O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CDúvidas - Ventoinha Vectra C

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Dionathan85
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2021, 09:29
Nome Completo: Dionathan Izak
Cidade: Castro
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 38

Dúvidas - Ventoinha Vectra C

por Dionathan85 » 26 Ago 2021, 09:50

Bom dia amigos!!
Meu Vectra não liga a ventoinha após desligar a chave gostaria de saber se é assim mesmo pois tinha impressão que logo quando comprei ainda ficava ligada um pouco mais. Pois depois que desligo o carro a temperatura vai lá no vermelho!! Agradeço desde já a ajuda!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha Vectra C

por Almeidão » 26 Ago 2021, 14:44

O sistema de desligar a chave e as ventoinhas manter se ligadas, não baixa temperatura do motor, ela simplemene alivia a pressão do Ar condicionado. Portanto para isto alguns carros com ar condicionado, tipo Vectra B faz com com que elas continuem ligadas ao desligar e digamos que a temperatura esteja atingindo um grau para elas armarem. Não sei sobre o Vectra C, mas verifique um ponto especial quando ela tiver armada se estão funcoonando as duas, a da frente e a de tras. Caso esteja uma somente, o porblema poderá ser açgo com relê e mais certo tomadas das ventoinhas que nos carros mais novos queimam muito deixando um lado todo derretido, para isto é facil de ver, desconecte uma e olha de frente pra ver se tem algo preto por ali.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha Vectra C

por Ju_Bueno » 27 Ago 2021, 08:58

No Vectra C é igual no Astra - as ventoinhas desligam ao desligar a chave.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Ajuda com ventoinha do ar condicionado

por josehgb » 08 Jan 2024, 10:10

Recentemente percebi que meu ar condicionado parou de funcionar, então levei em um rapaz que trabalha com isso e ele verificou para mim que o compressor está funcionando, possui gás e pressão porém a ventoinha não está ligando e por isso não está resfriando o condensador, o que além de não gelar pode destruir o sistema de AC. Lembrando que o Vectra C possui apenas uma ventoinha tanto pro radiador quanto condensador

Por sorte a ventoinha está funcionando normalmente no primeiro estágio, quando o motor aquece. Também testei ligando ela com o sensor de temperatura desligado e funcionou normalmente, com a chave na posição 2 ele liga em um estágio moderado e com o motor ligado aciona um estágio MUITO forte. Teoricamente isso quer dizer que o resistor da ventoinha está ok?

Ao pressionar o botão do AC no painel é possível ouvir um estalo de relê do lado de dentro e o barulho do compressor acionando, porém nada da ventoinha. A parte estranha é que quando eu usava o AC dias antes e estava parado prestes a dar saída, se não acelerasse o suficiente e o carro quisesse "morrer" eu reparava alguns estalos em um relê, que pelo som deveria estar próximo (provavelmente algum da caixa de fusíveis no porta-trecos?).

Com essa suspeita de ser algum relê com defeito fiz um teste com um amigo trocando todos os 4 relês na caixa do motor que diziam no manual ter alguma ligação com a ventoinha mas não mudou nada. Ele utilizou relês de marca genérica mas novos, não eram os próprios da GM, mas segundo eles possuiam as mesmas especificações

No manual não diz ter algum relê com função das ventoinhas na caixa interna (no porta-trecos), apenas relacionados com o compressor do AC, mas será que meu defeito não estaria em algum destes relês ali dentro? Algum que opera o AC + Ventoinha? alguém saberia me dizer qual o "caminho" que é feito pelo sinal? Infelizmente não tenho em mãos nenhum relê sobrando no momento para poder trocar e testar os de dentro, teria que comprar e arriscar. Também não tenho como agendar uma visita ao autoelétrico tão cedo

