Ola, tudo bem amigo ?tiagovidotti escreveu:Boa tarde pessoal,
Fiz algumas pesquisas aqui no fórum e não encontrei nada referente a esse sistema de iluminação que eu tinha em outros carros da chevrolet que ja tive, (montana, cruze e prisma novo), me perdoem se estou duplicando algum post, sou novo aqui no fórum e recentemente comprei meu GT 2011,
Sinto falta desse mimo que acendia o farol ao destravar as portas, como eu disse nos outros carros que eu tive tinha o sistema e ate o hb20x da minha esposa tem essa funcionalidade, a funcionalidade que o vectra possui é somente a siga-me(follow-me) que é o temporizador ao acionar a alavanca da luz alta com o carro desligado. Alguem sabe se ele tem essa função em outra versão, gtx ou elite .... ou se da pra adaptar algum módulo pra acender as luzes (acende o painel de instrumentos tambem) ao destravar o alarme por uns 30 segundos?
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tiagovidotti escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, andei pesquisando no youtube e vi um vídeo de um rapaz q adaptou o relê DNI 0411 (do monza, kadet) pra acionar os farois ao destravar o carro, é um relê temporizador de 20s (acredito que seja o mesmo do lampejador q ja existe no vectra do follow me) então eu comprei o relê.... ele veio com um esquema de ligação:
Eu gostaria de ligar no lugar do S, onde é pra pegar o sinal da luz alta, no sinal da trava (positivo da seta) e onde sai pro farol (pino 87) eu gostaria de ligar no interruptor pra dar um contato, como se tivesse virado o interruptor pra ligar o farol baixo com a iluminação interna, será q da certo? Corri o risco se queimar o módulo? Usar somente o relê pra essa função ou usar mais componentes de proteção?
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Almeidão escreveu:tiagovidotti escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, andei pesquisando no youtube e vi um vídeo de um rapaz q adaptou o relê DNI 0411 (do monza, kadet) pra acionar os farois ao destravar o carro, é um relê temporizador de 20s (acredito que seja o mesmo do lampejador q ja existe no vectra do follow me) então eu comprei o relê.... ele veio com um esquema de ligação:
Eu gostaria de ligar no lugar do S, onde é pra pegar o sinal da luz alta, no sinal da trava (positivo da seta) e onde sai pro farol (pino 87) eu gostaria de ligar no interruptor pra dar um contato, como se tivesse virado o interruptor pra ligar o farol baixo com a iluminação interna, será q da certo? Corri o risco se queimar o módulo? Usar somente o relê pra essa função ou usar mais componentes de proteção?
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Só uma pergunta porque estou meio confuso com o que você quer. Voce desliga o carro, dá um toque no farol baixo ou alto e o relê arma e acende o farol. É isto mesmo? ou seja voce precisa armar o relê para o farol acender, ok? Ele não vai armar automático?
tiagovidotti escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:tiagovidotti escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, andei pesquisando no youtube e vi um vídeo de um rapaz q adaptou o relê DNI 0411 (do monza, kadet) pra acionar os farois ao destravar o carro, é um relê temporizador de 20s (acredito que seja o mesmo do lampejador q ja existe no vectra do follow me) então eu comprei o relê.... ele veio com um esquema de ligação:
Eu gostaria de ligar no lugar do S, onde é pra pegar o sinal da luz alta, no sinal da trava (positivo da seta) e onde sai pro farol (pino 87) eu gostaria de ligar no interruptor pra dar um contato, como se tivesse virado o interruptor pra ligar o farol baixo com a iluminação interna, será q da certo? Corri o risco se queimar o módulo? Usar somente o relê pra essa função ou usar mais componentes de proteção?
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Só uma pergunta porque estou meio confuso com o que você quer. Voce desliga o carro, dá um toque no farol baixo ou alto e o relê arma e acende o farol. É isto mesmo? ou seja voce precisa armar o relê para o farol acender, ok? Ele não vai armar automático?
Acho q ficou meio confuso mesmo, essa funcionalidade de temporizador quando vc desliga o carro e usa o lampejador do farol alto, mantem os faróis do carro acesos por 15 a 20 segundos. Essa funcionalidade ja vem no vectra, não tenho certeza se vem em todos, mas no manual parece que é item de série, e essa funcionalidade chama-se “follow-me” ou “siga-me”
O que eu quero fazer eh uma outra funcionalidade que tem em alguns carros, meriva, corsa, montana...etc que se chama “let-me” ou “leve-me” que nada mais é o acendimento automático dos faróis e iluminação interna do carro quando se destrava o carro ou quando se trava pelo controle, essa funcionalidade mantém os faróis acesos por 15 segundos (após você ter destravado o carro) ou até você ligar o pós chave
Esse relê que eu comprei da pra fazer essa função, mas não conheço o circuito da chave de iluminação, se tem algum risco ligar o relê ali simulando o acionamento dos faróis pela chave de luz ali, se isso pode danificar o circuito... etc espero ter sido claro agora, as vezes eu leio o q escrevo e nem eu me entendo!! Kkkkkkk
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Almeidão escreveu:Quando você mexe em faróis, tens que pensar que temos dois circuito diferente, direito e esquerdo, isto é preparado por motivo de um curto queimar um farol e você ainda terá outro e por isto existem dois fusíveis. Existem umas adaptações que fazem de relê auxiliar ligando os faróis ao ligar a chave, mas isto é impensável porque é feito direto, logo se queimar um fusível irá queimar o outro.
Agora vamos ao seu caso que pode ser muito simples para os faróis, mas nada de luz interior,você pode ligar este relê direto no farol baixo cortando os fios amarelos usando dois relês auxiliares um para cada farol, para fazer isto, usar um relê de 40 amperes.
