O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVálvula PCV - Motor 140CV

20 mensagens   •   Página 1 de 1
josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Válvula PCV - Motor 140CV

por josehgb » 21 Abr 2022, 17:13

Pessoal vim recorrer a ajuda de vocês com algo que tem me deixado bem maluco já:

Venho reparando que minha TBI anda sujando de óleo, uma quantidade anormal acaba ficando no mangote principal de ar, tudo isso vindo pela mangueira do respiro.

Na teoria sei que todos os veículos possuem uma válvula PCV nestas mangueiras do respiro, porém eu já soltei as duas mangueiras do respiro e não encontrei nenhuma válvula, poderia ser essa a culpa de tanto óleo subindo?

Agora a dúvida principal, SE eu possuo essa válvula, em qual das duas mangueiras ela deveria ficar?

Nos modelos antigos com coletor de metal eu vi que a válvula fica na mangueira de respiro conectada ao coletor, APÓS a TBI. No meu modelo mais novo com coletor de plástico essa mangueira é muito fina, porém a mais grossa (justo a que acumula todo o óleo) onde provavelmente eu poderia colocar a válvula seria a conectada direto ao duto de ar, ANTES da TBI.

Em azul a mangueira mais grossa que joga todo o óleo e imagino que seja onde posso colocar a válvula, e em verde a mangueira mais fina que nos modelos antigos era onde realmente está a válvula

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 21 Abr 2022, 18:15

Este é um problema que está precisando um de nós fazer e os engenheiros copiar e levar os crédito, só para você entender quando o carro está em movimento somente a mangueira grossa entra em função 100% e na marcha lenta entra a do coletor mas não em 100%. Faça o que você quiser e não vai resolver nada, as vezes ameniza algo mas resolver 100% só tirando esta mangueira grossa e liberar ela lá pra trás do carro para não se sufocar como os carros antigos. Nos carros mais novos não tem esta válvula que tem alguns mais antigos e nem não todos tinha e é nesta mangueira que entra no coletor mas com certeza nunca resolveu o problema que é ainda mais sérios nos carros de injeção direta. Piora mais ainda quando você troca o óleo e coloca aquele golinho a mais que normalmente quase todos põe, tipo o carro usa 4,5 litros, temos em conta que parte da linha deste óleo não sai então 4,5 já seria excesso e por isto no meu além de tirar o que sobra no carte eu só coloco 4,3.

Dicas para amenizar seria verificar se esta mangueia que está no coletor esta realmente desobstruída inclusive entrada do coletor e desubstruir caso estejam e verificar o tubo de ferro que vem do motor para cima, dificimente um carro mais novo teria borras ali, más não custa dar uma checada tirando ele fora e limpando caso esteja meio entupido. E por fim evite o excesso de óleo que não é nada bom para qualquer motor.

Fora soltar esta mangueira que comentei que é errado, não tem solução para isto e como agente só vê o nosso, achamos que só o nosso seja assim.
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Válvula PCV - Motor 140CV

por josehgb » 21 Abr 2022, 23:05

Hmm que situação chata...

Bem, meu nível de óleo não está no máximo da vareta, gosto de deixar no meio termo de minino e máximo.

As mangueiras ambas estão desobstruídas, eu soltei ambas pra lavar uma vez com desengraxante + ar comprimido e estavam normais. Não sei soltar e como checar o cano de aço subindo.


Para o sistema de admissão, existe alguma vantagem ou necessidade em ter essa saída do respiro direcionado para eles? Se não houver, pensei em isolar essas mangueiras para não sujar tudo.

Eu estava pensando em recorrer ao sistema de catch can igual nos carros preparados:

primeiro iria direcionar essas duas saídas de respiro do motor para o catch can, e dele a pressão sairia pela atmosfera depois de passar por um segundo filtro. Os dois furos tanto na mangueira de ar quanto no coletor eu iria vedar.

