O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra C2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

30 mensagens
  • 1
  • 2
ragedudu
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Nov 2013, 10:51
Nome Completo: Eduardo
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por ragedudu » 13 Nov 2013, 14:35

Inicialmente, procurei na busca e nao achei, adquiri um Novo Vectra 2.4 ontem pra ser o meu carro do dia dia pois possuo um Eclipse Turbo 98 280cv para os finais de semana(sou antigo no mitsumania.com) , o Vectra esta com 72 mil km e muito bem conservado, revisado ate os 50 mil em concessionaria, ontem abri a capa da dentada, estava nova junto com as outras correias, minha duvida é sobre a temperatura de trabalho dele no alcool, minha Eclipse e outros carros que ja tive ficavam quentes com marcador de temperatura no meio em quase 5 min funcionando na marcha lenta por causa da termostatica, ja com o Vectra tenho reparado que ele demora uns 3 a 5 min pro ponteiro de temp comecar a se mexer na marcha lenta, e a temperatura de trabalho usando por meia hora com transito pesado nao passa de 1/4 em vez de ficar na metade como outros carros, vi uns videos no youtube de uns vectras acelerando e vi a mesma coisa, ponteiro cravado em 1/4 de temperatura, ele trabalha nessa temperatura mesmo com valvula termostatica ou meu carro deve estar sem a valvula?

Estou revisando estes detalhes porque o consumo instantaneo do carro esta bem alto, alcool consumo instantaneo 1.6 e consumo 3.5l com ar ligado, ia retirar a mangueira pra ver a valvula termostatica mas ela estava bem chata de sair acabei deixando pra outro dia.

Outro detlahe que fui verificar as velas, ao olha-la pelo buraco do cabeçote vi bastante ferrugem nela, quais velas devo colocar com tratamento pra alcool ? Ta me cheirando que esta com velas sem tratamento, estao com a base com bastante ferrugem, estou ate com certo receio de retirar e quebrar, quero dar enfase pro alcool ja que de fábrica o carro vem com grau termico em meio termo, nem pra alcool nem pra gasolina, seria interessante por BKR8ES GAP 1.1 ja que quero priorizar o alcool ?

Atenciosamente, :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Almeidão » 14 Nov 2013, 23:07

Se a vela for original, então já passou da hora de trocar e o ferruge que voce vê ali não tem nada a ver com alcool ou qualquer outro combustível, já que ele não passa por fora. Aliás ele nem entra onde ela está como alcool e sim com ele já como gás e estando ali perfeito jamais vai enferrujar. Externamente como voce fala, já é outra coisa, pode ser vela de má qualidade ou com excesso de tempo de uso. Realmente elas são complicadas para sair quando fica muito tempo sem mexer nelas, mas não quebra fácil se voce tiver a chave certa e tirar elas com o carro totalmente frio.
Pode ser ali o problema com consumo, velas e cabos e apesar que com alcool eles parecem beber bem mais que o pessoal indica e até para alimentar um ego escondido, muitos falam que é economico, eu sincerametne não vejo isto e nas rodovias que ando são bem diferentes das pistas de testes da GM.

Temperatura é esta mesmo e quando usa alcool ele fica mais frio. Cuida dela e principalmente do sistema para que ela não mude, porque se ela começar ir para o meio voce vai ver o desespero que é e se fizer a coisa certa ele nunca chegará neste tão temido 90 ou 95º. Acho melhor voce checar a do Eclipse, porque a dele está show
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por lugier » 06 Jan 2014, 16:47

Também comprei meu Elite 2.4 fazem 3 dias e achei que estava sem a válvula termostática ou travada em aberto.

ATemperatura dele também não passa de 1/4 e é normal então? o reservatório de expansão dele está bem limpinho e transparente.
Eu nem sei se ele está com alcool, peguei fazem 3 dias não esvaziei o tanque, mas com Gasolina a temperatura aumentaria então?

E chegando ao meio seria motivo de preocupação? pois nos carros convencionais seria o ideal, pois motor frio demais consome mais.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por rgapski » 06 Jan 2014, 17:07

Ragedudu,

Primeiramente, meus parabéns pelas máquinas! Belo arsenal! rs

Sobre as velas, use as de grau 7, pois as 8 já acredito serem muito frias, e com o uso do álcool, tendem a trabalhar em temperatura inferior à normal de trabalho.
Vela mais fria só é interessante com uso de gasolina e só se houver batidas de pino causadas pela temperatura excessiva da vela. Recomendo manter o grau 7.

