por Janderson »
29 Ago 2013, 10:56
Com o lançamento do Vectra C em 2006 a GM adotou o acelerador eletrônico, o Astra já tinha tal equipamento desde final de 2004 com a adoção do motor Flexpower, e desde 2006 ouço todo mundo falar desse "lag", isso já era polêmica no outro fórum, e olha que estamos falando do motor de 128 cvs., agora a história é com o de 140 cvs., pois bem, vou deixar um breve relato, pode ser que eu esteja maluco , mas...
Em 2006, logo após o lançamento do Vectra fui numa concessionária e pedi pra fazer um test-drive num Vectra, me lembro bem, era um Elegance preto, aquela velha história que sempre falo, como temos afinidade com tal concessionária e conheço algumas pessoas lá eu tive o privilégio de poder ter meu test-drive um pouco mais prolongado, na época deixavam dar uma volta na quadra, mas eu consegui passar umas 2 horas com o Vectra numa tarde ensolarada de sábado, na hora que peguei o carro me apavorei, o carro simplesmente não andava, pisava e nada de resposta, pensei ser o fato de o carro estar zero km e estava com ar ligado e com carro cheio pois meus pais estavam juntos, mas era aquilo, notei muito esse tal de lag, isso me deixou muito chateado na época e sem tesão pelo carro, bom, entreguei ele , falei com o vendedor sobre isso e ele me disse ser a característica do sistema de acelerador sem cabo, ainda brincou que era pra andar num Fiat (na época também tinham adotado o tal drive by wire, e que o sistema do Vectra era superior e mais rápido, pois se pissasse num Fiat demoraria um século pra responder, bom fui embora meio que chateado.
Em 2007, por volta de maio eu fiz novo test-drive, dessa vez notei o lag bem menor, até comentei com o mesmo vendedor que o carro tava muito diferente, e era também um Elegance e com câmbio manual, zero km também, acho que tinha uns 7 kms rodados, mas aquele carro tava muito bom.
Juntamos uma grana e compramos o nosso Elegance no segundo semestre de 2007, já fazia parte do ex- Vectra Clube e quem tinha comprado o caro já falava do tal lag, tinha um tópico enorme lá e ninguém chegava a um consenso, fui buscar o nosso Elegance já com receio, mas logo ao sair ví que estava igual ao do último do test-drive, pouca ou quase nada imperceptível tal lag, pensei, é só me acostumar.
No primeiro mês surgiu um pequeno barulhinho na porta do motorista, no pino da dobradiça, levei na autorizada e falei do tal lag, que tava mais pra "laguinho", rsrsrs...e o cara me falou de atualização, sei que pegou o tech 2 e entrou ali nos parâmetros de injeção, etc...soltou cabo da bateria e religou, e me disse , agora não vai ter mais nada, saí dali e não tinha mais nada mesmo, nunca notei nada de errado, o que ele fez não me perguntem, se foi magia negra ou macumba, etc...só sei que na época disse no fórum que eu não tinha tal lag e o pessoal caiu de pau em mim pensando que estava falando mentira, mas na real é isso, meu carro hoje é como se tivesse cabo.
No Elite mesma coisa, peguei ele sem a tal atualização do software da injeção, aquela tal problemática dos motores de 140 cvs., realmente tinha um pequeno lag também antes da atualização, porém sumiu também depois dessa atualização para os motores de 140 cvs., rápido ?, não , ele não ficou um avião, mas não posso me queixar dele, atende praticamente instantâneo, se tem um lag eu pelo menos não sinto, deve ser muito, mas muito pouca coisa que nem se nota.
Acho que o primeiro passo pra quem tá achando que tem problema é verificar as atualizações, se forem feitas, se está tudo em ordem, o próximo passo é verificar o combustível, pois também influencia a resposta do motor, do tempo da injeção, e consequentemente dá a impressão do lag ser maior que deveria ser, verifiquem isso, depois se passa pra outros detalhes tais como filtro de combustível, velas, etc...
Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)