Tenho a opção também de direcionar a pressão para de volta do coletor e mangueira, não liberando na atmosfera mas não sei se teria necessidade...

Será que minha explicação ficou confusa? Talvez depois eu faça uma ilustração e comece o "mini projeto", mas por hora o que me impede de tomar ações é não entender perfeitamente como funciona a relação desse respiro com a admissão.


Ps: então se entendi direito nem todo carro tem essa válvula, o meu por exemplo não tem mesmo?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 22 Abr 2022, 07:55

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Hmm que situação chata...

Bem, meu nível de óleo não está no máximo da vareta, gosto de deixar no meio termo de minino e máximo.

As mangueiras ambas estão desobstruídas, eu soltei ambas pra lavar uma vez com desengraxante + ar comprimido e estavam normais. Não sei soltar e como checar o cano de aço subindo.


Para o sistema de admissão, existe alguma vantagem ou necessidade em ter essa saída do respiro direcionado para eles? Se não houver, pensei em isolar essas mangueiras para não sujar tudo.

Eu estava pensando em recorrer ao sistema de catch can igual nos carros preparados:

primeiro iria direcionar essas duas saídas de respiro do motor para o catch can, e dele a pressão sairia pela atmosfera depois de passar por um segundo filtro. Os dois furos tanto na mangueira de ar quanto no coletor eu iria vedar.

Tenho a opção também de direcionar a pressão para de volta do coletor e mangueira, não liberando na atmosfera mas não sei se teria necessidade...

Será que minha explicação ficou confusa? Talvez depois eu faça uma ilustração e comece o "mini projeto", mas por hora o que me impede de tomar ações é não entender perfeitamente como funciona a relação desse respiro com a admissão.


Ps: então se entendi direito nem todo carro tem essa válvula, o meu por exemplo não tem mesmo?


Vamos começar no fim: Sim, nem todos carros tem esta valvulas que nunca foi projetada para separar o óleo do ar que ali é impossivel. Na verdade ela é uma valvula que quando o carro em movimento em alta velocidade e por pressão maior na mangueira grossa simplesnte fecha ali pra exigir que o coletor não tenha este orificil aberto e assim puxar o ar direto pela borboleta, como já comentei antes, em marcha lenta muda e puxa mais forte pelo coletor. Realmente sem função que explica o motivo dela e não foi feita para evitar o óleo.

Agreguei esta resposta separada. Para o Sitema de admissão estas mangueiras são um desatre e com certeza o consumo de combustível aumenta por isto.

De forma nehuma pode ser tapada a grossa, ali tem que ter o respiro do motor que são os movimentos dos pistões dentro do carte que gera pressão e se tapar ali vai estourar todos os retentores que existe no motor e aparecer vazamentos por godos os lados. A fina até poderia.

Não conheço bem o sistema casch can, mas com certeza um depósito separado para esta mangueira grossa e assim podendo tapar a fina, seria uma ótima opção, porém neste depósito teria que ter uma mangueira de saida distante da mangueria de entrada e evitar que ela suga o óleo que iria neste deposito e dali ir para onde ela entra no carro, porém teria que ter manutenção constante naquele óleo que iria encher este depósito.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por chirola » 22 Abr 2022, 14:29

