O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CApito ao tirar a chave do contato - Vectra C

42 mensagens
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Arquiteto » 22 Out 2014, 20:42

não quero tirar o sono de ninguém mas

o motivo que uso grafite esta escrito no manual de todos meus vectras

vou citar aqui o trecho do manual do 2011:

"seção 11-3 limpeza e cuidados com o veiculo

portas

"lubrifique os tambores das fechaduras com po de grafite "

por analogia uso no tambor da chave que acredito ser tambem uma fechadura

:76:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Almeidão » 24 Out 2014, 07:45

Arquiteto escreveu:não quero tirar o sono de ninguém mas

o motivo que uso grafite esta escrito no manual de todos meus vectras

vou citar aqui o trecho do manual do 2011:

"seção 11-3 limpeza e cuidados com o veiculo

portas

"lubrifique os tambores das fechaduras com po de grafite "

por analogia uso no tambor da chave que acredito ser tambem uma fechadura

:76:


Concordo contigo que o tambor da chave pode se considerar uma fechadura. Porém. Quantas vezes voce usa a chave para abrir a porta do seu carro em um dia? e Quantas vezes voce liga o seu carro em um dia? Neste caso a tendencia é voce usar mais grafite na ignição e por experiencia própria sei que um momento ela vai ficar ruim.

As coisas mudam, no meu manual manda eu usar óleo 20W50, eu não li ainda, mas parece que o óleo de hoje é outro. O mesmo da caixa que era mineral hoje se usa sintético, sendo que o motor não mudou nada nem a caixa, ou seja são as mesmas peças se movimentando.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Arquiteto » 24 Out 2014, 11:45

realmente tem fundamento Almeidão ... os lubrificantes evoluem

o importante acredito que seja não deixar o sistema trabalhar a seco,

a lubrificação deve ter caráter preventivo e depois que o problema esta instalado

ai pode nem resolver mais ...

aqui na garagem fiz o procedimento uma vez apenas em cada carro preventivamente

e nunca precisei repetir


ja nas fechaduras tipo tetra chave das portas de casa com o passar dos anos

ja tive de reaplicar cerca de tres vezes, sorte ou não , ainda não houve efeitos colaterais

então por hora tem funcionado pelo menos pra min ...


outro local que merecia cuidados na lubrificação era a base da alavanca/trambulador dos câmbios manuais

no meu primeiro vectra, uma vez que ficou péssimo passar as marchas

dentro do carro experimentei varias coisas graxa, silicone spray e desengripante

melhorava na hora mas logo depois ficava pior que antes ...

so consegui resultado satisfatório e duradouro com a graxa de silicone ...

dica também do manual

ja la no cofre do motor na ponta do varão o desengripante era tiro e queda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Almeidão » 24 Out 2014, 12:28

Esta dica do silicone é uma ótima dica e eu nunca soube onde encontrar e em alguns lugares uso graxa branca. Estas réplicas já pode ter me ajudado, talvez por ser teimoso muitas vezes consigo ter uns 2% de lucro akkakakka. Onde e qual comprar? Voce pode informar por favor? Seria um ótimo lucro para este outubro que não está sendo nada bom pra mim akkak.

No meu caso seria para usar na esfera da alavanca a qual uso no meu carro que é com cabos de aço e pretendo refazer este ano nas férias, lá neste logal que é o meio da alavanca e saindo para uma lateral, tem um acoplamento de plástico que é envolvido por um outro de borracha e funciona perfeito até desmontar. Óbvio que ao usar graxa esta capa de borracha ao desmontar outra vez já não serve mais e mesmo se eu usar silicone com certeza ao desmontar eu irei trocar de qualquer jeito por uma peça nova, mas já sabendo que não será danificada por usar o silicone o qual ainda não encontrei.

Sobe o uso do Grafite onde disse que ele serve somente para lápis, acho que errei porque existe a graxa grafitada, só não sei se é o mesmo grafite apesar de achar que sim.

