Thiago Menezes escreveu:Guillas escreveu:Bom dia vectreiros, tudo beleza?
Andei pesquisando sobre essas velas iridium, e estou pensando seriamente em colocá-las no meu vecão.
Meu vectra é um GLS 2.0 MPFI, entrei no site do MR CENTELHA (
http://www.mrcentelha.com.br/) e mandei um a mensagem perguntando qual seria a vela e cabos corretos para o meu vecão, segue os modelos que eles me passaram:
velas:
NGK IRIDIUM IX-BPR5EIX= R$55,90 cada unidade.
cabo:
NGK SC-G72 =R$123,45
Será que é isso mesmo?
Porque precisa seriamente colocar Iridium?
Eu já comprei velas nesse site, muito bom e me indicaram as velas Green Plug pois meu carro tinha GNV e casou certinho.
Dá uma verificada no seu manual que lá tem o modelo correto da suas velas
Vou dar uma contribuição aqui, galera.
Na minha opinião, iridium só vale a pena quando custa, no máximo, o dobro do preço da vela normal.
Já fiz diversos testes com essas velas, e a conclusão que cheguei foi: duram mais. E só.
Eu tinha uma moto que "comia vela com farinha".
Era no máximo 10mil km pro eletrodo estar todo comido. Não tinha regulagem de GAP e de carburador que desse jeito.
A bobina da motoquinha era violenta! Uma vez fiz um teste e ela aguentava GAP de 1,5 sem esquentar!
Como a cada 10mil km eu fazia a revisão de regulagem de válvulas, carburador, etc, já tinha que comprar uma vela nova. E cada revisão eu gastava 20 reais numa vela nova (padrão original).
Com a iridium, eu rodei 20mil km, ou seja, o dobro da vela normal. Não ganhei nada em potencia ou economia.
A unica coisa que senti (talvez efeito placebo) era uma partida mais fácil quando o motor estava frio.
Em 10mil km com a iridium, quando a vela padrão já estaria toda comida, bastou um pequeno acerto no GAP da vela. Abriu 0,1mm.
Dos 10mil aos 20mil, já era nítido que a pontinha de iridium já havia ido embora (aquela cabecinha minuscula que fica na ponta), mas ajustei o GAP pra voltar ao normal e rodei mais pra ver até onde ia.
Com 23mil km tive que trocar, pois o iridium já tinha ido embora, pois é apenas aquele grãozinho da ponta. O restante é um eletrodo normal e fino, que se desgastou bem rápido, causando falhas.
As green plug são ótimas opções às velas "padrão". Pois o recorte em V na ponta ajuda a obter a vantagem de um centelhamento mais intenso, como é o caso das iridium, mas sem custar caro como estas.
Abs!