TODOS, TODOS os fusíveis estão normais, foram testados um por um. Apenas os fusíveis maxi perto do motor possuem uma oxidação bem leve, talvez eu troque eles. Os relês eu não sei muito bem como testar, porém tenho uma caneta de polaridade 12v e um multímetro se alguém souber me ensinar como testar todos corretamente. Todos os outros sistemas e características do carro estão normais e em perfeito funcionamento, apenas a maldita ventoinha que se recusa a acionar quando aperto no botão do ar condicionado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com ventoinha do ar condicionado

por Almeidão » 08 Jan 2024, 17:45

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Recentemente percebi que meu ar condicionado parou de funcionar, então levei em um rapaz que trabalha com isso e ele verificou para mim que o compressor está funcionando, possui gás e pressão porém a ventoinha não está ligando e por isso não está resfriando o condensador, o que além de não gelar pode destruir o sistema de AC. Lembrando que o Vectra C possui apenas uma ventoinha tanto pro radiador quanto condensador

Por sorte a ventoinha está funcionando normalmente no primeiro estágio, quando o motor aquece. Também testei ligando ela com o sensor de temperatura desligado e funcionou normalmente, com a chave na posição 2 ele liga em um estágio moderado e com o motor ligado aciona um estágio MUITO forte. Teoricamente isso quer dizer que o resistor da ventoinha está ok?

Ao pressionar o botão do AC no painel é possível ouvir um estalo de relê do lado de dentro e o barulho do compressor acionando, porém nada da ventoinha. A parte estranha é que quando eu usava o AC dias antes e estava parado prestes a dar saída, se não acelerasse o suficiente e o carro quisesse "morrer" eu reparava alguns estalos em um relê, que pelo som deveria estar próximo (provavelmente algum da caixa de fusíveis no porta-trecos?).

Com essa suspeita de ser algum relê com defeito fiz um teste com um amigo trocando todos os 4 relês na caixa do motor que diziam no manual ter alguma ligação com a ventoinha mas não mudou nada. Ele utilizou relês de marca genérica mas novos, não eram os próprios da GM, mas segundo eles possuiam as mesmas especificações

No manual não diz ter algum relê com função das ventoinhas na caixa interna (no porta-trecos), apenas relacionados com o compressor do AC, mas será que meu defeito não estaria em algum destes relês ali dentro? Algum que opera o AC + Ventoinha? alguém saberia me dizer qual o "caminho" que é feito pelo sinal? Infelizmente não tenho em mãos nenhum relê sobrando no momento para poder trocar e testar os de dentro, teria que comprar e arriscar. Também não tenho como agendar uma visita ao autoelétrico tão cedo

TODOS, TODOS os fusíveis estão normais, foram testados um por um. Apenas os fusíveis maxi perto do motor possuem uma oxidação bem leve, talvez eu troque eles. Os relês eu não sei muito bem como testar, porém tenho uma caneta de polaridade 12v e um multímetro se alguém souber me ensinar como testar todos corretamente. Todos os outros sistemas e características do carro estão normais e em perfeito funcionamento, apenas a maldita ventoinha que se recusa a acionar quando aperto no botão do ar condicionado


Eu não sei sobre o Vectra C, nem sabia que ele tem uma ventoinha somente, acho que não e se tiver duas elas tem que ligar sempre as duas juntas assim penso eu.
Sobre os relês cuidado, o Vectra B usa quase todos os relês invertidos, não se pode usar um paralelo embora ele funciona, porem derrete os terminais e a base do relê. No caso do Vectra B os relês das ventoinhas podem ser substituidos pelo DNI 0101 e não pode usar o DNI 0102.
Testar um relê, a melhor forma seria colocar outro novo no lugar, as vezes eles dão clicks e não funciona.
Testar uma base de relê para ver se a ventoinha roda é fácil, faça uma ponte (jump) no terminal 30 com 87, localiza o terminal colocando o relê no local, olha no relê o numero perto do terminal e saberás qual é o 30 com 87. Mas cuiado você vai olhar o numero invertido, afinal você virou o relê para olhar.

Sobre o ar o seu deve ser digital, porque o analõgico não quer nem saber se a ventinha liga ou não que el vai ligar e gelar pelo menos por um tempo

Alguns testes feito no Vectra B, talvez te ajude
https://www.youtube.com/watch?v=e7IOOhk3sp8
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajuda com ventoinha do ar condicionado

por Ju_Bueno » 09 Jan 2024, 09:26

Fiz uma busca no fórum e a única coisa que encontrei de esquema elétrico do Vectra C foi isso: https://www.4shared.com/office/ZXEeL3YM ... trico.html ... não sei se vai ajudar. Suponho que vc precise do diagrama para verificar também no módulo a parte responsável para acionamento da ventoinha ao ligar o compressor.

