O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CCambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

43 mensagens
josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Informações e curiosidades câmbio F23 vs F17

por josehgb » 17 Jun 2022, 08:26

Em algum momento (que não me lembro quando) a GM passou a padronizar todos os fluidos dos seus veículos, se não me engano o consenso virou para câmbio SINTÉTICO 75w85 (lá fora chamado de GM SynchroMesh) e os automáticos para Dexron 3 SINTÉTICO, atualmente em desuso e foi atualizado para o Dexron 6 (mas existe retrocompatibilidade). a principal diferença entre o 3 e 6 são os aditivo para maior duração e estabilidade.

Eu sinceramente tenho uma relação de amor e ódio com a minha F23... por um lado a caixa do meu prisma antigo que tinha um projeto similar ao da F17 vazava pela junta do carter e era um porre de consertar, trocar o óleo pior ainda. Por outro lado era super fácil de fazer a manutenção de TODOS os reparos e buchas do seletor, era fácil de achar as peças e muito barato.

Atualmente eu troquei todas as buchas e os terminais do cabo seletor que vão na alavanca e essa desgraçada continua com uma pequena folga que não tenho a menor ideia de onde venha, meu medo é ser desgaste do trambulador ou os cabos mesmo, coisa que vai sair MUITO caro e difícil de achar.

Se não me engano na briga de relação a F23 tem as marchas mais curtas que a F17, isso dá uma arrancada mais forte e rápida mas em velocidade de rodovia acaba ficando mais gastão... meus 100 km/h são em um pouco mais de 2500rpm, acho que cerca de 2600rpm pra ser exato

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Informações e curiosidades câmbio F23 vs F17

por Almeidão » 17 Jun 2022, 09:21

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Em algum momento (que não me lembro quando) a GM passou a padronizar todos os fluidos dos seus veículos, se não me engano o consenso virou para câmbio SINTÉTICO 75w85 (lá fora chamado de GM SynchroMesh) e os automáticos para Dexron 3 SINTÉTICO, atualmente em desuso e foi atualizado para o Dexron 6 (mas existe retrocompatibilidade). a principal diferença entre o 3 e 6 são os aditivo para maior duração e estabilidade.

Eu sinceramente tenho uma relação de amor e ódio com a minha F23... por um lado a caixa do meu prisma antigo que tinha um projeto similar ao da F17 vazava pela junta do carter e era um porre de consertar, trocar o óleo pior ainda. Por outro lado era super fácil de fazer a manutenção de TODOS os reparos e buchas do seletor, era fácil de achar as peças e muito barato.

Atualmente eu troquei todas as buchas e os terminais do cabo seletor que vão na alavanca e essa desgraçada continua com uma pequena folga que não tenho a menor ideia de onde venha, meu medo é ser desgaste do trambulador ou os cabos mesmo, coisa que vai sair MUITO caro e difícil de achar.

Se não me engano na briga de relação a F23 tem as marchas mais curtas que a F17, isso dá uma arrancada mais forte e rápida mas em velocidade de rodovia acaba ficando mais gastão... meus 100 km/h são em um pouco mais de 2500rpm, acho que cerca de 2600rpm pra ser exato