na verdade todo carro consome oleo pelo vapor gerado dentro do motor , os sistemas de ventilação são para aliviar a preçao do bloco e os pistão ter menos resisteça no sobe e dece ,
na lenta o carro com a borboleta fechada suga pela mangueira fina pos borboleta se a mangueira fina esta meio obstruida o motor vai sugar pela mangueira grosa so que a borboleta esta fechada e o vapor de oleo vai condensar nela e é iso que mela a borboleta de oleo . com giro mais alto fecha a mangueira fina com a valvula porque daria uma entrada extra de ar e seria ruim para a injeção facer a correção .
se o sistema funciona bem a sujeira da borboleta é minima ,
se tudo o sistema funciona bem e mesmo asim ta sujando de mais a borboleta pode ser sinal de outros defeitos que não são agradaveis.
aqui chamam de vetear é cuando o motor ta cansado de aneis e deixa pasar parte da compreção e exploção para o bloco aumentando a preção de mais e a mangueira fina não da conta e acaba sugando vapor de oleo pela mangueira mais grosa , outro problema pode ser a junta do cabeçote meio ruim deixando pasar compreção de um cilindro para outro e deixando o vacuo no coletor fora de especificação , e acaba voltando contrapreção pela mangueira fina e sugando tudo pela mais grosa.
pelomenos no motor 16v o sistema se esta 100% funciona não poso falar do 8v porque nunca teve .
um catch tank pode ayudar mais se mela a borboleta pode melar o filtrinho de papelão tambem , se o motorista tem costume de dar aceleradas ignorantes em cada arrancada e anda sempre no casete com o carro é normal melada de oleo
ja vi colocar a valvula pcv no sentido contrario e piorar a situação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 22 Abr 2022, 15:35

na verdade o que fecha esta válvula é mangueira grossa e é simples explicar isto, a entrada de ar para o vácuo aumenta a pressão com a borboleta fechada, quando um motor é acelerado a entrada de ar que é depois da borboleta perde o efeito máximo de sucção em quase 100% e neste caso a mangueira grossa aumentará esta sucção puxando o vapor e consequentemente puxará o outro lado fechando esta válvula. Tem gente que pensa que esta válvula é para não ir óleo para o coletor, mas é porque provávelmente alguns mecânicos despreparado deva ter comentado isto.
Um motor mais cansado com certeza dará mais vapôr,porque além da pressão feita pelos pistões, ainda tem o ar que escapa pelos anéis indo para o carte e terá que sair pelo cano de metal e assim assoprando mais forte pra dentro da tampa, mas ainda acho que assoprar pra fora só sairá gases, mas ao puxar pela admissão ai vem o que tiver na frente além dos gases e lógico ali na tampa tem óleo espirrando para todos os lados e vái sair junto e é o que acontece.
Imagem

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Válvula PCV - Motor 140CV

por unBond » 23 Abr 2022, 10:03

Se o motor estiver com desgaste excessivo (pistões, aneis, cilindros ovalizados), o blow-by vai ficando cada vez mais excessivo pois escapa pressão da camara de combustão pro interior do motor. Neste caso não existe muito o que fazer a não ser uma retífica.

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Válvula PCV - Motor 140CV

por josehgb » 23 Abr 2022, 17:05

Vamos realmente por partes porque são muitas questões e respostas, mas pelo menos eu achei um tempo para pesquisar a respeito e tive ideias pro "projetinho". Vou colocar as respostas no modo spoiler pra não ficar um mega texto.



Almeidão escreveu:Tem gente que pensa que esta válvula é para não ir óleo para o coletor, mas é porque provávelmente alguns mecânicos despreparado deva ter comentado isto.

Realmente sempre me questionei sobre como funcionava essa válvula, já que entendia que ela estava presente para regular pressões do sistema PCV mas sem maiores detalhes, nunca entendi o que diabos isso teria a ver com óleo. Agora que fui ver a fundo como funciona o sistema PCv cheguei a conclusão que ela tem porcaria nenhuma a ver com segurar óleo ou coisas do tipo.

Almeidão escreveu:Não conheço bem o sistema casch can, mas com certeza um depósito separado para esta mangueira grossa e assim podendo tapar a fina, seria uma ótima opção

► Exibir Spoiler


Almeidão escreveu:De forma nehuma pode ser tapada a grossa, ali tem que ter o respiro do motor que são os movimentos dos pistões dentro do carte que gera pressão e se tapar ali vai estourar todos os retentores que existe no motor e aparecer vazamentos por godos os lados. A fina até poderia.

