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Vectra CJunta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

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Philippe1988
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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por Philippe1988 » 24 Jul 2020, 22:10

Olá pessoal! Tudo bem?
Tenho um Vectra Elite 2.0 8v 2008/2008. Carro dês de zero KM usando oleo 5w30 trocado a cada 5 mil km com filtro MANN sempre. Está com 95 mil km e tive problema no motor, e está em processo de retífica neste momento. O motor nunca sofreu aquecimento, até porque o sistema de arrefecimento sempre cuidei com carinho, está como novo, pois anualmente, preventivamente eu troco o fluido Delphi orgânico concentrado + água desmineralizada na proporção de 50%. Tive um problema na parte de baixo. Comeu o virabrequim onde vai a biela 3 e 4 e também as próprias bielas 3 e 4. Nisso já resolvi fazer o swap do cabeçote pelo roletado com coletor de plástico. O cabeçote e tudo o que compõem o mesmo comprei novo na concessionária, comprei novo também o virabrequim, duas bielas, jogo de mancais STD Metal Leve e um jogo de pistões com aneis Metal Leve 0,50. Sinceramente o cabeçote mesmo zero, não parece bonito como um bem retificadinho, e quanto a rugosidade do bloco não sei se posso confiar. Minha dúvida é a seguinte. A Sabó só fornece junta de fibra, sendo o modelo Sabó 82231 conforme catálogo. O motor como tu sabe é flex com taxa de 11,3:1. Com as condições que te informei, usando a junta de fibra Sabó 82231, com o arrefecimento perfeito sem sujeira, essa junta aguenta? Considerando o aperto correto de 2,5Kg + 60° + 60° + 60° + 30°(A quente). Não sou um motorista economizador de combustível, mas também não agressivo. Então minha dúvida é essa. Se com todas estas condições:

Cabeçote roletado TOTALMENTE novo com todas peças originais GM da concessionária.

Comando novo original GM da concessionária.

Virabrequim novo original GM da concessionária.

2 Bielas novas originais GM da concessionária.

Jogos de mancais novos Mahle Metal Leve.

4 pistões novos com aneis, ambos Mahle Metal Leve 0,50.

Sistema de arrefecimento perfeito sem sujeira ou ferrugem, utilizando fluido concentrado Delphi na proporção 50% com água desmineralizada, anualmente por prevenção.

Como uso só a gasolina, não uso a válvula termostática 87 original, e sim uma MTE 82.

Mesmo a Sabó afirmando que funciona e que a junta 82231 de fibra é apropriada conforme catálogo, vocês acham que ficará bom e a junta aguentará usando os apertos de acordo com a Sabó, 2,5Kg + 60° + 60° + 60°  + 30°(A quente) assim como a junta original de chapa da GM?

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chirola
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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por chirola » 25 Jul 2020, 03:48

Oí no meu carro 2.0 16v taxa. De 11:1 utilizo junta de amianto sabo ou da taranto ambas marcas ja utilize en diversos carros e nunca teve problema algum . a junta de fibra su amianto copia melhor pequeñas imperfeiçoes que a de así nao aseitaría .
A secuencia de aperto nao entendí o de aperto a quente .

Philippe1988
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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por Philippe1988 » 25 Jul 2020, 05:11

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Oí no meu carro 2.0 16v taxa. De 11:1 utilizo junta de amianto sabo ou da taranto ambas marcas ja utilize en diversos carros e nunca teve problema algum . a junta de fibra su amianto copia melhor pequeñas imperfeiçoes que a de así nao aseitaría .
A secuencia de aperto nao entendí o de aperto a quente .

A sequência de aperto é a que informa na embalagem. A de 30° é pra fazer com
o motor quente após 20min ligado. Tá na embalagem da sabó. Muito obrigado amigo

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chirola
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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por chirola » 25 Jul 2020, 19:16

VALEU cara ja fiz viagem bem longa o carro com ar ligado a 120/130 constante por mais de 400 km no verao com mais de 32 graus ,em pausa de 5 min para abastecer e mais duas puxadas de 400 km a viagem ida e volta deu no total 3600kilometros sempre mantendo velocidade entre 120 e 140
ultrapasagens capaz um pouco mais srrsrsrsr , trechos e a junta aguanto bem , nao de problema algum . fiz umas 3 viagens e a junta nunca me incomodo , iso sempre como vc falo o sistema de refrigeracao 100%
e mais meu carro esta na oficina por outro problema , e foi montado o denovo uma junta da sabo de amianto , abraco

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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por Ju_Bueno » 27 Jul 2020, 09:02

Philippe1988 escreveu:Fuente del Mensaje Tive um problema na parte de baixo. Comeu o virabrequim onde vai a biela 3 e 4 e também as próprias bielas 3 e 4.