Se a folga for para frente e para trás, todas as alavancas com cabos tem esta foga, aliás as de varão também tem mas não é sentido pela fginastica que ele faz para trocar as marchas. Se for lateral, ai envolve as buchas do cabo onde engata ali naquela peça plastica branca na alavanca, o copinho plastico, a propria peça branca e um anel de borracha que envolve este copinho. Voltando nas buchas do cabo que são de silicone mesmo nova já apresenta foga porque é uma forma que inventaram para amorrtecer algo que não precisa ser amortecido, no meu carro que é F18 trabulador em cima da caixa tinha as duas buchas uma em cada ponta deste cabo seletor, Mudei ali fazendo um alojamento de aluminio e colocando rolamento sendo um em cada ponta, esta folga foi pro saco e isto há mais de 10 anos. No cabo 2 que empura/pucha as larchas, la na alavanca coloquei uma esfera e na ponta do cabo um adaptador para esta esfera, tipo caximbo e la no cambio onde tinha uma bucha grande fiz o mesmo, usando um adaptador, os dois ccabos tanto com rolamentos ou com esferas nos dois eu tenho como regular aumentando ou diminuindo 10 mm em cada lado.
No caso da alavanca, eu não sei bem como ´é o 23, no F18 ela é presa pelo meio e ao folgar ali basta trocar o alojamento que já comentei ai pra tras, porem já fáz 4 anos que não mexo ali e dirijo meu carro todos os dias. Ou seja, acho que uma folguinha no original vai aparecer sempre por ter estas buchas nas pontas dos cabos.
Outra dica que passo para estes cambios, o peso colocado no trambulador, é pouco, depois de alguns testes, chequei no que eu queria que foi aumentar 300 gramas 300 gramas a mais e ficou ótimo, isto além de diminuir a presão da mola que vem no tambulador que é dura demais para minha alavanca que tem 13 cm de altura acima do console.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 17 Jun 2022, 13:15

cambio f18 , a primeira não tem sincronização alguma com nada primeira marcha so engata parado ou cuase parando o cambio e longo , repostos facil de achar , com 23 anos de uso(150 mil km) apresento vazamento na junta da 5ta e no carter , junta trocada por uma de felpro a mais de 4 anos sem vazamento , junta de aço com anel de borracha so se apertar com torquimetro em duas etapas não da para cualquer mexanico .
trambulador e bom mais a alavanca de barrão e meio borrachuda nos engates acostuma mais quem não esta acostumado tem situaçoes que engata duas vez a marcha para ter certeza que engato (cambio a varão)
como fale o cabio é longo a 120km\h no meu motor 2.0 16v não chega a 3mil giros , a tempo que não uso a quinta no dia a dia mesmo pegando trecho de estrada , para ter uma ideia 100km\h é alcanzado justo no corte de giro da segunda marcha no motor 16v se consegue sem forçar o motor .
problemas de cambio muito longo , se não ficar atento ao giro do motor acaba carbonizando muito valvulas e pistão por rodar em giro baixo , vantagens em uma viagem a 120 com o ar ligado consegue medias de consumo de 15\15,8 com o ar ligado . nada mal para um carro 2.0 com 25 anos
o limite de potença sempre é algo relativo e vai depender do motorista ja vi ignorantes quebrar cambio de carro 1.0 (75cv) cambios que na teoria conseguem segurar 200cv trancuilos ,
cambio f23 do GTX consegue adaptar no vectra B mais tem que fabricar um soporte mesmo como vc comento acima .

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Ju_Bueno » 17 Jun 2022, 15:09

Chirola, mas o Vectra B usa originalmente a F18, WR no caso de todos os 16v. A sua foi trocada?

O Astra, assim como Vectra C, usa a F17WR.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Almeidão » 17 Jun 2022, 21:10

Sobre a primeira seca, eu entendo que todos os carros são assim, e a ré também. Fusca, Brasília, Corcel um e isto é uma defesa contra erros que fariam esta caixa quebrar. Chirola tem razão, que nas rodovias são bem mais econômicos e pesa um pouco nas ruas sobre a carbonização é verdade, mas o problema maior nem é ser longo, é ter mais potencia mesmo, e andar em 60 em quinta é moleza nele, o meu não sobe muito lento em segunda tem que por giro, mas em linha reta sai em segunda quase como primeira, principalmente porque meus pneus são menores. Ou seja a potencia nos deixa com preguiça de trocar as marchas kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 18 Jun 2022, 15:07

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje o Vectra B usa originalmente a F18

verdade error meu mesmo , vou editar a mensagem para não criar muita confução .

oproveito e deijo mais uma diferença entre f23 e f18
o eixo piloto muda a cuantidade de estrias
f23 tem 14 estrias , o f18 tem 26 estrias , se não to enganado o f17 tambem tem 14 estrias .
tem uma carcaza do cambio f17 que tem furos para colocar os dois soportes da para colocar o soporte do vectra C (astra) e tem furos lateral para colocar o soporte do vectra B e bem rara mais acha se procurar .

