O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVectra GTX - Problema Kick Down

28 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Arquiteto » 26 Set 2015, 11:30

Cesar minha sugestão pra vc e tentar resolver o funcionamento na gasolina/Alcool

somente depois se preocupar com os sintomas de falha no GNV ...

pois podem estar ligados ao kit gnv e seus componentes e não ao sistema de injeção do carro

:88:

cesar.miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Set 2015, 15:20
Nome Completo: Cesar Miranda
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por cesar.miranda » 27 Set 2015, 08:39

Prezados Arqjuiteto,
Eu comprei o meu Vectra (2010/2010 Elite 2.0 MPFI 8V AUTO) com aproximadamente 89000 km eu notei que o motor estagnava em aprox. 5200 rpm, tanto em movimento ou acelerando o carro parado, contudo essa pane não ficava constante e desaparecia assim do nada.
Depois de um mes aprox. eu instalei o Kit de GNV de 18m3 convencional (não o eletrônico) e o carro passou a funcionar sem apresentar a pane por mais de 15000 km ate que começou a apresentar novamente a pane de estagnar em torno de 5200 rpm.
Após várias leituras no módulo ECU, ele mostrava problemas no sensor de oxigênio. O meu mecânico deu a ideia de retirar o miolo do catalizador, pois ele achava que o mesmo estava bem contaminado. Assim o fizemos, a pane melhorou, contudo ainda persistia aleatoriamente e quando aparecia resetava o ECU desconectando a bateria por uns minutos.
Eu resolvi e comprar pela Internet um Catalizador novo (paguei 700 reais no Mercado Livre) e instalei, retirando o velho ja sem o miolo. A pane passou a aparecer com mais frequencia do que com o catalizador antigo sem o miolo. Cheguei a duvidar da Sonda Lambda, mas ainda não a troquei.
Não sei qual é a versão do programa que esta no ECU e depois de ler as opiniões dos amigos aqui, estou pensando em ir na concessionaria que comprei o Vectra (DIRIJA) e pedir para fazer um UpDate para a versão 1065 que voces citaram num topico semelhante.
Quando a pane aparece, o motor estagna em +-5200 rpm mesmo com o carro parado e a alavanca em N ou P, ou em movimento em N, ou no GNV, ou na Gasolina, ele so volta ao normal com regularidade após resetar o ECU pelo cabo da bateria. O meu Vectra ja esta com aprox. 120.000 rodados, mas tirando essa pane, eu estou satisfeito com o carro.
Eu acreditava que essa pane fosse algo meio crítico no carro e agora vendo pela realidade dos comentários aqui postados, confirmou as minhas suspeitas. Vou tentar proceder o Update do ECU junto a concessionária e volto a reportar.
Eu gostei muito de me juntar este site, gostaria de dar os meus parabéns aos membros e aos idealizadores.
Sds
Cesar

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Arquiteto » 27 Set 2015, 09:09

cesar ja havia lido se relato por completo ...

vejo que seu mecânico e quem diagnostica seu carro mas vc não tem conhecimento

de quais erros específicos que são gravado na memória ... não gosto desta situação

pois vc fica sem saber exatamente o erro que esta acusando (codigo especifico)

erro de sonda lambda (geralmente mistura rica ou pobre ou circuito aberto) e comum de aparecer

infelizmente ele pode estar sendo causado por outros componentes ... se vc pesquisar vai ver isto


outra coisa que deve estar ocorrendo um sistema gnv com problema eletrônico e grande responsável por

gravar erros na central (erros de sonda ) a medida que os erros vão se acumulando o carro vai perdendo

perfomace e pode trabalhar em um regime limitado ... lembra o que o sintoma que vc descreve


assim insisto no seu casso eu apagaria todos os erros da central (identificando todos eles) e se possível

desabilitaria o gnv eletronicamente (algumas sistemas permitem isto) e faria um experiência rodando

algumas semanas so em gasolina ou alcool ... se o carro normalizar ... sua pesquisa deve começar

pela eletrônica do sistema GNv ...


a propósito lembro vc deve ter um mecânico para GNV e

outro pra injeção

:88:

alias vc não comentou de qual geração e o seu kit ... :47:

:76:

cesar.miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Set 2015, 15:20
Nome Completo: Cesar Miranda
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por cesar.miranda » 07 Out 2015, 19:36