Sds
Imagem

sandrosoares
GL Member
GL Member
Mensagens: 62
Registrado em: 09 Out 2014, 22:47
Nome Completo: Jose Sandro Soares Pereira Junior
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por sandrosoares » 24 Out 2014, 18:39

Almeidão escreveu:kakkakakka, por isto que está endurecendo. Este grafite era dura pra caramba.
O dia que usarem óleo, seja sintético ou mineral verão que o grafite só vai entupindo. Basta molhar a chave no óleo, colocar no local girar ela umas vezes, tirar e limpar a chave e verão que é a solução mais viável e ela não borrará os bolsos como muitos pensam. Esta peça vem lubrificada de fábrica e não é com grafite, nem uma peça vem com este lubrificante seco que inventarom para entupir canaletas. Voce que já colocou WD, faça isto agora com o óleo antes de desmontar e depois dê seu comentário aqui.

O óleo ali com o tempo se dissipa, o grafirte não.


Vou testar isso no meu. Não chega a travar, mas percebi que tem muito atrito quando eu giro a chave, parece meio 'seco'. Dependendo dos componentes grafite pode causar corrosão, sem contar que é condutor (depende).

Até breve
Editado pela última vez por sandrosoares em 24 Out 2014, 18:55, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Arquiteto » 24 Out 2014, 18:51

Almeidão,

vc acha a graxa de silicone em lojas de componentes eletrônicos

eu usava da implastec

e recomendada para lubrificar as partes plásticas

:88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Almeidão » 27 Out 2014, 08:10

Arquiteto escreveu:Almeidão,

vc acha a graxa de silicone em lojas de componentes eletrônicos

eu usava da implastec

e recomendada para lubrificar as partes plásticas

:88:


Obrigado Arquiteto, vou dar uma pesquisada e comprar, afinal esta peça que comentei é plastica e a esfera metal.

Sds
Imagem

Mauricio Maia
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Nov 2014, 11:47
Nome Completo: Mauricio Oscar bandeira Maia
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Mauricio Maia » 03 Nov 2014, 12:11

Amigos, o meu GTX tá com esse mesmo problema, de não identificar que a chave saiu. Resultado, fica apitando e não arma o alarme. Alguém conhece algum profissional aqui em Brasília que resolva esse problema de uma forma econômica? Estive vendo, a peça nova custa cerca de R$ 200,00 na concessionária e a mão de obra achei por volta de outros duzentos. Achei caro. Na GM ainda disseram, por telefone, que teria que trocar tudo, suporte e cilindros, o que elevaria o valor total pra mais de 1200 reais. E ai, alguma dica? Agradeço desde já. Abs.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Almeidão » 03 Nov 2014, 19:59

Mauricio Maia escreveu:Amigos, o meu GTX tá com esse mesmo problema, de não identificar que a chave saiu. Resultado, fica apitando e não arma o alarme. Alguém conhece algum profissional aqui em Brasília que resolva esse problema de uma forma econômica? Estive vendo, a peça nova custa cerca de R$ 200,00 na concessionária e a mão de obra achei por volta de outros duzentos. Achei caro. Na GM ainda disseram, por telefone, que teria que trocar tudo, suporte e cilindros, o que elevaria o valor total pra mais de 1200 reais. E ai, alguma dica? Agradeço desde já. Abs.


Voce já colocou óleo na chave para lubrificar? Esta é a minha dica.
Imagem

Mauricio Maia
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Nov 2014, 11:47
Nome Completo: Mauricio Oscar bandeira Maia
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Mauricio Maia » 04 Nov 2014, 21:53

Coloquei wd40 e realmente voltou a funcionar na hora. Gostei das dicas, tanto do óleo quanto do WD. O meu receio agora é que sei que a peça deve estar nas últimas, prestes a quebrar de vez. Queria trocar o suporte do miolo logo para resolver de vez o problema. De qualquer jeito, agradeço a resposta.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Almeidão » 14 Nov 2014, 17:15

Almeidão escreveu:
Arquiteto escreveu:Almeidão,

vc acha a graxa de silicone em lojas de componentes eletrônicos

eu usava da implastec

e recomendada para lubrificar as partes plásticas

:88:


Obrigado Arquiteto, vou dar uma pesquisada e comprar, afinal esta peça que comentei é plastica e a esfera metal.

Sds


Chegou minha graxa de silicone, ao abrir levei um susto e pensei ter sido enganado, ví que é igual vaselina. Como no meu carro tem quaaaase tudo, tenho vaselina. Peguei um pouco e com um isqueiro coloquei fogo, derreteu na hora. Peguei o silicone aparentemente igual a vaselina e fogo nele também, NÃO MUDOU NADA kakakaka. ÓTIMO, tem uma fantástica consistencia.