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por josehgb » 09 Set 2022, 10:41

O jeito mais fácil de identificar a diferênça é pelo câmbio, o F17 possui a ré na esquerda da 1a marcha como a maioria dos GM.

O F23 possui a ré na posição da 6a marcha, popularmente chamdo de "ré para trás".
Saiu em alguns modelos de Astra/Vectra/Zafira a partir de 2006~2009 mas é relativamente raro


-Internacionalmente é conhecido como Getrag F23, sendo usado popularmente na atual linha Cobalt.
-Existe uma versão da F23 para o vectra B e outra para o C/GT/GTX, a diferença está no sistema de fixação delas (furos/localização). As relações de marcha também são diferentes
-O F23 NÃO POSSUI BUCHA/PINO PARA REPARO E SUBSTITUIÇÃO NO TRAMBULADOR.
-Cabos seletores, alavanca de marchas, reparo da alavanca, reparo do trambulador, reparo dos cabos seletores SÃO DIFERENTES, NÃO É POSSÍVEL USAR PEÇAS DE UM SISTEMA NO OUTRO.
-Geralmente a maior parte das peças de substitução e reparo do F23 são raras e/ou caras, um kit de reparo para a alavanca de marchas é 3~4x comparado ao do F17. Eu mesmo até hoje nunca encontrei um trambulador novo pra F23, mas do F17 é fácil e vende até por partes...
-O movimento para selecionar as marchas no F23 é mais curto e preciso, porém mais pesado e difícil principalmente com buchas gastas, estas dificultam muito mais o encaixe das marchas do que no F17.
-Diferente da F17, o F23 NÃO POSSUI carter nem uma junta, mas possui três furos diferentes para drenar/completar/aferir nível, é totalmente possível drenar e trocar seu óleo sem desmontar a caixa ou utilizar aparelhos de sucção.
-O F23 suporta projetos de motor com mais de 400cv, enquanto a F17 originalmente consegue suportar cerca de 300cv (não tenho certeza absoluta desse valor). É possivel trocar estes câmbios sem alterações no motor, apenas achando um jeito de fixar e trocar o sistema seletor.
-O F23 possui marchas mais curtas que o F17, principalmente a 1a
-A primeira marcha do F23 é SECA, sem sincronizado, portanto reduzir de 2a para 1a em movimento é muito difícil, apenas possível em baixíssima velocidade e igualando as rotações. Se sua embreagem não estiver 100% provavelmente irá arranhar ao pisar e engatar a 1a rapidamente sem aguardar alguns segundos. Não sei dizer no caso da F17

-O F23 NÃO UTILIZA ÓLEO DE CÂMBIO MANUAL. F23 utliza óleo ATF (câmbio automático) Dexron 6 (versão atualizada do 3)
essa informação é extremamente controversa até mesmo em comunidades internacionais.
Em meu caso o uso do óleo manual deixou o funcionamento muito pior, mas alguns relatam não ter diferença
Essa necessidade de um óleo mais fino para lubrificação é devido ao seu projeto sem cárter e com mais peças/caminhos no interior.

-A caixa F23 geralmente trabalha com cerca de 1,7L de óleo, Idealmente deve ser completado e deixar escorrer o excesso até o nível ideal abrindo o bujão de inspeção.
O óleo pode ser enchido em excesso até 2,4L como paliativo em alguns casos de "barulho no câmbio", porém a tronca de marchas ficará mais dura.
Alguns câmbios mais antigos ou mais novos podem ter uma capacidade de +0,5L extras de diferença (total de aprox 2,9 de capacidade máxima)


-O F17 utiliza o óleo 75w85 ou GM SynchroMesh para câmbio manual com cerca 1,8 litros.
O dreno é feito apenas retirando totalmente o cárter do óleo, não existe bujão para dreno, apenas para entrada e inspeção.
Este carter é colado com uma junta de papel MUITO famosa por apresentar vazamentos, a melhor opção é SEMPRE utilizar silicone como junta.
Exsite também um o-ring localizado próximo ao retentor do semi eixo no lado do motorista que pode causar vazamentos caso a trava da "tulipa" (tem vários nomes, não existe consenso) venha a quebrar e folgar ou por desgaste
mais sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=9urpSU5_TUg