Só uma observação, Almeidão: Vectra, Astra e Zafira passaram a utilizar somente uma ventoinha com a atualização do motor com 140cv. Mudaram o condensador do ar e eliminaram a ventoinha dele.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Ajuda com ventoinha do ar condicionado

por josehgb » 09 Jan 2024, 15:31

consegui resolver o problema mas de um jeito inusitado, no meio disso aprendi algumas coisa:

O meu problema era falta de gás no sistema. O primeiro lugar que levei disse estar com a pressão/gás ok, mas depois foi confirmado em outro que estava baixo. A provavel causa é um vazamento aparentemente em uma das válvulas do sistema (aquelas que usa pra medir/encher). Foi feito a troca das duas válvulas e completado o gás com um aditivo de contraste. Se daqui alguns dias voltar a vazar o contraste irá marcar e posso retornar em quem me fez esse reparo.

agora os detalhes de toda essa história:

O vectra C possui apenas UMA VENTOINHA tanto pro ar condicionado quanto radiador. No caso do ar condicionado ela irá ligar APENAS se a pressão interna do sistema do AC atingir NO MÍNIMO 300 PSI. O pressostato não enviará o sinal pra ativar a ventoinha abaixo de 300 PSI, e dependendo do quão acima estiver irá ordenar que ative em maior velocidade, podendo chegar até mesmo a ficar igual no modo de emergência. Nol meu caso não tinha gás por conta do vazamento, não atingia a pressão mínima, não ativava.

Essa característica de ligar apenas com a pressão é de alguns carros apenas. Em especial da GM/Fiat, se não me engano ou antes ou depois de 2010 (não me lembro exatemente agora). Alguns realmente ligam a ventoinha junto do compressor, mas não é maioria.

A ventoinha NÃO DEPENDE DO RESISTOR PARA ATIVAR O SEGUNDO ESTÁGIO. depende para ativar o PRIMEIRO estágio. Então se fosse um erro do resistor seria fácil de perceber justamente porque não iria acionar para resfriar o motor

A suspeita do vazamento foi porque encontraram um pouco de óleo/fluido do compressor na tampa que cobre as válvulas do AC. Como foi um vazamento bem sutil, a chance maior é de ser realmente ali. Se não houvesse as tampas de proteção o dignóstico ficaria muito mais difícil, fora a chance maior de danificar as válvulas mexendo no motor/lavando/sujeira/etc

Utilizar o compressor SEM GÁS pode danificar ele, já que aparentemente ele depende do gás + um óleo em seu interior pra lubrificar e operar. Sem o gás ele irá desgastar por esforço excessivo. Se houver gás mas ele não for resfriado pela ventoinha com defeito de outro motivo, a pressão pode se tornar muito grande e danificar algo, até mesmo romper algum ponto frágil da tubulação

O compressor do AC dessa linha da GM possui um barulho perceptível "comum". É normal até mesmo de fábrica ele fazer esse barulho e com o desgaste pode aumentar.

Não sei se tudo isso é assim por conta de ser um AC digital, ou por ser do vectra C, ou ambos, mas vou deixar o post com esses detalhes caso ajude alguém no futuro, obrigado pela ajuda pessoal!

Falando em valores:

200 troca das duas válvulas do AC
250 carga de gás
20 contraste para localizar vazamentos.

(lembrando que o contraste tá ali pra achar algum vazamento, caso no futuro apareça algo e/ou não tenha sido o vazamento nas válvulas)

kiloosmaladsa
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Fev 2022, 04:12
Nome Completo: kiloos
Cidade: Google
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 34