► Exibir Spoiler



unBond escreveu:Se o motor estiver com desgaste excessivo (pistões, aneis, cilindros ovalizados), o blow-by vai ficando cada vez mais excessivo pois escapa pressão da camara de combustão pro interior do motor. Neste caso não existe muito o que fazer a não ser uma retífica.


► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por chirola » 23 Abr 2022, 18:03

o sistema pcv e para direcionar o fluxo para antes ou depois da borboleta dito de grosso modo

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Alguns gostam de colocar um filtro pequenino ali na ponta só pra não ficar a mangueira aberta

ja vi casos que o filtrinho molha com oleo e acaba entupido piorando a situação.

uma opção é vc liga os respiros de oleo na entrada do catch tank e liga a saida do catch tank nas entradas de respiros do coletor , o exesso de oleo fica no tank e mantem o vacuo do sistema .

oleo eu não opino , cada um tem seus fundamentos e preferenças , no meu carro coloco 15w40 , nao sei a kilometragem do seu carro , mais checa que a perca de potença não seja por falta de preção de oleo e que o motor esteja agarrando por falta de lubrificação ,não to falando que seja mais toma cuidado .
uma duvida o acumulo de oleo ja era comum no carro ou pioro com a troca de oleo ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 23 Abr 2022, 20:22

Sobre este vácuo que você estudou, entenda uma coisa, o vácuo não existe assim que você acelera, ele simplesmente morre. Quer testar isto? acelera o carro em uma pista segura, mantem acelerado e com o pé esquerdo vá pisando de leve no freio, verás que 3 a 5 freadinhas o freio fica duro porque o carro não faz o vácuo com a borboleta aberta. Então esta mangueira fina é para sugar ali em marcha lenta e não sofrer de imediato a mistura entrando na borboleta e alterando a, sofrimento este que aparece no seu bolso porque ao acelerar a parte da lenta já não existe mais e ai o tubão libera gás com força.

Vi algumas explicações de famosos da internet a qual não me convence e em varias explicações tipo o ar circular etc, mas por um pequeno conhecimento em mecanica cheguei a conclusão que só tem as duas por causa da marcha lenta, caso contrário a grande daria conta como sempre deu nos carros mais antigos que eram jogado para baixo.

Porque os carros de competição fazem este reservatório? Com certeza eles sabem que esta mistura é prejudicial ao bom funcionamento e com certeza consome mais combustivel.

Sobre o óleo, pelo que entendi o Vectra B não em um óleo sintético para ele, isto porque no manual do meu 97, diferente do seu 2003, diz que eu posso usar o 15W40 ou 20W50, uso a segunda opção e quando fiz a loucura de usar o 5W30 sintético deu ruim e ja postei por ai um video mostrando o problema de usa outro óleo, não a especificação, mas a viscosidade difertente e quando fino a bomba não dá conta.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por chirola » 23 Abr 2022, 21:25

Cortijo es catch van e não catch tank.
As ley ambienta forçam as fabricas a facer carros ecologicamente corretos e recirculando os gases do Carter e passando eles queimados pelo catalizador conseguem se emcuadrar na ley ambiental .
No fusca era um cano saindo para baixo kakakaka nos carburados como CGT OHC Chevette , cht a mangueira era ligas na marmita do filtro asim o motor sugaria o vapor , o reservatório serve para não ficar pingando no chão ,

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Válvula PCV - Motor 140CV

por josehgb » 25 Abr 2022, 12:02

chirola escreveu:ja vi casos que o filtrinho molha com oleo e acaba entupido piorando a situação.

uma opção é vc liga os respiros de oleo na entrada do catch tank e liga a saida do catch tank nas entradas de respiros do coletor , o exesso de oleo fica no tank e mantem o vacuo do sistema .


Sim, é comum ele acumular óleo se colocar só o filtrinho na ponta. A longo prazo deve ficar horrível.