Sobre o consumo instantâneo alto, precisa fazer um check-up, como estado dos cabos de velas, tbi, equalização e vazão dos bicos, pressão da bomba de combustível, etc.
Muitos detalhes influenciam aqui.
Sobre o consumo subir muito com o ar ligado, fique ligado no compressor do ar. Já tive um carro que o compressor ficou "pesado" e logo pifou (sem conserto). Se eu tivesse visto antes, dava tempo de ter salvo a peça.

Sobre a posição do ponteiro, havia notado isso num Elite que dirigi por um tempo. Ele fica sempre no 1/4.
O importante é passar o scanner e ver se a temperatura fica por volta dos 90º.
No caso do que andei, apesar do painel mostrar 1/4, a temperatura ficava sempre em 82/90º, conforme leitura do scanner.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Thiago Menezes » 06 Jan 2014, 19:10

ragedudu e lugier, seus modelos de Vectra ambos são iguais ao meu.

Não acredito que o carro esteja sem a termostática, já que você mesmo disse que o carro está todo revisado até os 50 mil na CSS.

Eu vou falar sobre a minha experiência do dia a dia. Utilizo o carro para ir e voltar do trabalho, resumindo uso o carro todos os dias, mas o trânsito fica meio pesado na segunda e na sexta feira, não chega a ser um trânsito de horas parado, é tipo para, segue, para, segue. Minha temperatura de trabalho na gasolina ficar beirando o 1/4 um pouquinho pra cima as vezes, já com trânsito mais pesado ele se aproxima ou fica estabilizado no meio, nunca passou do meio sempre no meio ou perto dele, mas em questão de minutos como você mesmo disse.

Sobre o consumo, eu nunca marco consumo instantâneo, só marco as médias se você tiver as médias vai ser mais preciso para saber o que está havendo com o consumo. Se suas velas estão pretas, queimadas já estão na hora de trocar as minhas também estavam assim, coloquei da NGK.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por lugier » 07 Jan 2014, 21:34

thiago.onacto escreveu:ragedudu e lugier, seus modelos de Vectra ambos são iguais ao meu.

Não acredito que o carro esteja sem a termostática, já que você mesmo disse que o carro está todo revisado até os 50 mil na CSS.

Eu vou falar sobre a minha experiência do dia a dia. Utilizo o carro para ir e voltar do trabalho, resumindo uso o carro todos os dias, mas o trânsito fica meio pesado na segunda e na sexta feira, não chega a ser um trânsito de horas parado, é tipo para, segue, para, segue. Minha temperatura de trabalho na gasolina ficar beirando o 1/4 um pouquinho pra cima as vezes, já com trânsito mais pesado ele se aproxima ou fica estabilizado no meio, nunca passou do meio sempre no meio ou perto dele, mas em questão de minutos como você mesmo disse.

Sobre o consumo, eu nunca marco consumo instantâneo, só marco as médias se você tiver as médias vai ser mais preciso para saber o que está havendo com o consumo. Se suas velas estão pretas, queimadas já estão na hora de trocar as minhas também estavam assim, coloquei da NGK.


Puxa eu já estava achando estranho isso, mesmo em um dia muito quente com AR ligado. mas 1/4 corresponde á que? 90º ou em 1/2 é 90º?
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Thiago Menezes » 07 Jan 2014, 22:24

lugier escreveu:
thiago.onacto escreveu:ragedudu e lugier, seus modelos de Vectra ambos são iguais ao meu.

Não acredito que o carro esteja sem a termostática, já que você mesmo disse que o carro está todo revisado até os 50 mil na CSS.

Eu vou falar sobre a minha experiência do dia a dia. Utilizo o carro para ir e voltar do trabalho, resumindo uso o carro todos os dias, mas o trânsito fica meio pesado na segunda e na sexta feira, não chega a ser um trânsito de horas parado, é tipo para, segue, para, segue. Minha temperatura de trabalho na gasolina ficar beirando o 1/4 um pouquinho pra cima as vezes, já com trânsito mais pesado ele se aproxima ou fica estabilizado no meio, nunca passou do meio sempre no meio ou perto dele, mas em questão de minutos como você mesmo disse.

Sobre o consumo, eu nunca marco consumo instantâneo, só marco as médias se você tiver as médias vai ser mais preciso para saber o que está havendo com o consumo. Se suas velas estão pretas, queimadas já estão na hora de trocar as minhas também estavam assim, coloquei da NGK.


Puxa eu já estava achando estranho isso, mesmo em um dia muito quente com AR ligado. mas 1/4 corresponde á que? 90º ou em 1/2 é 90º?


Então em um dia muito quente é como eu disse fica entre o 1/4 e o meio, as vezes sobe mais e vai até o meio mais NUNCA passou do meio. Fica estabilizado em 1/4 quando está fresco (parte da noite), ou pego percursos longos sem trânsito com velocidade média de 60 a 80 km/h.