Este ano vou abrir o meu cambio que é com cabos de aço e muitas peças plásticas que eu uso graxa branca que não é um mal negócio, mas ele vai receber silicone no local. Hoje já até limpei a haste que fica em cima da caixa e já coloquei silicone alí.

Detalhe, não tem folga nenhuma e como eu mudei o sistema todo a nivel Almeidão, nem tem como folgar, mas como eu sempre disse, dois anos de uso e é um uso diário, precisa de manutenção.

Comprei dois potes de 100 gramas cada, paguei R$ 55,60 + frete e acho que fiz um ótimo negócio.

Mais uma vez, obrigado Arquiteto pela ótima dica.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Apito ao tirar a chave do contato

por Arquiteto » 14 Nov 2014, 23:07

legal Almeidão ,

depois conta se vai aprovar o resultado

:88:

Avatar do usuário
gustavo_bauru
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Dez 2016, 16:42
Nome Completo: Gustavo Marques Zuniga
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por gustavo_bauru » 27 Dez 2016, 17:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Basta molhar a chave no óleo, colocar no local girar ela umas vezes, tirar e limpar a chave e verão que é a solução mais viável

Obrigado pela dica Almeidão. Tentei o óleo spray, mas não deu certo; então banhei a chave naquela velho óleo King, deixei ela no contato um pouquinho, e pronto: problema resolvido.

Jefferson valentim
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Dez 2016, 06:04
Nome Completo: Jefferson valentim
Cidade: Alvorada
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por Jefferson valentim » 09 Jan 2017, 17:49

Tchê, tenho um Vectra 2011 e está com esse problema, ao abrir a porta o carro fica apitando, mesmo tirando a chave dá ignicao, o que pode ser ?

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por Tiagomos1 » 09 Jan 2017, 20:17

Jefferson valentim escreveu:Tchê, tenho um Vectra 2011 e está com esse problema, ao abrir a porta o carro fica apitando, mesmo tirando a chave dá ignicao, o que pode ser ?

O sistema está com problema. Pode ser falta de lubrificação, como discutido no tópico. Que é simples de resolver (lubrificar o mecanismo)
Mas pode ser problema devido ao desgaste do mecanismo, aí tem que verificar se é o comutador, ou o suporte da ignição ou o niolo da ignição

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Junior Tonin
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Ago 2021, 20:41
Nome Completo: Americo Donizetti Tonin Junior
Cidade: Miraselva
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 2003/2004
Idade: 26

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por Junior Tonin » 27 Ago 2021, 21:12

Boa noite,

Estou com o mesmo problema no meu 03/04 CD

O mesmo continua com o barulho mesmo sem a chave no contato, e isso faz com que o alarme não funcione bem, algumas portas travam, outras não.

A chave gira com facilidade, a partida também

Passei WD como indicado, porém a chave apenas sai com sujeira preta, e o barulho continua.

Estava pensando em tirar aquela capa, e o miolo, para lubrificar ele,e limpar fora do carro, é possível? O processo é complicado?

Outra dúvida, eu acho que a chave não está sendo jogada pra fora como vocês dizem, qual parte do miolo é responsável por isso? Não ouço nenhum estralo…

Desde já agradeço…

Junior Tonin
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Ago 2021, 20:41
Nome Completo: Americo Donizetti Tonin Junior
Cidade: Miraselva
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 2003/2004
Idade: 26

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por Junior Tonin » 02 Set 2021, 09:10

Janderson escreveu:Fuente del Mensaje Problema crônico na linha Vectra e até mesmo em outros GMs, já foi amplamente divulgado na mídia e até mesmo a gente já falou aqui no fórum, se vc. pesquisar com a ferramenta de pesquisa provavelmente vai achar quem já passou pela mesma situação.