O kit de platô mais embreagem é diferente, se não me engano o disco do F17 possui 205mm enquanto o da F23 possui 225mm,

Visualmente é fácil de identificar, o do F17 possui vários recortes ao redor do platô, é menor e bem mais leve

Imagem
Kit do F17 - GM98500016


Imagem
Kit do F23 - GM98500024

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 10 Set 2022, 02:40

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje -A primeira marcha do F23 é SECA, sem sincronizado, portanto reduzir de 2a para 1a em movimento é muito difícil, apenas possível em baixíssima velocidade e igualando as rotações. Se sua embreagem não estiver 100% provavelmente irá arranhar ao pisar e engatar a 1a rapidamente sem aguardar alguns segundos. Não sei dizer no caso da F17

Na f17 a primeira e a mesma coisa só engata Chase parando ou parado
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje F17 originalmente consegue suportar cerca de 300cv (não tenho certeza absoluta desse valor).

Acredito que a embreagem original nao segura mais do que 300 cv na f17 vai depender do motorista tambem 250hp segura bem já vi teste em racha e traço day em motor aspirado 250 HP roda

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Este carter é colado com uma junta de papel MUITO famosa por apresentar vazamentos, a melhor opção é SEMPRE utilizar silicone como junta.

A junta original do f17 não e de papelão ela é metálica com anel de borracha igual a do Carter do motor , troque do meu cambio a mais de três anos coloque de papelão sem cola ,só com graxa e a mais de três anos não vaza , se for bem colocada funciona . junta não dura pra sempre e é ridículo achar que uma mecânica com 20 anos de uso não vai vazar em algum lugar ou a junta pedir as contas.

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje O kit de platô mais embreagem é diferente, se não me engano o disco do F17 possui 205mm enquanto o da F23 possui 225mm,

Muda plato e disco não só o diâmetro dele , a f17 o eixo piloto tem mais estrias e mais finas , se não to enganado o plto tem menos carga também ,
Na época da f17 a GM indicava no manual que o óleo do cambio não trocava ,e ISO justificava a falta de buchao de desagote , sabemos que óleo asim como a junta não é eterno só que o carro não foi planejado para rodar 25 anos e a troca se faz obrigatória no nossos carros .
Muito boa a informação que VC compartiu com nois VLW

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Almeidão » 10 Set 2022, 20:39

Uma controvérsia, todas as primeiras de qualquer carro que eu conheço são secas, primeira e ré. O meu F18 ré do lado da primeira com o trambulador original do Astra, diferente do trambulador atual embora se pareçam, tinha esta possibilidade de usar a haste com a mudança mais curta, fiz isto e detestei e logo voltei para a mais longa, na verdade ficou muito dura e sentindo a alavanca como marcha de fusca. Esta haste foi usada em alguns corsas com cabos de aço.

Sobre o trambulador este alojamento da alavanca é um pouco de perca de tempo mexer, com certeza o problema está nas buchas do cabo seletor, mas é preciso fazer algo que funciona, não acredito nem nas buchas que vem nele original.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 11 Set 2022, 20:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas é preciso fazer algo que funciona, não acredito nem nas buchas que vem nele original.

Nos golf cuadrados estraga muito as buchas e não vende soltas , lembro que na oficina mandabamos facer em nylon e as trocas ficavam bem justas

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por josehgb » 14 Set 2022, 10:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Nos golf cuadrados estraga muito as buchas e não vende soltas , lembro que na oficina mandabamos facer em nylon e as trocas ficavam bem justas


Sim eu dei uma bela de uma revirada já vendo sobre a "anatômia" do trambulador do F23, e ele realmente tem duas buchas, uma fácil de ver e outra escondida bem dentro dele. Eu nunca vi pra vender nada do F23, nem trambulador menos ainda as buchas a parte.