O problema por acaso foi a tal da folga axial no virabrequim, tão comum nesses motores GM?
Esse negócio me causa até calafrios...
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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por chirola » 27 Jul 2020, 09:52

no meu caso o problema nao foi a folga axial , e sim falta de sorte com cuase 170 mil km o motor nao apresentaba folga alguma nas vielas , mancais , aneis , axial , nem rebarba nas camisas o otor estaba praticamente novo , a sorte jogo em contra e acabo fundido a uns 60 km/h em poucos metros .
a culpa foi dos tuchos por azar trancaron treis de admicao ao mesmo tempo, dois do mesmo cilindro o que acabo dando falta e fez trancar o pistao , o motor giro mesmo asim degolando o alojamento do pino e a viela fez um bonito buraco no bloko.
eu estique a segunda cuando escute o barulho forte nos tuchos que comenso de repente e nao foi progresivo solte o acelerador mais nao adianto na desaceleracao o pistao arrasto na camisa mesmo acabo trancando e deu o bo , o carro nao apresentaba falhas , a luz da injecao nao acendeu em momento algum acusando falta , e a prcao de oleo estaba dentro do padrao tinha sido medida na ultima manutencao.
a junta sabo nao apresento problema nem co o recalentamento do cilindro ao desmontar estaba integra por iso falo que si aguanta a marca taranto tambem ja utilise em outro carro e tambem me deu bons resultados .

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Junta Sabó 82231 de fibra - Vectra C

por Almeidão » 27 Jul 2020, 13:19

Philippe1988 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal! Tudo bem?
Tenho um Vectra Elite 2.0 8v 2008/2008. Carro dês de zero KM usando oleo 5w30 trocado a cada 5 mil km com filtro MANN sempre. Está com 95 mil km e tive problema no motor, e está em processo de retífica neste momento. O motor nunca sofreu aquecimento, até porque o sistema de arrefecimento sempre cuidei com carinho, está como novo, pois anualmente, preventivamente eu troco o fluido Delphi orgânico concentrado + água desmineralizada na proporção de 50%. Tive um problema na parte de baixo. Comeu o virabrequim onde vai a biela 3 e 4 e também as próprias bielas 3 e 4. Nisso já resolvi fazer o swap do cabeçote pelo roletado com coletor de plástico. O cabeçote e tudo o que compõem o mesmo comprei novo na concessionária, comprei novo também o virabrequim, duas bielas, jogo de mancais STD Metal Leve e um jogo de pistões com aneis Metal Leve 0,50. Sinceramente o cabeçote mesmo zero, não parece bonito como um bem retificadinho, e quanto a rugosidade do bloco não sei se posso confiar. Minha dúvida é a seguinte. A Sabó só fornece junta de fibra, sendo o modelo Sabó 82231 conforme catálogo. O motor como tu sabe é flex com taxa de 11,3:1. Com as condições que te informei, usando a junta de fibra Sabó 82231, com o arrefecimento perfeito sem sujeira, essa junta aguenta? Considerando o aperto correto de 2,5Kg + 60° + 60° + 60° + 30°(A quente). Não sou um motorista economizador de combustível, mas também não agressivo. Então minha dúvida é essa. Se com todas estas condições:

Cabeçote roletado TOTALMENTE novo com todas peças originais GM da concessionária.

Comando novo original GM da concessionária.

Virabrequim novo original GM da concessionária.

2 Bielas novas originais GM da concessionária.

Jogos de mancais novos Mahle Metal Leve.

4 pistões novos com aneis, ambos Mahle Metal Leve 0,50.

Sistema de arrefecimento perfeito sem sujeira ou ferrugem, utilizando fluido concentrado Delphi na proporção 50% com água desmineralizada, anualmente por prevenção.

Como uso só a gasolina, não uso a válvula termostática 87 original, e sim uma MTE 82.

Mesmo a Sabó afirmando que funciona e que a junta 82231 de fibra é apropriada conforme catálogo, vocês acham que ficará bom e a junta aguentará usando os apertos de acordo com a Sabó, 2,5Kg + 60° + 60° + 60° + 30°(A quente) assim como a junta original de chapa da GM?


Eu sempre usei junta Sabó, e o motor nunca deu problemas a não ser quando faltou água e isto aconteceria com junta de metal ou não. A diferença da junta de metal para a junta de amianto, é só a alma dela porque o que veda mesmo são os anéis em volta dos dutos, neste caso a de amianto ali também é metal. Acredito ainda que a de metal veio pelo motivo do material ser mais barato que a outra, isto em custo de produção.
Acrescento ainda que se o motor super aquecer ele vai empenar tudo por dentro, neste caso se a junta aguentar, não vai importar muito porque algo estragará ainda que ela não queime. Resumo geral elas são feitas para queimar antes que algo mais caro venha a estragar.
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