Essa segunda opção que você comentou é justamente a ideia do catchcan, é ele ser um reservatório que fica no meio da linha de respiro, mantendo entrada e saída original pra não afetar nada.

Eu pretendo montar no meu sistema saindo do respiro, indo pro catchcan e retornando pra admissão, a única dúvida que estou tendo é se vale a pena isolar ou não a mangueira fina que mandaria o respiro para o coletor após a TBI, a mangueira maior obrigatoriamente vou manter.

Fora essa dúvida se vale a pena isolar, preciso pensar em como vou conectar as mangueiras porque todas tem diâmetros diferentes, vou precisar de junções, adaptadores e mais mangueiras como extensão. Inclusive, não tenho a menor ideia de onde vou achar essas peças...

Almeidão escreveu:Sobre o óleo, pelo que entendi o Vectra B não em um óleo sintético para ele, isto porque no manual do meu 97, diferente do seu 2003, diz que eu posso usar o 15W40 ou 20W50, uso a segunda opção e quando fiz a loucura de usar o 5W30 sintético deu ruim e ja postei por ai um video mostrando o problema de usa outro óleo, não a especificação, mas a viscosidade difertente e quando fino a bomba não dá conta.


Ah... o meu é um elegance 2011/2011, de manual cita 5w30 sintético (ou seria semi?). Uso sintético mesmo pela pouca diferença de preço pra um semi. Como pego MUITO trânsito, ando todo dia em urbano/rodovia etc eu acabo preferindo a vida útil maior do sintético

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por chirola » 25 Abr 2022, 12:51

josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Fora essa dúvida se vale a pena isolar, preciso pensar em como vou conectar as mangueiras porque todas tem diâmetros diferentes, vou precisar de junções, adaptadores e mais mangueiras como extensão. Inclusive, não tenho a menor ideia de onde vou achar essas peças...

mangueira acha em casas de mangueiras por exemplo a fina pode ser substituida por uma mangueira de compressor outra opção é procurar em autopeças substituto tem autopeças que vende mangueira de metro por exemplo a mais grosa acho que tem diametro similar a do hidrovacuo e consegue de metro ou de outro modelo , loja de reposto de caminhao tem infinidade de mangueiras em medidas e diametros alem de conexoes .
acho que se mantem a mangueira pequena tem que manter a valvula pcv funcionando 100% .

sintetico ou não ? pela informação que tenho vc pode colocar oleo sintetico em um carro que utiliza mineral mais não ao contrario , se trocar o tipo de oleo deve trocar filtro e tentar tirar como ja ensino almeidão com uma seringa o resto de oleo depositado no carter para não misturar os oleos , a mistura de tipos de oleo diferente pode criar borras no carter ou nos dutos .
as trocas são indiferente do tipo de oleo utilizado , no manual esta escrito troca a cada 5mil km ou 6 meses no maximo em caso de uso severo , se se entende uso severo como trajetos curtos nos cuais o motor esta geralmente frio , transito pesado aonde o carro fica ligado sem rodar na fila , puxar carretinhas , bom deu para entender ,
Imagem
ja no manual do vectra B que utiliza praticamente o mesmo motor fala utra coisa confundindo mais ainda ,
Imagem
no manual fala que sai de fabrica com oleo 5w30 mais indica diversos tipos que podem substituir ele , eu não tenho boa experiencia com oleo 5w30 teve situaçoes em que a luz de oleo chego a piscar cuando estaba parado na fila e troque ele com menos de mil km rodados , utilizo 15w40 e nao tenho problemas troco sempre antes de chegar nos 5mil km mais as trocas mesmo sendo sintetico depende do tipo de uso do carro e não do tipo de oleo colocado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 25 Abr 2022, 17:58

Não sei e onde tirei que naquele momento pensei ser um Vectra B, mas tirando o que comentei sobre o óleo, o resto dos comentários segue 100% perfeito.