Sobre sua pergunta, acredito que seja 90º quando está em 1/4 ou pouco mais, já que no meio é a temperatura normal de trabalho né 100º.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Almeidão » 08 Jan 2014, 15:12

thiago.onacto escreveu:
lugier escreveu:
thiago.onacto escreveu:ragedudu e lugier, seus modelos de Vectra ambos são iguais ao meu.

Não acredito que o carro esteja sem a termostática, já que você mesmo disse que o carro está todo revisado até os 50 mil na CSS.

Eu vou falar sobre a minha experiência do dia a dia. Utilizo o carro para ir e voltar do trabalho, resumindo uso o carro todos os dias, mas o trânsito fica meio pesado na segunda e na sexta feira, não chega a ser um trânsito de horas parado, é tipo para, segue, para, segue. Minha temperatura de trabalho na gasolina ficar beirando o 1/4 um pouquinho pra cima as vezes, já com trânsito mais pesado ele se aproxima ou fica estabilizado no meio, nunca passou do meio sempre no meio ou perto dele, mas em questão de minutos como você mesmo disse.

Sobre o consumo, eu nunca marco consumo instantâneo, só marco as médias se você tiver as médias vai ser mais preciso para saber o que está havendo com o consumo. Se suas velas estão pretas, queimadas já estão na hora de trocar as minhas também estavam assim, coloquei da NGK.


Puxa eu já estava achando estranho isso, mesmo em um dia muito quente com AR ligado. mas 1/4 corresponde á que? 90º ou em 1/2 é 90º?


Então em um dia muito quente é como eu disse fica entre o 1/4 e o meio, as vezes sobe mais e vai até o meio mais NUNCA passou do meio. Fica estabilizado em 1/4 quando está fresco (parte da noite), ou pego percursos longos sem trânsito com velocidade média de 60 a 80 km/h.

Sobre sua pergunta, acredito que seja 90º quando está em 1/4 ou pouco mais, já que no meio é a temperatura normal de trabalho né 100º.


Suas informações são perfeitas, mas cabe um ajuste. 1/4 é igual a 80 e no meio é igual a 90. Na verdade todos os carros trabalham com a mesma temperatura e são as mesmas que quando chega em um patamar que sempre é o mesmo e logo queima uma junta.

Isto serve para todos os carros, a unica mudança é que alguns esquentam rápido e para isto tem um sistema de arrefecimento diferenciado e precisam estar sempre perfeito para não ser pegos de surpresa, enquanto outros são mais lentos para esquentar e demora um pouquinho mais para explodir, porem no final não muda nada.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Thiago Menezes » 08 Jan 2014, 16:21

lugier desculpe o equivoco, o Almeidão está certo! :88: Fiz confusão, pois meu marcador não tem numeração.

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: 2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Last_Warrior » 08 Jan 2014, 19:00

Realmente a vela do 2.4 16v é grau 7 NGK, mais precisamente BKR7EKC-D, se for Bosch usa numeração diferente e tem que conferir no catálogo respectivo.

Sobre a temperatura, a GM calibrou o painel pra ficar bem próximo do azul, isso porque as pessoas se assustam ao ver o ponteiro "no meio" da escala. Isso é péssimo pois deseduca o motorista e dificulta o diagnóstico de válvula defeituosa.

A maneira mais correta de ver a temperatura, é no scanner, com ele ligado e testando o carro na estrada pra ver se mantém a temperatura mínima rodando na rodovia.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

urso1978
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mai 2016, 09:27
Nome Completo: Denis de Melo Ferreira da Silva
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por urso1978 » 12 Jun 2016, 09:29

Ola colegas me lembro de uma situação em que a mangueira inferior do radiador encapou em bleno uso do veiculo ,o liquido de arrefecimento se perdeu no trajeto e a temperatura saio de 1/4 e foi para o ultimo grau ,eu encostei recoloquei a mangueira e água
com o carro quente depois da intervenção observei que o liquido voltava por as duas mangueiras finas no reservatório ,com isto descobri que a válvula termostática estava dando passagem de água,desta forma o motor demora para atingir temperatura ideal de trabalho e o motor passa a consumir muito mais combustível no meu caso o consumo aumentou para 3,6 km por litro sendo seu consumo anterior de 6,5 na gasolina
Vale apena fazer o teste de estanqueidade da válvula termosterética por desencargo de consciência
obs.o vectra 2.4 demora mesmo para subir temperatura por isso vai depender que como esta forçando o motor mais; fiquem atentos se achar que esta demorando muito alem do normal procurem um mecânico

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por RicardoGLS » 23 Jun 2016, 06:19

