pinça. Vou começar por aí.
Está semana devo levar o carro no mecânico pra verificar o que está ocorrendo e posto aqui a solução, quando encontrar.
Obrigado pela ajuda.

MiqueiasGuadagnin
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2022, 10:04
Nome Completo: MIQUEIAS DE SOUZA GUADAGNIN
Cidade: Reserva
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Freio do Carro Travando Sozinho

por MiqueiasGuadagnin » 08 Jul 2022, 11:04

Opa pessoal Tudo tranquilo com vocês?
Tenho um vectra 97 2.0 16v Automático e com ABS e venho tendo um problema com ele de um tempo para cá, os freios dianteiros travam depois de rodar com o carro um certo tempinho tipo uns 15 minutos, e o pedal fica praticamente travado sem curso, quando solta as conexões do cilindro mestre e da uma sangrada ele destrava e volta a travar logo em seguida, foi trocado o reparo dos pistões das pinças de frios, trocado o fluido de freio e foi feito o sangramento porem continua a mesma coisa, alguém de vocês teve algum problema parecido ou sabem oque pode ser?

[VECTRA B]

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Freio do Carro Travando Sozinho

por Almeidão » 08 Jul 2022, 11:29

De longe fica muito dificil ter a certeza no que seja. Mas se tudo foi feito corretamente, pode ser problema no ABS ou no cilindro mestre.
Uma pergunta. Estava assim e você trocou os reparos para consertar ou trocaste os reparos e ele ficou assim?
Imagem

MiqueiasGuadagnin
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2022, 10:04
Nome Completo: MIQUEIAS DE SOUZA GUADAGNIN
Cidade: Reserva
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Freio do Carro Travando Sozinho

por MiqueiasGuadagnin » 08 Jul 2022, 11:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje De longe fica muito dificil ter a certeza no que seja. Mas se tudo foi feito corretamente, pode ser problema no ABS ou no cilindro mestre.
Uma pergunta. Estava assim e você trocou os reparos para consertar ou trocaste os reparos e ele ficou assim?

Troquei o reparo para tentar resolver o problema

Tópico Movido

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Freio travando sozinho...

por Almeidão » 08 Jul 2022, 14:05

Então se o serviço foi feito corretamente pode ser problema do ABS ou cilindro mestre. Está mais para ser o ABS
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Freio travando sozinho...

por chirola » 08 Jul 2022, 14:15

cada um tem a sua manha para facer o trabalho nos freios , ou costumo voltar os pistão das pinças com o sangrador aberto foi asim que aprendi cuaçquer sujeira pode trancar as solenoides do abs , e sangro o freio com o carro ligado .

cuando fala que o pedal fica sem curso , ele fica o pedal baixo ouele tranca com o pedal em cima ?
se o pedal fica trancado em baixo pode ser o cilindro mestre ,
cuando tranca e vc sangra para destrancar sai ar do sistema?
tem que ver se cuando tranca esta trancando so uma roda ou trancando mais de uma

MiqueiasGuadagnin
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Jul 2022, 10:04
Nome Completo: MIQUEIAS DE SOUZA GUADAGNIN
Cidade: Reserva
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

Freio travando sozinho...

por MiqueiasGuadagnin » 09 Jul 2022, 08:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cada um tem a sua manha para facer o trabalho nos freios , ou costumo voltar os pistão das pinças com o sangrador aberto foi asim que aprendi cuaçquer sujeira pode trancar as solenoides do abs , e sangro o freio com o carro ligado .

cuando fala que o pedal fica sem curso , ele fica o pedal baixo ouele tranca com o pedal em cima ?
se o pedal fica trancado em baixo pode ser o cilindro mestre ,
cuando tranca e vc sangra para destrancar sai ar do sistema?
tem que ver se cuando tranca esta trancando so uma roda ou trancando mais de uma

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cada um tem a sua manha para facer o trabalho nos freios , ou costumo voltar os pistão das pinças com o sangrador aberto foi asim que aprendi cuaçquer sujeira pode trancar as solenoides do abs , e sangro o freio com o carro ligado .

cuando fala que o pedal fica sem curso , ele fica o pedal baixo ouele tranca com o pedal em cima ?
se o pedal fica trancado em baixo pode ser o cilindro mestre ,
cuando tranca e vc sangra para destrancar sai ar do sistema?
tem que ver se cuando tranca esta trancando so uma roda ou trancando mais de uma

Quando o freio trava o pedal fica travado bem em cima, posso pisar com força que ele não abaixa fica com zero de curso, quando eu retiro o cano que vai do cilindro mestre para o ABS ele vaza o óleo e solta o freio e o pedal volta a ficar normal

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Freio travando sozinho...

por chirola » 09 Jul 2022, 12:07

MiqueiasGuadagnin escreveu:Fuente del Mensaje eu retiro o cano que vai do cilindro mestre para o ABS ele vaza o óleo e solta o freio e o pedal volta a ficar normal


cuando o pedal trancar faz um teste ao inves de soltar o cano que vao do cilindro para oabs , solta algum cano que vai do abs ate a roda para ver se o oleo esta pasando pelos solenoidesdo abs, asim vc consegue ver se eles estão trancados ou tem pouco fluxo de fluido .
vai ter que checar de a um para tentar identificar

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 202 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.