Eu vi só recentemente em UM ÚNICO site lá da europa vendendo as duas buchas + o frete por coisa de umas 60 80 libras esterlinas (na casa de 360 reais)

A parte que mata é que são buchas SIMPLES DE FAZER, o problema é pegar uma na mão pra servir de modelo. Se você arrancar um trambulador desses na mão com um simples paquímetro dá pra tirar as medidas e fazer as duas, nada super difícil.


Por outro lado Infelizmente acho que meu problema é mais chato: eu acabei mexendo na troca de marchas segurando pelo trambulador mesmo, eu até vi que tem folgas mas o movimento do encaixe das marchas em sí tá meio áspero, provavelmente os garfinhos/braços que movimentam as engrenagens estão meio ferrados.

Então a folga não ajuda, mas o problema mesmo tá na movimentação das engrenagens lá dentro. O difícil agora é achar alguém que tenha a moral de abrir essa caixa e saiba trabalhar nela, pior ainda o preço das peças pra reposição se for preciso

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 14 Set 2022, 13:35

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Por outro lado Infelizmente acho que meu problema é mais chato: eu acabei mexendo na troca de marchas segurando pelo trambulador mesmo, eu até vi que tem folgas mas o movimento do encaixe das marchas em sí tá meio áspero, provavelmente os garfinhos/braços que movimentam as engrenagens estão meio ferrados.

um pouco de folga é normal , não deveria atrapalhar nas trocas de marcha , se mexendo direto no trambulador entram todas as marchas na alavanca deveriam entrar todas tambem , como ja comente antes no meu carro (alavanca a varão) troque todas as buchas de alavanca , seletora e trambulador , fico igual ao seu tinha que escolher entre marcha re (no meu e pra frente) ou a quinta kakakakakka, regule ate que engataba as duas meio justo mesmo tinha situações que ao colocar quinta engataba terceira , não sei se as buchas se amaciaron ou eu que acostume kakakakak, mais hoje as marchas engatam todas bem macio ,
fico engatando meio ruim uns dois meses se antes o carro engataba certinho pode ser que sinta falta das folguinhas que tinha , na mecanica tudo nesesita folga nada pode ficar totalmente justo , os material dilata com o calor.

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por josehgb » 14 Set 2022, 15:41

Ah, no meu caso entram todas as marchas sim, mas entram meio crespas arranhando.

Já vi as folgas que tem no trambulador, nada enorme, reflete na alavanca mas é pouca coisa.

A questão é que engatando a marcha com a mão pelo trambulador ali mesmo a marcha já entra com um pouco de dificuldade, como se travasse em uns obstáculos. Provavelmente desgaste interno

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Almeidão » 15 Set 2022, 08:02

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Ah, no meu caso entram todas as marchas sim, mas entram meio crespas arranhando.

Já vi as folgas que tem no trambulador, nada enorme, reflete na alavanca mas é pouca coisa.

A questão é que engatando a marcha com a mão pelo trambulador ali mesmo a marcha já entra com um pouco de dificuldade, como se travasse em uns obstáculos. Provavelmente desgaste interno


Neste caso ai pode ser outro problema, porque 3ª e 4ª não pode agarrar em nada, é só puxar e empurrar, se tiver endurecendo em qualquer posição pode ser a caixa, mas digamos que a terceira ou quarta voce dá um toquinho pro lado ela entra bem, ai pode ser o trabulador internamente com as molas gastas, molas estas que mantem ele flutuante quando a marçha está desengatada. Por outro lado pode ser também algo agarrando entre o cabo e a alavanca e até o próprio cabo que eu acho não ser ele.
Estas molas internas é quase impossivel de estragar no trambulador que eu uso, muito pelo contrário eu diminui a força da debaixo colocanco uma mais macia, e tirei a de cima já que uso um peso maior no proprio e sai de quinta para o meio por gravidade. Então posso suporr que o problema ai pode ser caixa ou algo agarrando na alavanca.