Olá apaixonados! Eu uso velas grau 7, e só uso gasolina, tá certo eu fazer uso dessa velacom esse grau?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por josuelavorcosta » 23 Jun 2016, 07:35

Pra deixar bem claro.

a marcação dos ponteiros da Chevrolet é puramente uma questao de marketing adotada nos modelos mais novos (brasileiro adorava ver os carros geladinhos, pois tinham medo de temperatura).

as outras marcas utilizam o centro da escala para marcar o ponto ideal de trabalho, quando o carro esquenta passa do ponto chegando entre meio e o final, o que deixa os usuários loucos achando que o carro estava superquente.

a GM pra solucionar esse medo, apenas deslocou a marcação da escala para 1/4, sendo essa a marca de trabalho ideal, para que no máximo do esquenta esquenta do transito chegue no meio, deixando o consumidor alegre e satisfeito com seu motor frio.

- entao para carros GM novos acredito que a partir de 2005 ( nao sei se outros tambem usam a marcação 1/4) PONTO IDEAL 1/4.
- outras marcas utilizam o MEIO DA ESCALA 1/2 para marcar ponto ideal.

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por josuelavorcosta » 23 Jun 2016, 16:47

agora pra tirar uma dúvida minha também!

alguém sabe precisar quantos Cº corresponde cada medição da escala dos vectra C.

\ \ I / /
0 1/4 1/2 3/4 Max

Ruan_b
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2015, 08:34
Nome Completo: Ruan Bianchi dos Santos
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Ruan_b » 20 Jul 2016, 10:01

Cara tenho um elite , 07/08 e ele também fica em 1/4 dificilmente passa disso é a ventoinha já aciona. Sobre o consumo o meu chega no máximo a 3..4 forçando em ladeira , consumo médio no álcool 7,5 ( posso provar rs) . Como gesso que quando eu peguei ele achei muito estranho a temperatura , o meu Vectra B em 10 minutos ligado já chega no 1/2 e não abaixa nem sobre além disso...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v / Vectra Elite 2.4 16v.
Garagem

Victor Cidão
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Set 2014, 18:56
Nome Completo: Victor da Silva Lages
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Victor Cidão » 20 Jul 2016, 10:16

Bom dia gente.

Pois então o meu elite tambem demora um pouco para subir o ponteiro de temperatura e geralmente fica 1/4.

Quero tirar uma dúvida com vocês:
Alguém já notou que depois de rodar com o carro um certo tempo (uma viagem por exemplo) após desligar ao motor, até então tudo certinho com a temperatura. Virando novamente a chave, já notei algumas vezes o marcador de temperatura bem acima do meio, isso com o carro desligado e logo após desligar o motor. Mas logo logo a temperatura volta ao normal, pois quando se liga a chave a ventoinha torna a funcionar.

Isso seria um problema? Considerando que o carro em funcionamento nunca passou do meio o ponteiro de temperatura do motor.

Cadê os técnicos de plantão?

Vlw galera.

Victor Cidão
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Set 2014, 18:56
Nome Completo: Victor da Silva Lages
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Victor Cidão » 22 Jul 2016, 09:57

Ninguem?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Ju_Bueno » 22 Jul 2016, 10:29

Cidão, no link abaixo vc encontra a explicação disso.

viewtopic.php?f=45&t=2394
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Victor Cidão
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Set 2014, 18:56
Nome Completo: Victor da Silva Lages
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por Victor Cidão » 22 Jul 2016, 14:39

Vlw, Ju_Bueno. Pelo pouco que li me parece ser normal.

Att.

Avatar do usuário
philypes
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Set 2014, 17:54
Nome Completo: Philype Soares
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

2.4 Duvidas Temperatura de trabalho e Velas

por philypes » 25 Jul 2016, 19:08

Pessoal, eu li bem por cima as respostas do pessoal. Eu tenho um Elite 2.4 2005/2006 e pelo tópico eu descobri que meu carro está com problema.
A temperatura de rodagem dele fica pouco abaixo do meio, quando parado no trânsito, passa do meio e liga a ventoinha. Engraçado que como um amigo citou, quando desligo ele, e uns minutos depois liga a chave a temperatura de fato está bem maior do que eu havia desligado. Outra coisa, ele está ligando a ventoinha com o ponteiro bem próximo do meio. E se desligo o carro a ventoinha se desliga. Isso é normal? Acredito que não né... Dois dias atrás completei com o liquido de arrefecimento pois achei que o problema pudesse ser esse. Continua a mesma coisa. Hoje coloquei álcool e vou tentar cuidar pra ver se a temperatura de rodagem vai diminuir.

Aguardo o contato dos amigos...

30 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 243 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 01:08