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Vectra CJunta de cabeçote - durabilidade

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drazaboni
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Junta de cabeçote - durabilidade

por drazaboni » 30 Mai 2022, 16:13

Boa tarde aos amigos do fórum.
Tenho um Vectra 2007 (128cv), já com provectos 320.000 km. Em janeiro/21 fiz uma revisão completa de cabeçote, até a gaiola (alojamento) do comando / eixo de comando foram trocados. Na época, o carro estava com 290.000km.
No início de Maio/22 fiz uma revisão no carro, com troca de bomba d'agua e correia dentada, velas, cabos de vela, coisas mais simples. Neste final de semana o líquido de arrefecimento abaixou muito no tanquinho, enchi de novo e voltou a baixar. Não há sinais de vazamento em lugar algum.
Levei o carro na oficina hoje, e o mecânico me chamou para ver o teste - injetando pressão no 4o. cilindro pelo orifício da vela o liquido de arrefecimento transborda pelo tanquinho. Nos demais cilindros nada ocorre, nem tem sinais de vazamento de pressão pelos anéis (visível pela vareta do óleo) nem nas válvulas (admissão e escape). Assim, o diagnóstico mais provável deve ser vazamento pela junta de cabeçote. Na revisão de 2021 a junta colocada foi Sabó.
Tendo que abrir tudo de novo e torcendo para ser apenas a junta, pergunto aos participantes se vale a pena colocar junta de aço, ou se a original GM tem aguentado. O cabeçote e o bloco serão medidos para o nivelamento, para evitar problemas futuros.

Abraços,

Douglas Razaboni - Jaguariuna -SP

Almeidão
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Junta de cabeçote - durabilidade

por Almeidão » 30 Mai 2022, 21:33

A junta de aço eu nunca usei para dizer se é melhor ou não, uma coisa é certa onde ela veda é tudo igual, ou seja a armação dela é mais resistente a corrosão, porém uma corrosão enganosa e explico o que seria este enganosa. Normalmente um cabeçote deve ser aberto entre 80 a 120 mil km, se isto não for feito o carro vai está bebendo mais que o normal, os retentores já não vedam tanto como antes e principalmente as sédes das válvulas estarão já fora da especificação e vedação e isto é normal com o tempo e ai começa a jogar combustivel fora, mandar gases de volta etc. Mesmo usando um bom aditivo a junta de amianto vai apresenar alguns desgastes, mas não na vedação, desgaste na alma dela e ai que acho que a de metal irá suportar mais, bem isto eu acho e confirmo outra vez o anel de vedação são iguais nas duas e para isto neste quesito elas suportam a mesma temperatura, sendo assim a queima para as duas são iguais.
Outro porém que muitos dizem que o carro tem 200 mil e que segue perfeito, não sei lhe explicar se é realmente perfeito, se é a vontade que o dono tem de gabar o carro dele, ou se o meu é diferente por andar todos os dias, embora não seja o dia todo. E tem mais, está para aparecer um que cuida mais da temperatura dele como eu.
ACHO QUE AI JÁ DEU PRA ENTENDER QUE A DE AÇO OU SABÓ SE BEM COLOCADA TERIAM O MESMO VALOR DE QUALIDADE.
Agora vem exatamente o que comentei sobre temperatura, muitos cuidam do motor e esquecem o radiador e te digo se seu carro trabalha ali no meio do marcador sem ultrapassar ou se ultrapassar que não seja mais que 4 graus considerando que o meio é 90, não passar de 94 e nem ficar agarrado ali, é possivel que a junta foi manuseada errada ou com aperto errado do cabeçote já que o comando não sofreu avaria não podemos dizer que a gaiola estava empenada ou parafusos velhos.
UMA PERGUNTA NO MEIO DISTO TUDO: Você usou os parafusos velhos ou comprou 10 parafusos novos? Parafuso velho é danada pra dar problemas no aperto e nunca deve ser reutilizados.

Agora lhe passo um video meu desmontando e montando o meu cabeçote e como estava depois de uns 120 mil km mais ou menos, talvez 150. Tire ai suas conclusões sobre o que eu comentei de consumo, sujeira nas válvulas e sem contar com detonações em excesso e se realmene devo usar uma junta que aquenta mais que isto, ou seja a junta não elimina o óleo que vem dos retentores de válvulas com tempo de uso. Detalhe, meu carro não passava água mesmo estando assim, sempre usei o melhor aditivo do mercado e a temperatura dele não conhece 1 grau depois dos 90.
Os pedaços de junta que fica ali não comprometeu o funcionamento porque ali nada mais é que alma da junta, os anéis vedantes estavam perfeitos, talvez isto não vai aparecer se for de aço, mas não posso dar a certeza porque nunca usei. Lembro que no fim ainda teria um aperto de 30 graus com ele quente e eu apertei só 15 e está em outro video, mas eu podeira dar os 30º sem medo. O aperto errado no seu carro pode ser um dos problemas caso o seu não tenha sofrido com a temperatura e da forma que eu marquei os parafusos eu só preciso de um torquimetro para o aperto inical, o relogio de grau já dei de presente para um amigo e é desnecessário para mim e para muitos outros SE MARCAREM OS PARAFUSOS COMO EU MARQUEI.

https://www.youtube.com/watch?v=zXItur9LK7M
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chirola
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Junta de cabeçote - durabilidade

por chirola » 31 Mai 2022, 01:13

A junta de aço tem menos tolerância a deformações que a de amianto , parafuso tem que troca e o aconselhado pela GM cuando aperta o cabeçote a ultima etapa de aperto o parafuso estica e sofre deformação não ma rosca e sim na parte que não tem rosca alem diso já esquentou e esfrio tantas vezes que pode ter comprometido a sua estrutura , se são parafusos velhos pode ter quebrado um ou se esta mal torqueao também , só abrindo para saber o real defeito.
Meu cabeçote abriu o bico com 165mil km ,

drazaboni
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Junta de cabeçote - durabilidade

por drazaboni » 31 Mai 2022, 05:53

Grato pelas imformações. Os parafusos de cabeçote foram colocados novos, em 2021. Hoje o mecanico vai abrir o motor, dá até um frio na espinha....

Almeidão
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Junta de cabeçote - durabilidade

por Almeidão » 31 Mai 2022, 07:27

Não tem muito que temer, será um serviço igual todos os cabeçotes e o unico cuidado é se a temperatura não for igual eu comentei, ele voltará a ter o problema. Já se a temperatura sempre foi normal, 90% que o problema foi erro do mecanico. A junta é muito simples, o maior cuidado com ela seria inspecionar bem antes de montar e com certeza uma limpeza especial nas duas partes que seria o cabeçote e o bloco. O meu depois de muito limpo eu dei uma geral com limpa contato e um pano isento de pelo.
Outro comentário que li sobre a juna de metal é que o cabeçote e o bloco não pode ter nem um minimo empeno, mas ainda sem a certeza e sim pelo conhecimento próprio na mecanica eu acho que se tiver empeno nem uma das duas juntas daria certo. Volto a confirmar que onde veda os pistões são anéis de metal e neste caso as duas são iguais e lógico com o passar dos tempo só vamos ter a de metal, queira ou não queira.
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