1 - cortar o fio amarelo do farol, um lado entra no 87 e outro no 30 do relê auxiliar
2 - descobrir o sinal de saída do relê 0411 se é negativa ou positiva.
3 - Digamos que seria negativa, ligar esta saída 87 do 0411 no relê auxilia no terminal 85 e no 86 ligar no positivo depois do fuspivel, caso a saída seja positiva, terás que fazer ao contrário, .saída 87 do 0411 no 86 do auxiliar e o 85 no negativo, lata do carro.
4 - O 30 do 0411, ligar na caixa de fusível do lado da saída do fusível, nunca ligar na entrada.
5 - O 31 é o terra, pode usar o mesmo usado no relê auxiliar
6 - O 15, usa o pòs chave, um positivo depois que ligou a chave, fazer o mesmo tirar da caixa de fusível depois do fusível de saída, pode ser de 10 amp.
7 - O mesmo fio amarelo cortado antes de chegar no relê auxiliar, soldar outro fio, depois do fio um diodo N4007, na posição correta porque ele só vai energia para um lado e ligar no S.
Como ele irá funcionar, ao acender o farol jpa arma o sistema, ao desligar o farol ele permanecerá 20 segundos aceso, ou o tempo do relê.
Lembrando que voce pode fazer um relê auxiliar para cada lado e ter o sistema perfeito sendo acionado os dois em conjunto, ou seja o que fizer em um, fazer no outro fio amarelo. Ou fazer com um auxiliar somente e onde entra o amarelo no 87 do auxiliar e sai no 30, colocar os dois amarelos farol direita e esquerda juntos, mas isto pra mim é totalmente errado porque se queimar um fusível de um farol, irá queimar o outro e ficar sem farol.
Eu posso ter errado alguma coisa, mas acredito que não, fui pensando e escrevendo.
PARA OS LEIGOS: Entenda primeiro o que é saída de energia depois do fusível, isto porque ao ligar na saída o sistema já estará previamente protegido.
Entenda também que o esquema vem pra ligar na bateria, mas nunca façam isto, o sistema é exemplo e ali na caixa de fusível temos Positivo Bateria e negativo em qualquer lugar na lata do carro é negativo.
OUTRA DICA, nunca emende fios enrolando os, todos devem ser soldados e ao usar um relê, use a tomada adequada para ele ou no minimo soldar os fios nos terminais, nas de usar terminal single para cada fio.
tiagovidotti escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Quando você mexe em faróis, tens que pensar que temos dois circuito diferente, direito e esquerdo, isto é preparado por motivo de um curto queimar um farol e você ainda terá outro e por isto existem dois fusíveis. Existem umas adaptações que fazem de relê auxiliar ligando os faróis ao ligar a chave, mas isto é impensável porque é feito direto, logo se queimar um fusível irá queimar o outro.
Agora vamos ao seu caso que pode ser muito simples para os faróis, mas nada de luz interior,você pode ligar este relê direto no farol baixo cortando os fios amarelos usando dois relês auxiliares um para cada farol, para fazer isto, usar um relê de 40 amperes.
1 - cortar o fio amarelo do farol, um lado entra no 87 e outro no 30 do relê auxiliar
2 - descobrir o sinal de saída do relê 0411 se é negativa ou positiva.
3 - Digamos que seria negativa, ligar esta saída 87 do 0411 no relê auxilia no terminal 85 e no 86 ligar no positivo depois do fuspivel, caso a saída seja positiva, terás que fazer ao contrário, .saída 87 do 0411 no 86 do auxiliar e o 85 no negativo, lata do carro.
4 - O 30 do 0411, ligar na caixa de fusível do lado da saída do fusível, nunca ligar na entrada.
5 - O 31 é o terra, pode usar o mesmo usado no relê auxiliar
6 - O 15, usa o pòs chave, um positivo depois que ligou a chave, fazer o mesmo tirar da caixa de fusível depois do fusível de saída, pode ser de 10 amp.
7 - O mesmo fio amarelo cortado antes de chegar no relê auxiliar, soldar outro fio, depois do fio um diodo N4007, na posição correta porque ele só vai energia para um lado e ligar no S.
Como ele irá funcionar, ao acender o farol jpa arma o sistema, ao desligar o farol ele permanecerá 20 segundos aceso, ou o tempo do relê.
Lembrando que voce pode fazer um relê auxiliar para cada lado e ter o sistema perfeito sendo acionado os dois em conjunto, ou seja o que fizer em um, fazer no outro fio amarelo. Ou fazer com um auxiliar somente e onde entra o amarelo no 87 do auxiliar e sai no 30, colocar os dois amarelos farol direita e esquerda juntos, mas isto pra mim é totalmente errado porque se queimar um fusível de um farol, irá queimar o outro e ficar sem farol.
Eu posso ter errado alguma coisa, mas acredito que não, fui pensando e escrevendo.
PARA OS LEIGOS: Entenda primeiro o que é saída de energia depois do fusível, isto porque ao ligar na saída o sistema já estará previamente protegido.
Entenda também que o esquema vem pra ligar na bateria, mas nunca façam isto, o sistema é exemplo e ali na caixa de fusível temos Positivo Bateria e negativo em qualquer lugar na lata do carro é negativo.
OUTRA DICA, nunca emende fios enrolando os, todos devem ser soldados e ao usar um relê, use a tomada adequada para ele ou no minimo soldar os fios nos terminais, nas de usar terminal single para cada fio.
mandou bem hein, melhor do que uma resposta é um passo a passo desse nível, valeu Almeidão vou comprar os relês auxiliares e o diodo 4007, vou tentar tirar foto do processo pra montar um tutorial pra quem quiser fazer também, valeu mais uma vez, abraço
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