Prezado Arquiteto,
Mais uma vez obrigado pelas orientações.
É com o meu mecanico que tiro as minhas dúvidas, pois ele é um bom profissional e o conheço a mais de 10 anos.
Quando eu o conheci, ele trabalhava na Refricentro, agora ele esta na Tecnocar no Recreio dos Bandeirantes.
O problema que estou experimentando no meu Vectra é com certeza no sensor de oxigenio do motor, pois quando é único código que aparece no leitor de ECU. O problema aparece tanto na Gasolina/Alcool ou no GNV.
Eu ja vi aqui neste Forum alguns relatos iguais ao que estou citando aqui, com as mesmas caracteristicas. Alguns colegas citaram a versão do programa instalado no ECU que estavam apresentando essa pane e que as concessionárias estão fazendo o update sem custo. Eu ainda não tive tempo para checar esse item, mas o farei assim que possivel.
Mas comentando o que voce enfatiza, o único código de erro que aparece no leitor de ECU é o do sensor de oxigenio, que é exatamente a sonda lambda. Eu ja pensei em troca-la e talvez o faça.
Mundando um pouco o assunto, voce sabe onde posso baixar um programa para fazer a leitura do ECU?
Verifiquei alguns na Internet, mas não me descidi por nenhum ainda.
Mais uma vez obrigado.

cláudio.assunção
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Dez 2015, 13:27
Nome Completo: Claudio Assuncao Barcellos
Cidade: Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por cláudio.assunção » 11 Dez 2015, 11:19

Bom Dia confrades..
Adquiri meu Vectra GT 09/10 manual há 30 dias aproximadamente. Percebi que o Giro do motor não passava dos 5.200/5300(aprox.). Procurando na internet, encontrei de tudo: remover o inSP do painel, passar um Scanner e eliminar o erro, desligar e religar a central... Todas essas alternativas eu tentei, só que pouco tempo depois o motor voltava a cortar o giro... Ontem levei o carro na Concessionaria JORLAN(onde o mesmo foi adquirido). Atualizei o software para a versão 1067(a versão que estava era a 1054). Tudo funcionando normalmente agora.

Potro2010
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jan 2016, 13:39
Nome Completo: Marcos Vinicius Rodrigues de Morais
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Potro2010 » 25 Jan 2016, 22:28

LUCIANO_R_P escreveu:
LUCIANO_R_P escreveu:Olá Pessoal.

Estou com um problema Semelhante e gostaria da ajuda de vocês.

Meu Vectra é uma Elite 2.0 Aut. 2010/2010 com teto solar (Completíssimo), está com 90.000 km.

Há uns 2 anos ele estava limitando o giro em 5.500 rpm toda vez que abastecia e ficava assim por uns 20 Km ou era só tirar os cabos da bateria por uns 30 seg e religar que voltava ao normal. Esse problema foi solucionado apenas fazendo a Atualização do Software da ECU assim como descrito nas postagens anteriores aki do forum. A versão do Software da ECU atual é a 1065 e acabei de tentar atualizar na concessionaria da minha cidade e não tem versão mais atual.

Bom, o problema é que semana passada quando fui viajar ele começou a limitar o giro novamente mas agora em 5.200 rpm e as vezes passa para 5.600 e daí corta voltando para 5.200. Muita raramente ele passa dos 5.600 e efetua a mudança de marcha, mesmo assim, quando passa ele dá tipo umas pausas em 5.200 e 5.600 antes de mudar a marcha.

Outro fato intrigante é que mesmo na Posição N e o carro em movimento ele limita o giro, mas com o carro parado na posição P ou N ele não limita o giro chegando aos 7.200 rpm (máximo) e não corta mesmo se segurar o acelerador por muito tempo. Nessas circunstâncias, eu acho que ele deveria cortar o giro pelo fato do carro estar parado, estou certo? Já ouvi dizer que existe um sensor de segurança para evitar superaquecimento do motor, não sei se isso procede.

Já pedi para rastrear com o Tech II e não acusa código de falha em nenhuma sensor tanto no motor quanto na transmissão. A pressão da Bomba está OK. Sensores de Oxigênio fazendo leitura normal.

