O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBoia de combustível - Vectra C

141 mensagens
Paulo m.
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2014, 22:04
Nome Completo: Paulo Molnar
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Paulo m. » 03 Jul 2014, 19:22

Rods escreveu:Amigos:

O meu começou marcando errado, agora nem marca nada... mas nunca fico na mão pois uso o consumo do MID... funciona direitinho, a variação é de no máximo um litro, geralmente para mais, ou seja, ele marca que gastou 50 litros e quando vou abastecer entra 49... como não troquei a minha ainda, já estou rodando assim faz tempo...rsrs, sem problema nenhum.

Abraço!



hahahah com o computador de bordo e mais facil, mas cuidado em vai fica parado por ai q nem eu kkkk, acho q vou dar uma passada nessa oficina de bombas ai... depois posto aqui o serviço galera!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 04 Jul 2014, 07:32

Paulo m.:

Como você está em São Paulo, é só seguir a indicação do Alcir, vai na DR bombas, Rua Santa Cruz esquina com a Cursino, aproximadamente R$ 70 colocada.

Abraço!

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Julio Cesar » 04 Jul 2014, 10:06

Alcir Andreoni escreveu:Acho que vai sair por R$ 70,00.

Fica na Rua Santa Cruz esquina com a Cursino.
Caramba, eu no ano passado paguei uma facada na boia completa, se não me engano 180,00 na boia original instalada.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 04 Jul 2014, 11:50

hehehehe.... Salve Alcirzão!

Filipe Souza
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 28 Jun 2014, 18:08
Nome Completo: Filipe Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Filipe Souza » 04 Jul 2014, 19:28

O meu tem problema no marcador também

Descobri isso logo na primeira semana
Pane seca
Kkkk

Mas como eu rodo uma media de 280km por semana,
Me acostumei com o consumo dele e encho o tanque assim que chega nessa km
Entra uma media de 45 ltrs de álcool

Engraçado que o meu CB também marca correto
Tanto o consumo em litros como o consumo em km/l
Porém ao encher o tanque, eu rodo quase 100 km e o ponteiro não sai do cheio
Mas depois dos 100 km ele despenca

Como o CB funciona correto, não mexo nisso
Tenho medo de mexer na bóia e zuar o CB
KKKK

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 07 Jul 2014, 10:14

Mas o ponteirinho zuado quebra um pouco a Elegância do Elegance...rsrsrs... assim que der vou mandar arrumar a minha.

Creio que não vai zuar o CB não, não faz sentido né...rs

Abraço!

MrSilvax
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jul 2014, 10:15
Nome Completo: Marcos Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por MrSilvax » 14 Jul 2014, 20:54

Ontem estava andando e de repente acende no painel aquela luz da chavinha! Na hora pensei: "Xiii, problema na injeção".
Percebi que o computador de bordo alternou para a Autonomia e mostrava a letra "F"... só então vi que o marcador de combustível estava marcando tanque zerado (sendo que o tanque está cheio)!

Hoje fui lá na Accioly aqui em São Paulo, e comprei o medidor. Paguei R$87,00 e vem junto um anel de borracha para a vedação do acesso ao tanque.

Fiquei um pouco preocupado com isso, porque já li em algum lugar que os carros flex usam o sinal desse sensor para verificar a mudança de combustível! Será mesmo?

Abraço,
Vectra Elite 10/10 NE

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 15 Jul 2014, 09:10

MrSilvax:

Também tenho essa dúvida... tenho um Elegance 2007 (motor 2.0 8V) e estou com ele a 10 meses, logo que peguei o carro fui no posto e abasteci com gasolina e ele ficou meio estranho, e notei também que a borda da entrada do tanque de combustível tem pontinhos de ferrugem o que revela que o antigo dono provavelmente andava praticamente só no Álcool/Etanol. Você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver? Vamos lá... uma vez que nosso carro é Flex, significa que os bicos injetores são capazes de injetar mais ou menos combustível conforme o que está no tanque, inclusive se misturados, a central de injeção cálcula os valores das misturas necessárias e configura a quantidade a ser injetada. Pois bem, depois de ficar com o carro estranho tendo abastecido com gasolina, suspeitei que ele podia estar "viciado" no Etanol, e passei então a abastecer somente com Etanol. Mas como eu ia fazer manutenções preventivas, decidi que ia usar aditivos de limpeza do sistema de injeção e descarbonização do motor. Neste processo, inevitavelmente eu teria que abastecer com 1 tanque de gasolina e então pesquisei sobre o comportamente do sistema de injeção. O que constatei é que para a central de injeção saber a configuração ideal para o motor, ela utiliza-se das leituras feitas pela sonda lambda que capta a emissão dos gases no escape, após a queima, e através destes dados é determinada a configuração ideal a ser feita, inclusive a quantidade a ser pulverizada pelos bicos injetores. Li também que o sistema analisa se o tanque foi abastecido pelo medidor para buscar a identificação do combustível, e por isso, fiquei muito atento quando abasteci com gasolina. Obviamente, o volume injetado de Etanol tem que ser muito maior que o de gasolina em função do seu poder calorífico e conseqüente capacidade de gerar energia, ou seja, se o meu sistema de injeção não conseguisse identificar que eu abasteci com gasolina eu teria 2 comportamentos no meu Vectrão:

1. O consumo, mesmo com gasolina, seria muito elevado, o que não aconteceu.

2. O excesso de gasolina na câmara de combustão faria com que ele batesse pino, principalmente em situações de baixo giro e exigência de torque, como em subidas por exemplo, e também não aconteceu.

CONCLUSÃO: Meu Vectrão conseguiu saber que o tanque estava com gasolina, mesmo com o meu ponteiro de combustível não funcionando, e atribuo isso as leituras que sonda lambda fez na emissão dos gases no escape. Talvez ele pode até ter se atrasado para constatar isso, mas o fez. Outra informação importante também adquirida nas minhas pesquisas, é que sempre que você abastecer com um combustível diferente, você deve permanecer com o motor em funcionamento por pelos menos 20 minutos, para que o sistema de injeção consiga fazer as leituras das novas emissões geradas pelo novo combustível, determinar as novas configurações e recalibrar os bicos injetores.

Um abraço!

Paulo m.
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2014, 22:04
Nome Completo: Paulo Molnar
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Paulo m. » 15 Jul 2014, 10:00

Rods escreveu:Paulo m.:

Como você está em São Paulo, é só seguir a indicação do Alcir, vai na DR bombas, Rua Santa Cruz esquina com a Cursino, aproximadamente R$ 70 colocada.

Abraço!


valeu cara essa semana vou passar la!, agora uma curiosidade se o vectra de algum de vcs da problema no marcador e no CB marca certinho como q funciona o CB? ele nao usa a mesma bóia do tanque para ler a autonomia? :47: sou leigo msmo kkkkk
abraços

MrSilvax
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jul 2014, 10:15
Nome Completo: Marcos Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por MrSilvax » 15 Jul 2014, 14:31

Rods escreveu:MrSilvax:

CONCLUSÃO: Meu Vectrão conseguiu saber que o tanque estava com gasolina, mesmo com o meu ponteiro de combustível não funcionando, e atribuo isso as leituras que sonda lambda fez na emissão dos gases no escape. Talvez ele pode até ter se atrasado para constatar isso, mas o fez. Outra informação importante também adquirida nas minhas pesquisas, é que sempre que você abastecer com um combustível diferente, você deve permanecer com o motor em funcionamento por pelos menos 20 minutos, para que o sistema de injeção consiga fazer as leituras das novas emissões geradas pelo novo combustível, determinar as novas configurações e recalibrar os bicos injetores.

Um abraço!