Sobre o trabalho de manutençao, se for bem feito funciona sim e veja o que inventei no meu que uso cambio manual com trambulador com cabos de aços, a haste do trambulador não tem como lubrificar em cima e com pouco tempo fica folgado e basta ver vários carros assim como Corsa e outros mais. O meu todo ano tinha que trocar uma haste e não me deixou feliz fazeno isto e gastando caro com a haste. Inventei ali algo, desmontei tudo, levei em um torno, fiz uma cavidade para entrar um retendor em cima da torre logo abaixo da haste, um tubinho de metal entrando ali abaixo do retentor e um reservatório (desborbulhador) para colocar óleo e um solenóide para liberar o óleo assim que eu ligo a chave ai fica gotejando. Bem se eu fizer com óleo externo vou encher a caixa de cambio de óleo, pra isto embaixo da tampa do trambulador eu coloquei um copinho tipo tampa de roda acho que de gol, meti parafuso e furei o trambulador e com rosca na tampa entra um tubo de metal dentro do copinho. Ai vem a manutenção: uma vez a cada 30 dias com uma seringa sugo o óleo do copinho que enche assim que a caixa trabalha, 3 puxadas e encho o reservatóri, puxo uma e se andar 1 KM dá para puxar outra e assim já tem uns 8 anos que uso a mesma haste o óleo da caixa para lubrificar esta peça que segue perfeita sem nada de folga.
Próxima mudança, será ligado na embreagem, ao pisa na embreagem vai umas gotas e durará bem uns 2 a 3 meses, já está no papel. Mas será que outro fará isto se eu vender o carro???? Bem faço a minha parte
Imagem

josehgb
GL Member
GL Member
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Abr 2022, 16:49
Nome Completo: José Henrique de Godoi Bertini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 26

Válvula PCV - Motor 140CV

por josehgb » 26 Abr 2022, 11:18

chirola escreveu:acho que se mantem a mangueira pequena tem que manter a valvula pcv funcionando 100% .

Então... mas o meu não tem a válvula! Acho que vou isolar o retorno para o coletor: vou retirar a pressão pelos dois respiros da tampa, vou passar pro catchcan e devolver APENAS para a TBI.

Acho que seria melhor assim, já que se eu retornar com uma mangueira dividida saindo do catchcan eu teria o fluxo dividido em 50% tbi + 50% coletor, nisso estarei direcionando fluxo para o coletor em todos os momentos, não apenas em marcha lenta

chirola escreveu:mangueira acha em casas de mangueiras por exemplo a fina pode ser substituida por uma mangueira de compressor outra opção é procurar em autopeças substituto tem autopeças que vende mangueira de metro por exemplo a mais grosa acho que tem diametro similar a do hidrovacuo e consegue de metro ou de outro modelo , loja de reposto de caminhao tem infinidade de mangueiras em medidas e diametros alem de conexoes .


Eu vou precisar fazer algo bem bolado:

A mangueira grossa conecta ao respiro com 22mm e na outra ponta na TBI com 11mm
A mangueira fina conecta ao respiro e ao coletor com duas pontas de 08mm
O catchcan possui 2 entradas e 1 saída em 1/2" (12,7mm)

Vou precisar jogar as mangueiras lá do respiro pra uma área perto do reservatório do fluído de freio, ali vai ser o melhor lugar pra parafusar o catchcan. Então ficariam 2 mangueiras indo pra lá e uma só retornando pro mangote de intake. Também vou precisar de uma forma de tampar a entrada do coletor que ficaria aberta

chirola escreveu:sintetico ou não ?


Eu uso sintético, mas o manual se não me engano diz semi. Viscosidade ele especifica como 5w30 e isso é certeza. Nos modelos mais antigos o manual realmente indica vários tipos de óleo, mas o meu como é o mais novo a GM já tinha padronizado pra 5w30 sintético/semi

Almeidão escreveu:Sobre o trabalho de manutençao, se for bem feito funciona sim e veja o que inventei no meu que uso cambio manual com trambulador com cabos de aços


Nossa pelo amor de deus nem me fale em câmbio, esse meu é logo o F23 e tá me deixando totalmente louco...