O problema é o miolo da chave, uma molinha bem sem vergonha que fica no fundo que trava e fica pressionada não reconhecendo que a chave foi tirada do contato, ah, já te aviso, o teu está na fase inicial, mas se continuar assim vai ficar travado e começar a dar problema no alarme e fechamento das portas, sabe porquê ?, porque o carro vai pensar que a chave ainda está no contato e daí não vai acionar o alarme e fechar as travas, portanto corrija isso logo, as vezes é pouquinha coisa e facilmente corrigida com o famoso e milagroso WD40, um micro óleo spray desingripante, dê uma baforada ali no buraco da chave no miolo, coloque a chave e faça os movimentos de ligar, desligar, tirar e colocar a chave até ouvir o click de retorno da mola do miolo, vai fazendo isso até notar que ficou mais mole o miolo e que está saindo a chave mais fácil e logo dando o click característico, faz umas duas três vezes que vc. vai ver que melhora, daí periodicamente vai repetindo isso até tudo normalizar, pode ser que alguém te fale pra passar grafite em pó no miolo, mas eu acho mais prático e eficaz o lubrificante spray.

Abraços
Janderson


Boa noite,

Estou com o mesmo problema no meu 03/04 CD

O mesmo continua com o barulho mesmo sem a chave no contato, e isso faz com que o alarme não funcione bem, algumas portas travam, outras não.

A chave gira com facilidade, a partida também

Passei WD como indicado, porém a chave apenas sai com sujeira preta, e o barulho continua.

Estava pensando em tirar aquela capa, e o miolo, para lubrificar ele,e limpar fora do carro, é possível? O processo é complicado?

Outra dúvida, eu acho que a chave não está sendo jogada pra fora como vocês dizem, qual parte do miolo é responsável por isso? Não ouço nenhum estralo…

Desde já agradeço…

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por chirola » 02 Set 2021, 13:46

Junior Tonin escreveu:Fuente del Mensaje Outra dúvida, eu acho que a chave não está sendo jogada pra fora como vocês dizem, qual parte do miolo é responsável por isso? Não ouço nenhum estralo…

cara acho que o defeito é no miolo mesmo ele tem uma molinha que faz a chave dar aquela puladinha a molinha cansa ou trava e o carro nao identifica que foi retirada a chave tem vez que limpando destrava tem vez que tem que desmontar para dar uma geral ou trocar o miolo , nao sei cuale o seu caso
no video da para ter uma ideia de como desmontar basta retirar as capas detras do volante para ter acsesso
https://www.youtube.com/watch?v=Q-VRIxh7YmI

Junior Tonin
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Ago 2021, 20:41
Nome Completo: Americo Donizetti Tonin Junior
Cidade: Miraselva
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 2003/2004
Idade: 26

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por Junior Tonin » 04 Set 2021, 09:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Junior Tonin escreveu:Fuente del Mensaje Outra dúvida, eu acho que a chave não está sendo jogada pra fora como vocês dizem, qual parte do miolo é responsável por isso? Não ouço nenhum estralo…

cara acho que o defeito é no miolo mesmo ele tem uma molinha que faz a chave dar aquela puladinha a molinha cansa ou trava e o carro nao identifica que foi retirada a chave tem vez que limpando destrava tem vez que tem que desmontar para dar uma geral ou trocar o miolo , nao sei cuale o seu caso
no video da para ter uma ideia de como desmontar basta retirar as capas detras do volante para ter acsesso
https://www.youtube.com/watch?v=Q-VRIxh7YmI


Caramba, vou tentar, é aquela mola bem na ponta né. Esse fim de semana tentarei com mais tempo…

Caso esteja cansada, consigo repor apenas essa mola será? Ou precisa ser o miolo todo? Sabe me informar?

Obrigado desde já!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Apito ao tirar a chave do contato - Vectra C

por chirola » 04 Set 2021, 12:19

Junior Tonin escreveu:Fuente del Mensaje Caramba, vou tentar, é aquela mola bem na ponta né. Esse fim de semana tentarei com mais tempo…

Caso esteja cansada, consigo repor apenas essa mola será? Ou precisa ser o miolo todo? Sabe me informar?

Obrigado desde já!

sim aquela molinha da ponta , imagino que consegue trocar so ela , se o miolo esta funcionando bem eu tentaria trocar so a mola para nao ter dramacom a chave
O miolo acredito que uma limpeza e um pouco de grafitte é suficiente , no pior dos casos que nao ache molinha por separado para repor compraria um miolo e utilizaria so a mola nova no miolo velho , , nao lembro o nome do topico tinha um que o ameidao explicaba como dar uma preçao nesa mola mais nao achei o topico

42 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 219 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 05:57