É isso aí Rods, eu acho que ele só vai demorar mais para reconhecer o combustível. Pelo o que eu já li, o medidor de combustível apenas aciona algum parâmetro para que a injeção entre em modo de reconhecimento. Se é verdade... não sei.

No meu vectra eu consigo ver pelo Comp. de bordo quando a injeção reconheceu o combustível. Em marcha lenta com 100% alcool ele marca aprox. 1,3 a 1,4 l /h e com gasolina 1,0 a 1,1 l/h ... assim dá para ver quando mudou.
Ja notei que em aprox. 4 km ele já reconhece a mudança de combustível.

Abraço.
Vectra Elite 10/10 NE

MrSilvax
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jul 2014, 10:15
Nome Completo: Marcos Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por MrSilvax » 15 Jul 2014, 14:43

Paulo m. escreveu:valeu cara essa semana vou passar la!, agora uma curiosidade se o vectra de algum de vcs da problema no marcador e no CB marca certinho como q funciona o CB? ele nao usa a mesma bóia do tanque para ler a autonomia? :47: sou leigo msmo kkkkk
abraços


Paulo,

O meu deu problema no marcador, a função de autonomia do computador de bordo deu erro também, ficou marcando a letra "F".

Abraço,

Marcos
Vectra Elite 10/10 NE

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 15 Jul 2014, 17:07

Show MrSilvax, Salve a Injeção Eletrônica!!

Paulo M: A autonomia dá pau mesmo (fica apenas com a letra F, imagino de FALHA) por causa do problema na bóia, mas isso é fácil de deduzir... pois para calcular a autonomia o CB tem que saber quantos litros tem no tanque para dividir pelo consumo médio, e como a bóia está com pau, ele não sabe quantos litros tem no tanque e assim não consegue fazer a conta... e por isso exibe erro no MID. Por isso que sempre completo o tanque e zero no CB o Consumo Total... considerando que no Vectrão cabem 58 litros, quando chega em 50 litros no CB eu já completo de novo. O ruim disso é que fico enrolando para arrumar a bóia, rsrsrs.. é porque me viro no CB, e a variação dele é de 1 litro, geralmente para menos, ou seja, quando aparece 50 e vou completar cabem 49. Ainda bem, assim nunca fico na rua....rsrs.

Abraço!

Paulo m.
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2014, 22:04
Nome Completo: Paulo Molnar
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Paulo m. » 15 Jul 2014, 21:13

Rods escreveu:Show MrSilvax, Salve a Injeção Eletrônica!!

Paulo M: A autonomia dá pau mesmo (fica apenas com a letra F, imagino de FALHA) por causa do problema na bóia, mas isso é fácil de deduzir... pois para calcular a autonomia o CB tem que saber quantos litros tem no tanque para dividir pelo consumo médio, e como a bóia está com pau, ele não sabe quantos litros tem no tanque e assim não consegue fazer a conta... e por isso exibe erro no MID. Por isso que sempre completo o tanque e zero no CB o Consumo Total... considerando que no Vectrão cabem 58 litros, quando chega em 50 litros no CB eu já completo de novo. O ruim disso é que fico enrolando para arrumar a bóia, rsrsrs.. é porque me viro no CB, e a variação dele é de 1 litro, geralmente para menos, ou seja, quando aparece 50 e vou completar cabem 49. Ainda bem, assim nunca fico na rua....rsrs.

Abraço!


ahhhhh agora tudo faz sentido! rsrsrs... eh eu tambem to enrolando faz um tempo e olha q meu vec. nem tem CB kkkk qualquer hora fico abusando e paro denovo, mas essa semana vou la!

abraços

Paulo m.
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Jun 2014, 22:04
Nome Completo: Paulo Molnar
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Paulo m. » 15 Jul 2014, 21:18

MrSilvax escreveu:Paulo,

O meu deu problema no marcador, a função de autonomia do computador de bordo deu erro também, ficou marcando a letra "F".