Ajuda com ventoinha do ar condicionado

por kiloosmaladsa » 30 Jan 2024, 17:18

Para testar adequadamente o relé, você pode usar um multímetro para verificar a continuidade e a resistência. Também é possível aplicar 12 volts diretamente nos terminais do relé para verificar se o relé está funcionando corretamente. A propósito, observe a previsão do tempo no site https://meteum.ai/weather/pt-BR/manaus com mais frequência para não ser pego por uma chuva torrencial. Se você não se sentir confiante para realizar esses testes ou se o problema persistir, talvez valha a pena procurar a ajuda de um profissional, como um mecânico ou eletricista automotivo, para analisar o sistema elétrico do seu carro com mais profundidade.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajuda com ventoinha do ar condicionado

por Almeidão » 30 Jan 2024, 20:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Recentemente percebi que meu ar condicionado parou de funcionar, então levei em um rapaz que trabalha com isso e ele verificou para mim que o compressor está funcionando, possui gás e pressão porém a ventoinha não está ligando e por isso não está resfriando o condensador, o que além de não gelar pode destruir o sistema de AC. Lembrando que o Vectra C possui apenas uma ventoinha tanto pro radiador quanto condensador

Por sorte a ventoinha está funcionando normalmente no primeiro estágio, quando o motor aquece. Também testei ligando ela com o sensor de temperatura desligado e funcionou normalmente, com a chave na posição 2 ele liga em um estágio moderado e com o motor ligado aciona um estágio MUITO forte. Teoricamente isso quer dizer que o resistor da ventoinha está ok?

Ao pressionar o botão do AC no painel é possível ouvir um estalo de relê do lado de dentro e o barulho do compressor acionando, porém nada da ventoinha. A parte estranha é que quando eu usava o AC dias antes e estava parado prestes a dar saída, se não acelerasse o suficiente e o carro quisesse "morrer" eu reparava alguns estalos em um relê, que pelo som deveria estar próximo (provavelmente algum da caixa de fusíveis no porta-trecos?).

Com essa suspeita de ser algum relê com defeito fiz um teste com um amigo trocando todos os 4 relês na caixa do motor que diziam no manual ter alguma ligação com a ventoinha mas não mudou nada. Ele utilizou relês de marca genérica mas novos, não eram os próprios da GM, mas segundo eles possuiam as mesmas especificações

No manual não diz ter algum relê com função das ventoinhas na caixa interna (no porta-trecos), apenas relacionados com o compressor do AC, mas será que meu defeito não estaria em algum destes relês ali dentro? Algum que opera o AC + Ventoinha? alguém saberia me dizer qual o "caminho" que é feito pelo sinal? Infelizmente não tenho em mãos nenhum relê sobrando no momento para poder trocar e testar os de dentro, teria que comprar e arriscar. Também não tenho como agendar uma visita ao autoelétrico tão cedo

TODOS, TODOS os fusíveis estão normais, foram testados um por um. Apenas os fusíveis maxi perto do motor possuem uma oxidação bem leve, talvez eu troque eles. Os relês eu não sei muito bem como testar, porém tenho uma caneta de polaridade 12v e um multímetro se alguém souber me ensinar como testar todos corretamente. Todos os outros sistemas e características do carro estão normais e em perfeito funcionamento, apenas a maldita ventoinha que se recusa a acionar quando aperto no botão do ar condicionado


Eu não sei sobre o Vectra C, nem sabia que ele tem uma ventoinha somente, acho que não e se tiver duas elas tem que ligar sempre as duas juntas assim penso eu.
Sobre os relês cuidado, o Vectra B usa quase todos os relês invertidos, não se pode usar um paralelo embora ele funciona, porem derrete os terminais e a base do relê. No caso do Vectra B os relês das ventoinhas podem ser substituidos pelo DNI 0101 e não pode usar o DNI 0102.
Testar um relê, a melhor forma seria colocar outro novo no lugar, as vezes eles dão clicks e não funciona.
Testar uma base de relê para ver se a ventoinha roda é fácil, faça uma ponte (jump) no terminal 30 com 87, localiza o terminal colocando o relê no local, olha no relê o numero perto do terminal e saberás qual é o 30 com 87. Mas cuiado você vai olhar o numero invertido, afinal você virou o relê para olhar.