Não acho peça de reposição, troquei as buchas e reparo da manopla pra tirar a folga (resolveu 90%) e foi um roubo. Impossível achar um trambulador completo pra troca, os cabos seletores são MUITO caros. Trocar o óleo pelo menos foi relativamente simples. o kit embreagem também é bem mais caro

Se engatar a primeira rápido ele arranha ou é duro, de manhã ao trocar as marchas ele é duro e as vezes faz barulho estranho (principalmente 1a > 2a). Tô achando que algo na embreagem tá errado, o acionamento hidráulico pra ser mais exato. Mas como é 90 mil km, não tá comigo a nem 20mil e o conjunto de embreagem é tudo original ainda, já é de se esperar algo dando errado...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 26 Abr 2022, 12:31

A questão da ré dos carros que tem ela do lado da primeira a melhor solução é colocar uma primeira e tirar dela e colocar a ré e outra coisa que melhora muito, bem mais que muito, é lixar aquele trilho específico para a ré, este trilho fica na gaiola quando a peça trepa ali ao puxar a alavanca para esquerda não dando chance de movimentar para lado nenhum, ou seja segue o trilho e mais nada. O meu melhorou muito assim que lixei aquele trilho.

O meu eu mudei ele todo, reprojetei inteiro e os cabos da esquerda com dois rolamentos nas pontas e o da direita com dois conectores de pressão nas pontas. É o melhor sistema de cambio, mas precisou de umas modificações lá eu.
Imagem

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Válvula PCV - Motor 140CV

por unBond » 29 Abr 2022, 15:51

Carros modificados possuem folgas maiores, consequentemente mais blow-by, ainda mais em caso de turbo e etc. Um gm desses com motor novo, o blow-by é praticamente inexistente. Agora um motor desses em final de vida, literalmente cospe óleo pela mangueira.

Willian07
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mai 2023, 21:48
Nome Completo: Willian Barbosa dos Santos
Cidade: Hortolândia
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Antichamas Vectra C

por Willian07 » 24 Mai 2023, 22:03

Bom dia Pessoal!

Sou novo aqui no fórum..... adquiri recentemente um Vectra gt 2009 e estou com uma dúvida!
Onde fica a válvula pcv desse modelo? No Vectra 2008 pra baixo é bem fácil de encontrar....nesse modelo de 140cv não encontrei.... alguém sabe me dizer onde fica?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por Almeidão » 25 Mai 2023, 09:08

Willian07 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Pessoal!

Sou novo aqui no fórum..... adquiri recentemente um Vectra gt 2009 e estou com uma dúvida!
Onde fica a válvula pcv desse modelo? No Vectra 2008 pra baixo é bem fácil de encontrar....nesse modelo de 140cv não encontrei.... alguém sabe me dizer onde fica?


Á Valvula de PCV entra na mangueira que vai para o corpo da TBI, a mangueira que entra na frente antes da borboleta é livre. Alguns carros não usam esta válvulas, e um dos problemas dela seria a marcha lenta irregular, se a marcha lenta do seu carro tiver normal e não ter esta valvula não há motivo para se preocupar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Válvula PCV - Motor 140CV

por chirola » 25 Mai 2023, 17:01

Willian07 escreveu:Fuente del Mensaje nesse modelo de 140cv não encontrei.... alguém sabe me dizer onde fica?

Se for coletor de plastico acho que fica no próprio coletor aonde Angara a mangueira fina do respiro da tampa de valkvulas .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje um dos problemas dela seria a marcha lenta irregular

No meu carro 16v não sei se muda mais o defeito que causava a válvula PCB trancada fechada era a borboleta melada de óleo depois que resolvi o da válvula PCV a borboleta fica sempre limpa

20 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 151 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:07