Não sei que óleo tem na caixa do seu carro, mas isto influencia muito e no meu uso o original sintético usado pela GM atualmente.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por josehgb » 16 Set 2022, 09:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Neste caso ai pode ser outro problema, porque 3ª e 4ª não pode agarrar em nada, é só puxar e empurrar, se tiver endurecendo em qualquer posição pode ser a caixa

Sim, a 3a e 4a são as marchas que mais tenho essa dificuldade de movimentar, são de longe as que mais agarram. Suspeito que seja a caixa porque justamente trocando a marcha pela alavanca e pelo trambulador diretamente com a mão nele dá pra sentir a dificuldade de movimento/encaixe, parece que tem algo no caminho atrapalhando o movimento da haste internamente
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas digamos que a terceira ou quarta voce dá um toquinho pro lado ela entra bem, ai pode ser o trabulador internamente com as molas gastas, molas estas que mantem ele flutuante quando a marçha está desengatada.

independente do movimento horizontal, a marcha entra com a mesma dificuldade, jogando pra um lado ou outro e até sem jogar, seja a dificuldade é igual engatando pela alavanca dentro do carro ou com a mão direto no trambulador. No F23 eu não consigo ver nenhuma mola externamente no trambulador, sei que as partes móveis + 2 buchas e uns 2 pinos guia, internamente não sei como é o sistema

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não sei que óleo tem na caixa do seu carro, mas isto influencia muito e no meu uso o original sintético usado pela GM atualmente.

Estou utilizando o óleo Dexron 6 da Valvoline sintético, troquei não tem nem 2 meses. A caixa F23 é uma das únicas caixas manuais que utiliza óleo ATF de automáticos. A indicação dele é Dexron 3 mas o 6 é o mesmo óleo com aprimoramentos, totalmente retrocompatível. Já testei antes usar óleo 75w85 original de câmbio manual da GM como indicava no manual mas as marchas ficaram mais duras e arranhando ainda mais, ficou horrível.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por chirola » 16 Set 2022, 13:40

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Sim, a 3a e 4a são as marchas que mais tenho essa dificuldade de movimentar, são de longe as que mais agarram. Suspeito que seja a caixa porque justamente trocando a marcha pela alavanca e pelo trambulador diretamente com a mão nele dá pra sentir a dificuldade de movimento/encaixe, parece que tem algo no caminho atrapalhando o movimento da haste internamente

vc troco as buchas da alavanca ou do trambulador?
cuando testa de engatar com a mão direto no trambulador vc tira os cabos ou tenta com os cabos no lugar , eu acho que pode ser regulagem a caixa não estraga tão facil seu carro e bem mais novo do que o meu e para estragar sincronizado em que ser meio animal nas trocas ou dirigir muito tempo com a embreagem ruim ,
folga no trambulador sempre vai ter e tambem dentro da caixa pelo sistema de engrenagens sincronizadoras elas tem folga mesmo (folga pequena ) as marchas ao engatar com a mão tem certa resistencia .
para regular os cabos a alavanca do F23 tem uma trabinha de ferro em forma de U vc solta a trava dos cabos no console central e coloca a alavanca em ponto morto empuja a travinha daalavanca para dentro para que a alavanca não mexa e aperta a trava dos cabos denovo , as buchas de reposição podem ter o buraco fora de centro ou modar a sua geometria, e pequenos ajuste podem se nesesarios .
seu carro ja tinha dificuldade ao engatar as marchas ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Almeidão » 16 Set 2022, 13:55

Se não for problema de embreagem, tudo indica ser a caixa, porque terceira e quarta não tem seletor lateral para atrapalhar. Sobre o óleo eu não sei lhe informar, somente sei que voce usa é um hidraulico e com propriedades diferente de um óleo lubrificante comum, muito estranho ele ficar melhor com este óleo.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por josehgb » 17 Set 2022, 15:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje vc troco as buchas da alavanca ou do trambulador?

apenas da alavanca + ponta do cabo lado alavanca, não existe pra vender a do trambulador básicamente (e se eu conseguisse de alguma forma, eu teria que arrancar ele na mão, coisa que não consigo atualmente).