Sem usar o Kick Down ele faz as mudanças de marchas normalmente, pois assim elas ocorrem antes dos 5.200 rpm, mas se usar o Kick Down ou ativar o modo Sport e segurar o acelerador no funfo, ocorre o problema descrito acima.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

P.S. O meu fecha o teto e os retrovisores com o alarme, abaixa o retrovisor qnd engata a ré, O CB mostra o consumo instantâneo, e outras coisas mais como instalação da Multimídea M1 original com controles de volante funcionando 100%. Tudo foi eu mesmo que instalei seguido as dicas aki do clubedovectra. Caso alguém precisar de help pode me contactar.

lucianorpimenta@yahoo.com.br
31-7130-0692 (Vivo/whatsapp).


Pessoal, problema resolvido.

O carro foi perdendo potência até quase nem andar mais.

Era o catalisador entupido. Ainda não troquei mas desmiolei ele e pronto o carro voltou ao normal.

Para testar se era o catalisador, eu retirei a sonda Lambida superior (sensor de oxigênio 1) e funcionei dei partida no motor, com a sonda conectada para não acusar erro na ECU. e o motor funcionou normalmente pois a compressão devida ao entupimento do catalisador foi liberada no buraco da sonda.

Para resolver o problema sem precisar trocar o coletor de escape (Catalisador), não precisa nem desmontar.
Foi só retirar o protetor de cárter (peito de aço) depois retirar o conector da sonda lâmbida inferior (sensor de oxigênio 2) (não precisa tirar a sonda, só desplugar o chicote elétrico para poder afastar o tubo do escapamento), depois retirar os 3 parafusos que unem o coletor de escape (Catalisador) ao escapamento e com o auxílio de uma vareta de ferro fui quebrando a colmeia do catalisador até retirar completamente toda a cerâmica do interior do coletor com um alicate de bico, depois soprei com um compressor de ar para eliminar os resíduos. É Importante soprar de cima para baixo pelo buraco da sonda superior, não debaixo para cima, se não manda sujeira para os cilindros. Fiz isso em casa mesmo, só precisei pegar emprestado na oficina uma chave para retirar a sonda.

Alguns me disseram q aumentaria a potência e o consumo, mas nada disso ocorreu, está com a mesma potência e mesmo consumo. Só o barulho do escapamento é que dá pra notar uma leve diferença no coletor de escape, mas pra quem gosta de barulho esportivo, ficou até legal com um roncado mais agressivo, kkkkkkk.

Desde já agradeço à atenção e espero poder contribuir também.


Boa noite ,
Luciano , queria agradecer a dica , ocorreu esse
Mesmo problema com meu Astra 2010/140cv AT , atualizei software na css (R$200,00) e como fazem isso pelo
Tech 2 , já fizeram uma checagem de erros no carro e não tinha nada , troquei velas , filtros , tentativa de alterar combustível até para Gas.Podium, troquei até
Óleo do câmbio automático, remapei o chip do carro em uma loja de preparação , meu mecânico passou diversas vezes scanner e nada de erro. Eu vi a sua solução no fórum e resolvemos proceder da mesma forma , resumindo , constatamos que o catalisador estava entupido, tanto que após rodar com a
Sonda lambda 1 desconectada , inclusive fazendo aquele barulho enorme , pôde-se reparar que no furo da
Sonda estavam brasas vermelhas , igual churrasqueira mesmo. Deixamos o catalisador Oco, e resumindo , o carro sobe o giro normalmente sem
Cortes em 5.200 - 5.600 , gradualmente e sem intervalos ficou realmente um pequeno ronco , mas nada alarmante . Obrigado pelas dicas , grande abraço...

PedroRenê
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jun 2017, 20:14
Nome Completo: PEDRO RENE HERMINIO DE ARAUJO
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Vectra GTX - Problema Kick Down

por PedroRenê » 30 Jun 2017, 21:43

boa noite meus amigos, o meu 2010 estava com o mesmo problema acima citado, me preocupei muito , mas seguindo as instruções dos amigos fui até a autorizada da minha cidade e lá fizer a atualização da ECU para 1065, a que estava era 1055 percebi a mudança de cara
mas amanhã vou testar na BR e dou o retorno aos amigos !
obs realmente os mecânicos daqui não sabiam do problema e nem que existia essa atualização kkkk : :38:

Avatar do usuário
LUCIANO_R_P
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 13:57
Nome Completo: Luciano Roncetti Pimenta
Cidade: Viçosa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Vectra GTX - Problema Kick Down

por LUCIANO_R_P » 03 Jul 2017, 14:18

Muita gente tem vectra aut. e reclama, mas não sabem dessa atualização e a maioria dos mecânicos das Concessionárias tbm ñ sabem.

28 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 146 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 19:02