Abraço,

Marcos


ah entendi, entao ai nao tem como ne mais risco ainda de ficar na mão!


abraço

Filipe Souza
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 28 Jun 2014, 18:08
Nome Completo: Filipe Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Filipe Souza » 15 Jul 2014, 22:32

MrSilvax escreveu:
Rods escreveu:MrSilvax:

CONCLUSÃO: Meu Vectrão conseguiu saber que o tanque estava com gasolina, mesmo com o meu ponteiro de combustível não funcionando, e atribuo isso as leituras que sonda lambda fez na emissão dos gases no escape. Talvez ele pode até ter se atrasado para constatar isso, mas o fez. Outra informação importante também adquirida nas minhas pesquisas, é que sempre que você abastecer com um combustível diferente, você deve permanecer com o motor em funcionamento por pelos menos 20 minutos, para que o sistema de injeção consiga fazer as leituras das novas emissões geradas pelo novo combustível, determinar as novas configurações e recalibrar os bicos injetores.

Um abraço!


É isso aí Rods, eu acho que ele só vai demorar mais para reconhecer o combustível. Pelo o que eu já li, o medidor de combustível apenas aciona algum parâmetro para que a injeção entre em modo de reconhecimento. Se é verdade... não sei.

No meu vectra eu consigo ver pelo Comp. de bordo quando a injeção reconheceu o combustível. Em marcha lenta com 100% alcool ele marca aprox. 1,3 a 1,4 l /h e com gasolina 1,0 a 1,1 l/h ... assim dá para ver quando mudou.
Ja notei que em aprox. 4 km ele já reconhece a mudança de combustível.

Abraço.


Esta correto no que falou,
O sistema de injeção de carro flex usa informação do ponteiro de combustível,
Se ele detectar um volume superior a 5 litros no abastecimento, ele entra em modo de aprendizado para saber a mistura correta no tanque
Tanto que o correto é rodar cerca de 10 min após o abastecimento para a conclusão do cálculo pelo modulo...
Já vi casos de parar antes do cálculo e o carro ficar difícil a 1ª partida

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 16 Jul 2014, 11:16

Parabéns a todos os membros do Clube do Vectra... acho essa troca de informações e experiências muito úteis.

Paulo M: Se o seu não tem CB é melhor trocar mesmo a boia...rsrss.. ninguém merece ficar na rua sem combustível...8-)

Filipe Souza: Não sabia do modo de aprendizado, mas já tinha lido que ele identifica alteração acima de 5 ou 7 litros.

Abraço!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Alcir Andreoni » 16 Jul 2014, 15:21

Sinceramente, eu já ouvi falar de "causos" onde houve a troca de combustível e o carro não pegou, mas eu somente acreditaria se acontecesse comigo!

Nunca passei por isso, por essa razão sou meio cético quanto a esse fato!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Filipe Souza
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 28 Jun 2014, 18:08
Nome Completo: Filipe Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Filipe Souza » 20 Jul 2014, 18:34

Alcir, isso não acontece assim q sai do posto

O motor ainda vai estar quente e com o combustível anterior rolando na tubulação

Mas se rodou na gasolina até quase acabar, encher com álcool e parar logo, é possível sim nem funcionar

Vi alguns casos quando trabalhei com gnv, o carro era abastecido com o combustível líquido e assim que saia do posto já comutava para o GNV, ai a injeção ficava maluca e aprendia errado
Sintomas: falha, consumo excessivo, demora de pegar na 1ª partida

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 22 Jul 2014, 09:43

Show a explicação Filipe Souza!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Alcir Andreoni » 22 Jul 2014, 11:01

Tudo bem gente, mas sou cético quanto às alegações de que o carro para quando se troca de etanol para gasolina e vice-versa.

Se a manutenção do carro está em dia, por ser motor flex, não deveria ocorrer tal pane.

Eu nunca tive esse problema. :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

141 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 163 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:01