Sobre o ar o seu deve ser digital, porque o analõgico não quer nem saber se a ventinha liga ou não que el vai ligar e gelar pelo menos por um tempo

Alguns testes feito no Vectra B, talvez te ajude
https://www.youtube.com/watch?v=e7IOOhk3sp8


Minha dúvida é que fiquei com mais dúvida. O compressor do Ar condicionado sem gás ele é protegido e não liga, e aí aumentu a dúvida ainda mais quando você disse que alguem verificou o compressor e ele estava funcionando, porém se o pressostato não deixou ligar a ventoinha, ele também não deixaria ligar o compressor. Será que mudarom algo no Vectra C deixando o compressor em perigo ao perder o gás? Ou será que quem checou o compressor não soube checar se estava ele ligado?
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Dúvidas - Ventoinha Vectra C

por josehgb » 19 Fev 2024, 09:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje porém se o pressostato não deixou ligar a ventoinha, ele também não deixaria ligar o compressor


provavelmente mudaram algo no C, porque o compressor vai ativar sempre que ligar o AC, e vai continuar ligado o tempo todo. O que muda é a ventoinha que só vai ativar quando o pressostato confirmar uma pressão mínima.

No meu caso não estava com ZERO gás, mas estava baixo, não sei quanto em números mas ainda tinha sim gás.

Dionathan85 escreveu:Fuente del Mensaje Meu Vectra não liga a ventoinha após desligar a chave gostaria de saber se é assim mesmo pois tinha impressão que logo quando comprei ainda ficava ligada um pouco mais.

Você fala que quando desliga a chave a ventoinha desliga junto? Se for, isso é normal sim, ela dura alguns segundos a mais mas é coisa rápida, desliga tudo junto.

Agora, não importa o que eu faça, se eu desligar ele mesmo no máximo da temperatura normal (no C é na metade/um tico antes da metade) com a ventoinha ligada, tudo vai desligar mas ele não aquece mais não

Acho que no seu caso pode ser alguma coisa atrapalhando o resfriamento, você usa água com aditivo tudo certinho? A válvula termostática pode estar travada semiaberta, ou o sensor de temperatura mandando sinal errado. Ambos os casos é fácil de tirar na mão e dar uma conferida, única observação é que se tirar a termostática tem que trocar o anel de vedação E ELE TEM QUE SER ORIGINAL, NEM QUE SEJA NUMA CONCESSIONÁRIA, essa praga não sei como mas só por não ser original o capeta acha um jeito de vazar, é sobrenatural, pode ser idêntica com outras marcas mas se não for original vai dar merda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dúvidas - Ventoinha Vectra C

por Almeidão » 19 Fev 2024, 12:52

Não, este anel não é sobre natural, uso aqui uns que custa R$ 1,50 e ao tirar a termostática, não vale apenas examinar e remontar, se for 8V, troque o refil de vez, custa barato, se for Flex MTE 211-87 e se for gasolina MTE 211-82 e já vem com o oring e sobre ou qualquer oring o maior erro é a falta de limpeza correta na instalação, ali a melhor forma de limpar seria uma lixa fina no lado onde está o carro e na termostática limpar bem o trilho onde entra o oring com limpa contato e uma escovinha e pode ser de dente mesmo, depois de limpo passar graxa nos dois lados, secar a graxa com um pano sem pelos tipo este perflex da vida e podem montar sem erro e sem apertar muito também. UM DETALHE IMENSO, quem usa um bom aditivo, nunca suja ou agarra zinabre ali, eu desmonto o meu, só passo a graxa e seco com o pano e nunca vazou ali e experiencia de sobra com o mesmo carro há 22 anos.

Uma dica para quem quer cuidar um pouquinho do motor, estas ventoinhas dos carros mais antigos que ligam depois que desligam o carro ou ficam ligadas por um tempo depois que desligam o carro não tem nada a ver com a temperatura do motor, é somente para baixar a pressão do gás do ar condicionado. Mas existe dois momentos na temperatura dos carros com ar condicionado, momento um onde a temperatura não passa dos 90 graus sem o ar ligado e momento dois onde vai até no máximo uns 93 com o ar ligado, ao chegar em casa tiver ali com 93 graus, desliga o ar e espere baixar pelo menos até 90 para desligar o carro, ou desligar o ar uns 500 metros antes de chegar, mas deixa o ventilador ligado, vai ajudar a segar o evaporador que com certeza estará suado e o aluminio agradecerá.
Imagem

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 170 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:29