chirola escreveu:Fuente del Mensaje cuando testa de engatar com a mão direto no trambulador vc tira os cabos ou tenta com os cabos no lugar

tentei com os cabos no lugar, não consigo remover os cabos sem fazer uma força animal suficiente pra quebrar algo. E se quebrar, essa merda de cabo é BEM CARA...
mas quando movo com a mão lá, sinto a rigidez de ferro empurrando ferro, até o barulho do encaixe é ruim. Parece coisas movendo fora de trilho/empurrando obstáculo

chirola escreveu:Fuente del Mensaje para estragar sincronizado em que ser meio animal nas trocas ou dirigir muito tempo com a embreagem ruim ,

não sei como era o dono antigo, ele está com uns 95mil km e acredito que embreagem original, assim que puder quero abrir e trocar todo o sistema dela, não duvido nada que tenha rodado com embreagem zoada todo esse tempo e desgastado o sincronizado. É comum mesmo comigo pisando totalmente na embreagem a troca ser dura e fazer barulho de engrenagem raspando, a sensação que tenho é que o conjunto não está desacoplando corretamente, seja desgaste da embreagem ou o atuador hidráulico em si. Quando o motor está bem quente e eu troco seguindo o tempo ele é bem mais tranquilo de engatar

chirola escreveu:Fuente del Mensaje as buchas de reposição podem ter o buraco fora de centro ou modar a sua geometria, e pequenos ajuste podem se nesesarios .
seu carro ja tinha dificuldade ao engatar as marchas ?

conferi o tamanho e formato de todas as buchas trocadas, todas idênticas. A regulagem também está correta e inclusive tentei em posições diferentes pra ser se melhora. independente do que eu faço todas tem dificuldade, mas a 3a e 4a são as difíceis de longe.

Sim, eu já tinha dificuldade de troca antes de mexer nas buchas, mas depois que mexi e retirei as folgas continuou ruim/piorou
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje somente sei que voce usa é um hidraulico e com propriedades diferente de um óleo lubrificante comum, muito estranho ele ficar melhor com este óleo.

sim é bem estranho mesmo, esse assunto é um tópico de discussão insana internacionalmente. Tem alguns outros modelos de carro lá fora que saíram com esse câmbio F23 e sempre tá confusão na hora da troca, mas o consenso geral é que por conta do formato dele, de ter mais partes móveis/caminhos/movimentos menores ele acaba precisando de óleo automático por ser mais líquido. Eu mesmo testei pela teimosia e deu muita diferença, principalmente com a caixa fria de manhã

Thoma +44
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Fev 2023, 12:27
Nome Completo: Heladio Silva Thomas
Cidade: Ceilândia -Brasilia
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2004/2004
Idade: 70

Embreagem kit

por Thoma +44 » 07 Fev 2023, 12:39

Boa tarde a todos.
Tenho um Vectra 2004, modelo expression, de 2.193 (manual)cilindradas, com ré para trás.
Estou querendo comprar um kit de embreagem+ atuador original.( Falaram que é marca Luk, mas não sei)
Os mecânico dizem que tem-se que desmontar pra depois ver qual o tipo de embreagem.
Existem vários modelos na internet, mas eu gostaria de COMPRAR ANTES DE DESMONTAR.
ALGUM TÉCNICO da Chevrolet, ou algum colega do fórum pode me explicar?
Inclusive em qual loja ou site deve-se comprar um sse kit ?
Desde já agradeço.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cambio F23: diferenças/particularidades/AW x G1

por Ju_Bueno » 08 Fev 2023, 08:33

@ Thoma +44, fundi sua postagem neste tópico que pode te ajudar. Recomendo que o leia todo (2 páginas) para sanar algumas dúvidas. Câmbio que engata a ré para trás é o F23, assunto desse tópico.

Só uma ressalva quanto à sua postagem: Vectra Expression 2004 só saiu originalmente 2.0 8v. 2193 cilindradas se referem ao motor 2.2, que a partir de 2003 só equipava as versões 16v. Porém, imagino que não há diferença no kit de embreagem entre 2.0 e 2.2 - só acho.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

43 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 221 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 01:40